segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Renovação da frota

SAMU recebe cinco ambulâncias


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Porto Alegre recebeu nesta segunda-feira, 25, cinco novas ambulâncias que irão renovar a frota da Capital e permitir criar novas frentes de ação, como uma unidade móvel preparada para possíveis casos de Ebola. Dos cinco novos veículos, três serão equipados com unidades avançadas (UTIs móveis) e duas serão para suporte básico.

A renovação da frota é uma imposição devido ao elevado desgaste dos veículos no trabalho diário. Com as cinco novas unidades, duas das antigas e mais desgastadas serão desativadas. Outras três serão inteiramente reformadas. Duas comporão a reserva técnica. A terceira ambulância reformada será a unidade Ebola, operada pela equipe especialmente capacitada e equipada para lidar com os casos suspeitos ou confirmados.
  
Além das cinco que chegaram hoje, mais três ambulâncias novas serão entregues até outubro, o que vai viabilizar o projeto de criação de uma base do Samu no Centro Histórico da Capital. A coordenação-geral do órgão está em tratativas para determinar um local com posição e estrutura adequadas para abrigar a equipe 24h e o veículo. 

Atualmente, o Samu tem 15 bases espalhadas pela cidade, mas nenhuma na área central. "Uma base no Centro da Capital ampliará a cobertura, dando mais rapidez ao atendimento às emergências nessa região da cidade", assegura a coordenadora do SAMU, Miria Patines. 


Eleições 2014

IBOPE divulga pesquisa 
para o governo do Paraná

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (25) aponta Beto Richa (PSDB) com 43% das intenções de voto para o governo do Paraná, seguido de Requião (PMDB), com 26%, Gleisi Hoffmann (PT), com 14%, e Tulio Bandeira (PTC), com 1%. Esta é primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto sobre a eleição estadual após o registro das candidaturas.
A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP) e Rodrigo Tomazini (PSTU) somaram, juntos, 1%. Brancos e nulos somaram 8%, e 7% não responderam.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Beto Richa (PSDB) – 43%
Requião (PMDB) – 26%
Gleisi Hoffmann (PT) –14%
Tulio Bandeira (PTC) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Brancos e nulos - 8%
Não sabe ou não respondeu - 7%

Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:
- Requião: 30%
- Beto Richa: 20%
- Gleisi Hoffmann: 20%
- Tulio Bandeira: 8%
- Bernardo Pilotto: 7%
- Geonisio Marinho: 6%
- Ogier Buchi: 6%
- Rodrigo Tomazini: 6%

- Poderia votar em todos: 10%
- Não sabe ou não respondeu: 18%

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do Estado. 

Cafezinho




Resumo de informações de jornais e portais de notícias nesta segunda-feira






Mercado reduz projeção de crescimento para 0,7%
Pela 13º vez consecutiva, o mercado reduziu a projeção de crescimento do País em 2014. Agora, analistas acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) irá aumentar 0,7%, segundo o relatório Focus desta semana, divulgado pelo Banco Central. Na semana passada, a projeção estava em 0,79%.
As sucessivas quedas das estimativas para este indicador vêm chamando a atenção até da imprensa internacional. Para 2015, porém, a estimativa de expansão ficou estacionada em 1,20% de uma semana para outra. Um mês atrás, a mediana estava em 1,50%. (Estadão)

Segurados começam a receber primeira parcela do 13º
A Previdência Social inicia hoje (25) o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Também começa nesta segunda o depósito dos benefícios da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de setembro. O calendário de pagamento de agosto segue até 5 de setembro.
Na folha de agosto, a Previdência vai transferir para a economia dos municípios mais de R$ 13,9 bilhões referentes apenas ao pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, o décimo terceiro salário. Ao todo, mais de 27 milhões de benefícios terão direito ao abono em todo o país. (Agência Brasil)

Acidentes com moto somam 75% das indenizações do DPVAT
O número de indenizações do seguro obrigatório de carros (DPVAT) subiu para 340.539 no primeiro semestre de 2014, o que representa uma alta de 14% ante o mesmo período do ano anterior, segundo informou nesta segunda-feira (25) a Líder, administradora do seguro no Brasil.
Deste total, acidentes com motocicletas significaram 75% dos pagamentos (256.387) e os com automóveis, 23% (67.906).
De acordo com a empresa, o número de mortes caiu 13%, mas o volume de indenizações por invalidez subiu 21% no mesmo período. O percentual de pagamentos por afastamento definitivo do trabalho é 76% do total (259.845). (G1)

Candidatos a governador acumulam 327 processos
Segundo pesquisa realizada pelo projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil, quatro em cada dez candidatos a governador em todo o País são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. No total, 63 respondem por 327 ocorrências e 46 já foram condenados. Destes, dez são alvos de ações de Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.
Dos processados, 36 candidatos, mais da metade, respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 são acusados por improbidade administrativa e/ou dano ao erário. (UOL)

Professora tenta suicídio após agressões consecutivas de alunos
"Dou aula de porta aberta por medo do que os alunos possam fazer. Não dá para ficar sozinha com eles", diz Liz*, professora de inglês de dois colégios públicos da periferia de São Paulo.
Em 15 anos de aulas tumultuadas e sucessivas agressões (de ameaças de morte a empurrões e tapas na frente da turma), a professora chegou a tentar suicídio duas vezes – primeiro por ingestão de álcool de cozinha, depois por overdose de remédios. "Me sentia feliz quando comecei a dar aulas. Hoje, só sinto peso, tristeza e dor", diz.(IG)

Ficha Falsa de Dilma

Documento é mostrado em video de campanha

Um comercial de televisão de campanha - divulgado nos últimos dias -reproduz uma ficha falsa da candidata, compartilhada pela internet desde 2008. A ficha já foi alvo de críticas da própria presidente, que, na época, escreveu uma carta recusando a autenticidade do documento. 
A propaganda que reproduz a falsa ficha criminal foi divulgada pelos canais oficiais de Dilma no Facebook, no YouTube e no Google+. Ela aparece por alguns segundos no comercial e também foi reproduzida rapidamente no programa de estreia da candidata no horário eleitoral. A descoberta do detalhe foi feita pelo jornalista Gustavo Villas Boas, que publicou as informações em seu perfil do Facebook.
Claramente produzido em um computador atual, o documento foi compartilhado diversas vezes nos últimos anos e ganhou notoriedade após ser publicado em uma entrevista no jornal Folha de S.Paulo, em abril de 2009.

Na época, Dilma enviou uma carta para a Folha, recusando a autenticidade do documento, afirmando que não havia respondido pelos processos judiciais descritos na ficha. Confira um trecho da carta, publicado no próprio jornal:

"Solicitei formalmente os documentos sob a guarda do Arquivo Público de São Paulo que dizem respeito a minha pessoa e, em especial, cópia da referida ficha. Na pesquisa, não foi encontrada qualquer ficha com o rol de ações como a publicada na edição de 5.abr.2009. Cabe destacar que os assaltos e ações armadas que constam da ficha veiculada pela Folha de S. Paulo foram de responsabilidade de organizações revolucionárias nas quais não militei. Além disso, elas ocorreram em São Paulo em datas em que eu morava em Belo Horizonte ou no Rio de Janeiro. Ressalte-se que todas essas ações foram objeto de processos judiciais nos quais não fui indiciada e, portanto, não sofri qualquer condenação.(Ag. Terra)

Consumidor

Nível de confiança é o pior desde 2009


O nível de confiança dos consumidores alcançou, entre julho e agosto, o menor patamar desde abril de 2009, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta segunda-feira (25). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda de 4,3%.
De acordo com a FGV, a queda foi influenciada pela avaliação dos consumidores sobre a situação econômica geral, o que contribuiu em cerca de 60% para o resultado negativo do índice. “A confiança do consumidor diminui e decepciona aqueles que esperavam a reversão da tendência de queda iniciada em 2012. Novamente o resultado foi influenciado pela insatisfação dos consumidores com o estado geral da economia”, afirma em nota Viviane Seda, coordenadora da pesquisa.

O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento caiu 13,6% em relação a julho, passando de 75,7 para 65,4 pontos. Este também é o pior resultado desde abril de 2009, quando o índice era de 56,5 pontos.

A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica como "boa" diminuiu de 16,7% para 12,5%. Enquanto isso, a taxa dos que apontam o cenário como "ruim" cresceu de 41% para 47,1%.(Com G1/conteúdo)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais nesta segunda-feira, dia 25 de agosto






- Caro e falho, sistema de consultas será trocado
Tribunal de Contas aponta que software implantado pelo governo do Estado e pela prefeitura da Capital teve alto custo e não reduziu filas de pacientes na rede pública (Zero Hora)

- Pedro Simon será o candidato do PMDB ao Senado
Decisão foi tomada ontem à noite, em reunião na sede municipal do partido (O SUL)

- Depois dos aumentos da Copa, preços recuam
Reajustes de preços feitos antes e durante o Mundial duraram pouco e voltam agora à realidade (Correio do Povo)

- Investidor estrangeiro mira no agronegócio
Fundos fazem aquisições e aportes relacionados à produção agrícola no País (Jornal do Comércio)

- Campos usou outro jatinho de empresário investigado
Em maio, então candidato do PSB viajou em aeronave comprada por Apolo Vieira, envolvido no caso Cessna (Estadão)

- Ex-ministra mira o apoio de FHC e Lula, diz conselheiro de Marina
Economista Eduardo Giannetti diz que tentaria levar membros de siglas rivais para o governo (Folha de São Paulo)

- Morre o empresário Antonio Ermírio de Moraes, aos 86 anos
Presidente de honra do Grupo Votorantin morreu devido a uma insuficiência cardíaca (O Globo)

- Cai pela 13ª vez projeção de instituições para crescimento da economia
Desta vez, a projeção passou de 0,79% para 0,70% (Correio Braziliense)

- Em 4 anos deputados do PR só aprovaram 3 projetos
Levantamento da Gazeta do Povo mostra que só seis parlamentares conseguiram transformar propostas em leis (Gazeta do Povo/PR)

- Candidatura de Marina Silva divide apoio evangélico
A entrada de Marina Silva (PSB) como candidata à Presidência da República está redesenhando o cenário eleitoral entre os evangélicos, grupo que representa 20% do eleitorado. (Diário de Pernambuco)