sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Paulinho Tapajós

Autor de Andança morre aos 68 anos

O compositor Paulinho Tapajós morreu na manhã desta sexta-feira (25) no Rio, aos 68 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava há seis anos. Ele é o autor de clássicos da música popular brasileira, como "Andança" e "Sapato Velho".



Artigo

Não basta chupar a ponta do dedo molhado 
na água do mar pra saber que ela é salgada

 Cesar Cabral*

De dois em dois anos temos eleições no Brasil. Parece um festival de liberdades e de escolhas sem nenhuma restrição. Parece democracia; mas não é. Democracia não é só isso, como se abe, penso eu, o povo elegendo representantes para dirigirem os destinos ou desatinos da Nação tomada pela democrática, esse delírio mal compreendido. Democracia é bem mais do que isso; mas posso resumir numa frase que é o compromisso e a responsabilidade de quem vence por maioria, tratar, sobre tudo, das necessidades da minoria.
Não gosto do nosso sistema eleitoral e ando cansado de ver que qualquer decisão, desde reunião de condomínio – que não participo por nojo – a da turma no bar decidindo quem paga a conta pelo voto democrático; é democracia, concordam todos. É a tal de maioria simples. Se em 100, 51 aprovar 49 estão desgraçados.
E temos que suportar a Campanha Eleitoral com as velhas promessas para “melhorar ainda mais”, dizem os que querem reeleger-se; ou simplesmente “MELHORAR”, dizem os “novatos”, a saúde, educação, segurança publica e uma ou outra estupidez delirante, como pontos de ônibus com ar condicionado ou o fim do serviço militar obrigatório, como prometeu na eleição passada um candidato a... vereador. Esse assunto ainda pode render muitas crônicas.
Como se sabe a campanha político/eleitoral já começou e as pesquisas já estão apontando quem será eleito “se a eleição fosse hoje”; mas, que  pena, não será!Como se sabe, as pesquisas podem ser qualitativas, quantitativas, estimuladas e espontâneas – que é a mais marota de todas, já que o eleitor é estimulado a palpitar vendo a foto dos candidatos, todos jovens e belos, retocadas com fotochopi  esse mágico que só não consegue dar nem uma melhoradinha sequer na Graça Foster, agora tida como uma das mulheres mais poderosas do mundo. –“ Isso me dá medo -!” ouvi outro dia comentando sobre esse assunto as irmãs Dona Herda e Dona Hosta, ex-censoras do ex tinto Departamento de Censura da Polícia Federal, hoje aposentadas e elas mesmas quase extintas também.
Sabe-se que as pesquisas podem ser bibliográficas, descritivas, de campo, acadêmicas e científicas que são bem mais severas e complexas. Dessas, ditas comerciais, tanto faz pesquisar sobre o sapato que as mulheres usarão no próximo verão, tanto quanto em que prefeito o entrevistador vai votar; são todas comerciais pagas mercantilizadas; e a metodologia é a mesma. Já analisei pesquisas  sobre  intenção de voto e também sobre a intenção de que modelo de sapato as mulheres comprarão; as conclusões muitas vezes são, até mesmo, previsíveis. Dentro da margem de erro é claro.
Quando perguntei para um velho honorável professor de estatística por que entrevistando 1000 pessoas ou 10 a probabilidade é a mesma, ele me deu uma resposta simples e lógica; “para saber se a água da praia de Cidreira/RS é salgada basta molhar a ponta do dedo e lamber. Não é necessário beber toda a água do Oceano Atlântico”! Boa resposta para um ignorante ainda bacteriologicamente puro.
Mas há como manipular a análise das pesquisas – não os resultados, necessariamente, ainda que também se possa fazer isso a partir do conjunto das atividades previamente planejadas para o que se deseja saber. Na pesquisa de campo, que observa fatos e fenômenos, deve-se compreender e, principalmente, explicar o que foi pesquisado entre grupos de indivíduos, ou instituições para com isso entender quais são os aspectos diferentes de determinada realidade. É isso que pretende a pesquisa eleitoral.
 Entretanto o que é amplamente divulgado, com o claro intuito de influenciar futuras pesquisas de determinados candidatos a cargos eletivos, não corresponde à realidade pesquisada; seja pelo pequeno número de entrevistados, muitas vezes com inexpressivo peso sobre o universo total dos eleitores. E nesse caso não basta molhar a ponta do dedo na água do mar para saber que toda ela é salgada. É preciso, saber a temperatura da água e em que hora do dia ela e mais quente ou mais fria, se lambemos o dedo molhado da água de mar aberto, ou se de uma pequena enseada, que altura as ondas alcançam e em que época e por qual motivo, se o fundo da área pesquisada é de areia, de coral, ou de arrecifes. Pois apenas com o conjunto dessas informações pode-se afirmar, ainda que com margem de erro, que praia é essa; para que serve, quem pode frequentá-la, quando, como e por que.
Tomo como exemplo pesquisa recente, a primeira de dezenas a serem feitas neste ano eleitoral, sem revelar onde foi feita, quem são os candidatos pesquisados, porque  acho que não merecem ser revelados. Seria propaganda gratuita; e isso nunca fiz.
Certo senador, que chamarei de Olí, e que ainda faz fosquinha em cima do muro se vai ou não ser candidato a governador do Estado, aparece em todos os cenários de uma recente pesquisa com uma variação de 37% a 45%. O candidato do atual governador, o Mafí, tem 10% das intenções de votos e é de um governador que, com a mão no fogo, jura que não será candidato, e que cumprirá seu mandato até 31 de dezembro de 2014. Quem já não ouviu essa digamos... promessa? Esse governador que indica e apoia, lógico, o Mafí com 10% das intenções de votos, é aprovado por 63% dos eleitores na mesma pesquisa. Assim o Olí, que é senador do partido de coligação do governo atual, com uma conversa ali e aqui, pode ser eleito no primeiro turno, derrotando o Mafí que recém se bandeou pro tal de Pros, fundado por um ex-vereador de Planaltina, na periferia de Brasília eleito com 810 votos.
Mas a máquina pública, os empresários, empreiteiros; os bandeiraços em cada esquina, as toneladas de papel, camisetas, bonés; a farta distribuição de óculos de graus diversos à escolha do tipo de cegueira, as dentaduras de tamanhos variados para qualquer boca desdentada, e um “agrado” aqui, outro ali e mais e mais outros lá e acolá, e os programas de rádio e de televisão, elegem o Malí.
Agora entenda que não basta molhar a ponta do dedo para tão somente saber que a água de todo o oceano é salgada. Nessa recente pesquisa o detalhamento por região do Estado pesquisado foi divulgado com o OlÍ em primeiro lugar; só que em comparação com outro candidato que não era o Mafí. No cruzamento de renda e escolaridade aparece o Olí com 70% das intenções de votos com um outro candidato que não é o mesmo do item feito por região. Nas dez simulações que o instituto de pesquisa fez a maior liderança política do Estado, um ex-governador e senador por dúzias de vezes, não foi incluído. Em outros levantamentos ele aparece vencendo a eleição para o governo ou para o senado folgadamente; dessa vez resolveram tirá-lo dos tais de dez cenários de simulação.
Atentando para os detalhes da pesquisa, 56% do pesquisados querem que o próximo governador mude todas as políticas praticadas pelo atual (como se o povo soubesse o que é isso) que é quem a pesquisa aponta ter 63% de aprovação. Assim se manipula resultados de pesquisas eleitorais. E povo vota por mudanças só por mudar. Vota porque fulano “merece”, como se cargo eletivo fosse alcançado por merecimento. Vota naquele que as tais pesquisas mostram quem vai ganhar, só por ganhar; por simpatia, porque é filho da vizinha ou da comadre; ou votam no primo da mãe do Badanha.
O Brasil não é o país mais corrupto do mundo, diz a ONG Transparência Internacional, nem nunca achei que fosse. Estamos na 69º posição entre os 176 países da lista, empatado com a Macedônia e a África do Sul. Não somos os piores, mas também não somos lá essas coisas; o que não me consola. Nós todos estamos sonhando enquanto os candidatos estão mentindo acordado. É o que está informando meu PTismógrafo.
Nessa última Pesquisa Ibope Dilma ganha de primeira e de segunda em qualquer “cenário” além dos 40%. E Isso com passeatas nas ruas – hoje por qualquer motivo – desde junho, greves em todas as categorias, policiais bandidos disputando o trono com bandidos policiais, inflação comendo o salário de quem menos tem dinheiro, a farsa do leilão do pré-sal, programas sociais a quilômetros e a anos de serem concluídos, gente do governo roubando desde centavos do Bolsa Família até bilhões em fraudes de licitações de obras e compras que vão desde papel higiênico pra abastecer o Palácio da Alvorada a construção de aeroportos – que nada custa o que foi previsto – passando por salários e penduricalhos milionários. Sonhamos com um Brasil descente, país do futuro; sonhamos que nossas flores são mais lindas do que as flores dos outros, com mais vida e mais amores. O tuitar de nossas aves não tuitam como as de Plutão do norte. Assim sonhamos a sobra das laranjeiras e debaixo dos viadutos, pontes e escombros de prédios caídos, esperando o resgate, que o suborno ao fiscal não manteve de pé.
Não permita Tupã que eu morra sem desfrutar os primores e os amores desta terra, que já nem sei se amo ou se lamento, que por mais que eu procure não os encontro nas nossas matas e nas nossas praias,sem qu’inda pelo menos possa dar uma vista d’olhos nas palmeiras, onde cantam os chatos dos sabias.
*Jornalista e escritor

Noticias

Cientistas associam níveis elevados de açúcar a problemas de memória
Segundo estudo do Hospital Universitário de Berlim, na Alemanha, os pacientes que apresentam nível menor de açúcar no sangue obtiveram melhores pontuações nas provas de memória. Aqueles com maiores níveis de açúcar conseguiram recordar, em média, duas palavras menos.

Petróleo de Libra só em 2020
A grande descoberta de petróleo na costa marítima do Brasil, a área de Libra, não entrará em produção antes de 2020 e o pico virá ao menos quatro anos depois, disse a presidente da companhia na noite de quinta-feira (24). Maria das Graças Foster disse, em entrevista à TV, que investimentos pesados em Libra começarão em 2017 e 2018, dando algum tempo à altamente endividada Petrobras para levantar caixa para investir em produção em outras áreas.

Queda na produção eleva preço do arroz e do feijão
A dupla arroz e feijão, que compõe a base da alimentação brasileira, sofreu por conta de secas no Sul e no Nordeste do país. A estiagem fez a produção de arroz cair 14,3% e a de feijão, 18,6% no ano passado. Com isso, o arroz ficou 24,3% mais caro e o feijão subiu 48,4%. As informações referem-se à safra de 2012, mas só foram divulgadas nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM). O estudo investiga 64 produtos em quase todos os 5.565 municípios brasileiros.

Homem evolui mais devagar do que o macaco
A comparação da atividade genética de humanos com a de chimpanzés sugere que o Homo sapiens está evoluindo de forma mais lenta que os macacos. A descoberta foi feita por cientistas que investigam por que o homem e seu primo mais próximo são tão diferentes, apesar de terem 98% do DNA idêntico.
O segredo das diferenças físicas e comportamentais está em quais genes são de fato ativos em cada espécie. Analisando células embrionárias, a brasileira Carolina Marchetto, do Instituto Salk, de San Diego (EUA), descobriu mecanismos que freiam a taxa de transformação genética da espécie humana.

Déficit externo atinge marca recorde de US$ 60,4 bilhões
O déficit em transações correntes, que é formado pela balança comercial, pelos serviços e pelas rendas, um dos principais indicadores das contas externas brasileiras, atingiu a marca inédita US$ 60,4 bilhões de janeiro a setembro deste ano. Até o momento, a barreira dos US$ 60 bilhões nunca havia sido atingida. Com isso, o déficit parcial deste ano já superou o resultado negativo registrado em todo ano de 2012 (-US$ 54,23 bilhões, recorde histórico para um ano fechado) e teve alta de 77% sobre os nove primeiros meses do ano passado – déficit de US$ 34,13 bilhões.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta manhã de sexta-feira, dia 25 de outubro





Governo amplia limite de participação estrangeira no BB para até 30%
No "Diário Oficial da União", o texto diz que é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira até o total de 30%. (Folha de S.Paulo)

Após romper com Campos, Dilma cobra porto de Suape

Depois que o governador Eduardo Campos rompeu com Dilma, ministério conclui processo que se arrastava há 2 anos e pede ao porto de PE devolução de R$ 13,8 milhões. (Estadão)

 

Americanos grampeiam 35 líderes mundiais

Revelação é do ex-Cia Edward Snowden. Telefones monitorados provocam irritação na Europa. (Correio do Povo)

 

Velhos problemas fizeram a BR-116 ficar debaixo d’água

Descaso com obras em cidades da Região Metropolitana ampliou efeitos da chuva de quarta-feira. (Zero Hora)

 

Estado renegocia as dívidas dos varejistas

Programa Em Dia 2013, para parcelar débitos, deve ser anunciado na terça-feira. (Jornal do Comércio)

 

Temporal afeta 19 municípios no Estado

Esteio foi uma das cidades mais prejudicadas. Registrava onem 1,4 mil pessoas fora de casa. (O Sul)

 

Governo desapropria primeiras terras para reforma agrária

Ao todo, são mais de 4,7 mil hectares e estão localizadas nos estados da Bahia, de Sergipe, do Tocantins, de São Paulo, Santa Catarina e Goiás. (Correio Braziliense)

 

Paraná vai receber 57 médicos cubanos

Ao todo, 77 profissionais formados no exterior devem atuar no estado na segunda etapa do programa. Eles começam a chegar entre amanhã e segunda-feira, em aviões da Força Aérea Brasileira. (Gazeta do Povo/PR)

 

PT e PMDB devem marchar separados em 11 estados

Aliados nacionais, PT e PMDB devem caminhar separados nas disputas regionais em estados onde estão 68% do eleitorado brasileiro - donos de quase 96 milhões de votos. (O Globo)

 

Escorpiões são vistos no berçário do STJ

O berçário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi interditado na tarde desta quinta-feira (24/10). Funcionários encontraram dois escorpiões circulando na área onde ficam os brinquedos. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Preparando o final de semana
Existem tantos feriados no Brasil que a gente acaba até surpreso quando se da conta que estamos diante de mais um. Para quem é funcionário público, por exemplo, segunda-feira é dia de ficar em casa. No dia 28 se come mora o Dia do Funcionário Público, e só funcionam os serviços essenciais. Já avisei a minha mulher que ela terá que me aturar um final de semana prolongado. Não entendi muito bem, mas ela me perguntou, sutilmente, se eu não gostaria de viajar na sexta-feira, sozinho, é claro.
Brincadeiras de lado, fico pensando no final de semana de todos nós, com feriado na segunda ou não. E me dou conta que existem muitos fatores que podem contribuir para que tenhamos coisas para fazer nos dois dias de folga, o sábado e o domingo.
Na sexta-feira a noite, por exemplo, dá para sair um pouco da rotina e tomar uma cervejinha gelada. Com o horário de verão, pensar num barzinho com mesa na calçada para um chopinho, um sanduíche aberto ou um bolinho de bacalhau, não é coisa descartada. Quem é caseiro, pode curtir em casa mesmo.
O sábado é dia de lavar o carro pela manhã, dar uma caminhada e, no começo da noite partir para um cineminha ou um outro programa tipo social.
No domingo, um passeio pelo parque, uma chegada no brique da Redenção e, quem sabe, uma volta de catamarã até Guaíba. O problema maior fica para a tarde do domingo quando os maridos, geralmente, querem ver o futebol e as esposas reclamam.
São todas coisas bem simples, cotidianas até, mas que se enquadram no padrão brasileiro, uma vez que nem sempre o cidadão comum tem condições, principalmente financeiras, de fazer muito mais. Não, não estou sendo pessimista, no máximo realista.
Ah! Esqueci do tradicional churrasquinho, mas este é reservado especialmente aos que moram em casa. Churrasco de apartamento é mais complicado. Quebrar o galho com uma carne assada no forno, pode ser a solução.
Agora, esqueçam tudo se, como indicam as previsões, tivermos chuva a partir da tarde de sexta-feira. Daí, a conversa é outra. De qualquer forma, vamos ser otimistas e vamos nos organizar, preparando o final de semana.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!