segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Já é hora de dormir!




“Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra.”

Mário Lago



Medidas contra corrupção

Moro diz que está decepcionado


Responsável pela condução da Operação Lava-Jato em primeira instância, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, disse nesta segunda-feira estar “decepcionado” com a falta de respostas institucionais do Congresso Nacional e do governo federal para os problemas decorrentes da corrupção no país, apesar do impacto das revelações da Lava-Jato e das manifestações contra corrupção ocorridas no início do ano. A afirmativa foi feita durante palestra do juiz no IX Fórum da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), realizado em São Paulo.

— O processo (da Lava-Jato) tem ido bem, mas não posso assegurar o dia de amanhã. Do ponto de vista de iniciativas mais gerais contra a corrupção, existe um deserto. Parece que a operação Lava-Jato, nessa perspectiva, é uma voz pregando no deserto — disse o juiz, que desde o início do ano defende, em parceria com a Associação de Juízes Federais (Ajufe), uma série de reformas legislativas para diminuir a impunidade e melhorar procedimentos de combate à corrupção no país.

Para Moro, só as reformas necessárias permitirão que investigações como a Lava-Jato não sejam tratados como “casos extraordinários”, mas “de maneira ordinária nas cortes de Justiça”.

— Não vai ser a Lava-Jato que vai resolver os problemas da corrupção no Brasil, não vou ser eu, não foi a Ação Penal 470 (conhecida como ação do mensalão); é o que nós, como cidadãos, vamos fazer a partir de agora. E para isso precisamos ter uma melhora nas nossas instituições e eu, sinceramente, não vejo isso acontecendo de maneira nenhuma — lamentou.

Moro lembrou que no início do ano o governo lançou projetos “interessantes, ainda que tímidos” de combate à corrupção, quando se encontrava em “quadro político delicado”.

— Nunca mais ouvi falar — criticou o juiz. (Agência Globo)

Rapidinhas


Novo presidente argentino quer suspensão da Venezuela do Mercosul
Mauricio Macri, eleito presidente da Argentina neste domingo, disse que vai buscar a suspensão da Venezuela do Mercosul devido a acusações de abusos de direitos cometidos pelo governo de Nicolás Maduro. "É evidente que a cláusula democrática do bloco deve ser invocada porque as acusações são claras e, sem dúvidas, não foram inventadas", disse Macri a jornalistas nesta segunda-feira. Durante sua campanha, Macri já havia criticado posições do governo de Maduro, como a prisão do líder de oposição venezuelano Leopoldo López. "Isso não é o que faz um governo democrático", afirmou.

PT dividido sobre aderir ou não ao ‘fora, Cunha’
Com a faca do impeachment de Dilma Rousseff no pescoço, o PT está dividido quanto ao apoio ou a defesa da degola do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Apesar disso, alguns deputados dizem que a posição pela defesa da cassação do peemedebista, pelo menos na bancada na Câmara, já é majoritária. Segundo o vice-líder do governo na Câmara Paulo Teixeira (PT), nesta terça-feira a bancada petista deve aderir tardiamente ao “fora Cunha”.

Servidores da Câmara trabalham em ONG de Russomano, diz jornal
O deputado federal e líder nas pesquisas à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) tem ao menos cinco pessoas atuando em sua ONG, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), que são registradas e recebem salário como funcionários de seu gabinete parlamentar, aponta reportagem da Folha de S.Paulo desta segunda-feira (23). Os secretários parlamentares teriam sido nomeados este ano após Russomanno assumir o mandato. O político afirma que as atividades desenvolvidas por esses servidores dizem respeito ao funcionamento de seu escritório político em São Paulo. A Folha aponta, no entanto, que o Inadec tem CNPJ e estatutos próprios e que a reportagem esteve no endereço apontado no site da ONG, sendo recepcionada pela ex-modelo Katharina Manfredi, que é funcionária da Câmara.

Ex-adversários, Marta e Serra trocam gentilezas
Adversários figadais na campanha municipal de 2004, José Serra e Marta Suplicy têm surpreendido os colegas do Senado pela troca de gentilezas e afinação em votações. A ex-petista, recém-filiada ao PMDB — partido do qual Serra se aproxima de olho em 2018 — tem elogiado a atuação do tucano na Casa. Outro dia, a psicóloga deu até um conselho ao ex-rival: que ele seja menos ansioso na hora de negociar a aprovação de seus projetos no plenário, porque isso facilitaria a boa vontade dos demais senadores.

Fila por emprego em Niterói, RJ, chega a 1 km e espera 20 mil pessoas
Uma feira na Rua da Conceição, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, provocou uma fila quilométrica nesta segunda-feira (23). Desde a manhã, milhares de pessoas se espalharam por cerca de um quilômetro à procura de empregos. Idealizada pela Prefeitura de Niterói e pela iniciativa privada, a feira continua na terça-feira (24) entre 10h e 17h. Só nesta segunda são esperadas 20 mil pessoas. "A coordenadoria de trabalho se reuniu há três meses junto com o Governo do Estado, Prefeitura e resolveu criar a feira que tem hoje entre 3 (mil) e 6 mil empregos diretos", explica o coordenador de trabalho e renda de Niterói, Emanuel Nazar. Ainda segundo Nazar, parte das contratações podem ser concluídas já no início do ano que vem. "Sendo que três mil já são vagas que, se a pessoa tiver com cadastro em ordem, começa a trabalhar em janeiro", conclui.

Grudado no poder!


Na semana passada, quando concedeu entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, da Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez questão de salientar que ex não deve se meter no governo do outro. Disse que não dava palpite no governo da Dilma e que não tinha influência nenhuma sobre as decisões da presidente. 

Como sempre, Lula diz uma coisa hoje e amanhã já diz outra. Agora está anunciando que viajará pelo Brasil para defender o PT, trabalhar por sua candidatura em 2018 e, ao mesmo tempo, ampliar sua influência no governo.

No Estadão de hoje, tem uma matéria sobre o assunto e da qual selecionei o começo para que todos entendam e saibam que tipo de pessoa quer retomar, ou melhor, permanecer grudado ao poder no Brasil.(MF)

Lula se expõe mais para ‘salvar o PT’
Ex-presidente aumenta número de viagens e de entrevistas em que admite erros, ao mesmo tempo em que tenta ampliar influência no governo

A crise do governo Dilma Rousseff e o desgaste do PT obrigaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a antecipar os movimentos em favor de sua candidatura para 2018. Ele ampliou a influência no Palácio do Planalto e a agenda de viagens pelo País – em especial na capital federal – e se expôs mais em entrevistas até sobre temas como as investigações envolvendo amigos e um de seus filhos.

Lula pretende ir a Brasília uma vez por semana, a fim de influenciar nas decisões do governo e preservar o bom relacionamento com lideranças de outros partidos. O ex-presidente não acredita que Dilma possa recuperar sua popularidade sozinha e, por isso, resolveu adotar uma estratégia de “redução de danos” para si e para o PT. Mas a tática oferece riscos: na sexta-feira, Lula foi vaiado em evento do movimento negro em Salvador e discursou por menos de 10 minutos.

“Deixa a gente cuidar da política e da economia e bota ela (Dilma) para viajar”, disse Lula a um congressista que goza da confiança do ex-presidente e da sucessora dele. Ainda segundo esse interlocutor, Lula teria deixado transparecer que vai querer tomar conta do governo, sobretudo por considerar que suas últimas ações deram certo. (Estadão)

23/11/2015


Estadão – França e Reino Unido articulam ataque ao EI
Premiê britânico avalia ofensiva contra terroristas após visitar o Bataclan com o presidente francês

Folha de São Paulo – Macri vence eleição na Argentina e põe fim a 12 anos de kirchnerismo
Eleito afirma que levantará atuais restrições para a compra de dólares

Tribuna da Bahia – Lula se expõe mais para salvar o PT
A crise do governo Dilma Rousseff e o desgaste do PT obrigaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a antecipar os movimentos em favor de sua candidatura para 2018

Diário de Pernambuco – Congresso da Juventude do PT termina com protesto
Com gritos "Nem Meirelles, nem Levy, eu quero a Dilma que elegi" e "Cunha, você vai ver, a juventude está chegando ao poder", um grupo de aproximadamente 150 pessoas fez um protesto neste domingo em Brasília

O Globo – EUA não vão ceder em campanha contra o EI, diz Obama
Presidente americano pede ‘ajuste estratégico’ em participação russa

Correio Braziliense – Dilma corta até salário, mas não o helicóptero presidencial
O uso frequente do helicóptero por Dilma, em tempos de verbas contingenciadas, está incomodando militares da Força Aérea, porque o desembolso dos gastos dos voos é feito na conta da FAB

Estado de Minas – Retração do PIB em 2015 passa de 3,10% para 3,15%, aponta Relatório Focus
Perspectiva de retração do Produto Interno Bruto (PIB) do ano que vem passou de 2% para 2,01%

Gazeta do Povo – Geradoras de energia atrasam pagamentos de R$ 1 bilhão à Petrobras
Empresas deixam de pagar conta com respaldo de liminares em guerra judicial para não absorver custos de energia térmica

Agência Brasil – Instituições financeiras projetam inflação acima do teto da meta em 2016
Na 16ª alta consecutiva, a estimativa para o IPCA subiu de 6,50% (teto da meta de inflação) para 6,64%

Portal UOL – Pesca em rio deve levar 10 anos para se normalizar
Pescadores fazem previsão trágica para pesca no Rio Doce

Portal IG – Grupo de teatro faz exploração anal em performance e gera polêmica
Performance "Macaquinhos", em que os atores exploravam os ânus uns dos outros, foi feita em uma unidade do Sesc em Juazeiro do Norte, no Ceará

Portal G1 – Dona da JBS compra Alpargatas por R$ 2,66 bilhões
Negócio com a fabricante das Havaianas ainda está sujeito à aprovação do Cade

Veja.com – Lama avança no mar e deve superar 9 quilômetros da costa
Ministra do Meio Ambiente afirma que a catástrofe ambiental ainda não acabou; lama de resíduos de mineração formou uma mancha marrom e densa no oceano

Carta Capital – Farra no Rodoanel
O Ministério Público apura fraudes milionárias nas desapropriações do trecho sul da obra em São Paulo

Época – Bruxelas fecha metrô por medo de ataque terrorista
Soldados patrulham as ruas e eventos públicos foram cancelados

Bom Dia!

Teatro? Ou exame de próstata?

Se tornou quase viral nas redes sociais, um vídeo mostrando um espetáculo (?????) teatral em que aparecem vários atores e atrizes, completamente nus, andando em círculo (rodinha) no palco, todos com o dedo, alguns com quase toda a mão, no, digamos assim, anus do parceiro ou parceira da frente. Falei anus por ser um cara mais velho, pois na verdade todos mencionam um apelido mais popular daquela parte do corpo.

Trata-se, como dizem os promotores do evento, de uma atividade cultural onde os atores, diante de uma plateia (vocês podem não acreditar, mas tem gente que assiste e até aplaude) diminuta, é verdade, mas interessada, não sei se no dedo ou no local onde ele está enfiado.

Li os comentários nos jornais, nos portais de notícias, nas redes sociais e fiquei pensando se estou vivendo no tempo certo? Mesmo correndo o risco de ser chamado de velho, coisa que não nego,  e ultrapassado, não consigo assistir ao que estou assistindo, sem ficar espantado com o que está sendo mostrado, publicamente e, no caso, com o apoio das autoridades através de patrocínio ou de incentivos.

Tudo, hoje em dia, é motivo para que mulheres e homens fiquem pelados para, sob qualquer pretexto, protestarem contra alguma coisa ou para incentivarem alguma ação de luta por direitos que julgam ter.

Antigamente, os protestos eram feitos com faixas, cartazes e outros apetrechos, mas com todo mundo vestido. Ninguém se pelava para mostrar sua indignação contra alguma coisa. Hoje não. Tudo é motivo para que as pessoas tirem a roupa e digam que estão nuas para mostrar seu descontentamento com alguma coisa.

Quando não tinha ciclovia, os ciclistas andavam pelados pelas ruas de Porto Alegre. Quando ocuparam a Câmara de Vereadores, para protestar contra nem sei o que, todos ficaram sem roupa, consumiram drogas e tiraram fotos no saguão do parlamento municipal. Claro que pelados!

Se alguma autoridade decide abrir uma rua, logo aparecem os pelados para mostrar sua contrariedade. Mulher de peito de fora, então, é o que mais se vê. Acho que elas, as peladas, acham bonito mostrar aquilo que, no meu tempo de jovem, imaginava como seria debaixo de um sutiã ou quase que totalmente encoberto por uma blusa mais degotada.

Não sei se as mulheres pensam da mesma forma quando olham para as partes masculinas mostradas livres e soltas em protestos. Imagino que preferissem seguir imaginando como seria!

Mas, voltando ao caso do espetáculo teatral, acabei me dando conta de que estamos no novembro azul, mês dedicado a campanha contra o câncer de próstata. Daí, fiquei imaginando se não se trata de uma promoção do ministério da Saúde, afinal, todos no palco, faziam o que os médicos fazem quando vamos nos submeter ao exame de próstata.

A rodinha feita por atrizes e atores no palco, com o dedo enfiado, desculpem, na rodinha do da frente, é demais para mim. Acho que não merecia chegar aos meus 74 anos para assistir a tudo isso. E olhem que não me considero um conservador. Mas tenho limites.

Tenham todos um Bom Dia!