sexta-feira, 16 de maio de 2014

Protestos e vaias

Manifestantes enfrentam Dilma na Paraíba

Cerca de 200 pessoas, entre servidores estaduais e federais, mutuários do SFH e índios vaiaram a presidente e bloquearam a pista em frente ao local onde acontecia formatura de estudantes do Pronatec

Protestos populares marcaram a passagem da presidente Dilma Rousseff em João Pessoa (PB) na manhã desta sexta-feira, 16. Cerca de 200 pessoas, integrantes de grupos de indígenas, de servidores estaduais e federais e de mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) levaram faixas e cartazes para a porta do Forrock, casa de shows da capital paraibana que recebeu a formatura de 1,7 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desta sexta-feira.

Impedidos de entrar no evento, os manifestantes chegaram a bloquear, por alguns minutos, a Avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao local, mas a via foi reaberta por policiais militares. Na chegada da presidente e de sua comitiva, foram ouvidas vaias. O maior grupo de manifestantes, o dos mutuários, reclama da MP 633, que trata dos acordos entre seguradoras e mutuários do SFH por consertos em imóveis com problemas de construção.
"Entregam um apartamento cheio de rachaduras e goteiras e não querem consertar, o problema fica sempre com quem pode menos", reclama a aposentada Ivanilce Maria Rocha, de 63 anos, uma das afetadas pela resolução do governo. A medida provisória foi criada pelo governo para tentar conter a onda de ações judiciais sobre o tema, que já alcançaria o número de 350 mil no País.(Agência Estado)

Copa do Mundo 2014

Credenciais para quem cadastrou veículo

Imagem: PMPA/Divulgação
A partir de segunda-feira, 19, serão entregues as credenciais para moradores, comerciantes, funcionários e usuários de serviços das imediações do estádio Beira-Rio que já realizaram o cadastramento de veículos automotores para os dias de jogos da Copa. Para a retirada, é necessário apresentar um documento de identidade, um comprovante de residência ou de estabelecimento comercial, e o documento do veículo.
O atendimento será das 9h às 20h, no prédio da Secretaria Municipal de Segurança (avenida Padre Cacique, 708, térreo). O prazo para retirada termina em dia 10 de junho. Só será permitido aos veículos acessar a Área de Segurança mediante a apresentação de credencial.


O cadastramento é gratuito e pode ser feito no site: www.portoalegre.rs.gov.br/vizinhodacopa 

Para quem não tem acesso à Internet, será possível fazer o cadastramento no prédio da secretaria. Estão cadastradas no site da prefeitura 2.151 pessoas. Para receber a credencial, é necessário ser morador e/ou trabalhar na área de segurança; ter garagem própria ou locada.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 16 de maio




MP denuncia quatro e diz que pai é mentor do crime
Leandro Boldrini, madrasta, assistente social e seu irmão estariam envolvidos na execução da morte do menino Bernardo. (Correio do Povo)

Fornecedores da Petrobras são doadores de quatro titulares da CPI

Relator da comissão, petista José Pimentel (CE) recebeu, por exemplo, R$ 1 milhão da Camargo Corrêa, empreiteira que integra consórcio responsável por obras da refinaria Abreu e Lima, sobre as quais pesam suspeitas de superfaturamento. (Estadão)


Protesto contra Copa do Mundo fracassa em Porto Alegre
Após as 19h30, cerca de 70 pessoas iniciaram uma caminhada pela Borges de Medeiros. (O Sul)

Inflação, juros altos e endividamento assustam brasileiros
A escalada da inflação e os juros mais altos apertaram o orçamento doméstico e fizeram o brasileiro botar o pé no freio das compras. (Correio Braziliense)

Exportações gaúchas caem 4,4% em abril
Indústria, que vendeu ao exterior 58,3% do total, teve uma redução de 18,8%. (Jornal do Comércio)

Nova propaganda do PT mira no combate à corrupção
Em dois vídeos, o partido aposta na fixação de uma imagem de que nunca se combateu tanto a corrupção como nos 11 anos de governo petista. (O Globo)
 
57 mil escalados para segurança na Copa
Exército, Marinha e Aeronáutica terão uma complexa estratégia de defesa para as 12 sedes. Em Porto Alegre haverá 3,6 mil militares. (Zero Hora)

Dilma afirma que principais dirigentes da Fifa são um peso
“Tirem o Blatter e o Valcke das minhas costas” (Folha de São Paulo)

Senadores da CPI receberam doações de fornecedores da Petrobras
Um terço dos 12 titulares da CPI da Petrobras do Senado indicados até agora recebeu dinheiro de fornecedoras da estatal nas eleições de 2010. (Gazeta do Povo/PR)

Tomate e morango lideram alta nos sacolões de BH
Produto está custando, em média, 38,46% mais caro; preço do morango subiu 28,47% em maio. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Ser a favor da Copa é crime?

Mais ou menos 150 manifestantes
Senti na pele, como se diz em São Gabriel, o transtorno provocado pelas manifestações (?) contra a Copa do Mundo acontecidas no final da tarde de ontem. Todos os dias uso o lotação para voltar pra casa, ao final do meu dia de trabalho. Levo mais ou menos 25 minutos desde que saio até chegar em casa. Pois ontem, mesmo chegando no ponto do lotação às 18h30, acabei chegando em casa às 20h45. Fiquei quase uma hora e meia na fila do lotação.
No tempo em que fiquei lá, ouvi pessoas falando sobre a Copa e sobre as manifestações contra ela. Posso afirmar que a maioria, mesmo não concordando com a realização do torneio no Brasil, afirmavam que a Copa vai acontecer e que temos que estar preparados para fazer o mais bonito possível para o mundo inteiro. A grande maioria se posicionando contra os arruaceiros e vândalos que, saindo do largo da prefeitura, subiam a Borges de Medeiros em direção à Cidade Baixa. Fiquei olhando e ouvindo os gritos histéricos de alguns e constatei que mais ou menos 100, no máximo 150 manifestantes formavam o barulhento grupo. Os lojistas corriam para fechar as cortinas de suas lojas, o que não impediu que os marginais de sempre, mascarados, pichassem paredes, e tentassem transformar o movimento em mais uma depredação. O que, fiquei sabendo, acabou acontecendo mais tarde quando um container de lixo foi incendiado. Entre os contestadores, bandeiras do PSol, da CUT, do PSTU e outras, vermelhas, sem identificação.
No lotação, fiquei pensando sobre a cultura instituída entre muitos de ser contra a Copa. Normalmente a maioria das pessoas nem sabe o motivo de ser contra, mas é. Parece que ser contra a Copa é politicamente correto, enquanto que ser a favor, é crime!
A Copa vai acontecer, meus amigos e será que até lá vamos ter que conviver com estes 100 ou 150 contestadores (?), na maioria pagos por quem a gente já sabe, que tentam protestar contra a vinda, por exemplo, de 83 mil estrangeiros que adquiriram ingressos para os jogos em Porto Alegre?  Será que este grupo infinitamente pequeno tem razão em impedir que quem trabalhou o dia inteiro e que representa a grande maioria, tenha imensas dificuldades em voltar pra casa depois de fazer aquilo que os marginais que integram o grupo de protestos não fazem, ou seja, trabalhar?

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!