terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mensaleiro condenado

Genoino renuncia ao mandato
O deputado licenciado José Genoino (PT), preso desde o dia 15 de novembro por envolvimento no mensalão, vai renunciar ao mandato. No início da reunião da Mesa Diretora da Câmara, nesta terça-feria, 3, o vice-presidente da Casa, deputado André Vargas (PT-PR), apresentou a carta de renúncia do petista.
No encontro desta tarde, a Mesa Diretoria iria discutir a a abertura de um processo de cassação contra o deputado, condenado a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto. Ele estava licenciado do cargo desde julho, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

A apresentação da carta foi feita antes mesmo da conclusão da contagem dos votos dos integrantes da Mesa, que chegou ao placar de quatro a dois pela abertura do processo de cassação.


Copa 2014

Quatro europeus, no mínimo, jogarão em Porto Alegre

Com a definição de que o pote 4 do sorteio da Copa do Mundo de 2014, sexta-feira, no Sauípe, será formado por seleções européias que não são cabeças de chave, ficou assegurado que Porto Alegre terá no mínimo quatro países europeus em seus quatro jogos da primeira fase (sem contar a possibilidade do cabeça F1 e depois a oitava de final).

As partidas de grupos em Porto Alegre são A3 x A4, B2 x B4, H2 x H4 e F1 x F4, isto é, em cada uma há a presença de um europeu do grupo 4, por enquanto com nove opções – Bósnia Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia.  
 
Jogarão também na primeira fase em Porto Alegre um cabeça de chave, dois times entre os oito do pote 2 (cinco da África, dois da América do Sul e mais um europeu) e um do 3, entre Ásia e Concacaf.  

A Fifa usou parcialmente o mesmo critério de copas anteriores. Já era previsto que as equipes europeias poderiam estar no pote 4, o que ajudou tremendamente Porto Alegre. 

O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, ficou muito satisfeito com o anúncio. “Teremos aqui jogos de quatro equipes europeias, desse pote 4, além de um cabeça de chave, o que vem a coroar o esforço da prefeitura para realizar uma excelente Copa do Mundo e ser a melhor cidade-sede a realizar o evento”, salientou. 

Copa 2014

Esperando o sorteio de grupos
Desde segunda-feira, dia 2, estou na Costa do Sauipe onde vai acontecer o sorteio final dos Grupos para definição dos adversários na Copa do Mundo 2014. Uma super estrutura foi montada aqui para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Já estão aqui, jornalistas do mundo inteiro, diretores da FIFA, representantes dos patrocinadores e uma batalhão de voluntários que atendem a todos com a maior das gentilezas. 
Durante uma coletiva de imprensa, ontem, o pessoal da FIFA e da TV Globo mostrou como será o sorteio, que deverá ocorrer num pavilhão especialmente montado para o evento. O sorteio será na sexta-feira, dia 6,
a partir das 13 horas, com transmissão para o mundo inteiro. São esperados aqui, entre jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, mais de dois mil profissionais de todas as partes do mundo.
Assim que for possivel, prometo passar mais informações. Grande abraço!