quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fator Previdenciário

Como fica e como votaram os gaúchos

Com votos do PT e do PC do B, parlamentares aprovam dispositivo que cria outro método de cálculo do benefício para os aposentados. O texto, contrário aos planos de ajuste do governo federal, segue para o Senado.

Saiba como é atualmente e como ficará a aposentadoria dos brasileiros. Saiba também, que deputados gaúchos votaram a favor e contra a mudança.

Recebimento da aposentadoria integral

Como é: O fator previdenciário, que reduz o benefício de quem se aposenta com menos idade, leva em conta expectativa de vida, tempo de contribuição e idade. O cálculo reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de 65 anos (homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos (homens) e de 30 (mulheres).

Como fica: Para ter direito a aposentadoria integral, a soma do tempo de contribuição e da idade tem de chegar a 85 (mulheres) e 95 (homens). Por exemplo, um homem que tenha 60 anos e 35 anos de contribuição consegue receber a aposentadoria integral mesmo não tendo o mínimo de 65 anos de idade exigido atualmente.

A FAVOR

PT
Marco Maia
Marcon

PMDB
Alceu Moreira
Darcisio Perondi
Mauro Pereira
Osmar Terra

PDT
Afonso Mota
Giovani Cherini
Pompeo de matos

PSB
Heitor Schuch
José Stédile

PSDB
Nelson Marchezan Júnior

PP
Afonso Hamm
Covati Filho
Jerônimo Goegern
Luiz Carlos Heinze

PTB
Ronaldo Nogueira
SérgioMoraes

PSD
Danrlei

PC do B
João Derly


CONTRA

PT
Bohn Gass
Fernando Marroni
Henrique Fontana
Maria do Rosário
Paulo Pimenta

PMDB
José Fogaça

PRB
Carlos Gomes