quarta-feira, 24 de junho de 2015

Delator confirma:

"Yousseff acertava propina 
com executivo da Odebrecht"


O carregador de malas de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopes, disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o chefe discutia pagamentos de propina com o executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar. Preso da 14ª fase da Operação Lava Jato, Alencar deixou a empresa na última segunda-feira - ele ocupava o cargo de diretor de Relações Institucionais.

Companheiro de viagem do ex-presidente Lula em empreitadas pagas pela Odebrecht ao exterior, Alencar está na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Investigadores que atuam na força-tarefa da Lava Jato acreditam que ele atuava como distribuidor de vantagens ilícitas em nome da Odebrecht no escândalo do petrolão.

O depoimento de Ângulo Lopes, que concordou em fechar um acordo de delação premiada, só foi divulgado nesta quarta-feira. "Com certeza era um acerto de contrato de propina e de transferência de valores no exterior", disse ele. De acordo com o relato do auxiliar do doleiro, Youssef entregava ao executivo as contas bancárias situadas no exterior para que os depósitos de propina fossem feitos. No depoimento, não há citação dos destinatários do dinheiro sujo, mas Rafael Ângulo diz ter ele próprio também levado números de contas bancárias a Alexandrino na Braskem. Depois da transferência dos valores, os comprovantes dos depósitos de propina eram entregues pelo próprio executivo, sendo que, "em geral", a própria Braskem fazia as transferências internacionais.

A partir de 2011, quando Alexandrino Alencar já estava na Odebrecht, os comprovantes de depósitos eram retirados por Ângulo Lopes na própria empreiteira. Ele disse que ia "no mínimo" duas vezes por mês ao encontro de Alencar, que se comunicava em "telefones exclusivos" com o doleiro Alberto Youssef, registrados com os codinomes Primo e Barba.

Na manhã desta terça, 23, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa também prestou depoimento sobre Alexandrino na Polícia Federal em Curitiba e confirmou que o executivo negociou com o doleiro Alberto Youssef e com o ex-deputado federal José Janene (PP-PR) o pagamento de 3 a 5 milhões de dólares em propina, entre 2006 e 2012.

"[Paulo Roberto] recorda-se de ter participado de uma reunião em um hotel de São Paulo em que estavam o declarante, [José] Janene e Alexandrino, sendo que nessa oportunidade foi tratado de forma clara o assunto relacionado ao pagamento de vantagens ilícitas em troca de benefícios a Braskem na compra de nafta da Petrobras", diz trecho do depoimento do ex-dirigente. (Fonte: Veja)

Moradores de rua

Prefeitura amplia atendimento

Na estação que mais castiga aos que vivem na rua, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o programa Atenção Pop Rua, que busca um olhar diferenciado sobre quem muitas vezes é ignorado por grande parte das pessoas. Apresentado nesta quarta-feira, 24, pelo prefeito José Fortunati, o programa prevê a ampliação de 300 vagas na rede de atendimento, além de um conjunto de ações integradas para o atendimento e acompanhamento qualificado à  população adulta em situação de rua na Capital.

Na apresentação do programa, Fortunati destacou a preocupação do poder público com o crescente número de moradores de rua que tem ocorrido nas grandes cidades brasileiras. Por isso, ressaltou que o programa Atenção Pop Rua visa tratar as pessoas com mais dignidade, dando uma atenção mais humana por meio de ações de aproximação, fortalecimento de vínculo e assistência social. Conforme o prefeito, o objetivo é que em médio prazo haja a redução significativa da população adulta em situação de rua. 

“É um momento muito importante para Porto Alegre, estamos dando sequência a uma série de ações que a prefeitura já vem realizando, mas com um grande esforço para o aprimorando dessas políticas públicas. Estamos aperfeiçoando nossas ações para que elas façam a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, sublinhou. 

O prefeito apresentou a ampliação da rede atual de atendimento no município, que conta com abrigos, república, albergues, casa lar, Centro Pop, além de parcerias voltadas para o atendimento desta população. Fortunati anunciou, ainda, a contratação de profissionais para atuarem na redução de danos à saúde e a retomada do restaurante popular, que era gerida pelo governo do Estado. Também ressaltou a qualificação de outras ações como o aumento do número de profissionais envolvidos na abordagem dos moradores de rua, que passará a ocorrer também nos finais de semana, feriados e à noite.

GC/Foto: PMPA


Inauguração de aeroporto

Bancada não quer Dilma em Vitória


O Palácio do Planalto decidiu substituir a presidente Dilma Rousseff pelo vice Michel Temer no lançamento do novo aeroporto de Vitória, marcado para esta quinta-feira. Para programar a viagem presidencial, há 10 dias assessores da presidente consultaram a bancada de deputados e os três senadores sobre a presença da presidente no lançamento da obra e a resposta foi que com Dilma na cerimônia os parlamentares não iriam ao evento, com exceção dos dois deputados do PT. Com a resistência, Dilma foi substituída por Temer.

Opinião

O momento Gorbachev de Lula*

Elio Gaspari 

Lula, essa metamorfose ambulante, apresentou-se com uma nova roupa. Dizendo-se "velho" e "cansado", defendeu uma "revolução interna" no Partido dos Trabalhadores. Quer colocar nele "gente nova, gente que pensa diferente". Por duas razões, é possível que esteja perdendo seu tempo.

Primeiro porque não está falando sério. Ele diz: "Não sei se é defeito nosso ou do governo". Se acha que o defeito pode ser do governo, e não "nosso", acredita que alguém seja capaz de separar um do outro. Diz mais: "Eu acho que o PT perdeu um pouco de sua utopia". Casos como o do assassinato de Celso Daniel, o "mensalão" e as petrorroubalheiras dificultam a percepção de que o PT tenha perdido só "um pouco de sua utopia". Com a proteção que Lula e o partido deram aos comissários nos escândalos que hoje os trituram, ele perdeu toda a utopia. 

Pior, detonou as utopias históricas dos grandes contratadores de negócios com o Estado. Num fato inédito desde que o marechal Deodoro foi acusado de proteger uma empreiteira, conexões petistas levaram maganos para a cadeia. Os companheiros que prometiam prender empresários corruptos ajudaram a conduzir bilionários simpáticos à sua tesouraria para a carceragem de Curitiba e foram junto.

O segundo motivo pelo qual Lula pode estar perdendo seu tempo foi exposto ao país no congresso do apartido em Salvador, quando o nome do tesoureiro João Vaccari Neto recebeu uma ovação do plenário. A "gente nova" que um dia foi para o PT hoje grita nas ruas para que ele se vá.

Aos 69 anos, a guinada utópica de Lula tem alguns ingredientes da ilusão de Mikhail Gorbachev quando pensou em rejuvenescer o sistema político soviético. 

Ele achou que o partido comunista tinha conserto. Felizmente para o Brasil, o PT pode viver sua crise sem destruir o Estado. Como no baralho do regime de Gorbachev não havia a carta da regeneração, ele acabou como garoto propaganda das malas Louis Vuitton.

Apesar de tudo isso, não se deve subestimar a metamorfose ambulante. Lula surgiu no cenário nacional emergindo vitorioso de uma greve com a qual pouco teve a ver, a da Scania em 1978. E triunfou nos dois anos seguintes liderando paralisações ruinosas. Já entrou em assembleia tendo feito um acordo com o patronato e, ao sentir o clima de peãozada, renegou o acerto, marchando heroicamente para uma derrota. Saiu vitorioso no fracasso. Cresceu a cada um desses lances, chegou ao Planalto e colocou um poste no seu lugar.

A primeira eleição de Lula deveu-se em boa parte às suas virtudes. A partir daí, os êxitos do PT deveram-se principalmente às inclinações demofóbicas de seus adversários. Quando Lula surpreende dizendo que tanto ele como a doutora Dilma estão no "volume morto", a oposição rejubila-se, como se isso lhe bastasse.

Esquece-se que até bem pouco, quem estava literalmente no volume morto era o governador Geraldo Alckmin, ameaçado por um racionamento de água em São Paulo. Depois de dez meses de ansiedade, subiu o nível do sistema Cantareira e o tucano é candidato a presidente.

A guinada e o rejuvenescimento petista são utopias que Lula vende, mas não compra. Sua esperança está onde sempre esteve: na demofobia dos adversários.

* Publicado na Folha de São Paulo (24/06/15)

Juízes apoiam Sérgio Moro




Diante de tentativas, inclusive de órgãos envolvidos com as questões do Direito, a Associação dos Juízes Federais do Brasil distribuiu uma nota em solidariedade ao juíz Sérgio Moro, da Operação Lava jato. 







A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem a público manifestar total apoio ao Juiz Federal Sergio Moro, Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, na condução do julgamento da “Operação Lava Jato”. A pedido do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, o Magistrado decretou recentemente uma série de medidas, entre elas a prisão de executivos de grandes empresas que, segundo as investigações, estariam envolvidos em crimes de corrupção e formação de cartel.

Vale destacar que as decisões tomadas pelo Juiz Federal Sergio Moro no curso desse processo são devidamente fundamentadas em consonância com a legislação penal brasileira e o devido processo legal.

A Ajufe não vai admitir alegações genéricas e infundadas de que as prisões decretadas nessa 14ª fase da Operação Lava Jato violariam direitos e garantias dos cidadãos.
A Ajufe também não vai admitir ataques pessoais de qualquer tipo, principalmente declarações que possam colocar em dúvida a lisura, eficiência e independência dos magistrados federais brasileiros.

No exercício de suas atribuições constitucionais, o Juiz Sergio Moro tem demonstrado equilíbrio e senso de justiça. As medidas cautelares, aplicadas antes do trânsito em julgado do processo criminal, estão sendo tomadas quando presentes os pressupostos e requisitos legais. É importante ressaltar que a quase totalidade das decisões do magistrado não foram reformadas pelas instâncias superiores.

A Ajufe manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Federal do Paraná, a partir da investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Antônio César Bochenek

Presidente da Ajufe

Bom Dia!

Quem sabe uma greve geral?

Li um comentário, acho que no Facebook, de alguém lembrando que o Brasil vive uma de suas maiores crises econômicas, algo sem precedentes, com os impostos subindo, o desemprego aumentando e os juros bancários fazendo o número de inadimplentes crescer cada vez mais.

Agora mesmo, no Estadão, leio que o Banco Central já admite uma inflação oficial de  9% em 2015. Se os números oficiais são esses, imaginem os que realmente estão por ai.

Mas a pessoa que fez o comentário lembrou, e muito bem, que diante de toda a crise, não há qualquer movimento das centrais sindicais nem da população para, por exemplo, sugerir uma greve geral, forçando o governo a tomar providências que atendessem ao que a população precisa e não contra ela.

Lembrou o cidadão que no tempo em que a velha e tradicional CUT estava na oposição, certamente tudo estaria parado e os sindicatos, sob o comando do PT, é claro, clamando por uma paralização geral contra a crise.

Hoje, caso alguém sugira que o Brasil pare, será logo taxado de reacionário, de direitista e golpista. Sugerir um movimento de reação contra os atos governamentais, é coisa da imprensa golpista, dos que não admitem a volta do Lula, dos ressentidos, como disse a nota dos senadores petistas.

Quando o PT decidia, os sindicalistas iam para as ruas protestar contra tudo e contra todos. Hoje, como o PT é quem faz o que os outros faziam, a CUT e outras centrais sindicais, se fingem de mortas, como se estivesse tudo bem.

Pois eu concordo com o meu amigo que postou o comentário. Está mais do que na hora do brasileiro começar a reagir, voltar às ruas e mostrar indignação contra o estado de coisas criado pelo governo petista. Uma greve geral, por mais radical que possa parecer, acho que é uma boa ideia. Quem sabe, sentindo na pele, o governo se dá conta que não pode mais seguir mentindo e permitindo que a corrupção siga destruindo o Brasil.

Tenham todos um Bom Dia!

O Som do Dia!

A partir de hoje, volto a colocar, diariamente, um clip de uma música que tenha feito ou que esteja fazendo sucesso. Recebi muitas reclamações desde o momento em que parei de publicar aqui A Música do Dia. Então, estou voltando e aceitando sugestões.

Para hoje, selecionei Gracias a LaVida, um bom tema para mostrar o quanto gosto da vida que me permite, todos os dias, dividir este espaço com tanta gente boa.