quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mensaleiro condenado

Genoino volta para a Papuda

O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) se apresentou às 15h desta quinta-feira no Centro de Internamento e Reeducação dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele estava junto com seu advogado Cláudio Alencar e seu médico-cardiologista, Geniberto Campos.
A ordem para que voltasse à prisão foi decretada nessa quarta-feira pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tendo por base um laudo médico atestando que o quadro de saúde dele é estável e não grave. Ele cumpria prisão domiciliar desde novembro.

Memória

Populismo com o nosso dinheiro
A matéria e a foto reproduzidas abaixo, foram publicadas em Zero Hora no dia 06/10/2012 pelo repórter Humberto Trezzi, que estava em Caracas cobrindo a eleição venezuelana. Não é preciso lembrar que Hugo Chávez foi o vencedor, mas é preciso estar atento para a coincidência de propósitos das medidas tomadas por Chávez e por Dilma Rousseff. Lá o dinheiro foi distribuído em espécie. Aqui, ele vem em forma de aumento de 10%, acima da inflação, para o Bolsa Família. Nos dois casos, uma escancarada compra do voto das camadas mais humildes. Será que o povo brasileiro, em sua maioria, não vai reagir a esta fórmula mais do que populista de ganhar (?) votos? Quando vejo medidas como a anunciada pela presidente Dilma, entendo a colocação de bananas em cenários de programas de TV.
Machado Filho

Hugo Chávez libera distribuição de dinheiro na véspera da eleição
Benefício equivale a cerca de R$ 1.060 aos venezuelanos cadastrados em programas de complementação de renda familiar


Um dia antes da maior eleição da história venezuelana, o governo do presidente Hugo Chávez determinou ao Banco da Venezuela que distribua benefícios aos venezuelanos cadastrados no programa Misión Niños e Niñas del Barrio, um programa de complementação de renda familiar. Em dinheiro. Milhares de venezuelanos pobres compareceram em frente às agências bancárias de Caracas, atrás da verba — curiosamente liberada na véspera do pleito. As filas de candidatos ao benefício se estenderam por quarteirões.(Zero Hora)

Financial Times

Aumento de 10% do Bolsa Família 
é 'passo populista

Jornal britânico lembrou que o reajuste está acima da inflação e o classificou como 'contra-ataque à oposição'

O jornal britânico Financial Times classificou o aumento de 10% dos benefícios do programa Bolsa Família como um "passo populista" antes das eleições presidenciais. Em reportagem, a publicação destaca que o reajuste do valor transferido às famílias pobres será maior que a inflação que gira atualmente em torno de 6%. Para oFT, é a ação "mais agressiva de contra-ataque da presidente contra a oposição".

"O passo populista marca o mais agressivo contra-ataque da presidente contra a oposição, que tenta diminuir sua forte liderança nas pesquisas", diz o FT. A reportagem avalia o reajuste como "acentuado" e destaca que, apesar de Dilma Rousseff continuar líder isolada nas pesquisas de intenção de voto, a medida acontece dias após pesquisas mostrarem queda de Dilma e avanço dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos.
Ao lembrar que o aumento anunciado na noite desta quarta-feira, 30, pela presidente Dilma em cadeia de rádio e televisão é maior do que a inflação, a reportagem diz que a medida reforça o programa de transferência de renda para os mais pobres que foi a marca do período de quase 12 anos de governos do Partido dos Trabalhadores.
FT lembra ainda que atualmente cerca de 36 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família. "Juntos, formam um grupo que é considerado por analistas como uma base eleitoral leal ao Partido dos Trabalhadores, particularmente no nordeste pobre do País", diz o texto.(Estadão/conteúdo)