quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bom Dia!

O Fabrício e as redes sociais


Costumo não fazer muitos comentários sobre futebol neste espaço. Falo quando quero mostrar minha indignação, por exemplo, com o absurdo dos salários pagos a jogadores e treinadores. Clubes que devem bilhões para o INSS, pagam verdadeiras fortunas, todos os meses, para alguns pernas de pau. E o governo ainda alivia a dívida com a previdência.

Como todos sabem e para os que não sabem esclareço, sou colorado, fui repórter esportivo durante muitos anos, mas me julgo um profissional que, no desempenho de minhas atividades, tentei ser o mais isento possível. Acho que consegui.

Ontem, como sempre faço, liguei a TV para assistir Inter e Ipiranga. Minha mulher comenta que não entende o motivo pelo qual tiro o som da televisão na hora do jogo. Eu sempre explico que, tanto narrador como comentarista querem, na maioria das vezes, me convencer de que o que eu estou vendo não é aquilo que estou vendo, é o que eles pensam que viram. Não aguento. Se estou assistindo, não preciso que ninguém me diga o que estou vendo. Sem contar que os comentários, em alguns casos, são tendenciosos.

Voltando ao jogo, que até estava achando bom, mesmo com o empate do Inter, de repente tive que assistir ao destempero do jogador Fabrício que, indignado com as vaias, justas ou não, partiu para a ofensa aos torcedores com gestos nada aconselháveis. Terminou, depois de expulso, por tirar a camisa do Internacional, clube que paga seu alto salário, e jogar no chão, num gesto de inadmissível desrespeito. O resto vocês já sabem.

Pois hoje, nas redes sociais, o que mais se comenta, é a atitude do jogador, a maioria condenado o que ele fez e pedindo que a direção colorada não admita seu retorno. Outros defendendo o Fabrício e alguns até tentando justificar sua atitude como resultado de problemas pessoais.

No Facebook, por exemplo, cada um escreve o que bem entende e emite a opinião que julga acertada. É um espaço livre, pelo menos em teoria. Acho que o respeito nem sempre está presente nas palavras de alguns, mas é o direito de expressão.

Pelo que li até aqui, acho muito difícil que o lateral volte a jogar no Internacional. Aliás, soube que ele já viajou para São Paulo, quem sabe para esfriar a cabeça ou tentar outras possibilidades futebolísticas.

O que me impressiona, é o julgamento escancarado que cada um faz. Praticamente não existe meio termo. É anjo ou bandido. Se bem que, no caso do Fabrício, a segunda opção tem sido majoritária.

Como colorado, não gostei do que assisti e muito menos gostaria de ver o jogador vestindo a camisa do meu time. Como ser humano, bem, aí já fica um pouco mais difícil opinar, mas acho que todos devemos, pelo menos em tese, ter força suficiente para vibrar com as conquistas e assimilar as derrotas. Vaia é coisa de torcedor, assim como comentário furioso é coisa para as redes sociais.

Tenham todos um Bom Dia!