quinta-feira, 18 de junho de 2015

Opinião

Quem te viu e quem te vê!

O verso é do Chico Buarque, um dos idolatrados pelos petistas. O mesmo que se negou a comparecer ao plenário da Câmara Municipal para receber o título de Cidadão Portoalegrense. A medalha foi entregue num campinho onde o ídolo jogava futebol e bebia com os amigos.

Mas voltando ao verso do Chico, ele define perfeitamente quem foi o PT e quem é o PT. E fico só com dois episódios, entre as centenas de contradições petistas.

Dilma, na campanha, esbravejou contra Aécio, seu adversário, defendendo os trabalhadores e seus direitos. Depois de acusar o tucano de estar acostumado a ser contra os direitos trabalhistas, a petista disse: “Não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa”.

Terça-feira (16) promulgou uma lei que acaba com muitas conquistas trabalhistas, sempre defendidas pelo PT. Deve ter sido um grande acesso de tosse da vaca, ferindo de morte direitos de trabalhadores que, iludidos, mais uma vez votaram nela.

Ontem (17) vetou o fim do fator previdenciário e acabou com a possibilidade de que a fórmula 85/95 seja aplicada nas aposentadorias.  Aquilo que o PT, durante anos criticou e argumentou como mal causado pelo PSDB aos beneficiários da Previdência, agora serve aos interesses de manutenção do PT no poder.

Quem diria, hein? O PT se posicionando contra aqueles que fundaram e acreditaram que estava nascendo um partido intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores.  O PT de hoje, para os que ainda acreditam nele, defende única e exclusivamente aquilo que pode manter seus chefões no poder, passando por cima de tudo e todos os que tentarem se posicionar contra.

Definitivamente, falando aos fanáticos que acham que é tudo culpa da midia golpista, menos a entrevista da Dilma para o Jô, na Globo, que não aceitam como traição o que o  Partido dos Trabalhadores  vem fazendo, é de se afirmar: 

PT, quem te viu e quem te vê! 

Maioridade Penal

Comissão da Câmara aprova redução


Após sessão tumultuada na semana passada, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou a redução do limite etário de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos e outros atos violentos. A proposta teve 21 votos a favor e seis contrários. O relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) apresentado na última quarta-feira foi alterado ontem após acordo entre PSDB, PMDB e outros seis partidos. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pretende levar o texto ao plenário em 30 de junho.

De acordo com Bessa, as alterações foram feitas “para atender às diversas posições partidárias e ao clamor da sociedade pela repressão aos crimes de maior gravidade cometidos por adolescentes”. Ele ressaltou, contudo, que pessoalmente defende uma posição mais severa, sem a restrição para crimes hediondos. O deputado, que já foi delegado,afirmou que está convicto que um cidadão de 16 anos é capaz de entender o que é certo e errado após 30 anos de enfrentamento a criminosos.

No início da reunião, parlamentares contrários à redução apresentaram requerimentos para continuar a discutir o tema. Segundo a deputada Maria do Rosário (PT-RS), a discussão deveria se estender por mais 16 sessões. O deputado Albergo Fraga (DEM-DF) apresentou requerimento de retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição 171/1993, que reduz a maioridade de 18 para 16 anos. O pedido foi uma manobra regimental a fim de evitar o adiamento da votação.

O requerimento de Fraga foi rejeitado por 21 votos a seis, de modo que perderam a validade todos os demais pedidos de adiamento apresentados por parlamentares contrários à proposta.

Bom Dia!

A quinta-feira começou com tantas informações que dizem respeito ao dia a dia de todos nós, que prefiro repartir com todos as notícias que envolvem aposentadoria, maioridade penal e medidas do TCU contra as pedaladas da presidente.
Mesmo com a chuva e o frio que insistem em permanecer no Estado, espero que aproveitem bem a quinta e comecem a prepara um frio de semana que precisará, sem dúvidas, de um bom vinho e um sopão daqueles!

Tenham todos um Bom Dia!



Fator Previdenciário

Dilma veta mudança e anuncia nova MP



A presidente Dilma Rousseff vetou nesta quarta-feira (17/06) a mudança no fator previdenciário aprovada no Congresso Nacional que instituiria a regra de aposentadoria pela fórmula 85/95. Pela fórmula, a soma dos anos de contribuição com a idade deve atingir 85 no caso da mulher e 95 para o homem.  No lugar da proposta, ela editará uma Medida Provisória em que a fórmula será progressiva, de acordo com a expectativa de vida da população. 

A alteração do fator foi aprovada no Congresso Nacional durante a votação do ajuste fiscal. A presidente tinha até hoje para sancionar ou vetar a proposta para evitar que a MP 664, na qual foi incluído o item expirasse. De acordo com o governo, entretanto, esta fórmula é insustentável para a previdência e acarretaria em um aumento de gastos de R$ 3,2 trilhões até 2060.

“A Presidenta Dilma Rousseff veta o Projeto de Lei de Conversão 4/2015 e edita Medida Provisória que assegura a regra de 85 pontos (idade+tempo de contribuição para mulheres) 95 pontos (idade+tempo de contribuição para homens), que fora aprovada pelo Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, introduz a regra da progressividade, baseada na mudança de expectativa de vida e ao fazê-lo visa garantir a sustentabilidade da Previdência Social”, diz a nota divulgada pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto.

A decisão foi tomada após uma série de reuniões na tarde desta quarta com ministros, que em seguida negociaram com parlamentares e Centrais Sindicais. As centrais são contrárias ao veto e a proposta da fórmula escalonada.