quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cheque especial

Juro é o maior em 15 anos

Os juros do cheque especial foram na contramão da taxa média dos juros bancários, que caíram em setembro. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Banco Central, a taxa média dos bancos cobrada no cheque especial atingiu 183,3% ao ano no mês passado. É o maior valor desde abril de 1999, quando estava em 193,6% ao ano, ou seja, em mais de 15 anos.
No acumulado deste ano, os juros cobrados pelos bancos no cheque especial, uma linha de crédito de emergência, pois possui uma das taxas mais elevadas de todas operações (junto com o cartão de crédito, quando o cliente não paga toda a fatura), avançaram 35,4 pontos percentuais, visto que estavam em 147,9% ao ano no fim de 2013. Esse crescimento foi o maior de todas as operações das pessos físicas e, inclusive, de empresas, disponibilizadas pelo BC.

Economistas avaliam que o consumidor deve tentar evitar ao máximo o uso do cheque especial, por conta das altas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Para eles, esta é uma linha de crédito para momentos de necessidade e deve ser utilizada por um período reduzido de tempo.

Modo avião

Celulares e tablets liberados durante voo


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai permitir que as empresas aéreas liberem o uso, pelos passageiros, de equipamentos eletrônicos portáteis à bordo em todas as fases do voo. Hoje, os equipamentos devem ser desligados durante a decolagem e o pouso dos aviões. A resolução foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial.
A medida vale para celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros – que devem, no entanto, permanecer em "modo avião", ou seja, com o modo de transmissão desligado (impedido de realizar ligações e acessar a internet).

A resolução também permite que os celulares possam ser usados em modo ativado após o pouso, enquanto o avião faz o taxiamento até o portão de desembarque. Pelas regras atuais, esses equipamentos devem permanecer desligados até o desembarque do passageiro.

A permissão não é imediata para todos os voos, no entanto. As empresas aéreas precisam obter autorização da Anac para liberar o uso dos equipamentos e, para isso, precisam assegurar que o uso dos mesmos em todas as fases do voo não causa interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves.(Com G1/conteúdo)

Duplicação

Trecho da BR 116 será interditado


Foto: Amanda Montagna/STE
Um trecho da BR 116 entre os quilômetros 383 e 384, na divisa entre os municípios de Arambaré e Camaquã, ficará interditado na tarde desta quinta-feira. A interdição ocorre entre as 15 e as 16 horas, nos dois sentidos da estrada. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) informa que a interdição é necessária para a realização de obras de duplicação da BR 116. A Polícia Rodoviária Federal fará o acompanhamento. 

Bom Dia

Eu sou elite!


O ex-deputado Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma, ex-guerrilheiro, como ela, ex-advogado trabalhista, declarou que “a elite não se conforma com a derrota”. Falou, também, que “as elites sempre querem fazer impeachment” e lembrou que “foi assim com Getúlio Vargas, com Jango e com Leonel Brizola”. Explicou, o ex-guerrilheiro, que “quando não é por aí é através de líderes carismáticos fabricados por eles (...) como Jânio Quadros e Fernando Collor de Melo (...) e Fernando Henrique Cardoso, que foi uma liderança que eles fabricaram”.

Não quero ser chamado de preconceituoso, mas acho que o ex-deputado tem algum problema relacionado a seu estado de saúde - ”não participei da campanha por motivo de saúde” - que faz com que ele esqueça, por exemplo, que quem começou a campanha pelo impeachment de Collor, foi o PT da sua ex-mulher e do carismático líder Lula. Deve ter esquecido, também, que seu partido, o PDT, faz parte do governo desde que o PT, da sua ex-mulher, chegou ao poder. Se bem que, naquele tempo, ele tinha saído do PDT.

Jogar a culpa na elite é muito fácil para quem desfruta de tudo de bom que o capitalismo oferece e faz pronunciamentos em defesa de quem não pode chegar nem perto. Falar na miséria da seca, bebendo vinho e uísque importado, para mim não passa de uma hipocrisia das mais lamentáveis.

Não consigo entender quem o ex-marido da presidente e o líder carismático Lula, chamam de elite. Também não sei como o ex-deputado trata de sua doença, mas sei que o Lula e a presidente sempre buscam o hospital Sírio Libanês, um dos mais caros do Brasil. Quem sabe, para eles, elite seja quem tem plano de saúde para não ter que depender do maravilhoso SUS.

Ontem, depois de ter esperado quase um mês por uma consulta marcada via plano de saúde, fui para o Hospital da PUC com horário marcado. Minha consulta estava agendada para 14h30. Fiquei numa sala de espera repleta de doentes que aguardavam por atendimento via SUS e fui chamado para o consultório às 15h45, ou seja, uma hora e quinze minutos depois da que estava marcada.

Será que com os amigos do ex-guerrilheiro Carlos Araújo, com a presidente, com o Lula, com o pessoal do governo, acontece a mesma coisa? Se bem que, segundo Araújo, eles não devem fazer parte da elite. São pessoas do povo.

Eu não. Eu tenho plano de saúde, não dependo do SUS e recebo o fabuloso salário pago pela Previdência Social aos aposentados. Moro num apartamento no Bairro Glória, tenho um carro popular, sigo trabalhando para poder viver e espero mais de uma hora para ser atendido pelo médico do meu plano, mesmo tendo hora marcada. 
Como sou contra o tipo de governo (?) que se apoderou e dividiu o Brasil, devo ser considerado elite, pelo ex-deputado, ex-marido, ex-guerrilheiro Carlos Araújo.

Que maravilha! EU SOU ELITE!

Tenham todos um Bom Dia!