quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cigarro

Número de fumantes cai 20% em seis anos
O número de fumantes no Brasil diminuiu 20% nos últimos seis anos, passando de 19,3% em 2006 para 15,6% em 2012. A queda foi maior entre os adolescentes do que entre adultos e mais acentuada em homens em comparação com mulheres. Apesar disso, o padrão de consumo do tabaco no país piorou – os fumantes estão consumindo mais cigarros por dia e considerando cada vez mais difícil passar um dia sem fumar. 
Esses dados fazem parte do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito por pesquisadores da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo entrevistou no ano passado 4 607 pessoas com mais de 14 anos de 149 municípios brasileiros.
Segundo os resultados, o tabagismo entre adolescentes de 14 a 18 anos passou de 6,2% em 2006 para 3,4% em 2012, uma redução de 45%. Já entre maiores de 18 anos, essa taxa diminuiu de 20,8% para 16,9% no mesmo período, uma queda de 19%. 
Embora a prevalência de fumantes seja maior entre adultos do sexo masculino do que do feminino (21%, ante 13% em 2012), a queda nos últimos seis anos foi mais acentuada entre homens do que mulheres (22% e 13%, respectivamente). Esse dado indica a possibilidade de, no futuro, a taxa de fumantes ser semelhante entre ambos os sexos. (Com VEJA/conteúdo)

Bolsa Família

CCJ do Senado aprova ampliação
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 11, projeto de lei de autoria do senador Aécio Neves (MG),  que tenta reforçar os laços dos tucanos com o programa Bolsa Família. O texto introduz na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) a previsão de que o programa de transferência de renda será custeado com recursos do Fundo Nacional de Assistência Social.
A proposta seguirá para apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em decisão terminativa. Isso significa que, se for aprovado, o texto vai diretamente para a Câmara caso não haja recurso de senadores para levá-lo ao plenário da Casa.
Durante a sessão da CCJ, o tucano agradeceu aos colegas da comissão pela presteza que levaram à rápida aprovação da proposta, apresentada no fim de outubro. Ele disse que a medida vai dar segurança e tranquilidade aos beneficiários do Bolsa Família, programa inspirado, segundo ele, em iniciativas que tiveram início na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
"Ao integrar o Bolsa Família à Loas, estamos dando a ele um caráter de programa de Estado. É um passo concreto na consolidação desse programa que permitirá o seu acompanhamento mais de perto", destacou.(Agência Estado)

Negócio fechado

Leandro Damião vai para o Santos
O grupo Doyen Sports selou, nesta quarta-feira, a compra de 70% dos direitos de Leandro Damião do Internacional. A negociação já se arrastava há duas semanas, mas com o aumento da proposta o acordo foi concretizado. A saída vai render 13 milhões de euros – aproximadamente R$ 41,8 milhões - para o clube gaúcho.
O Santos, parceiro do fundo de investimentos, aguarda apenas a notificação para anunciar o jogador. Damião já tem salários acertados com o time paulista e deve se apresentar em janeiro na Vila Belmiro.
A chance de ganhar destaque no eixo Rio-São Paulo e a gravidez da esposa fizeram o jogador aceitar uma transferência nacional. Esse contexto fez o agente do jogador desistir de aguardar possíveis investidas europeias na virada do ano ou início de janeiro.
O negócio ainda pode envolver mais 2,5 milhões de euros. Quantia que será repassada ao Atlético Ibirama, de Santa Catarina, detentor de outros 30% do centroavante. Em um acordo não proporcional ao valor total da operação.

Bom Dia!

Faltou tempo para os pardais!
Leio, muito preocupado, que teremos mais um verão sem pardais nas estradas do Rio Grande do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo os veranistas não terão fiscalização dos pardais em pontos fixos das estradas estaduais. Em agosto, o DAER projetou a instalação de 45 equipamentos em 13 rodovias, mas até agora o plano segue sofrendo todos os entraves da famosa e famigerada burocracia.
Enquanto isso, sem os pardais, que pararam de funcionar em novembro de 2010, o número de mortes nas rodovias do RS aumentou 12%. Somente em 2013, o número de vítimas fatais em nossas estradas já se aproxima de 500.
Preocupante, mesmo, é a declaração do diretor geral do DAER, Carlos Eduardo Vieira: “Se tudo tivesse ocorrido normalmente, pelo menos até o Carnaval já teríamos os novos pardais. Não é uma licitação fácil de fazer”.
Deve ser realmente uma licitação muito difícil já que os pardais pararam de funcionar, como já foi dito, em novembro de 2010. Vamos combinar que apenas três anos é muito pouco tempo para que se faça uma licitação e se decida sobre a instalação de um equipamento que tem por objetivo preservar vidas. Regime de urgência para criação de Cargos em Comissão, por exemplo, é muito mais importante. A acomodação dos companheiros em cargos do governo foi decidida e resolvida, com urgência, nos primeiros meses da atual administração. Já os pardais, estes certamente ficarão para quando for possível a concretização da difícil licitação. Coisa sem importância não precisa de pressa, devem pensar nossos atilados governantes.
Lá em São Gabriel, a gente chama tudo isso de “pouca vergonha na cara”. No governo, a explicação deve ser de que faltou tempo para os pardais.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!