sexta-feira, 5 de setembro de 2014

EXPOINTER

Um evento político?


A presença da presidente Dilma Rousseff (PT), transformou a Expointer em um evento político eleitoreiro e que merece toda a atenção do TSE. A credencial que os organizadores do evento distribuíram, e que os jornalistas foram obrigados a usar, nada mais era do que uma propaganda de Dilma. Quem não estivesse com a propaganda no peito, gostasse ou não, não teria acesso ao local onde a presidente esteve. Ela e, é claro, todos os outros candidatos de seu partido que fizeram da Expointer um palanque de campanha. 
Confesso que, em mais de 50 anos de jornalismo, jamais vi algo parecido. Resta saber se o Sindicato dos Jornalistas do RS, que pelo menos até agora não se manifestou, não vai repudiar a utilização de uma agenda oficial em propaganda política. Ou vai passar um atestado de que tudo é permitido quando se trata do partido defendido por sua diretoria? Os jornalistas, na sua maioria filiados ao Sindicato, foram obrigados a levar no peito, a propaganda eleitoral de Dilma, como pode ser visto no crachá ao lado, que copiei do Facebook.
Definitivamente estamos vivendo num Brasil sem leis. 

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais nesta sexta-feira, dia 5 de setembro





-Guaíba mais charmoso
Assinado edital para revitalização da orla (Correio do Povo)

- PIB gaúcha cai 0,4% no segundo trimestre
No semestre, comparado com o mesmo período de 2013, crescimento foi de 0,1% (Jornal do Comércio)

- Cerimônia marca abertura oficial da Expointer
Evento conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (Zero Hora)

- Brasil é líder mundial em agressão a professores
12,5% dos docentes são agredidos ao menos uma vez por semana no País (O Sul)

- IPCA sobe 0,25% em agosto e estoura teto da meta
Inflação oficial registra variação 6,51% no acumulado de 12 meses, segundo o IBGE, 0,01 ponto percentual acima do limite de 6,5% (O Globo)

- Três empresas bancam 49% da campanha
Construtoras OAS e Andrade Gutierrez estão em primeiro e terceiro lugar na lista de maiores doadores,  completada pelo frigorífico JBS (Estadão)

- Com reajuste de energia, inflação acelera para 0,25% em agosto
Após a quase estabilidade em julho, o IPCA, índice oficial do país, acelerou e registrou uma alta de 0,25% em agosto (Folha de São Paulo)

- TCU deve adiar decisão sobre bloqueio de bens de Foster
A decisão sobre o bloqueio patrimonial da presidente da Petrobras, Graça Foster, no Tribunal de Contas da União (TCU) será adiada novamente.(Diário de Pernambuco)

- CEF: Dupla é suspeita de desviar R$ 4 milhões
Dois funcionários da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), do shopping Del Paseo, em Fortaleza, são investigados pela PF como responsáveis por um rombo financeiro de quase R$ 4 milhões, entre maio de 2012 e maio deste ano. (Diário do Nordeste)

- Decisão sobre candidatura de Arruda fica para a próxima terça-feira
A 1ª Turma do STJ analisou uma medida cautelar apresentada pela defesa do ex-governador, mas os cinco ministros não entraram no mérito do caso (Correio Braziliense)

- Voto dos eleitores indecisos decidirá caminho das eleições
A exatos 30 dias de os brasileiros irem às urnas, uma  parcela do eleitorado, considerada menos ligada a ideologias partidárias e até distante do debate político, ganha peso e tem nas mãos a chance de definir as eleições (Estado de Minas)

- Marina mantém liderança no Paraná, aponta Ibope
Candidata do PSB tem 34% das intenções de voto, contra 28% da presidente Dilma (Gazeta do Povo)

Bom Dia!

E aí, já decidiu?


Hoje faltam exatamente 30 dias para as eleições em primeiro turno. No dia 5 de outubro, os brasileiros decidirão se querem já um novo presidente e um novo governador ou se desejam pensar mais um pouco e decidir no segundo turno. Escolherão também seus senadores, deputados estaduais e federais. Claro que muita gente já tem seus candidatos escolhidos, mas muitos estão indecisos e aguardam até a última hora para colocar seus nomes preferidos na urna eletrônica.
Uma coisa que me preocupa, quando sinto o grande número de indecisos, é uma certa falta de consciência política dos brasileiros que acabam votando, muitas vezes, influenciados pelas pesquisas ou a pedido de amigos. E quando falo em pesquisas, me refiro ao fato de que tem muita gente que pensa em não jogar o voto fora e acaba votando em quem está na frente nos levantamentos feitos pelos institutos. Não raras vezes, acaba se arrependendo do que fez.
Na eleição deste ano, para presidente, um fato novo acabou balançando tudo e todos. A morte de Eduardo Campos trouxe Marina Silva para o palco e, com ela, milhares de eleitores que, por comoção ou por acreditarem que algo pode mudar, dizem que pretendem votar na ex-ministra. Dilma e o PT, que pensavam ter a eleição ganha, tiveram que refazer suas estratégias e passaram, de uma hora para outra, a tomar uma atitude que haviam arquivado, ou seja, o ataque pessoal contra os adversários. A verdade é que a coisa complicou e é praticamente certo que teremos segundo turno.

Mas, quando faltam 30 dias para a eleição, algumas coisas me deixam curioso. Por exemplo: Dilma diz que, se for reeleita, fará mudanças na equipe de governo, chegando a declarar que “Governo novo, equipe nova”. Bem, se ela quer ser reeleita e diz que seu governo merece mais quatro anos, vai mudar a equipe? Não foram eles, os ministros, que ajudaram a presidente a chegar neste momento considerado ideal e que merece continuar?
Uma velha máxima do futebol diz que “em time que está ganhando não se mexe”.

Outra coisa, é o que leio nos jornais de hoje; ministros tiram férias para auxiliar Dilma. Então, se os ministros são pagos com o dinheiro dos impostos que pagamos, não seria mais justo que se licenciassem, sem remuneração, do que fazer propaganda para uma candidata que nem sempre é de todos, com salários pagos por todos?

Por tudo isso, acho difícil que a maioria já tenha decidido em quem votar, principalmente quem ainda tem um pouco de consciência e pensa o melhor para o Brasil. Com tudo o que está aí, juro que sinto uma enorme dificuldade em afirmar que já tenho candidato escolhido para governar o Brasil.  Se bem que para governador, senador, deputado federal e estadual, já sei em quem votar. Para presidente, está complicado!

Tenham todos um Bom Dia!