quarta-feira, 14 de maio de 2014

Esquecimento

Daniel e o Furacão

Márcia Costa Dienstmann* 



Em abril, quando um torcedor espanhol atirou uma banana para o lateral Daniel Alves, mulato, o atacante Neymar divulgou fotos com o filho, a internet criou a campanha “Todos somos macacos” – e a imprensa perdeu a chance de contar uma grande história de racismo e fazer uma relação entre os dois fatos.

A notícia que não ganhou um segundo ou uma linha na imprensa é a de Rubin Carter, “O Furacão”, que morreu agora em abril, o mês da banana. A história de Carter é bem mais grave: boxeador peso médio, ele seria campeão mundial  mas foi acusado de triplo homicídio em Nova Jersey por um policial branco que sabia que ele era inocente (e que já o sacaneava desde criança), e ficou 15 anos na cadeia, de 1970 a 1985. Quem quiser pode ver o premiado filme “Hurricane” – Denzel Washington é Rubin Carter, Bob Dylan fez e canta a música, é só buscar no google.

Se a ideia realmente era defender Daniel Alves e abominar o racismo, melhor do que mostrar Neymar com o filho e a campanha “Somos todos macacos” não teria sido contar a história de Carter, recém-falecido, e fazer a relação? A imprensa perdeu uma grande chance de mostrar grandiosidade  e inteligência, e de fazer justiça.
*Jornalista  

Copa 2014

Prefeito apresenta programação para o Mundial
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Porto Alegre estará preparada para receber os milhares de turistas que virão para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. A garantia foi dada pelo prefeito José Fortunati, ao apresentar, na manhã desta quarta-feira, 14, a programação do projeto “Território da Copa – Experiência Porto Alegre” e a série de atrações, serviços e entretenimento tanto para bem-receber o contingente de estrangeiros que chegará à cidade como para mobilizar o cidadão porto-alegrense. A solenidade de apresentação do projeto para convidados e imprensa ocorreu no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

Calcula-se que, para cada turista (do total de 243.530 ingressos vendidos, 83,3 mil foram para estrangeiros), de três a quatro pessoas acompanham o torcedor à cidade. Conforme os dados apresentados por Fortunati no lançamento, Porto Alegre foi a primeira cidade do país a vender todos os ingressos e a terceira entre as 12 cidades sede a receber maior grupo de turistas estrangeiros. “A ampla programação vai possibilitar mostrar Porto Alegre de forma diferenciada para o exterior, consolidando como um ponto turístico importante do Brasil. Junto com as obras de mobilidade, este é um importante legado que a Copa deixa para a Capital”, disse o prefeito, lembrando que, para a construção desta permanente imagem atrativa, o projeto foi baseado em conceitos como a valorização da cultura local.

O prefeito destacou, ainda, que o projeto procurou destacar a hospitalidade e a vocação da cidade para os valores de união, tolerância e diversidade. Para tanto, foi lançado o movimento “Todos os povos. Todas as cores. - Porto Alegre contra o preconceito”. “Queremos uma Copa diferenciada, e Porto Alegre tem todas as condições de ser a cidade a melhor receber seu turista”, disse Fortunati, ao dar como exemplo o fato de Porto Alegre ser reconhecida como capital da democracia participativa, de ser receptiva, acolhedora e a única cidade no mundo com um Grupo de Diálogo Inter-religioso.

O projeto, acrescentou Fortunati, irá aproveitar a exposição mundial para estimular a diversidade e o respeito a todos, reafirmando o compromisso da cidade de bem-receber os visitantes. O prefeito lembrou que, entre os ingressos vendidos, 18,5 mil foram para argentinos, 14 mil para australianos, 12,3 mil para norte-americanos e 8,9 mil para alemães. Também terão uma forte presença nos cinco jogos na Capital  franceses (4,4 mil), holandeses (3 mil), ingleses (2,9 mil) e russos (1,2 mil).

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Território da Copa - Entre as 12 cidades que receberão o Mundial, Porto Alegre tem como diferencial para o torcedor a oportunidade de viver a Copa em um trecho de 4,3 quilômetros, percorrendo a pé do Centro Histórico ao Estádio Beira-Rio. O conjunto de ações, com o apoio de uma rede de parceiros para receber esse contingente de torcedores e familiares, inclui edições extras do Viva o Centro a Pé e a instalação do Acampamento Farroupilha Extraordinário, onde 86 piquetes apresentarão ao turista os costumes do Sul, com a possibilidade de oficinas de dança e gastronomia. Outro diferencial será o Caminho do Gol, em que o turista terá nos dias de jogos, do Centro Histórico até o Estádio Beira-Rio, um caminho com diversas atividades culturais e de Lazer. Ao todo, 90 atrações estarão à disposição do torcedor.

Participaram da solenidade, o vice-prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Moraes, o coordenador do Comitê Olímpico Local (Col) Paulo André Jukoski da Silva (o Paulão do Vôlei), o superintendente do Aeroporto Salgado Filho, Wilson Brandt Filho, o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, o secretário Estadual do Planejamento, representando o Governo do Estado, João Motta, cônsules da Espanha, José Pablo Alzina, da França, Ricardo Kotz, dos Estados Unidos, Jeffrey J Duarte, e da Nigéria, Evaldo Silva Junior.