segunda-feira, 2 de junho de 2014

Petrobras


Estatal contrata sete vezes mais terceirizados do que concursados


Reportagem publicada no jornal O Globo de hoje (2) mostra o absurdo número de funcionários terceirizados contratados pela Petrobras nos últimos 12 anos. Quanto Lula assumiu os terceirizados eram 121 mil e hoje são 360 mil, o que significa um crescimento de quase 200%. Já o número de concursados, que em 2003 eram 40 mil, saltou para 86 mil. Isto significa que nos últimos 12 anos, sete vezes mais contratados indiretamente foram admitidos pela estatal, em relação ao número de concursados.

Na CPI da Petrobras, representantes do governo argumentaram que a contratação de terceirizados não é ilegal. Hoje, eles formam 80% do quadro. Mas a lei proíbe este tipo de contratação para as chamadas atividades afim e que são relacionadas ao negócio principal da empresa e que são reservadas aos concursados. Tal determinação está no artigo 37 da Constituição. Os cargos de engenheiro, economista, administrador, geólogo, contador e advogado, estão no plano de carreira da Petrobras.

A situação mostra que hoje, para cada funcionário de carreira há quatro terceirizados atuando nas áreas administrativas a plataformas de produção de petróleo em alto mar. E a situação deverá piorar a partir deste mês, quando 8.300 funcionários efetivos que aderiram ao programa de demissão voluntária começam a deixar a estatal. A presidente Graça Foster já disse que pretende repor apenas 60% das vagas.

A ocupação de vagas por terceirizados gerou pelo menos 30 ações judiciais propostas por sindicatos e pelo Ministério Público do Trabalho. Diante das ações, em 2006, a Petrobras fez um acordo prometendo regularizar a situação até 2010, mas não cumpriu. Segundo o MPT, a empresa só deveria contratar terceirizados para atividades complementares, como manutenção, vigilância e comunicação.

Trecho da reportagem do jornal O Globo, mostra que “a demanda crescente leva a estatal a firmar contratos bilionários com várias intermediárias. Uma das maiores é a Hope RH, que aparece na lista de supostos beneficiários do esquema investigado pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato. A empresa aparecia em documentos do ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, apreendidos quando ele foi preso. A Hope nega ter relações com ele”.

Machado Filho

Crônica

Lula critica erros do PT sem olhar no espelho

Josias de Souza*

Inconformado com as pessoas que desvirtuam o PT, Lula decidiu reagir. No início de maio, já havia criticado a rendição da legenda ao dinheiro. Agora, em entrevista à CartaCapital, disse: “A gente não pode permitir que meia dúzia de pessoas deformem esse partido, ele é muito grande.”
O PT deveria mesmo expulsar quem sistematicamente desmoraliza a legenda, afastando-a de suas origens. Infelizmente, os que fazem isso geralmente comandam o partido. Lula deu o diagnóstico: “O PT erra quando começa a entrar na mesmice dos outros partidos. Erra quando usa a mesma prática dos outros partidos.” Perfeito!
Noutra constatação precisa, Lula disse que “o Brasil não tem tradição de partido nacional, a tradição são tribos locais, com caciques regionais.” No tempo em que era uma estrela que apontava para costumes renovados na política brasileira, o PT execrava Sarneys, Renans e outros Barbalhos. Mas, no poder, Lula aliou-se ao atraso. E chamou isso de amadurecimento. Para alguém que se pretendia reformador, banhou-se no pântano da “mesmice” com acintosa naturalidade.
Lula disse que vai “ajudar o PT a voltar ao seu leito natural.” Olhar no espelho seria um bom começo. Pode ser após o despertar, barriga colada à pia do banheiro, enquanto espalha o dentifrício pelas cerdas da escova.
 Levando a experiência a sério, depois de bochechar e lavar o rosto, Lula enxergará no espelho, no instante em que erguer os olhos para pentear os cabelos, o reflexo de um culpado. Sua imagem refletida dirá: “Bom dia, vim apresentar você a você mesmo.”
*Jornalista do UOL

Greve dos municipários

Baixa adesão e serviços essenciais funcionando

O levantamento feito durante a manhã desta segunda-feira, 2, e apresentado pelos secretários e gestores municipais ao prefeito José Fortunati, aponta baixa adesão dos servidores à greve convocada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Nenhum serviço essencial foi interrompido e quase todos os orgãos da administração municipal funcionam normalmente. Todas as unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde estão funcionando. O primeiro balanço feito pelas Gerências Distritais aponta alteração em setores de alguns postos, mas nenhum deixou de abrir as portas.

Após a reunião com os secretários, no Centro Integrado de Comando – Ceic, o prefeito concedeu coletiva à imprensa com o balanço da paralisação. “Acredito que grande parte da categoria acabou compreendendo as dificuldades orçamentárias e financeiras que o município passa e percebeu o grande esforço que estamos fazendo para contemplar o reajuste com a inflação integral, de 6,28%, a serem pagos já na próxima folha. Por isso, a adesão foi pequena”, disse Fortunati. Ele ressaltou que hoje pela manhã foi entregue uma carta assinada por ele formalizando a proposta, feita verbalmente na semana passada na mesa de negociação com representantes do Simpa.

O prefeito também destacou que a maior preocupação é manter os serviços essenciais funcionando. “Enquanto os servidores discutem se aceitam nossa proposta, nós continuaremos fazendo tudo para que os serviços públicos não sejam suspensos e para garantir o atendimento à população, especialmente aos que mais precisam desses serviços de saúde, educação e assistência social”, afirmou.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 2 de junho




Negócios vinculados ao turismo na Capital crescem 80% com a Copa
Estudo aponta aumento de empreendimentos no período posterior à confirmação do Mundial no Brasil. (Zero Hora)

Na USP, seis em cada 10 alunos teriam condições de pagar a mensalidade
Universidade arrecadaria 44% do total que recebe do Estado se adotasse o modelo. (Folha de São Paulo)

Fortunati garante reposição da inflação em parcela única
Prefeito de Porto Alegre reafirmou que cortará ponto de servidores grevistas. (Correio do Povo)

Rei Juan Carlos da Espanha abdica ao trono
Juan Carlos I, de 76 anos, divulgará hoje os motivos de sua abdicação.(Gazeta do Povo/PR)

Dilma inaugura importantes obras incompletas no Rio
Presidente entrega BRT Transcarioca e reforma de aeroporto incompletos e sem data de conclusão. (O Globo)

PIB pode ficar negativo por falta de confiança
Piora generalizada na percepção ameaça derrubar índice nos próximos trimestres. (Jornal do Comércio)

Confiança cai e PIB do 2º trimestre pode ser negativo

Estudo da FGV-Ibre mostra piora das perspectivas em diferentes setores e relaciona esse pessimismo ao resultado final da economia. (Estadão)

 

Fifa vai vender mais ingressos para a Copa na quarta-feira

Novo lote de ingressos será bem limitado e englobará os 64 jogos. (O Sul)

 

Tolerância com inflação é ameaça à credibilidade do regime de metas

Regime de metas completa 15 anos sob avaliação positiva, mas, ao permitir que o IPCA se mantenha perto do teto de variação, o governo arranha a credibilidade do sistema e joga incerteza sobre a estabilidade econômica. (Correio Braziliense)

 

Menos gaúchos crêem na eficácia de protestos

Pesquisa feita na Capital aponta que caiu de 85,9% para 75% o percentual de manifestantes que acham que passeatas irão melhorar o Brasil. (Metro/POA)