sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Luto

Morreu Glênio Reis



Morreu nesta sexta-feira (15) o comunicador da Rádio Gaúcha Glênio Reis, aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital São Francisco, no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, e teve falência múltipla dos órgãos.
Glênio Reis foi um apaixonado por rádio. Com 18 anos, fez teste para trabalhar em uma emissora. Acabou reprovado. A história dele como comunicador começou na Rádio Difusora de Porto Alegre, em 1958. Recebeu como desafio apresentar o programa Falando de Discos, que ia ao ar de segunda a sexta-feira. Era um radialista diferenciado. Não tinha o estilo formal dos locutores e apresentadores da época. Era eloquente e descontraído. Levou para o estúdio o estilo animado dos programas de auditório. É apontado com o primeiro disc-jóquei do Rio Grande do Sul.
Com o sucesso do Falando de Discos, o comunicador ganhou outros programas na Difusora. Nas segundas, quartas e sextas, Glênio Reis apresentava o programa o Sherlock do Disco, onde apresentava novidades do mundo da música. Em Você Faz o Sucesso, Reis atendida pedidos musicais. Em mais de 50 anos de carreira, o radialista entrevistou muitos artistas. Destaque para o registro com Orlando Silva, o cantor das multidões. Grande estrela da música brasileira, o artista evitava ao máximo qualquer contato com a imprensa.
Em 1959, Glênio Reis foi trabalhar na Rádio Farroupilha. Seguiu com o programa Falando de Discos na nova emissora. Era, nesta época, o profissional de rádio que mais recebia correspondências no Estado. Nas tardes de domingo, apresentava o programa Rádio Baile Mesbla. Os ouvintes ligavam ou escreviam para pedir músicas e dançar em casa. Apresentava também o Rádio Sequência.
O comunicador também se aventurou na televisão. Glênio Reis comandou, na TV Piratini, Disque é Jóquei. Apresentava o programa vestido de jóquei. Surgia no vídeo montado em um cavalo. Em 1965, foi contratado pela rádio e TV Gaúcha. Na tardes de sábado, na TV, apresentava o GR show. O programa, que ficou no ar até 1967, tinha quatro horas de duração ia ao ar na tardes de sábado.
Seguiu com a trajetória no rádio. Acompanhou inúmeros festivais de música pelo Rio Grande do Sul. Sem Fronteiras, apresentado nas noites de sábado, foi o último programa que apresentou na Rádio Gaúcha. Imortalizou o slogan: “Este é um programa sem preconceito, onde a mediocridade não tem vez”.   
Foi casado com Anésia Pereira dos Reis, que faleceu em 2010. Com ela, teve duas filhas (Ellen e Rosy). (Com ClicRBS/Conteúdo)

Eleições 2014 – 3

Eleição para o Senado no RS




O Datafolha perguntou a 1233 eleitores do RS, entre os dias 13 e 14 de agosto,  em quem votariam para o Senado. Confira o resultado da pesquisa:









Lasier Martins (PDT) – 29% 
Olívio Dutra (PT) – 26%
Beto Albuquerque (PSB) - 12%
Simone Leite (PP) – 2%
Júlio Flores (PSTU) – 2%
Ciro Machado (PMN) – 2%
Gold (PRP) - não pontuou

Em branco/nulo/nenhum – 7%
Não sabe – 19%

Eleições 2014 - 2

Mais números do Datafolha


O Instituto Datafolha divulgou os números de pesquisas sobre intenção de votos para os governos do Paraná e de Minas Gerais. Confira os números:







PARANÁ

Beto Richa (PSDB) – 39%
Requião (PMDB) – 33%
Gleisi Hoffmann (PT) – 11%
Bernardo Pilotto (PSOL) – 1%
Ogier Buchi (PRP) – 1%


Brancos e nulos - 5%
Não sabe ou não respondeu - 10%

MINAS GERAIS

Fernando Pimentel (PT) – 29% 
Pimenta da Veiga (PSDB) – 16%
Tarcísio Delgado (PSB) – 4%
Eduardo Ferreira (PSDC) – 2%
Professor Túlio Lopes (PCB) – 2%
Fidélis (PSOL) – 1%
Cleide Donária (PCO) – 0%

Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 31%

Prévia do PIB

Retração de 1,2% no segundo trimestre

A economia brasileira teve forte retração no segundo trimestre, indicam dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (15). Criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) registrou queda de 1,2% entre abril e junho, na comparação com o trimestre anterior. Foi a maior contração desde o primeiro trimestre de 2009 (-2,67%), quando o país sentia os efeitos da crise financeira internacional. A comparação foi feita pelo indicador dessazonalizado, ou seja, sem influência das variações por época do ano.
Os números revisados do BC indicam ainda que a economia brasileira já pode estar em recessão técnica – que se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Segundo o Banco Central, o nível de atividade, medido pelo IBC-Br, recuou 0,28% no quatro trimestre de 2013. No primeiro trimestre deste ano, teria caído 0,03% e, agora, no segundo trimestre de 2014, registrou contração de 1,2%.
Nos seis primeiros meses de 2014, segundo o BC, foi registrada uma alta de apenas 0,13%. Neste caso, comparação foi feita sem ajuste sazonal. Já no acumulado de 12 meses até junho, a prévia do PIB teve alta de 1,41%.

O resultado oficial do PIB do segundo trimestre será conhecido somente no dia 29 de agosto, quando será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. (com GI/conteúdo)

Água Mineral

ANVISA proíbe venda de produto da Nestlé


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (15) noDiário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do Lote 32966047S1 (validade: 23/10/2014) do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela Empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda.
De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária no lote. A resolução entra em vigor nesta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões de pessoas que apresentam imunidade baixa. (Agência Brasil)

Eleições 2014

Os números do Datafolha

O Instituto Datafolha apresentou números de pesquisas realizadas em alguns estados do Brasil. No Rio Grande do Sul, a liderança é de Ana Amélia Lemos (PP), em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) está na frente e venceria no primeiro turno, no Rio de Janeiro, Crivela caiu e Garotinho é líder isolado, em Brasília, a liderança é de José Arruda (PR)  enquanto que em Pernambuco Armando Monteiro (PTB) seria eleito no primeiro turno. Confira os números:



RIO GRANDE DO SUL

Ana Amélia Lemos (PP) – 39%
Tarso Genro (PT) – 30%
José Ivo Sartori (PMDB) – 7%
Vieira da Cunha (PDT) – 3%
João Carlos Rodrigues (PMN) – 1%
Roberto Robaima (PSol) – 1%
Édison Estivalete (PRTB) – 0%
Humberto Carvbalho (PCB) – 0%
Branco/Nulo – 6%
Não sabe/Não respondeu – 14%

Rejeição

Tarso Genro – 27%
Ana Amélia – 13%
Vieira da Cunha – 9%
José Ivo Sartori – 6%

SÃO PAULO

Geraldo Alckmin (PSDB) – 55%
Paulo Skaf (PMDB) – 16%
Alexandre Padilha  (PT) – 5%

Rejeição

Padilha (PT) 28% - Skaf (PMDB) 20% - Alckmin (PSDB) 19%

RIO DE JANEIRO

Garotinho (PR) – 25%
Crivella (PRB) – 18%
Pezão (PMDB) – 16%
Lindbergh (PT) – 12%

Rejeição

Garotinho (PR) 40% - Pezão (PMDB) 20% - Lindbergh (PT) 20% - Crivella (PRB) 16%

BRASILIA

José Roberto Arruda (PR) -  35%
Agnelo Queiroz (PT) – 19%
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 13%
Toninho (PSol) – 7%
Luiz Pitiman (PSDB) – 4%

Rejeição

Agnelo (PT) 48% - Roriz (PRB) – 37% - Rollemberg (PSB) – 13%

PERNAMBUCO

Armando Monteiro (PTB) – 47%
Paulo Câmara (PSB) – 13%

Rejeição

Câmara (PSB) 17% - Monteiro (PTB) 9%