sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Rapidinhas


Governo não vai antecipar a primeira parcela 
do 13º de aposentados e pensionistas
Sem o aumento do imposto sobre a folha do salário, com empresas adiando o recolhimento da contribuição patronal e considerando que antecipar o 13º salário não é obrigatório por lei, o governo decide não antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS neste mês de agosto. A folha de pagamento do INSS do mês de agosto já foi liberada e não consta o pagamento da antecipação. O governo disse que não é obrigatório antecipar uma parte do 13º salário e nem o 13º salário inteiro para funcionários e pensionistas do INSS.

Montadoras programam parada de 13.800 funcionários em agosto
As montadoras de veículos programam a parada de 13.800 funcionários neste mês de agosto, continuando a série de medidas para reduzir a produção em meio à baixa nas vendas. As folgas ocorrem nas fábricas de Fiat, em Betim (MG), Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), Chery, em Jacareí (SP), e Ford, em Camaçari (BA).
Nas três últimas haverá interrupção total das linhas em parte do mês (veja datas abaixo). No caso da Fiat, que tem 19 mil funcionáros, a paralisação é parcial (3 mil). Nessas unidades da Fiat e da Ford são produzidos alguns dos carros mais vendidos do país, como o Ka e o Palio. A Mercedes fabrica caminhões e ônibus no ABC paulista. A Chery monta apenas o Celer (hatch e sedã).

Operação Fair Play apura indícios de fraudes no BNDES
Deflagrada hoje, a operação Fair Play, da Polícia Federal, tem dois alvos prioritários na investigação de superfaturamento da construção da Arena Pernambuco pela Odebrecht. O mais importante deles são indícios de fraude no financiamento do BNDES. A PF já pediu ao banco informações de quanto foi repassado para a obra. Segundo o Portal da Transparência da Copa, o BNDES liberou R$ 672 milhões para a construção da arena. A outra frente da investigação aponta indícios de fraude na concorrência internacional vencida pela Odebrecht, além da corrupção de agentes públicos. A PF estima que o estádio tenha sido superfaturado em pelo menos R$ 42,8 milhões.

Governo cria força-tarefa para investigar série de mortes em SP
O governo de São Paulo montou uma força-tarefa para investigar a série de ataques que resultou na morte de dezenove pessoas e feriu outras sete na madrugada desta sexta-feira nas cidades de Osasco (15), Barueri (3) e Itapevi (1) - a maior chacina do ano no Estado. Cinquenta homens foram destacados, entre peritos criminais, legistas e policiais civis. De acordo com o secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes, o policiamento na região também foi reforçado com agentes da Rota e da Força Tática. Segundo o secretário, há quatro hipóteses sendo investigadas até o momento: a de que as chacinas tenham sido uma reação ao latrocínio de um guarda civil municipal em Barueri na quarta-feira, a de que os crimes sejam uma reação à morte de um policial militar em um assalto em Osasco, na sexta-feira passada, a de uma guerra do tráfico e a de "tudo isso junto".

Dilma Rousseff elogia Renan Calheiros
Em encontro de uma hora e meia com senadores independentes nesta quinta-feira (13), a presidente Dilma elogiou a disposição do Senado em ajudar na agenda de contenção da crise econômica. Citando especificamente o trabalho do presidente da Casa, Renan Calheiros, Dilma enalteceu o que chamou de "poder moderador" ser o papel do Senado em relação à Câmara. Há três meses, porém, Renan era bem menos amistoso na relação com o governo e o ajuste fiscal.


Movimentos planejam protestos em todo o país
Com a popularidade da presidente Dilma Rousseff em baixa e as crises econômica, política e ética cada vez mais acirradas, movimentos de oposição ao governo da petista saem às ruas neste domingo (16/8/15) em protestos programados para todo o país e também no exterior. O Movimento Brasil Livre espera manifestações em, pelo menos, 144 localidades, já o Vem Pra Rua lista 257 cidades em seu site, sendo 19 fora do Brasil. Além do 'fora Dilma', outro mote dos principais movimentos de rua contrários à atual gestão federal, que inclui também o Revoltados Online, é "não vamos pagar a conta do PT" Ao contrário dos protestos anteriores, quando o principal partido de oposição tentou manter uma certa neutralidade, neste domingo, o PSDB e seus principais aliados, como o DEM, PPS e Solidariedade, convocaram as pessoas para irem às ruas.

Opinião

Como tragédia ou farsa

Eliane Cantanhêde

O momento político atual lembra muito a eleição de 2006, quando o PT sofria o imenso desgaste do mensalão e o então presidente Lula parecia fadado à derrota, mas ambos, partido e presidente, respiraram fundo, reuniram as tropas, resgataram a maior base partidária da história e mergulharam de cabeça num vale-tudo raramente visto. Saíram do inferno, ganharam a eleição com ampla margem de votos e levaram não só a classe média, mas o próprio Lula, ao paraíso.

Dizem, plagiando Marx, que a história só se repete como tragédia ou como farsa, mas é exatamente isso que o PT, Lula e agora também a presidente Dilma Rousseff esperam fazer. Fragilizados e tontos pelo petrolão, pela crise política, pela economia e pela sensação de fim de ciclo, eles, mais uma vez, deram todas as chances para a oposição traçar uma estratégia, unificar o discurso, definir horizontes, mas a oposição jogou tudo para o alto.

Quando abrirem o olho, os tucanos poderão se ver de volta no tempo, a 2006, com o PT e Lula não apenas recuperados, mas revigorados.

Na campanha de Lula contra Geraldo Alckmin, o PSDB achou que o PT estava morto e a vitória estava no papo. Não estavam. O PT recuperou a velha garra e uniu suas bases e seus aliados. O PSDB se dividiu, errou a mão, conviveu com variadas traições e gerou desconfiança para os parceiros e para a população. 

Resultado: com mensalão ou não, Lula ganhou 11,6 milhões de votos do primeiro para o segundo turno, enquanto Alckmin perdia 2,4 milhões. 

Hoje, novamente, o PT se reorganiza. Lula deixou de falar mal de Dilma pelos cantos e foi dividir responsabilidades pela sustentação do mandato com quem tem liderança, inclusive com Michel Temer, refém de uma fidelidade compulsória.

Renan Calheiros manobra no Senado para segurar a Câmara, José Sarney faz o que pode para manter o PMDB na linha, Temer tenta dar liga ao Senado, à Câmara, ao PMDB e aos demais partidos aliados. E, todos juntos, empurram com a barriga a votação das contas do primeiro mandato de Dilma no TCU. Se fosse hoje, seria um desastre. Daqui a 20 ou 30 dias, poderá não ser tanto.

Nesse tempo, Dilma usará suas falas e aparições públicas para massificar a ideia de que impeachment é “golpe”, repisará mil vezes o valor da democracia e lembrará a legitimidade do voto da maioria ontem, esquecendo a rejeição da maioria hoje. Condenará até o “vale-tudo”, por mais irônico, ou indecente, que isso seja. Afinal, Lula ganhou em 2006 metido num macacão cor de abóbora, com a mão suja de petróleo, dizendo que os tucanos iriam vender a Petrobrás e ele iria transformá-la na maior companhia do planeta. Todo o mundo, literalmente, sabe no que deu: a Petrobrás é a empresa mais vilipendiada e endividada do planeta! Mas o que importa para Lula é que ele venceu.

E ele não convoca só o “exército” do MST, mas prepara todos os seus exércitos e todo o seu arsenal para uma guerra em que o PT tem estratégia, objetivo, ordem unida e hierarquia contra uma oposição que não conseguiu traçar nenhuma estratégia, fracionou seus objetivos e está tão sem hierarquia quanto sempre esteve. Não será surpresa, portanto, se PT, Lula e Dilma emergirem do fundo do poço, governarem tranquilamente até o fim e ainda chegarem competitivos a 2018.

Atenção, porém! Se não será surpresa, essa recuperação também não está escrita nas estrelas. Entre o céu e a terra, entre governo e oposição, há a crise econômica, uma rejeição de mais de 70%, as manifestações de domingo e sabe-se lá quantas Operações Pixuleco. Como diz um experiente líder do País, um fator importantíssimo na política é a imprevisibilidade, o imponderável. 
PT, Lula, Dilma e governo, mesmo machucados, têm imenso poder e imensa força, mas ninguém pode tudo, o tempo todo, e ainda há muitas batalhas pela frente – como Renato Duque, por exemplo. Independentemente de PT, PSDB e política, a Lava Jato continua, não é mesmo, procurador Rodrigo Janot?

Publicado no Estado de São Paulo - 14/08/2015

Blog do Camarotti

Governo está sem caixa para pagar adiantamento do 13º de aposentados



Até o momento, o governo não tem recursos para pagar adiantado o 13º dos aposentados. O tema já preocupa o Palácio do Planalto e já está sob análise dentro da Casa Civil. O governo ainda tenta encontrar uma solução até o dia 20 de agosto, quando fecha a folha de pagamento.  

O adiantamento, que vem sendo feito desde 2006, geralmente é pago em setembro. Segundo fontes do governo, até dia 20, se não houver um remanejamento de recursos, o 13º não será pago em setembro.

Há uma preocupação no Planalto com o impacto político dessa situação, principalmente porque muitos aposentados já contam com esses recursos para pagar o crédito consignado.

"Esse é o preço do ajuste fiscal", desabafou um auxiliar da presidente Dilma.

14/08/2015



Série de ataques deixa ao menos 20 mortos 
em Osasco e Barueri (Estadão)
Em menos de duas horas, a Polícia Militar registrou assassinatos em oito endereços diferentes em Osasco e outros dois na cidade de Barueri. 

Inflação deve atingir pico neste trimestre, 
diz Tombini (Folha de S. Paulo)
A inflação da economia brasileira acumulada em 12 meses deve atingir seu pico neste trimestre, afirmou nesta sexta-feira (14) o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Manobra no TCU pode rever decisão sobre ‘pedaladas’ e aliviar julgamento das contas de Dilma (Gazeta do Povo)
Ex-senador do PMDB e ex-ministro de Lula comandam articulação para recolocar em pauta o processo das “pedaladas fiscais” antes do julgamento das contas da presidente

Piratini prepara últimos detalhes de projeto 
que aumenta impostos (clicRBS)
O projeto prevê ainda aumento de 25% para 30% do tributo sobre a gasolina, álcool, telecomunicações e energia elétrica

Senadores entregam carta com reivindicações a Dilma (Correio do Povo)
Gaúcho Lasier Martins não acredita que presidente chegará ao final do mandato

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil 
começa neste sábado (OSul.com)
 No Rio Grande do Sul, a meta é imunizar, até o dia 31 deste mês, 95% das 599,7 mil crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

Governo está sem caixa para pagar adiantamento 
do 13º de aposentados (Portal G1)
O tema já preocupa o Palácio do Planalto e já está sob análise dentro da Casa Civil.

Delator diz que ex-petista mediou contratos no BB (Portal UOL)
Segundo depoimento prestado pelo presidente da Consist Software, investigada no esquema da Lava Jato, Alexandre Romano intermediou acordos entre a empresa e o Banco do Brasil em troca de propina

Servidores do Judiciário rejeitam reajuste do STF 
e continuam em greve (Correio Braziliense)
Objetivo dos servidores é derrubar o veto da presidenta Dilma Rousseff ao primeiro projeto de lei que trata do aumento dos trabalhadores do setor

Fidel comemora 89º aniversário passeando 
com Maduro e Morales (O Globo)
Trio se encontrou em Havana um dia antes de visita de John Kerry para reinaugurar embaixada

Presidente da CUT chama movimentos de esquerda 
a 'sair às ruas com armas na mão' (Veja.com)
Em encontro com a presidente Dilma, sindicalista afirmou que "qualquer tentativa de atentado à democracia" transformará movimentos sociais em um exército

Instituto Lula interpela Danilo Gentili na Justiça (CartaCapital.com)
Pelo twitter, o apresentador afirmou que atentado a bomba contra escritório do ex-presidente Lula teria sido armação

Operação Lava Jato

PF investiga obras da Arena Pernambuco


A Polícia Federal faz nesta sexta-feira, 14, operação contra um esquema de superfaturamento nas obras da Arena Pernambuco, na Grande Recife, a cargo da Odebrecht, empreiteira que também é alvo da Operação Lava Jato, que investiga cartel e corrupção na Petrobrás.

Na ação, batizada de Fair Play, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal. A Polícia Federal vasculha endereços da Odebrecht e o escritório de parceria público-privada do Governo de Pernambuco. Também está em endereços de outras empresas e órgãos, em busca de contratos para compará-los com os da Arena Pernambuco.

Maior construtora do País, a Odebrecht foi a responsável por quatro estádios da Copa. Com custo inicial de R$ 530 milhões, a Arena Pernambuco custou, no fim, cerca de R$ 700 milhões.

Bom Dia!

CARA DE PAU!

Tem gente que deve usar o famoso óleo de peroba no lugar de sabonete. São tão caras de pau que fazem as coisas achando que ninguém está se dando conta, ou por entenderem que podem fazer o que quiserem em favor de algo que defendem.

O senador Renan Calheiros, aquele que era o braço direito do Collor, que hoje é presidente do Senado, diante da ameaça de ser envolvido na operação Lava Jato, resolveu passar para o lado do governo, virou amiguinho querido da presidente, do Lula (que é quem manda mesmo)em troca de apoios que impeçam seu enquadramento entre os corruptos investigados.

Ontem, ele anunciou que vai ao TCU para “fazer uma visita ao presidente e mostrar a Agenda Positiva” que criou para salvar a Dilma. Tudo envolvido numa capa de ingenuidade e de esforço para que todos pensem que, a partir de agora, ele é um político extremamente preocupado com os problemas brasileiros.

Cara de pau, o Renan. Na verdade, ele tem três ministros do TCU indicados por ele e que, certamente, votarão conforme os interesses dele. Assim, ele ajuda a presidente na votação das contas (pedaladas) e se preserva na operação Lava Jato.

O ministro Luis Roberto Barroso, indicado por Dilma para o Supremo Tribunal Federal, julgando uma solicitação de uma senadora para que as votações das contas de Itamar, FHC e Lula fosses anuladas, sob a justificativa de que só a Câmara e o Senado, em reunião conjunta, podem aprovar contas de presidentes, disse que não. Para Barroso, realmente deve haver reunião conjunta, mas que ele não poderia anular uma ação já acontecida.

Cara de pau o Barroso. Disse que não poderia anular o que já estava votado, mas determinou que as contas da presidente Dilma, denunciadas pelo TCU e que correm o risco de reprovação pela Câmara, sejam votadas em reunião conjunta. A partir de agora, quando se decidirá a aprovação ou não, que pode resultar em impeachment, a votação deverá ser feita pelo Congresso.

O presidente da CUT, cujo nome nem sei, disse ontem, perante um grupo de pessoas selecionadas para um encontro de apoio à presidente Dilma, que “se alguém quiser aplicar um golpe para derrubar a presidente, entrincheirados, de ARMAS na mão, vamos defender a presidente contra os golpistas”.

Cara de pau o presidente da CUT. Depois do discurso da presidente, que estava toda de vermelho, como convém na hora de receber o apoio dos companheiros, ele disse que não disse, ou melhor, que o que disse não foi bem o que disse. “ARMAS na mão é uma força de expressão, muito usada entre os sindicalistas”, explicou o petista.

Tem muito mais, mas acho que os três exemplos servem para definir muito bem o que está ocorrendo no Brasil neste momento. As pessoas que defendem o governo, imaginam que somos um bando de idiotas e que não percebemos que estamos diante de tremendos caras de pau.


Tenham todos um Bom Dia!


Música: You've Got a Friend
Intérprete: James Taylor