sexta-feira, 27 de março de 2015

Assembleia do Cpers

Professores aprovam desfiliação da CUT

Foto: Correio do Povo
O Cpers Sindicato aprovou, nesta sexta-feira, a desfiliação da representação de professores da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A proposta, aprovada em assembleia geral no Gigantinho, foi enviada da oposição para a atual diretoria da entidade. Foram 1.568 votos pelo desligamento, contra 1.129 pela manutenção. Foi definido também que, se os salários forem pagos de forma parcelada, os professores entrarão em greve.

A alegação que acabou convencendo a categoria é de que a CUT está ligada aos interesses do governo de Dilma Rousseff, o que limita as reivindicações dos professores. O Cpers ainda aprovou a realização de uma caravana paralela à que vai ser promovida pelo governo do Estado para explicar a situação das contas públicas. O sindicato quer pressionar para que haja o pagamento integral do piso da categoria e que não ocorra o parcelamento dos vencimentos. (Com CP/Conteúdo)

Ministro de Comunicação Social

Dilma nomeia ex-tesoureiro de campanha


A presidente Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27) o ex-tesoureiro de sua campanha à reeleição, o petista Edinho Silva, para ser o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Edinho se reuniu com Dilma na manhã desta sexta no Palácio do Planalto, onde aceitou o convite.

Ele substitui Thomas Traumann, que pediu demissão na última quarta-feira (25) após a repercussão do vazamento de texto interno da secretaria com críticas à comunicação do governo e ao PT.

Ex-deputado estadual pelo PT em São Paulo, Edinho atualmente estava dando aulas em uma faculdade particular.

No início do ano, ele chegou a ser cotado para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO), estatal responsável pela organização da Olimpíada no Rio em 2016. Segundo interlocutores, Edinho recusou o cargo por receio de que seu nome não fosse aprovado pelo Senado por causa da atual crise entre o governo e o Legislativo.

Nesta semana, emissários do governo ofereceram ao petista o controle de órgão responsável por fiscalizar a efetivação da MP do Futebol, mas Edinho recusou novamente, argumentando que preferia se dedicar a dar aulas.

Como o cargo de ministro da Secom é mais político, o petista enfim aceitou o convite de Dilma para compor o governo.

Opinião

Dilma: para-raio de desgraças

Fernando Canzian*


Olhando pelo retrovisor de 2014, a economia entra em 2015 com péssima combinação para Dilma Rousseff. Não custa lembrar, já a pior presidente avaliada em um início de mandato, acuada por manifestações de rua, por um Congresso hostil, um escândalo de corrupção gigante e pela ameaça de impeachment.

O Brasil pobre (67% das famílias ganham até R$ 2.710/mês) manteve o PIB (Produto Interno Bruto) acima da linha d'água no ano passado. O consumo das famílias, que responde por cerca de 60% do PIB, cresceu 0,9% em 2014. Significa que o PIB só não caiu porque os brasileiros continuaram gastando.

O número que realmente importa no caso de um país com tudo a ser feito, a taxa de investimentos na produção e na infraestrutura, foi negativo. Caiu 4,4% no ano passado. Não há perspectiva de melhora disso no curto prazo, já que empresários e governo pisarão no freio neste 2015.

Restaria mais uma vez para o consumo segurar a onda do PIB neste ano. Só que não. Inflação e juros em alta e restrição ao crédito, além do temor do desemprego, devem diminuir rapidamente ou travar os gastos das famílias. Vai sobrar para Dilma.

As notícias sobre a corrupção e o estelionato eleitoral de 2014 explicam em parte a avaliação negativa que a presidente obtém entre os brasileiros: 62% a veem como ruim/péssima. O bolso está pegando, e o incômodo só começou.

A renda do trabalho caiu 0,5% em fevereiro (sobre fev.2014) e o desemprego subiu para 5,9%, num salto acima das expectativas. Outro indicador do IBGE, a massa de rendimentos de todos os trabalhadores (tudo o que eles ganham), está perto da estagnação neste momento, interrompendo altas importantes nos últimos anos.

Se as manifestações do dia 15 de março levaram às ruas os mais ricos e escolarizados, é dos brasileiros pobres em processo de perda de renda e empregos que depende o PIB. Em termos proporcionais, esses mesmos pobres é que votaram mais em Dilma.

Será difícil não identificar na presidente um para-raio de suas desgraças. 

* Articulista do jornal Folha de São Paulo

Acidente da Germanwings

Copiloto deveria estar de licença médica


O copiloto Andreas Lubitz, suspeito de ter derrubado voluntariamente o Airbus A320 da Germanwings, escondeu da companhia aérea que estava em licença médica no dia do acidente. O Ministério Público de Dusseldorf informou que os investigadores alemães encontraram papéis do atestado rasgados na casa dele

O período no qual o copiloto não deveria estar trabalhando compreende a data da tragédia, ocorrida na terça-feira (24). Em um comunicado, a procuradoria alemã não especifica a razão da licença médica, ou seja, de que doença ele sofria para ser considerado incapacitado para exercer as atividades profissionais. Os atestados mencionam “uma doença existente e tratamentos médicos correspondentes”.

O comunicado diz que os documentos “reforçam a tese” segundo a qual Andréas Lubitz, de 28 anos, “escondeu a doença do seu empregador e de seu ambiente profissional”. A procuradoria afirma que nenhuma carta de despedida que indicasse um ato premeditado foi encontrada no apartamento de Lubitz ou na casa dos pais dele, onde o jovem também morava.

Nesta sexta-feira (27), a imprensa alemã revelou que o copiloto, apresentado como praticante de esportes e “muito competente” pelas pessoas que o conheciam, teve uma grave depressão na época do curso para se tornar piloto. O transtorno, ocorrido há seis anos, o levou a interromper o treinamento durante vários meses.

Em 2010, Lubitz retomou o curso e, um ano depois, foi considerado apto a voar. A contratação dele pelo grupo Lufthansa ocorreu em 2013. De acordo com a imprensa alemã, a companhia sabia dos problemas psiquiátricos de Andreas Lubitz. Nesta quinta-feira (26), em coletiva de imprensa, o presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, não explicou as razões do afastamento temporário do piloto, dizendo que era uma situação frequente na profissão.

O Airbus A320 caiu na manhã de terça-feira entre Dignes-les-Bains e Barcelonette, nos Alpes franceses. O voo ia de Barcelona, na Espanha, para Dusseldorf, na Alemanha. A tragédia matou todos os 150 ocupantes da aeronave

BC admite recessão

PIBs de 2014 e 2015 ficarão negativos


Este ano já era: o Brasil está entregue à estagflação. O máximo que o Banco Central (BC) espera salvar é 2016, como mostra o Relatório de Inflação divulgado ontem. Para 2015, a expectativa é de queda de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o que seria o pior resultado desde 1992. Os analistas ouvidos pelo próprio BC no Boletim Focus contam com um recuo ainda maior, de 0,83%, o desempenho mais pífio em 25 anos. Para o ano passado, a redução do PIB esperada pela autoridade monetária é de 0,1%, de acordo com a nova previsão. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje esse número.

“Sabemos que a situação de 2015 é de transição. O ajuste que está sendo feito é padrão, importante, relevante e necessário. O objetivo é fortalecer os fundamentos da economia e nos prepararmos para um novo ciclo de crescimento sustentável”, disse ontem o diretor de Política Econômica do BC, Luiz Awazu, em consonância com o discurso do presidente da instituição, Alexandre Tombini, no dia anterior.

O documento traz uma inequívoca piora de expectativas para crescimento, inflação e emprego. Com a previsão de que haverá queda no PIB de 2014 — no relatório publicado no trimestre anterior, a projeção era de leve alta de 0,2% —, aliada à previsão negativa para 2015, o Brasil terá um biênio de recessão econômica. A expectativa é de que a indústria desabe mais, com retração de 2,3%, e os investimentos recuem expressivos 6%.

Bom Dia!

Como hoje é sexta feira...


vou tentar fazer um balanço do que tenho acompanhado no noticiário dos jornais, das rádios, televisão e portais. Aquelas notícias que ocuparam as manchetes durante a semana e, provavelmente, estarão repercutindo no sábado e domingo.

Começo com o vídeo que a direção nacional do PT divulgou convocando militantes para que saiam às ruas no dia 31 de março (seria coincidência com a data em que se comemora aquilo que o PT mais combateu, ou seja, o golpe militar?) para contrapor o movimento marcado para o dia 12 de abril.

Assim como ocorreu no dia 13 de março, o PT confia na parceria com as centrais de trabalhadores e MST, para colocar o maior número de pessoas nas ruas. Dizem que querem defender a Petrobras (?), a reforma política e, principalmente, a presidente Dilma, cuja popularidade está em violenta baixa.

É bom recordar que a estratégia petista, em março, não deu muito certo. Provavelmente em reação ao movimento do dia 13, o número de participantes das caminhadas do dia 15, aumentou consideravelmente. Ou seja, cutucaram a onça com vara curta.

No mundo inteiro, nada é mais comentado do que a informação de que o copiloto do avião da Germanwings teria derrubado a aeronave de propósito. Ele teria se trancado na cabine não permitindo o acesso ao piloto. jogando o avião contra as montanhas.

Se for verdade, particularmente tenho um questionamento que martela minha cabeça desde ontem. Se o copiloto estivesse em crise emocional, se pretendesse colocar fim a vida, por que decidiu matar mais 149 pessoas? Que culpa tinham os passageiros que morreram com ele?

O começo da Operação Zelotes, da Polícia Federal, escancara mais um escândalo no governo, agora envolvendo o Ministério da Fazenda, mais precisamente a Receita Federal. As primeiras informações dizem que o rombo no Carf pode chegar a R$ 19 bilhões, muito maior do que o petrolão, e teria começado em 2005.

Interessante que este pessoal, muitos integrantes e alguns nomeados pelo partido que está no governo, não se contenta com pouco. Vão logo roubando bilhões e, depois, seja lá o que Deus quiser.

Não vou me alongar, mas sobram ainda a criação de um novo partido, o PL, mais um depoimento da "envergonhada" Graça Foster, a investida de Collor contra o MPF, o pagamento de propinas para obstruir a CPI da Petrobras no ano passado, e a briga de Renan Calheiros e Eduardo Cunha com o Palácio do Planalto.

Acho que a quantidade de notícias envolvendo o governo e seu partido, começa a ultrapassar todos os limites. Nunca na história deste país, se viu tanta sujeira sobre um só governo. Ou não?

Quase que conformado com a possibilidade de chuvas no final de semana, desejo a todos que aproveitem bem, preparem um vinho, caso esfrie, e sigam acompanhando o noticiário. Podemos ter mais surpresas.

Tenham todos um Bom Dia!