terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Já é hora de dormir!



                       “Não venha roubar minha solidão, se não tiver algo mais valioso para oferecer em troca 

Friedrich Nietzsche





Derrota no STF

Lula perde ação contra Caiado



Por três votos a um, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Lula contra o senador de oposição Ronaldo Caiado (DEM-GO). O caso chegou à Justiça após o parlamentar ter publicado, em sua conta no microblog Twitter, declaração de que "Lula tem postura de bandido frouxo" e que "quer promover a instabilidade democrática de forma idêntica ao que ocorre na Venezuela com o ditador Maduro soltando seus coletivos". A mensagem, datada de 25 de fevereiro, ocorreu depois de Lula ter afirmado que "convocaria o 'exército do Stédile', em referência ao MST, para combater nas ruas movimentos contrários ao governo. 

No julgamento de hoje, os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber consideraram que as críticas de Caiado, embora duras, têm cunho político e estão abarcadas na imunidade parlamentar. Voto vencido, Marco Aurélio Mello entendeu que a queixa-crime deveria ser aceita.

Operação Lava jato

STF abre nova investigação 
contra Renan, Jader e Delcídio


O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira a abertura de dois novos inquéritos para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o ex-líder do governo Delcídio do Amaral (PT-MS). Os três foram citados por delatores do escândalo do petrolão como autoridades que receberam propina a partir de contratos fraudados na Petrobras. Por decisão de Zavascki, também será investigado o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado pelos investigadores do petrolão como o preposto de Calheiros nas negociações de propina.

Em acordo de delação premiada, conforme revelou VEJA, Baiano contou que o esquema de corrupção na área internacional da Petrobras começou em 2006, no governo Lula, e envolveu os senadores Renan Calheiros (PMDB), Delcídio Amaral (PT), Jader Barbalho (PMDB) e o ex-ministro Silas Rondeau, que, após o mensalão, substituiu Dilma Rousseff na pasta de Minas e Energia. Todos negam as acusações.

Apontado pelo Ministério Público como o operador do PMDB no escândalo do petrolão, o lobista Fernando 'Baiano' Soares admitiu que atuou em "repasses pontuais" de dinheiro sujo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a Renan Calheiros. Ele disse que repassou propina a integrantes do partido relativa à compra da refinaria de Pasadena, no Texas, e de contratos de sondas. "[Baiano] realizou apenas alguns repasses pontuais envolvendo o PMDB, dentre eles o relacionado a Eduardo Cunha e a Renan Calheiros, quanto a este sempre por meio de Jorge Luz", disse. Luz é uma espécie de lobista histórico da Petrobras.

Em outros depoimentos que embasam a Operação Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa informou às autoridades que Renan recebia dinheiro de empreiteiras contratadas pela estatal, realizava as negociatas em sua própria casa e recolhia propina da Transpetro, subsidiária da Petrobras então controlada por Sergio Machado, seu aliado. Renan Calheiros é alvo de inquéritos no STF, mas ainda não foi denunciado pelo Ministério Público. (Com Veja.com)

1º/12/2015


O Globo – Economia tem recuo recorde de 1,7% no trimestre e 3,2% no ano
Foi a terceira retração seguida. Recessão já é a maior desde o início da série histórica do IBGE, em 1996

Correio Braziliense – Juristas apontam como “grave retrocesso” retorno do voto manual
Bloqueio no orçamento deve provocar a volta do voto em papel. A expectativa é que o projeto com a alteração seja votado nesta terça-feira ou amanhã

Gazeta do Povo – Presidente do PT vai pedir a expulsão do senador preso
Segundo outros dirigentes petistas, apesar da resistência das bancadas do partido na Câmara e no Senado, já existe maioria para o afastamento do senador

Estadão – Justiça aceita denúncia contra ex-presidente da Eletronuclear por desvios em Angra 3
Esquema de corrupção envolvendo obras da usina nuclear foi revelado na 16ª fase da Lava Jato, chamada Radioatividade, e caso foi encaminhado para a Justiça Federal no Rio de Janeiro

Folha de São Paulo – Cunha ameaça com impeachment e PT repensa apoio à cassação
Sob pressão, petistas avaliam enterrar ação que pode tirar cargo do deputado

Estado de Minas - PIB cai pelo terceiro trimestre seguido e Brasil continua em recessão
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 1,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, informou na manhã desta terça-feira, 1, o IBGE

IstoÉ – Cunha ameaça: se PT votar pela cassação, impeachment sai do papel
Presidente da Câmara joga com retaliação, governo pressiona e deputados rediscutem apoio à cassação no Conselho de Ética

Carta Capital – Temporão defende imposto maior para fumo, álcool e carros
Dentre as alternativas de financiamento para o SUS o ex-ministro da saúde fala ainda em taxar alimentos processados

Veja – Conselho de Ética pode decidir nesta 3ª o futuro de Cunha, e Cunha, nesta 4ª o futuro de Dilma
Embora negue, a verdade é que presidente da Câmara espera voto de governistas para decidir se aceita ou não denúncia contra a presidente

Época – Lula se afastará do Brasil por uma semana
Em meio a revelações bombásticas na Lava Jato, ex-presidente partirá em viagem para Alemanha e Espanha, e terá poio de quatro servidores

Portal IG _ Putin acusa Turquia de apoiar Estado Islâmico e comprar petróleo do grupo
Declaração vem uma semana depois de país presidido por Recep Erdogan derrubar avião russo na fronteira com a Síria

Portal UOL – Rio de Janeiro tem a polícia que mais mata no Brasil, diz estudo
Dados do 9º Anuário de Segurança Pública, publicado pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) em outubro, mostram que as forças policiais do Rio de Janeiro são as mais letais do país

Portal G1 – Conselho deve pedir nesta terça cassação de Delcídio
Senador foi preso acusado de atrapalhar investigações da Lava Jato

Bom Dia!

Voto manual é retrocesso?

Na semana passada, quando o Congresso decidiu legalizar o voto impresso, que confirma o que foi digitado na urna eletrônica, o presidente do TSE, Dias Toffoli, foi o primeiro a declarar que se tratava de um retrocesso, que o Brasil tinha o mais avançado sistema de votação e mais algumas coisas daquelas que servem para tentar justificar a vontade de seguir fazendo aquilo que é de interesse partidário. Isso que se trata, unicamente, de imprimir o voto que irá para uma urna lacrada e que servirá, tão somente, para confirmar o voto do eleitor, isto é, dificultando que haja algum tipo de fraude.

Pois agora, o próprio Tribunal Superior Eleitoral, anunciou que o voto eletrônico não poderá ser usado nas eleições de 2016 por absoluta falta de verba. O governo gastou muito mais do que devia, tanto que está tentando, mais uma vez, fazer um arranjo no Congresso para mudar a Lei, permitindo que a presidente não acabe o ano na ilegalidade. Vai faltar dinheiro e o voto, na informação do TSE, será no papel, manualmente.

Parece que agora já não é mais retrocesso. Agora o voto de papel, manual, tornou-se uma necessidade e deve ser, na visão dos entendidos, absolutamente seguro, quem sabe muito mais do que o nas urnas eletrônicas.

O governo não tem dinheiro, todos sabemos, mas a culpa não cabe a nenhum de nós, a não ser, é claro, aos que acreditaram nas mentiras e promessas eleitorais da representante do PT, Dilma Rousseff, durante a campanha. O dinheiro, juntamente com o governo, desapareceu, jogando o Brasil numa de suas maiores crises econômicas e políticas.

Ontem, assistindo ao noticiário de televisão, além do voto de papel, assisti a um desenrolar de informações sobre corrupção, desvio de verbas, lavagem de dinheiro, propinas e desmandos em praticamente todos os setores do governo. Não há um só segmento governamental que não tenha alguma coisa sendo investigada. Em todos os setores existe corrupção instalada.

Agora, para culminar, diante da perspectiva eminente de derrota petista na grande maioria dos municípios brasileiros, diante da desconfiança com as urnas eletrônicas, cujo conteúdo ninguém consegue acessar, a não ser que tem interesse eleitoral, teremos o voto de papel, manual, de volta.

Quantos brasileiros serão convocados para trabalhar no escrutínio dos votos? Quanto custará imprimir as cédulas? Que garantia teremos de que os resultados refletirão o desejo da população?

Definitivamente, estamos vivendo, como diria Mário Quintana, “tempos bicudos”. A mentira tomou conta do governo e o governo só faz aquilo que interessa a seu propósito de perpetuação no poder.

O voto manual deixou de ser retrocesso e, de uma hora para outra, passou a ser solução!

Tenham todos um Bom Dia!