sábado, 9 de novembro de 2013

Venezuela

Jornalista americano é detido ao fazer matéria sobre crise
O jornalista Jim Wyss, do Miami Herald, foi detido pelas autoridades da Venezuela ao fazer uma reportagem sobre a crise econômica e a escassez de produtos no país. Ele está preso há duas noites.
Wyss foi detido na quinta-feira pela Guarda Nacional na cidade de San Cristábal, próxima da fronteira com a Colômbia. O local é o centro do vibrante mercado negro onde venezuelanos buscam escapar dos rígidos controles cambiais do governo. O Herald afirmou, em uma reportagem publicada em seu site, que os jornalistas venezuelanos viram Wyss ser detido, mas foram impedidos de se aproximarem.
"Estamos muito preocupados", disse a editora-executiva do jornal, Aminda Marques, em um comunicado. "Não parece haver nenhuma base para sua prisão e estamos tentando descobrir o que ocorreu."
As autoridades venezuelanas não forneceram até agora nenhuma explicação sobre a prisão do jornalista, sua localização ou se ele será acusado de algo.

Wyss, que vive em Bogotá e já fez diversas viagens à Venezuela, viajou para San Cristábal para cobrir as eleições municipais do mês que vez, que vão ocorrer em meio à crise econômica marcada por uma inflação de 54% e pela escassez de produtos como leite e papel higiênico.(Fonte: Associated Press)

Mundial

Todo pimpão!
Desculpem a falta de modéstia, mas acabo de conferir a estatística de acessos ao machadofilho.com e constatei que, neste momento, o blog está sendo lido em vários países: Alemanha, Estados Unidos, Malásia, China, Canadá, Espanha, Portugal, Indonésia e Reino Unido. Além do Brasil, é claro. Os países marcados em verde, estão ligados.

Não é prá comemorar? Obrigado, amigos!


Rosemary Noronha

“Não fiz nada de errado”
Em sua primeira entrevista depois da eclosão do escândalo, Rosemary Noronha, a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, se diz perseguida e injustiçada por ser amiga do ex-presidente Lula.

Na primeira entrevista desde que vieram a público as suspeitas de tráfico de influência investigadas pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF), a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha  negou as acusações e disse que sua relação com o ex-presidente Lula nunca ultrapassou a barreira da amizade e do profissionalismo.
— Minha relação com ele é de amizade, fidelidade, e totalmente profissional. As nossas famílias se conhecem desde que as crianças eram pequenas — afirmou Rosemary à revista Veja.
A ex-funcionária da Presidência, que chegava a acompanhar Lula em viagens oficiais de que a ex-primeira-dama Marisa Letícia não participava, também negou que se valesse da proximidade com o ex-presidente para conceder favores em troca de presentes, como uma passagem para um cruzeiro que ela teria recebido em 2010.
— Eu era chefe do escritório da Presidência. Nada mais natural do que encaminhar pedidos. Nunca recebi nada por isso — disse.
Sobre o suposto envolvimento com o advogado Paulo Vieira, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) apontado pela PF como líder de um esquema de tráfico de influência, Rosemary nega ter recebido propina do suspeito e diz que passou a ser investigada porque trocou um telefonema com ele, com quem tinha uma relação de amizade.
— Sempre tive a maior consideração por ele. Como se ele fosse meu irmão. Não entendi até agora o que aconteceu — afirmou ela.
Rosemary, que ocupou as manchetes e teve a vida devassada durante a divulgação das apurações da Operação Porto Seguro, afirmou sentir-se injustiçada.
— Não fiz nada errado e tenho certeza disso. Sou inocente — completou. (Matéria completa na Veja desta semana)

Brasileirão 2013





Confira jogos, horários e locais das partidas da 33ª Rodada








Sábado – 09/11/13
19h30
Bahia X Atlético MG – Arena Fonte Nova
Portuguesa X Coritiba – Canindé
21h
Flamengo X Goiás – Maracanã

Domingo – 10/11/13
17h
Internacional X Botafogo – Centenário
Cruzeiro X Grêmio – Mineirão
Ponte Preta X Vitória – Moisés Lucarelli
Atlético PR X São Paulo – Vila Capanema
19h30
Corinthians X Fluminense – Arena Fonte Luminosa
Vasco X Santos - Maracanã
Náutico X Criciúma – Arena Pernambuco

Gestão em São Paulo

Lula se reúne com Haddad para criticar
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu duas vezes nesta semana com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para fazer críticas à atuação do petista no gerenciamento das crises que, segundo Lula, podem prejudicar a campanha do partido em 2014.
A Folha de SP mostrou ontem que o PT discute uma estratégia para minimizar desgastes da gestão do prefeito na campanha do ministro Alexandre Padilha (Saúde) ao governo de São Paulo.
O ex-presidente fez observações sobre a postura de Haddad durante a repercussão do aumento do IPTU em regiões da cidade. Ele disse que o reajuste é correto, mas que anunciá-lo em um único ano, e de eleição, poderia prejudicar Padilha e a presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição.
Lula aconselhou a Haddad que se defenda das críticas. O que mais incomodou o ex-presidente foi o fato de o prefeito ficar calado diante das reclamações. Os encontros foram no Instituto Lula, em São Paulo, na segunda e ontem.(Agência Folha/conteúdo)

Bom Dia!

Da minha janela
Posso me considerar um cara de sorte, pois toda a vez que abro a janela do meu escritório, onde estão a minha biblioteca e o meu computador, tenho diante dos olhos uma imensa Primavera, uma árvore coberta de flores. Nos finais de semana, principalmente, quando tenho mais tempo, fico observando a beleza que a natureza decidiu dividir comigo. Quando o sol é forte, então, as cores ficam muito mais vivas. Mesmo num sábado como hoje, quando já começamos a sentir a ameaça de uma mudança no tempo, ela surge colorida para afirmar que a vida está presente em suas pétalas coloridas. São elas que, quando caem, formam um tapete vivo por onde passam as pessoas que saem para o trabalho ou que serve de espaço para que as crianças do prédio brinquem, indiferentes ao mundo em redor.

Depois de ficar olhando para a “minha Primavera”, penso que Deus tem sido bom comigo e com a minha família, e repito comigo mesmo o pedido de todos os dias para que Ele nos proteja, proporcionando a todos um Bom Dia!