segunda-feira, 23 de março de 2015

Para 64,8% dos brasileiros

Avaliação do governo Dilma é negativa
O governo da presidente Dilma Rousseff atingiu a pior avaliação positiva medida pela pesquisa Confederação Nacional dos Transportes (CNT)/MDA em levantamento divulgado nesta segunda-feira. A pesquisa mostra que a avaliação negativa do governo Dilma está em 64,8%. Esse é o índice mais elevado desde setembro de 1999.

O governo da petista é avaliado positivamente por 10,8% dos entrevistados. Apenas 1,9% considerou o governo Dilma como "ótimo" e 8,9% dos entrevistados o avaliaram como "bom". Para 23,6% dos entrevistados, a administração Dilma é "regular", de acordo com a CNT/MDA.

Dos consultados pela pesquisa atual, 19,2% disseram que o governo Dilma é "ruim" e 45,6% afirmaram que ele é "péssimo". A porcentagem dos entrevistados que não souberam ou não responderam é de 0,8%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios do País, entre os dias 16 e 19 de março de 2015.

Pessoal
Também houve aumento expressivo da desaprovação do desempenho pessoal da presidente Dilma à frente do Palácio do Planalto. A desaprovação atingiu 77,7% e a aprovação está em 18,9%. Dentre os entrevistados, 3,4% não souberam ou não responderam.

O último levantamento CNT/MDA sobre a popularidade da presidente foi feito em setembro do ano passado. À época, a avaliação positiva do governo estava em 41% e a negativa, em 23,5%. Já o desempenho pessoal da petista era aprovado por 55,6% dos consultados e desaprovado por 40,1%. (Agência Estado)

Inflação em 2015

Previsão passa de 8% pela primeira vez

Ao mesmo tempo, economistas preveem retração maior do PIB em 2015. Expectativa de retração econômica passa de -0,78% para -0,83% neste ano.

Pela primeira vez, os economistas das instituições financeiras previram que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deverá superar a barreira dos 8% em 2015. Se confirmado, será o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%.

A estimativa para o IPCA passou de 7,93% para 8,12%, segundo o relatório de mercado divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central, feito a partir de pesquisa com mais de 100 analistas de bancos na semana passada. Para 2016, a previsão subiu de 5,60% para 5,61%.

Segundo analistas, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) pressionam os preços em 2015. Além disso, a inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação oficial do país, medida pelo IPCA-15, ficou em 1,24% em março. No acumulado de 12 meses, o índice foi para 7,9%, o maior desde maio de 2005 (8,19%). Em março de 2014, o IPCA-15 havia sido 0,73%. No ano, a taxa é de 3,5%.

Produto Interno Bruto

No caso do PIB, a previsão dos economistas do mercado financeiro passou a ser de uma retração de 0,83% neste ano, contra uma contração de 0,78% esperada anteriormente. Se confirmado, será o maior " encolhimento" da economia brasileira desde 1990, quando se retraiu 4,35%, ou seja, em 25 anos. A piora na projeção do mercado, na última semana, foi a décima segunda seguida.

Impeachment de Dilma

59,7% dos brasileiros são a favor

 
Ao menos 59,7% dos brasileiros são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgados nesta segunda-feira (23/3).

Os números apontam, ainda, que 66,9% não acreditam na eficácia das medidas do governo contra a crise econômica e se mostram descrentes na política e nos políticos.

Entre os brasileiros ouvidos no estudo, 90,1% dos que acompanham as denúncias de corrupção na Petrobras acreditam que os nomes citados na lista enviada ao STF estão envolvidos no esquema criminoso.




Corrupção e lavagem de dinheiro

Justiça abre ação contra Vaccari e Duque


A Justiça Federal no Paraná abriu ação penal contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor de Serviços da Petrobrás, Renato Duque, por corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão acata denúncia do Ministério Público Federal que envolve, além de Vaccari e Duque, outros 25 investigados. É o primeiro processo criminal aberto contra o tesoureiro do PT e o ex-diretor, suposto elo do partido no esquema de corrupção e propinas na estatal petrolífera.

A denúncia da força tarefa da Operação Lava Jato foi apresentada no dia 16. “Temos evidências de que João Vaccari tinha consciência que esses pagamentos eram feitos a títulos de propinas”, afirmou o procurador da República Deltan Dallagnol, que integra o núcleo do Ministério Público Federal responsável pela Operação Lava Jato.

A força-tarefa constatou que Vaccari se encontrava com regularidade com Renato Duque “para acertar os valores devidos”. O relato do empresário Eduardo Leite, vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, foi decisivo para o oferecimento da denúncia contra o tesoureiro do PT. “Ele revelou que se encontrou com Vaccari e que este pediu doações oficiais eleitorais a título de propinas.”

Também tiveram peso na acusação contra Vaccari, os depoimentos de quatro delatores da Lava Jato: Augusto Mendonça, Pedro Barusco (ex-gerente de Engenharia da Diretoria de Serviços da Petrobrás), Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da estatal) e o doleiro Alberto Youssef. (Agência Estado)

IPTU 2015

Fazenda facilita regularização


A Secretaria Municipal da Fazenda está encaminhando pelos correios proposta de parcelamento diferenciada para os contribuintes que ainda não efetuaram o pagamento da primeira parcela do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo 2015. 

Aderindo até 31 de março, o contribuinte pagará multa de 2%, e não os 10% previstos a partir de abril. As guias também estão disponíveis na Internet www.portoalegre.rs.gov.br/iptu2015,e na Loja de Atendimento, na Trav. Mário Cinco Paus, s/nº. Das 9h às 16h.

De acordo com o responsável pela Unidade de Arrecadação, Vinicius Motter,  o pagamento da primeira parcela do tributo, com vencimento até o dia 16 de março, teve boa adesão dos contribuintes, mas muitas pessoas perderam o prazo.

“É importante que o contribuinte mantenha a regularidade no pagamento parcelado, observando a data de vencimento das vias, pois o atraso acarretará multa e juros”, afirmou.


Negociação com o Congresso

Para atender Lula, Dilma tira Mercadante

Aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff colocou em prática o afastamento do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da articulação política do governo. A movimentação de Lula iniciou-se no começo de fevereiro, logo após o Palácio do Planalto sofrer derrotas no Congresso que foram atribuídas por petistas e aliados à atuação do ministro petista.

As principais críticas a Mercadante referem-se a decisões vistas como de confronto com o PMDB. O governo estimulou o lançamento da candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acabou eleito presidente da Câmara, em fevereiro.

Atribui-se também ao chefe da Casa Civil a ideia de criação de um novo núcleo governista, com a participação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e do agora ex-ministro da Educação Cid Gomes (PROS). O que mais irritou pemedebistas foi a propalada ideia de criação de um novo partido, por Kassab, entendido como uma tentativa de reduzir poder do principal aliado do governo.

Até Lula pedir o afastamento de Mercadante das funções de coordenador político, o ministro agia ativamente para tentar aprovar no Congresso as propostas encaminhadas pelo Executivo. Chegou a se reunir com as bancadas do PMDB e do PSD para pedir apoio ao pacote fiscal formulado pela equipe econômica. (Agência Estado)


Financial Times

A crise no Brasil vai piorar



Foto: Gety Imagens
A crise econômica no Brasil ainda irá se agravar antes de melhorar e grande parte dos problemas foi criada pelo próprio país, disse o jornal britânico Financial Times (FT) em editorial nesta segunda-feira.

O jornal rebate o argumento da presidente Dilma Rousseff responsabilizando a crise econômica internacional por dificuldade econômicas do país: "O governo, que está no poder há 12 anos, tem culpado fatores externos. Mas a bagunça foi, em grande parte, feita pelo próprio Brasil".

"A crise no Brasil é ruim e provavelmente piorará antes de melhorar", disse.
O FT compara o país a Chile, Colômbia e Peru, "economias mais orientadas ao mercado" e que puderam tirar proveito do mesmo boom de commodities e crédito como o Brasil nos anos 2000, "mas sem a mesma ressaca".

"Na verdade, (o Brasil) estava montado nos esteroides do boom de crédito em que colheu os benefícios da globalização sem qualquer de suas disciplinas. Agora o processo está se revertendo", diz o editorial.

"Grande parte da culpa (pelos problemas) é do próprio Brasil".

O texto cita a possibilidade da economia brasileira recuar neste e no próximo ano, "o pior desempenho desde 1931"; a queda na popularidade de Dilma, "a menor já registrada"; a desvalorização do real frente o dólar e o aumento dos juros para conter a inflação.

Destaca, também, a crise na Petrobras e os protestos recentes pelo país, incluindo o aumento de pedidos pelo impeachment de Dilma, "mesmo que improvável".

"Mas nem tudo é ruim para o Brasil", finaliza o texto, ao dizer que o país está longe de retornar à hiperinflação e que as instituições, especialmente o Judiciário, se mantêm fortes, citando o caso do Mensalão e as investigações da Operação Lava Jato envolvendo a Petrobras.

O editoral afirma que "as coisas poderiam ser piores" e usa o "clichê país do futuro" para dizer que o Brasil ainda tem perspectivas promissoras.

Bom Dia!

Um escândalo cada vez maior



Se alguém imagina que o escândalo na Petrobras se aproxima do fim, está muito enganado. A Operação Lava Jato, a cada dia, revela um fato que reforça a afirmação de que estamos diante do maior escândalo de todos os tempos no Brasil. Nunca tantos estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, no desvio de bilhões de reais de nossa maior estatal.

 Agora mesmo, quando se começa a aprofundar o que foi investigado e vem sendo dito nas delações premiadas, nos deparamos com informações envolvendo os mesmos políticos que se locupletam com dinheiro público desde que o PT assumiu o governo do Brasil.

Os jornais de hoje, por exemplo, trazem mais uma informação envolvendo o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, cuja empresa de consultoria atuava em países da América Latina e da África. Entre os países onde Dirceu atuava, estão Cuba, Uruguai e Angola, países onde a empresa JD prestava consultoria internacional para empreiteiras do cartel investigado pela Lava Jato.

Em Cuba, a lista fornecida pelo doleiro Alberto Youssef, mostra negócios com a Odebrecht, responsável pela obra do Porto de Mariel. Lá, o contrato negociado por Youssef foi de R$ 3,6 milhões.
Neste momento, investigadores da Operação Lava Jato estão cruzando negócios do doleiro nesses países com as consultorias prestadas pela empresa de José Dirceu que, desde 2014 passou a ser investigada por suspeita de prestar falsa assessoria para esconder o pagamento de propinas.

Enquanto isso, pesquisa do Datafolha, publicada no final de semana, mostra que 84% dos entrevistados acreditam que Dilma Rousseff sabia da corrupção na Petrobras. A pesquisa, realizada logo após as manifestações do dia 15 de março, indicam que 61% dos entrevistados declarou que, “além de saber”, a presidente “deixou que acontecesse”. Participaram da pesquisa, 2842 pessoas em 1723 municípios.
Para um começo de semana, a notícia publicada na Folha de São Paulo, envolvendo o mensaleiro José Dirceu (PT), indica que muita coisa pode surgir nos próximos dias, provando que estamos diante de um escândalo cada vez maior.

Tenham todos um Bom Dia!