quarta-feira, 29 de julho de 2015

Opinião

Grito de Socorro

Eliane Cantanhêde
29 Julho 2015

Quem não tem cão caça com gato e, se o encontro com Fernando Henrique Cardoso não colou, a presidente Dilma Rousseff corre atrás dos governadores governistas e de oposição. Vai acabar sendo um teatro, porque os Estados estão na maior pindaíba e vão pedir mundos e fundos, mas o governo federal está no pior dos mundos, totalmente sem fundos, e não tem lá muito o que oferecer.

Os 27 governadores receberam na segunda-feira à noite o convite da presidente para a reunião, com a seguinte pauta genérica: governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa. Em bom e claro português, deduz-se que o objetivo de Dilma não é dar, é pedir. Se querem dinheiro, os governadores vão ouvir promessas de reforço no ICMS (o imposto estadual), alguma sinalização para destravar as operações de crédito no exterior e – aí, sim, o que importa ao Planalto – um grito de socorro disfarçado de Dilma contra o risco de impeachment.

Quando se fala na crise econômica e nos desdobramentos da crise política e ética, as atenções se concentram em Brasília e nos dados macroeconômicos, mas a crise varre é o mundo real, onde as pessoas vivem, moram, estudam, trabalham, se locomovem, pagam cada vez mais caro na feira e, não raro, comem o pão que o diabo amassou. Ou seja, os atingidos em cheio são Estados, municípios, seus cidadãos e... seus governos.

O Nordeste, por exemplo, vive uma triste reviravolta de expectativas. Segundo o governador de Pernambuco, o economista Paulo Câmara, a crise, que já é braba em si, está sendo agravada por cinco anos consecutivos de seca e pelo sufoco da Petrobrás e das empreiteiras que param obras, descumprem contratos e pelo impacto em serviços. Por isso, lembra, a metade dos 350 mil desempregados do primeiro semestre em todo o País estão no Nordeste que, do ponto de vista político, é muito emblemático.

Com Lula e os ventos favoráveis, a economia disparou, os empregos apareceram e cresceram, as perspectivas eram muito otimistas e a inclusão social era visível. E foi ali que o PT, Lula e depois Dilma Rousseff colheram recordes sucessivos de votos. Isso, como diz Câmara, mudou drasticamente. 

Segundo o Datafolha de 18 de março, o governo Dilma tem 16% de aprovação e 55% de rejeição no Nordeste. Pela CNT-MDA de 21 de julho, são 8,2% de aprovação e 69,7% de rejeição. Como se vê, os nordestinos também andam de mal com o governo e com Dilma.

Apesar disso, nenhum governador quer, por ora, comprar briga com Dilma e com o governo federal num País tão centralizado, muito menos neste momento em que a presidente convida os governadores para discutir a tal “colaboração federativa”, mas corta R$ 8 bilhões adicionais do Orçamento. Os nove governadores nordestinos fizeram manifestação pró-Dilma no Planalto em 25 de março, assinaram um manifesto de apoio em 17 de julho e a posse do novo presidente da Sudene, ex-prefeito João Paulo (PT), ontem em Recife, virou um ato de desagravo a Dilma.

Nada disso, porém, resolve dois problemas essenciais: a gravidade da crise e a imensa rejeição de Dilma até mesmo no maior reduto petista do País, que é o Nordeste. Dilma pode fazer quantas reuniões quiser com os governadores, quantas viagens quiser à região, reaparecer quantas vezes quiser nos programas e inserções de TV do PT, mas, sem resolver a crise, recuperar credibilidade e abrir horizontes, nada muda. Em algum momento, os governadores tendem a fazer o que o PMDB faz: entre o pragmatismo pró-Dilma e a pressão popular anti-Dilma, para onde será que eles irão?

Governadores podem muito, mas em épocas de crise valem tanto quanto Dilma na política agora, ou seja, muito pouco. E, se hoje estão ocupados em defender Dilma, amanhã terão de se preocupar em salvar a própria popularidade, ou seja, o próprio pescoço.

Publicado no jornal O Estado de São Paulo

Rapidinhas


População brasileira encolherá até 2100
O Brasil terá uma população em 2100 inferior à que registra hoje. Dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam, pela primeira vez em cinco anos, novas estimativas para a população mundial durante o século 21. Se a previsão é de que o mundo passe dos atuais 7,3 bilhões de pessoas para 11,2 bilhões em 85 anos, o Brasil passará de 207 milhões registrados em 2015 para 200 milhões em 2100.
Da quinta maior população do mundo atualmente, o Brasil cairá para o 13º lugar no ranking em 2100, superado por Egito, Uganda, Etiópia. A sociedade brasileira também é apontada pela ONU como uma das grandes populações do mundo com baixas taxas de fertilidade nos próximos anos.

Pastor "entrega" bispo durante culto: "Cheirou muito pó comigo"
O bispo Rogério Formigoni, da Igreja Universal, protagonizou, ao lado de um pastor amigo de longa data, uma cena que viralizou na web nesta terça-feira. Ao ser chamado ao microfone pelo bispo durante um culto em São Paulo, o pastor conhecido como Luciano Farinha revelou, sem poupar detalhes, o que os dois faziam antes de assumirem seus cargos na igreja.
"Usou muita droga comigo... Você, hoje bispo, Rogério Formigão", começou o pastor. "Cheirou muito pó, fumou pedra, maconha, chá de cogumelo, lança… farra nos motéis do meu tio”, declarou o pastor durante o culto.
O bispo de 38 anos é conhecido pelos fiéis da Universal por ajudar na recuperação de viciados em substâncias químicas. Autor do livro "A última pedra — Vícios têm cura", Formigoni já contou na web a respeito de sua jornada como usuário de drogas e até mesmo tráfico antes de se unir à igreja.

Desemprego em São Paulo sobe pelo quinto mês seguido
O desemprego voltou a subir em junho na região metropolitana de São Paulo. Na quinta alta mensal seguida, a taxa passou de 12,9% em maio para 13,2% no mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em junho de 2014, a taxa de desemprego havia sido de 11,3%.
No mês passado, o número de desempregados foi estimado em 1,467 milhão de pessoas, 32 mil a mais do que em maio (1,435 milhão).
De acordo com o Dieese, o resultado decorre da redução do nível de ocupação (eliminação de 42 mil postos de trabalho, ou -0,4%) e da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (saída de 10 mil pessoas na força de trabalho da região, ou -0,1%).
A taxa de participação, que expressa a proporção de pessoas com 10 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, manteve-se relativamente estável, ao passar de 63% para 62,9% no período em análise.

Maria do Rosário está na lista de empreiteiro da Lava Jato
Gerson Almada, vice-presidente da Engevix e réu na Operação Lava Jato, disse aos investigadores que encaminhou ao seu operador de propinas, Milton Pascowitch, uma lista com os candidatos que deveriam ser bancados pela empreiteira. Todos são do PT:
“Vicente Cândido, Maria do Rosário, ‘Mirian’ (que o depoimento não identifica), os deputados estaduais do PT Rio Grande do Sul Altemir Tortelli, Marcos Daneluz e Nelsinho Metalúrgico, além dos irmãos Nilto Tatto e Enio Tatto, deputado federal e deputado estadual por São Paulo”.
O empreiteiro, no entanto, disse não se recordar se a doação aos políticos da sigla foi abatida das “comissões” que ele devia a Pascowitch.

Grafica do petrolão pagou R$ 870 mil para rádio 
da família que quis empregar Dirceu
A quebra do sigilo bancário da Editora Gráfica Atitude, mantida pelos sindicatos dos bancários de São Paulo e dos metalúrgicos do ABC paulista (ambos ligados ao PT), revelou pagamentos a uma rádio da família Rothschild de Abreu, dona de um hotel em Brasília (DF) que ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), condenado no julgamento do mensalão. A família também controla o partido nanico PTN.
O relatório da Polícia Federal sobre as contas da Atitude mostra repasses de 40.000 reais mensais, durante 2010 e 2011, para a Rádio Terra FM, uma das frequências da família em São Paulo. A PF listou 22 pagamentos de 870.000 reais ao todo - os dois primeiros foram de 35.000 reais cada. A Atitude alugava horário na grade da rádio, sediada na Avenida Paulista, para veicular um programa radiofônico com viés governista, o jornal Brasil Atual, que leva o mesmo nome de outras publicações da editora.

Cepal reduz projeção de crescimento da América Latina
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revisou suas projeções para a América Latina e cortou pela metade dado o forte enfraquecimento das principais economias da região, como o Brasil. A entidade ligada a Organização das Nações Unidas prevê uma expansão de apenas 0,5% para a região neste ano, conforme o Estudo Econômico divulgado nesta quarta-feira (29/07). Em abril, a expectativa era de um avanço de 1%.
A economia brasileira vai recuar 1,5% neste ano pelas estimativas da Cepal, dado que está alinhado com as projeções do Fundo Monetário Nacional (FMI). Em abril, a expectativa da entidade era de queda de 0,9%. Esse desempenho só não é o pior na região porque a Venezuela deve encolher 5,5% pelas novas previsões da entidade.
Ao contrário do Brasil, o desempenho da Argentina teve uma revisão para cima pela Cepal. A projeção de expansão do PIB passou de zero, em abril, para 0,7% neste último relatório. O Panamá continuará com a maior taxa de crescimento da região: 6%, a mesma no estudo anterior.

Nível do Guaíba

Fim do estado de alerta

Foto: Joel Vargas/PMPA
O nível do Guaíba saiu do nível de alerta na noite desta terça-feira, 28. Às 20h, a régua eletrônica do Cais Mauá estabilizou abaixo dos 2,10 metros, passando para o nível de atenção. Às 11h desta quarta-feira, 29, a régua marcava 2,02 metros, indicando que a tendência de baixa continua. O Guaíba passou oito dias em alerta, desde o último dia 20, e o pico da cheia foi no dia 24, quando chegou a 2,56 metros.

De acordo com o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), um sistema de bloqueio atmosférico vai garantir tempo firme até o começo de agosto. Modelos analisados pelo Sistema Ceic-Metroclima indicam pouca ou nenhuma chuva até 5 de agosto, próxima quarta-feira. Nesse período, com o bloqueio, as frentes frias não devem alcançar a região e a chuva ficará concentrada no centro da Argentina e do Uruguai, enquanto a área de Porto Alegre estará sob ar quente, com temperatura muito acima da média desta época do ano. Conforme a previsão, o Guaíba deve continuar baixando nos próximos dias. A expectativa é de mais 24 horas no status de atenção, baixando em seguida para o nível alto.

Com o nível do Guaíba voltando ao seu estado de normalidade, cerca de 140 pessoas que estavam alojadas no abrigo montado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, já retornaram as suas casas. Permanecem no abrigo estruturado pela Prefeitura de Porto Alegre 47 moradores, aguardando a avaliação das residências antes do retorno, que deve ocorrer nesta quarta-feira, 29. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre (Gadec) disponibiliza kits de limpeza e higiene pessoal para a população.

A prefeitura mantém a mobilização para reunir doações de alimentos não-perecíveis e roupas para as comunidades impactadas. Os materiais podem ser entegues na sede da Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Bom Dia!

Não tenho meta, mas pretendo dobra-la!

Assistir ao noticiário na televisão, à noite, é um costume que tenho faz muito tempo. Ultimamente até ando um pouco cansado de tanta repetição do mesmo assunto. Daí me dou conta que as coisas não estão mudando, apenas aumentando, como por exemplo, a investigação sobre a corrupção no Brasil. Cada dia é uma notícia, uma prisão, uma descoberta de novos envolvidos e divulgação de valores inimagináveis.

Ontem começou mais uma etapa da Operação Lava Jato e, já de manhã, foram presos dois executivos, sendo que um deles é vice-almirante da Marinha, considerado “pai da energia nuclear no Brasil”.

Othon Pinheiro da Silva foi indicado presidente da Eletronuclear pelo então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Ficou no cargo até abril deste ano, quando pediu licença depois de ser envolvido em uma série de denúncias. 

Agora se sabe, através de delatores, que recebeu, no mínimo, R$ 4,5 milhões como propina.O assunto envolve a construção da Usina de Angra 3.

A Eletronuclear está integrada ao Ministério de Minas e Energia, que teve como titular a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de 2003 até 2005. E falo nela pelo simples fato de que, assim como disse que não sabia de nada sobre o petrolão, que aconteceu durante sua gestão como presidente do Conselho da Petrobras, certamente dirá que não sabe nada sobre a conduta pouco recomendável do vice-almirante preso.

Mas por falar em Dilma, ainda no noticiário de televisão, assisti a presidente do Brasil, ao falar sobre o Pronatec, aquele programa que ele classificou como o mais importante para a educação no Brasil, pelo menos quando ela era candidata, e que acabou em quase nada, pela total falta de dinheiro, afirmar o seguinte: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”.

Quem ainda não tinha escutado ou lido a declaração da presidente, por favor, leia de novo. Ela disse exatamente isso e, o que é pior, foi aplaudida pelos presentes.

A pergunta para a qual não encontro resposta é que, se não existe meta, que meta será alcançada e, muito pior, que meta será dobrada?

Acho que Dilma se superou e terá a resposta a este tipo de coisa, quando começar a ler os comentários no site que lançou ontem (28) para receber sugestões sobre o programa de governo dela.

De minha parte, quero deixar bem claro que não tenho nenhuma meta, mas que pretendo dobrá-la em breve!

Tenham todos um Bom Dia!


Música: Kind of Blue
Intérprete: Miles Davis & John Coltrane