quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Selic sobe 0,5%

Brasil tem o maior juro real do mundo
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira, pela quinta vez seguida, a taxa básica de juros da economia. A alta de 0,5 ponto porcentual, para 9,5% ao ano, foi adotada em decisão unânime. Com a elevação, o Brasil volta a ter o maior juro real (descontada a inflação) do mundo: 3,5%.
O ciclo de maior aperto monetário promovido pelo governo Dilma Rousseff teve início em abril deste ano, quando a taxa passou de 7,25% para 7,5%
A decisão desta quarta-feira já era amplamente esperada pelo mercado financeiro. De 80 instituições ouvidas na semana passada pelo AE Projeções, serviço especializado do Broadcast, 79 apostavam na elevação de 0,5 ponto. A próxima reunião do Banco Central será realizada nos dias 26 e 27 de novembro e será a última de 2013.

A taxa básica de juros é o principal indicador para determinar o custo do crédito e o rendimento das aplicações em renda fixa. Com a elevação, tomar empréstimos ficará mais caro para o consumidor. Desde a reunião de agosto do Copom (quando a Selic subiu para 9%), a poupança voltou a render de acordo com a regra antiga: 0,5% ao mês mais a TR.(Agência Estado)

Artigo

A penitenciária ao ar livre com liberdade total

Cesar Cabral*

Vulpino Argento o Demente, 4º suplente de senador e que nas horas vagas - são 24 h. vagas por dia – me serve como assessor de pesquisas e de outras buscas descobriu que um bandido drogado assalta pessoas de qualquer idade há 12 anos; é conhecido como Bruxo. Entre os grandes assaltos que ele considera o mais “genial” foi há um médico cardiologista em seu próprio consultório em Fortaleza. O cardiologista quase morre do coração. Em Maceió um motorista de ônibus foi assaltado mais de 15 vezes. Vúlpi, que é como eu o trato carinhosamente, já que ele é demente, descobriu milhares de crimes de todos os tipos ocorridos em apenas um mês, assistindo programas nas TVs, que se dizem “em defesa da cidadania” entrevistando bandidos. Em um desses, o inteligentíssimo reporte com cara de barbaridade pergunta ao bandido que havia assassinado uma velhinha com 5 facadas: “e você não está arrependido”? “Não”! disse o bandido.
Entre os crimes mais comuns estão as “saidinhas” bancárias, um tipo de roubo que a vítima é sempre um idiota que saca R$ 20 mil reais num caixa eletrônico; e há também os assassinatos de viciados em cocaína e craque que não pagam a conta ao traficante fornecedor; assaltos a bancos com explosivos cuja venda e o uso é controlado “rigorosamente” pelo  Exercito Brasileiro, detonando caixas eletrônicas. Há também os “arrastões” – em geral feitos com apenas com um ou dois arrastadores - em ônibus, bares, restaurantes, nas ruas, em lojas, em carros parados nos sinais de transito e centenas de outras modalidades criminosas. É assim Brasil adentro. Porém o que deixou Vúlpi mais indignado foi o assalto a duas mulheres que saiam de um supermercado com sacolas das compras que haviam feito, sobre tudo comida, serem embretadas contra um muro por bandidos a cavalo. Ladrões assaltando a cavalo, ainda que amatungados, em pleno século XXI tornou-se notícia nacional.
- “Coisa de bandoleiro de outro Estado, Divino Mestre (eu detesto quando ele me trata assim) em nosso Ceará não tem mais disso não! Isso é coisa do tempo de Lampião e de Corisco, - disse com a voz bem sotaqueada. O que é que os sudestinos e os sulistas vão pensar de nóis?  - agora bem irritado. Concordei, mesmo sendo eu um sulista.
- Prestenção, Divino Mestre (outra vez!), enquanto isso acontece  o Comandante da PM aconselha: “ não ande com muito dinheiro,as mulé deve portá a borsa na barriga do corpo e bem agarrada,não reaja ao assalto, o bandido não tem nada a perdê,não óie nos óio do bandido, ele vai entendê  que tu tá defiando ele,não faça gesto brusco, ele pode entendê que você vai sacá uma arma, não ande por ruas sem luis, não sai de noite de casa.”  Entendeu Divino Mestre?
- Mais ou menos, respondi gaguejando.
- Bóra lá então, é o seguinte: o coroné tá dizeno que nóis somo os curpado. Temo que respeitá os bandido. O que é que um coroné tem dentro da cabeça meu Divino mestre? - (argh!) – pra dizê uma coisa dessa? Eita coroné abestado, sô!
Vulpino Argento o Demente, já demonstrava certo descontrole. Disse eu então que isso tudo é lamentável – usei essa palavra mais branda pra não dizer que o tal coronel é na verdade um imbecil – e que essas coisas estavam acontecendo em todo o país.
- Divino Mestre, - disse Vúlpi já menos aperreado -  um deputado do DEM do Tocantins vai propor uma lei que obriga apresentá a certidão de casamento nas recepição dos Moté pra quem vai lá coisá.
- Interessante! - balbuciei sem pensar na bobagem que estavam dizendo.
- Não Mestre, pense: solteiro, viúvo, divorciado não vai pudê coisá. E também não esprica se pode entrá no Moté com a certidão dos dois ou de cada um. Qué dizê só vai coisá casado de uma com a casada de um outro. Isso vai virá um fudevú! Apois então tive uma ideia, Quando for nomeado senador – ele é quarto suplente, o demente  - vou fazê uma lei pra bandido. É o seguinte: e a Lei da Prisão Perpéta com  liberdade.
- Que lei é essa, Vúlpi?
- Inda vô fazêêê!! É o seguinte: todo o bandido condenado há mais de 5 anos de prisão vai direto pra Ilha  Trindade. Ela fica miles e miles de quilômetro do Esprito Santo.
- Como?
- É aquele Estado do sul, não da pomba branca, fica bem no meio do oceano Atlanti. De lá não tem como sai pois tá cercada de piranha e a Marinha do Brasí vai botá duas Fragata de vigia. Quem tentá fugí leva bala!Mas antes disso vai levá prá lá madeira, prego, tijolo, cimento, telha, semente de pranta pra  prantá, umas caixa de remédio, inchada, foice, gadanho,martelo,machado e só. Feito isso começa a mandá pra lá tudo que é bandido das prisão do Brasí. Tudo que é bandido condenado há mais de 5 anos é levado pra lá. Assim que vão chegando vão se organizando e construindo as casas, prantando as pranta pra comida, fazendo amizade, organizando quadrilha pra se matá uns aos outros. Tudo a vontade deles e de lá ninguém mais sai; nem morto pois vai tê até cementério. Com essa lei, de minha autoria, todo bandido fica sabendo: foi condenado vai pra Trindade, sem dó nem piedade. Os condenado há cindo anos e menos vão sê solto quando cumpri a pena, mas se for pegado fazendo crime vai pra Trindade. Acabou a bandidage, Divino Mestre. Até bandido burro vai pensá duas veiz antes de fazê um crime. E as cadeia vão virá Porto de Saúde e Hospitá. Não vai fartá lugá pros dotô que tão chegando do estrangero trabaiá, né não?
- E quando vai ser isso Vúlpi? A ideia é muito boa, inédita, barata e assustadora, para os bandidos é claro.
_ Vai sê quando eu fô Senadô; por enquanto sô suprente, mas do jeito que a turma troca de partido e larga o mandado pra assumi coisa mió, minha vêis tá pertim, pertim.
- A ideia é muito boa mesmo. – lembrei-me de Thomas More, ouvindo as extraordinárias histórias que Américo Vespúcio contava para ele sobre a ilha de Fernando de Noronha, lá pelo ano de 1503. Fascinado com as narrativas resolveu escrever um livro chatíssimo,  A Utopia, “um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita”. A Utopia de Vúlpi é bem ao contrário. Só que pra isso a dialética utópica do ainda 4º suplente de Senador teria que alterar a Constituição com uma PEC.
- PEC? Diabéisso?
- Essa tua ideia tem que ser discutida na Câmara e no Senado, em dois turnos. Se o Senado mudar uma vírgula, volta pra Câmara e depois de muita discussão e aprovação vai para o presidente da República que pode vetar artigos e acrescentar outros. E aí volta tudo para discussão. Isso se a lei for aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais, Meio Ambiente, Direitos Humanos, de Serviços de Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária; E isso pode levar anos; talvez séculos.
- Arriégua, macho! Mais se tudo dé certo?
- Aí tem que fazer licitação para comprar esse material todo pra deixar na ilha; o que pode levar mais um século. E tem que ter autorização da Marinha de Guerra, da Secretaria do Meio Ambiente de Vitória, da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, do Ministério Público, das ONGS ambientalistas, de parte da Imprensa, das Igrejas, principalmente as neopentecostais e finalmente, dos Presidentes da Câmara e do Senado que põe projetos de lei pra discussão no plenário na ordem do dia, no dia que lhes der na cabeça.
- Mais quanto poblema meu Padim Ciço! Mais o salário é bem bãozim, né não Divino Mestre?
- É! – respondi com toda convicção.


*Cesar Cabral, jornalista e escritor.

Serviço de telefonia

Consumidor poderá fazer cancelamento automático
Os consumidores poderão fazer o cancelamento automático de serviços de telecomunicações a partir de fevereiro. A previsão é do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Segundo ele, o novo regulamento de atendimento e cobrança, que vai instituir essa obrigatoriedade, deve ser aprovado até o dia 15 de novembro. A partir daí, as empresas teriam entre 90 e 120 dias para adequar seus sistemas.
Com o novo regulamento, o cliente que quiser cancelar um contrato de telefonia celular ou fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá fazê-lo pelo call center da empresa sem passar por atendentes, apenas digitando as teclas do telefone. O cancelamento também poderá ser feito pela internet. Rezende afirmou que uma das propostas em discussão é a de abrir um prazo de 48 horas para a empresa tentar recuperar o cliente. "Mas aí é problema da companhia", afirmou.
No novo regulamento, a Anatel pretende iniciar os procedimentos para repassar parte do custo que o órgão possui com o seu call center para as empresas do setor. Segundo Rezende, o gasto anual da Anatel com o call center é de R$ 20 milhões. Do total de ligações recebidas - cerca de 25 mil por dia - 60% são reclamações de usuários sobre os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações. A ideia da Anatel é que uma parcela do gasto seja paga pelas empresas - algo entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.(Agência Estado)

Notícias

Mais Médicos: esperado clima quente na votação de destaques
Antecipando o clima que se espera durante a votação dos 13 destaques à Medida Provisória (MP) 621, que cria o Programa Mais Médicos, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), resumiu: “é uma guerra”.

IBGE reduz em 347 mil toneladas previsão para a safra deste ano
Mesmo com a queda entre agosto e setembro, a safra deve ser 15,5% superior à de 2012, que alcançou161,9 milhões de toneladas. Houve redução das expectativas de colheita também no mês passado, quando o IBGE estimou safra 0,3% menor que a divulgada no mês anterior.

STF divulga acórdão do julgamento dos recursos do mensalão
O documento reúne os votos dos ministros e as principais decisões, além de servir de referência para a apresentação de novos recursos pelos condenados. A primeira fase de julgamento dos recursos começou no dia 14 de agosto e terminou em 18 de setembro.

Passagem aérea fica 17% mais cara
Apesar da aceleração dos preços de importantes alimentos, vestuário e itens de habitação, o grande vilão da inflação em setembro foi o aumento das passagens aéreas, num momento de intensa procura e alta de custos, reflexo do preço mais elevado do combustível --que tem cotação em dólar.
Para o consumidor, os bilhetes ficaram 16,9% mais caros em setembro, após uma queda de 0,61% em agosto.

STJ autoriza ANS a suspender venda de planos de saúde
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, autorizou que a Agência Nacional de Saúde (ANS), suspenda a comercialização de planos de saúde que descumpram as regras estabelecidas pelo governo.A decisão foi proferida na terça (8) e divulgada nesta quarta (9) pela ANS. A publicação está prevista para quinta (10). Com a suspensão das liminares, a venda dos planos volta a ficar proibida.


Copa do Mundo

Bosco quer garantir melhor comunicação
Durante a visita de monitoramento ao Beira Rio realizada pela FIFA nesta semana, o secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz manifestou sua preocupação com a qualidade do acesso a Internet que será oferecida aos jornalistas que estiverem aqui.

-Precisamos melhorar muito a propagação do sinal 4G durante o Mundial. Porto Alegre tem que se adaptar às novas tecnologias proporcionando acesso a Internet e a telefonia de qualidade aos jornalistas do mundo inteiro que virão para cá.

Bosco salientou o investimento de R$ 300 milhões feito pelo Governo federal para a colocação de antenas que ajudarão na melhoria das telecomunicações, mas não deixou de demonstrar sua preocupação com o que poderá ocorrer durante os jogos.

-Atualmente, a comunicação é muito difícil aqui no Beira Rio. Imaginem em 2014 quando estiverem jornalistas do mundo inteiro tentando enviar mensagens, textos e fotografias para seus veículos.

Mesmo sabendo que providências estão sendo tomadas para que o problema não aconteça, o secretário da Copa pede mais atuação e investimento, principalmente das operadoras, para que tudo funcione normalmente durante a Copa.
Sobre as reformas do Estádio Beira Rio, Bosco disse que as obras estão em ritmo normal e que, pelo que foi visto, serão entregues normalmente em dezembro. Quanto as obras do entorno, destacou o avanço alcançado até aqui.

-As intervenções feitas nas avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva, bem como a construção dos BRTs, estão com 75% de obras concluídas.

Ao resumir os três pontos exigidos pela FIFA (aeroporto, estádio e seu entorno) João Bosco salientou que como não haverá condições de concluir a ampliação da pista do Salgado Filho, as delegações desembarcarão na Base Aérea de Canos que está sendo reformada para comportar este tipo de atividade.

João Bosco Vaz, ao concluir, disse que não abre mão de um objetivo traçado desde que assumiu a Secopa: “Porto Alegre será a melhor cidade sede da Copa de 2014”.

Brasileirão 2013




Jogos de hoje, quarta-feira, dia 9







19h30
Grêmio X Criciúma – Arena do Grêmio
Coritiba X Santos – Couto Pereira

21:00
Bahia X Vitória – Arena Fonte Nova
Ponte Preta X Atlético MG – Moisés Lucarelli

21h50
Vasco X Fluminense – Ressacada
Corinthians X Atlético PR – Romildo Ferreira
Náutico X Botafogo – Arena Pernambuco
Cruzeiro X São Paulo - Mineirão

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 9 de outubro





Manifestantes fecham a ponte Brasil/Argentina em Uruguaiana
Protestaram contra as restrições impostas pela Argentina ao setor calçadista brasileiro. (O Sul)

Fronteira parada
Calçadistas gaúchos fecharam a ponte em Uruguaiana durante todo o dia. Justiça terminou protesto à noite. (Correio do Povo)

Governo fará revisão das dívidas estaduais
Acordo fechado prevê revisão do IPCA mais 4% ou Selic, o que for menor. (Jornal do Comércio)

Dilma deve anunciar obras do metrô em visita ao RS
Presidente, que desembarca em Porto Alegre na sexta-feira, detalhará como será a participação de União, Estado e município no financiamento do projeto. (Zero Hora)

Governo faz acordo e Congresso aprova texto básico do Mais Médicos
Os governistas tentaram fazer acordo para votar, ainda na madrugada, os destaques que podem modificar o texto, mas não conseguiram. (O Globo)

União com PSB foi ‘defesa da democracia’, afirma Marina
Ex-senadora condenou o 'chavismo' do governo ao tentar impedir surgimento de novas forças políticas. (Estadão)

Inflação acumulada em 12 meses fica inferior a 6% pela 1ª vez no ano
Sob impacto da aceleração, ainda que modesta, dos preços de alimentos e do grupo transportes, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) ficou mais pressionado em setembro e subiu 0,35%, segundo dados divulgados pelo IBGE. (Folha de S.Paulo)

MPF instaura inquérito para apurar vôos de Ideli
Deslocamentos em helicóptero destinado ao Samu serão apurados no âmbito da improbidade. Procuradores ainda querem investigação na esfera criminal. Chefe de gabinete da PRF fala em descontrole no transporte de autoridades. (Correio Braziliense)

Policia investiga sequência de ataques em Fortaleza
Uma sequência de atentados contra prédios públicos e bancos, planejada por um grupo de vândalos para ser executada ao longo desta semana, está sendo investigada pela Polícia Civil. (Diário do Nordeste)

Marco Aurélio é eleito presidente do TSE
O ministro substituirá a atual presidenta, Cármen Lúcia, a partir do dia 19 de novembro. (Gazeta do Povo)

Bom Dia!

A Copa do Mundo é irreversível
Participei de dois dias de trabalho no Beira Rio, acompanhando, se bem que de longe muitas vezes, as reuniões que aconteceram em mais uma visita de monitoramento da FIFA ao estádio da Copa. O ponto destacado foi a presença do Secretário Geral da entidade, Jérôme Valcke que participou de uma entrevista coletiva, sendo questionado por jornalistas, inclusive, de veículos internacionais.
Valcke foi claro em alguns aspectos e que dizem de interesses bem próximos de todos. Falou, por exemplo, que a questão de doze cidades terem sido escolhidas como sede dos jogos, foi uma exigência do ex-presidente Lula. Isso, segundo o secretário, multiplica o número de problemas. Obras de mobilidade urbana, construção ou reforma de estádios, são mais difíceis quando o número de cidades aumenta. Jérôme Valke disse que, a partir do exemplo brasileiro, vai sugerir que os próximos mundiais sejam avalizados pelos parlamentos dos países candidatos. Ele também admitiu que, por tudo o que tem visto, a FIFA terá que conviver com alguns improvisos e projetos não concluídos.
Uma coisa, no entanto, ficou claro para todos os participantes dos encontros que aconteceram durante a segunda e a terça-feira, no Beira Rio: a Copa do Mundo é uma questão irreversível e que trará benefícios para o Brasil. Tanto na questão da visita de milhares de turistas que certamente movimentarão o comércio durante a Copa, como na questão das obras de mobilidade urbana que ficarão como legado para as cidades sede.
O que é preciso é que a população fique atenta, fiscalize o que está sendo feito, mas não se deixe levar pela influência de alguns que insistem em misturar obras necessárias para a Copa com obras que estão sendo realizadas para aproveitar os financiamentos liberados em função do torneio mundial. O certo é que as obras que atingem o entorno do Beira Rio, e que influirão diretamente na mobilidade do público, estas estarão prontas até o começo do mundial. As demais poderão demorar mais um pouco, mas completarão o quadro pintado para a Copa do Mundo de 2014. Está mais do que na hora de se admitir que a Copa do Mundo é irreversível.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!