quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros na manhã desta quinta-feira, dia 14 de novembro





STF decide pela prisão imediata dos condenados no mensalão
O número exato de réus que começarão a cumprir as penas não está definido. (O Sul)

STF decide prender Dirceu e outros réus do mensalão
Medida vale para as condenações que não podem mais ser alvo de recursos. (Zero Hora)

Infraestrutrua gaúcha terá R$ 40 bi até 2018
Cálculo é de pesquisa da Sobratema; no País, investimento chegará a R$ 1,19 tri. (Jornal do Comércio)

STF decide pela prisão de José Dirceu e outros réus
Supremo resolve mandar para a cadeia mensaleiros que tnão têm direito a novo julgamento. (Correio do Povo)

Dirceu curte praia na Bahia durante julgamento
O ex-ministro José Dirceu está hospedado com a família em resort de luxo em Itacaré desde segunda-feira (11/03), de onde aguarda a decisão sobre a execução de sua pena pelos ministros do STF. (Estadão)

Roberto Jefferson diz não ter arrependimentos
“O momento é de silêncio, tenho que aguardar. Não me regozijo, sou um réu condenado como todos os outros 23, vamos aguardar que se cumpra o destino”. (O Globo)

Mandados de prisão contra réus do mensalão devem ser expedidos hoje
Supremo decide que 13 réus começarão a cumprir pena imediatamente na cadeia, entre eles Dirceu, Genoino e Delúbio. (Correio Braziliense)

Restos mortais de Jango seguem para Brasília após exumação
Na capital federal, o corpo permanecerá no Quartel da Brigada Militar (BM), sob escolta da Polícia Federal e da Brigada Militar e será submetido a coleta de amostras para os exames. (Folha de São Paulo)

Partidos agem para adiar cassação de mensaleiros
Deputados do PT e do PMDB decidiram apresentar uma emenda à proposta de emenda constitucional (PEC) que põe fim ao voto secreto apenas para cassações de mandatos. (Gazeta do Povo/PR)

Após hospedagem em resort de luxo, José Dirceu aguarda prisão
Apontado como mentor e operador do escândalo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai se apresentar à polícia. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Parece mentira!
Depois de seis anos, quando aceitou a denúncia do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu  determinar a prisão imediata dos condenados por participação naquele que foi considerado o maior escândalo político do Brasil. Pelo que ficou decidido ontem (13) o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT, José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério devem ser presos nos próximos dias.
Todos cumprirão penas a que foram condenados, exceção daquelas questionadas nos embargos infringentes. Como terão novo julgamento sobre formação de quadrilha, Dirceu, Genoíno e Delúbio, cumprirão penas em regime semiaberto. Caso venham a ser condenados por formação de quadrilha, passarão para o regime fechado.
A decisão de ontem derruba a tese de que os principais envolvidos no mensalão somente seriam presos em 2014, ano eleitoral. Aliás, comenta-se que o próprio Partido dos Trabalhadores teria manifestado interesse em que as coisas fossem decididas agora, evitando a coincidência com a campanha eleitoral.
O que parece definitivamente sepultada é a teoria petista, ardentemente defendida por Lula e militantes, de que o mensalão não existiu, que teria sido fruto de armação de inimigos do partido, principalmente da imprensa. Condenados e presos, os mensaleiros são a prova de que o escândalo aconteceu e que foi articulado e comandado pelas principais figuras do partido na época.
De qualquer forma, pelo menos no meu entendimento, permanece alguma coisa como se tudo o que está acontecendo não seja exatamente o que interessa ao PT. O que o Brasil inteiro, ou quase, espera há tantos anos, é ver os figurões atrás das grades, o que parece somente vai ocorrer em relação aos peixes miúdos e sem vinculação partidária. A não ser, é claro, que Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão, resolva abrir a boca e contar o que ainda não contou. Até lá, pelo menos eu, vou ficar com a impressão de que as coisas estão incompletas, que parece mentira.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!