quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Movimento dos caminhoneiros

Bloqueios começam a causar desabastecimento


Com o bloqueio em mais de cinquenta pontos de estradas gaúchas, o movimento dos caminhoneiros começa a ter reflexos no abastecimento, principalmente nos supermercados.

O setor de carnes de uma rede na Capital prevê que, caso não seja retomado o abastecimento com o respectivo aumento de preços do produto, a carne deverá faltar nos açougues.

Para a Associação Gaúcha de Supermercados, o maior prejuízo acaba ficando com os estabelecimentos de Porto Alegre, já que, no interior, o abastecimento pode ser feito por outros fornecedores, principalmente no setor de hortifrutigranjeiros.

Segundo Antonio Cesa Longo, presidente da Agas,  “Uma região pode ter efeito zero, mas outra pode já estar com desabastecimento”.

O presidente do Sindicato dos Lojistas, Paulo Kruse, lembra que não apenas os supermercados sofrem com o bloqueio das estradas. Com a entrega de roupas trancada, os estoques das lojas estão sendo afetados.
- Trabalhamos recebendo cargas todo dia. Hoje, não. Nossas confecções não estão sendo entregues, o que dificulta a atividade dos lojistas.

Bom Dia!

Ouvido no coletivo

Plagiando o jornalista Flavio Dutra e seu já famoso “ouvido na mesa ao lado”, decidi escrever sobre o que escutei,hoje de manhã, no ônibus que me trouxe ao Centro. Estava lendo o jornal quando comecei a ouvir a conversa do cobrador com um passageiro.

- Não dá mais, meu amigo. A Dilma está perdida e só o impeachment pra resolver. Agora até o PMDB está contra ela. Viu a propaganda na TV? É muito aumento. Tudo sobe 200% e a inflação oficial é de 5%.
- É verdade. Não existe mais lei no Brasil. Viu aquele juiz que ‘tomou’ os carros e o iate do Eike Batista? O cara tava dando uma banda de porsche, meu!
- Bah, cara. Só mudando tudo mesmo!

Dobrei o jornal, guardei na pasta e fiquei pensando na conversa que acabara de escutar e que certamente muitos outros passageiros escutaram. Se concordaram ou não, não sei.

Quando o povo, e aqueles dois eram representantes do povo, da classe assalariada, trabalhadores, começa a reclamar, alguma coisa está realmente muito errada. Se está ruim para eles, é sinal de que o governo não está acertando o passo.

Aliás, a conversa do cobrador com o passageiro, reflete muito bem o sentimento que vai tomando conta dos brasileiros. Quase ninguém mais aguenta tanto aumento, tanta desculpa, tanta mentira e tanta corrupção. Ouço, quase que constantemente, pessoas afirmando que alguma coisa precisa ser feita e que pior do que está, é impossível.

Agora mesmo, confirmando o que escuto nas ruas e leio nas redes sociais, a inflação atingiu índices que só aconteciam em 2003. Diz o IBGE que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), ficou em 1,33% em fevereiro, o que significa um índice acumulado, em dois meses, de 2,23%. Nos últimos 12 meses , o indicador acumula 7,36%, a maior taxa desde 2005. Ficando como está, e acho difícil que mude, teremos uma inflação oficial bem acima dos 6,5% previstos pelo governo.

Enquanto isso o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou no Diário Oficial de ontem, tabela com novos preços médios dos combustíveis a serem aplicados em 15 estados e no Distrito Federal, a partir de março. Joaquim Lewy, o ministro da Fazenda, disse que “são medidas para o governo federal elevar a arrecadação”.Ou seja, o governo precisa de mais dinheiro e, como sempre, ele sai do nosso bolso.

Tem razão o cobrador do ônibus: “Assim não dá. Só mudando tudo mesmo”.

Tenham todos um Bom Dia!