terça-feira, 12 de agosto de 2014

Inadimplência

Crescimento em julho chega a 4,43%, aponta SPC

A inadimplência do consumidor registrou alta de mais de 4% em julho, em relação a junho, segundo levantamento divulgado hoje (12) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com julho de 2013, houve alta de 11%. No acumulado de janeiro a julho, a inadimplência subiu 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, que registrou variação de 21,2%. Cheques sem fundos subiram 11,6% e dívidas não bancárias (de cartões de crédito, financeiras, lojas, contas de telefone, energia elétrica e água) tiveram alta de 6,1%. A inadimplência com os bancos cresceu 0,3%.

O valor médio das dívidas com os bancos teve queda de 6,8% nos primeiros sete meses deste ano, na comparação com o mesmo período em 2013. A inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectivamente.

Segundo os economistas da Serasa, as dificuldades com o cenário econômico atual – juros altos, inflação e enfraquecimento do mercado de trabalho – levam ao quadro de elevação moderada da inadimplência. “O fim dos feriados e paralisações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados”, diz a divulgação da Serasa. (Agência Brasil)

ATENÇÃO

Anvisa proíbe comercialização de emagrecedor em cápsulas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu hoje (12) a fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Seca Barriga em cápsulas. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.
O rótulo do produto informa ser fabricado por Laboratório Quallys Ltda, com CNPJ 01.170.992/0001-16, Inscrição Estadual 241379485 e situado na Avenida Tiradentes, 1.320, no centro de Rio do Campo, em Santa Catarina. Entretanto, encaminhamento da Diretoria de Vigilância Sanitária do estado informou a inexistência de CNPJ e inscrição estadual, além de endereço falso do fabricante.
Na mesma publicação, a Anvisa suspende, como medida de interesse sanitário, a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Extreme Liss Restore Argan Charis Professional, fabricado pela empresa Di Fiorena Indústria Cosmética Ltda. Epp, de Franca-SP.

Uma auditoria constatou que o produto tem ação alisante diferente da alegada pela empresa em notificação à Anvisa, que determina o recolhimento do estoque do produto existente no mercado.(Agência Brasil)

Atendimento no SUS

Um terço dos paulistas espera mais de seis meses



Três em cada dez paulistas que aguardam atendimento na rede pública estão há mais de seis meses na fila de espera, segundo pesquisa Datafolha encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgada nesta terça-feira, 12.
Levantamento feito com 812 moradores do Estado de São Paulo mostra que 37% dos entrevistados aguardam por uma consulta, exame ou cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 30% esperam há mais de seis meses, dos quais metade já está na fila há mais de um ano.
O tempo de espera por atendimento foi o item que recebeu a pior nota dos usuários entre nove aspectos avaliados. Seis em cada dez entrevistados (61%) deram notas entre 0 e 4 para o item.
O serviço da rede pública melhor avaliado foi a acesso gratuito a medicamentos. Apenas 27% dos entrevistados deram nota inferior a 4, enquanto 31% disse que o serviço merece nota de 8 a 10.

A pesquisa também mostra que os paulistas avaliam mal a saúde no Brasil. Quase um terço dos entrevistados deram nota zero para o tema. (Agência Estado)

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques desta terça-feira, dia 12 de agosto






- Remoção de presos do Central é suspensa
Justiça exige da Susepe cronograma de contratação de agentes para cadeias que receberão detentos transferidos (Zero Hora)

- Estado adota esquema contra o vírus Ebola
Plano de contingência é preventivo. Aeroporto e hospital estão atentos para qualquer eventualidade (Correio do Povo)

- Para Petrobras, alta de preço é imprescindível
Diretor de finanças explica que combustíveis defasados agravam endividamento (Jornal do Comércio)

- Supremo julga validade da “desaposentação”
O impacto estimado pelo INSS para os cofres públicos em caso de vitória dos aposentados é de R$ 3 bilhões (O Sul)

- Analistas esperam aumento nas tarifas de até 7% no próximo ano
Nessa conta estão contempladas, principalmente, uma alta mais forte da gasolina, da conta de energia elétrica e das tarifas de ônibus (Folha de São Paulo)

- Graça Foster pode escapar de ter bens indisponíveis
Relator do processo indica que poderá minimizar responsabilidade da presidente da Petrobras (Estadão)

- Genoino e Lamas passam hoje a cumprir pena em casa
Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a progressão do regime dos dois de semi-aberto para aberto (O Globo)

- TER julga hoje se Arruda poderá concorrer a governador
Se a candidatura do representante do PR for rejeitada, ele poderá seguir na corrida, até eventual confirmação pelo TSE (Correio Braziliense)

- Sete sessões no mês e nada de votação na Câmara de BH
Com 18 vereadores candidatos a deputado, 28 projetos estão parados na Câmara. Um deles refinancia os débitos do IPTU (Estado de Minas)

- Contadora liga Youssef ao governo de Roseana
Meire Bonfim afirma que governo maranhense recebeu R$ 6 milhões em propinas (Gazeta do Povo/PR)

Bom Dia!

Escola de tempo integral!


Ontem (11) ouvi atentamente a entrevista da presidente Dilma Rousseff (PT) na Rádio Gaúcha\ e agora estou conferindo na ZH. Tem muito assunto para comentar sobre o que a presidente disse, mas quero destacar apenas um. Disse Dilma:

- Primeiro, crianças tem de ter creche. Além disso, tem a alfabetização que precisa ser na idade certa. Terceiro: não há país que chegou a se desenvolver sem educação em tempo integral. (o grifo é meu)

Quando o Leonel Brizola foi governador do Rio de Janeiro e o Darcy Ribeiro secretário de Educação, foram criados nem sei quantos CIEPs, escolas de tempo integral para atender, principalmente, crianças carentes.
Quando o Alceu Collares foi prefeito de Porto Alegre, criou não sei quantos CIEPs, repetindo o mesmo quando foi governador do Estado, criando várias escolas de tempo integral no RS.
Nos dois momentos, a atual presidente era filiada ao PDT e apoiou integralmente a instalação destes equipamentos de educação.
Quando Olívio Dutra (PT) assumiu a prefeitura de Porto Alegre, imediatamente mandou acabar com as escolas de tempo integral sob a alegação de que “elas serviam apenas para aumentar o assistencialismo”. Quando assumiu o governo do Estado, Olívio fez a mesma coisa.

Faz 12 anos que o PT está governando o Brasil e Dilma, que agora é filiada ao partido, em nenhum momento lembrou de exigir do governo petista que retomasse o projeto dos CIEPs. Quem sabe, por não ser uma idéia do Lula e/ou do PT, as escolas de tempo integral não serviam.

Pois agora, ao ouvir e ler a entrevista da presidente petista, fico sabendo que ela acha que “não há país que chegou a se desenvolver sem educação em tempo integral”

Como estamos em pleno ano eleitoral, quase no mês das eleições, fico imaginando que a presidente deve ter lembrado de seu tempo de pedetista e aproveitado a ocasião para, de alguma forma, dizer ao Brasil que CIEP é bom e necessário, mas desde que seja uma ideia do PT. E não vou me surpreender se o atual governador do RS acabe afirmando o mesmo.

Tenham todos um Bom Dia!