segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Gasolina pressiona inflação

Alta foi de 0,75% em dezembro
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve alta de 0,75%, na segunda prévia de dezembro, ante 0,72%, na apuração anterior. O cálculo, feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos com destaque para o de transportes (de 0,28% para 0,67%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calcula a inflação pelo reajuste de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais. Sua pesquisa de preços se desenvolve diariamente, cobrindo sete das principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.
A versão semanal do IPC – denominada IPC-S - segue metodologia de coleta quadrissemanal, com encerramento em datas pré-estabelecidas (7, 15, 22 e 31). Apesar de a coleta ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento.
A elevação divulgada hoje, correspondente a 0,75%, foi provocada pelo reajuste da gasolina (de 0,61% para 2,17%). Esta elevação está embutida no grupo de transportes (que subiu de 0,28% para 0,67%). No entanto, a maior taxa do período foi registrada no grupo alimentação (de 0,96% para 1,02%). As demais classes de despesas com aumentos em índices superiores aos da primeira prévia do mês são: educação, leitura e recreação (de 0,70% para 0,98%); alimentação (de 0,96% para 1,02%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,42% para 0,46%). (Agência Brasil)

Abel Braga

Treinador pode superar Teté

Teté com 321 jogos é o técnico que tem mais jogos no Inter, Claudio Duarte o segundo com 305, Dino Sani o terceiro com 271. Abel Braga, na quarta posição, com 258, deve subir para à terceira no primeiro semestre de 2014 e à segunda até o final do ano, e pode chegar à primeira no início de 2015. (Cláudio Dienstmann)


Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de segunda-feira, dia 16 de dezembro




Governo prepara plano de incentivo à poupança
Banco Central tenta aumentar taxa de investimento, principalmente entre a nova classe média. (Correio do Povo)

Acordo prevê revisão da dívida dos estados
Senadores e governo federal acertam votação do novo indexador para fevereiro. (Jornal do Comércio)

Nova lei provoca demissão de 405 mil domésticas
Mercado de cozinheiras, faxineiras e babás sofreu uma reviravolta. (O Sul)

Mais rigor na lei, mais prisões por bebida ao volante
Passado um ano da implantação de regras mais rígidas, o número de detenções de motoristas embriagados cresceu 29,6% no Estado. (Zero Hora)

Barbosa quer dar fim às questões do mensalão
O ministro não quer deixar nenhuma decisão pendente para o recesso, que terá início na sexta-feira e se estenderá até o primeiro dia útil de fevereiro. (Estado de Minas)

Justiça ainda não começou a cobrar multas do mensalão
Apesar de 20 dos 25 condenados no julgamento do mensalão já estarem presos ou cumprindo penas alternativas, a Justiça ainda nem começou a cobrar os mais de R$ 21 milhões --a serem corrigidos-- em multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal como parte da punição. (Folha de São Paulo)

Caem estimativas para crescimento da economia
A expectativa para a expansão da produção industrial foi alterada de 1,63% para 1,61%, este ano, e de 2,25% para 2,31%, em 2014. (Correio Braziliense)

Eleita com folga, Bachelet quer mudanças no Chile

Socialista que governou o país entre 2006 e 2010 recebe 62,2% dos votos e derrota com folga Evelyn Matthei, a candidata da centro-direita, que obteve 37,8%. (Estadão)

 

14% das crianças de Curitiba são obesas

Levantamento com 114 mil alunos da rede municipal mostra que 33,7% estão acima do peso. (Gazeta do Povo/PR)

 

Plano A é Eduardo para presidente

Pela primeira vez desde que a Rede Sustentabilidade selou aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a ex-ministra Marina Silva descartou de maneira enfática, em razão das recorrentes especulações, a possibilidade de ser cabeça de chapa.(Diário de Pernambuco)


Bom Dia!

Rubens Minelli
Quando se tem 72 anos, a quantidade de histórias que se tem para contar é muito grande. São fatos, passagens de vida, momentos da profissão que vão ficando guardados na memória e, alguns, até no coração. Minha história de vida, em se tratando destes momentos, não é muito diferente. Como jornalista, que sou desde os 19 anos, vivi muitos momentos inesquecíveis, participei de fatos e conheci pessoas. Com algumas criei uma relação que dura até hoje. Ficamos amigos.
Ontem, quando estava no Beira Rio aguardando a comitiva de jornalistas estrangeiros que vieram a Porto Alegre numa promoção da FIFA para conhecer a cidade, o Centro Oficial de Treinamentos (Arena) e o local dos jogos do Mundial (Beira Rio), vivi um destes momentos que me mostrou o quanto vale a pena exercer a profissão que exerço, com muito orgulho, faz mais de cinqüenta anos.
Antes quero contar que em 1975, quando era repórter esportivo da Rádio Farroupilha, tive a oportunidade de conhecer duas pessoas incríveis e diferenciadas, dois profissionais do futebol: Rubens Minelli e Gilberto Tim. Eles foram os responsáveis pela formação de um time fantástico: Manga, Cláudio, Figueroa, Hermínio e Vacaria – Caçapava, Falcão e Carpegianni – Valdomiro, Flávio e Lula. Foi o Inter que venceu, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Futebol, gol de Figueroa, contra o Cruzeiro. Nesta partida jogaram Valdir, Chico Fraga e Jair. Eu estava lá
Pois ontem, 38 anos depois, tive a alegria de rever e abraçar o grande comandante daquele time, o treinador Rubens Minelli. Com 85 anos, aposentado, ele veio ver de perto o local onde viveu tantos momentos de glória como técnico de futebol. Confesso, com orgulho, que senti o “professor” emocionado quando lembrou de mim e daquele tempo. Muito mais quando falamos de Gilberto Tim, uma pessoa especial que já nos deixou.
Depois da foto que tirei ao lado dele, fiquei lembrando de sua chegada ao Beira Rio. O presidente do Inter era Heraldo Hermann que, depois da conversa com Minelli, pediu que fossem até a sala da presidência para assinatura do contrato. Minelli, numa demonstração de todo o seu caráter, disse ao presidente que “depois da conversa que tivemos, não preciso de contrato”, e trabalhou todo o tempo no Colorado sem qualquer tipo de documento assinado. Num tempo em que os treinadores, antes de qualquer assinatura acertam como será a multa na rescisão, fico pensando no tipo de profissional que tive a honra de abraçar: Rubens Minelli.

Pedindo a protyeção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!