terça-feira, 18 de março de 2014

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 18 de março




A dignidade das pessoas encarceradas foi aniquilada
Prometida desde junho, a visita do presidente do STF a uma das piores prisões do país, durou 20 minutos. Secretário de Segurança anuncia, de novo, solução até o final do ano. (Zero Hora)

IPCA pode ampliar o ciclo de alta da Selic
Inflação resistente reforça cenário de elevação dos juros em abril, maio e julho. (Jornal do Comércio)

Presídio Central é prova da falta de civilidade nacional
Presidente do Supremo visita maior penitenciária do Estado e classifica situação como “feudal”. (Correio do Povo)

Presídio Central terá solução ainda em 2014, diz secretário
O secretário de Segurança, Airton Michels garantiu solução ainda este ano. (O Sul)

Putin assina decreto para entrada da Criméia na Federação Russa
A medida foi anunciada após a realização, no domingo, de um referendo ao estilo soviético. (Gazeta do Povo/PR)

MPF vai investigar denúncia de propina na Petrobras
A procuradoria determinou a abertura de uma investigação criminal para apurar o pagamento de propina a funcionários da petroleira, que teriam recebidos cerca de US$ 139 milhões em propinas. (Estadão)

Medo de nova derrota no Congresso assombra governo
Planalto adia, mais uma vez, a análise do Marco Civil da Internet na Câmara porque 80% do PMDB são contra a aprovação do texto. (Correio Braziliense)

Tornozeleiras eletrônicas são subutilizadas em Minas
Adotados há pouco mais de um ano em Minas Gerais, os equipamentos têm alcance limitado e funcionam 25% abaixo de sua capacidade. (Estado de Minas)

Planalto negocia com PMDB saída para votar lei da Internet
A presidente Dilma Rousseff elegeu a aprovação do Marco Civil como ponto de honra e cogita retaliar que estiver por trás de uma eventual derrota do governo na votação. (Folha de São Paulo)

Putin: “Criméia é parte inseparável da Rússia”
O presidente russo, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram nesta terça-feira um acordo para tornar a península ucraniana parte da Rússia. (O Globo)

Bom Dia!

Uma segunda-feira cheia!
Não podemos nos queixar da falta de notícias na segunda-feira. Tivemos muitas e importantes informações durante o dia de ontem. E a terça também promete. 
Vamos começar pela visita do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ao Presídio Central, a pior cadeia do Brasil. Lá, durante 20 minutos, Barbosa conheceu o horror de um espaço onde deveriam estar duas mil pessoas e estão 4.411. Em três frases, o ministro definiu o que viu e o que espera. “A dignidade das pessoas encarceradas foi aniquilada. Submeter seres humanos a condições de vida como estas é prova de falta de civilidade”. Sobre a possibilidade de busca de uma saída, Barbosa disse que “a solução é simples. É cumprir o que consta da Constituição, das leis. Construir instalações minimamente equipadas, que possam receber seres humanos”. O ministro encerrou seus comentários sobre o Presídio Central, apontando um caminho. “Não me parece que para um país com o nível de renda, de riqueza, que tem o Brasil, resolver o problema prisional seria tão grave assim. Se todas as pessoas que têm um mínimo de responsabilidade política no âmbito estadual, e não só as pessoas eleitas, tirassem um dia de sua vida para visitar um presídio como este, tenho certeza de que nasceria daí uma consciência mais qualificada da necessidade de mudar este estado de coisas”.
Para mim, um fato também chamou muita atenção, além das considerações de Barbosa. Foram as promessas do secretário de Segurança, Airton Michels de que até dezembro o problema estará resolvido. Para ele, até o final de ano o Central poderá se transformar em equipamento público de outra natureza. Como diria o Silvio Santos, eu só acredito vendo!
Ainda na área política, a presidente Dilma empossou, nesta segunda-feira, novos seis ministros. Com raras exceções, acho que dá para afirmar que, como o anterior, o novo ministério é formado por ilustres desconhecidos, se bem que todos, estrema e necessariamente importantes para a reeleição da presidente.
Por não ter, ainda, entendido profundamente o possível envolvimento de pessoas conhecidas na operação Lava-Jato, deixo para falar no assunto durante o dia. Mas ela foi uma outra notícia surgida na segunda-feira.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!