terça-feira, 8 de outubro de 2013

Greve dos Correios

TST determina volta ao trabalho
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou nesta terça-feira um reajuste de 8% aos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e determinou que eles voltem a trabalhar amanhã. Os empregados estão em greve desde 17 de setembro.
Pela decisão, os dias parados terão de ser compensados. Para os ministros do TST que participaram do julgamento, a greve não foi abusiva. O caso foi julgado pelos integrantes da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do tribunal.
Grande parte dos trabalhadores, contudo, já havia retomado as atividades na última sexta-feira, dia 4. A paralisação já chegou ao fim no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá, na região metropolitana de São Paulo e no município paulista de Bauru.
Para tentar colocar em dia a entrega das correspondências, os Correios realizaram neste último fim de semana um mutirão nas localidades onde ainda havia greve.

Noticias

Cristina Kirchner se recupera de anestesia
O governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, anunciou que a presidenta argentina se recupera da anestesia, depois de uma cirurgia para drenar um hematoma cerebral. Na porta do hospital, simpatizantes esperam o primeiro boletim médico.

Alimentos e aluguéis mais caros pressionam inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal teve alta de 0,38% na primeira prévia de outubro, 0,08 ponto percentual acima da registrada no fechamento de setembro (0,30%). Quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos, com destaque para alimentação que subiu de 0,14% para 0,41%.

Copom inicia reunião para discutir taxa básica de juros
O Comitê de Política Monetária do BC inicia hoje a penúltima reunião do ano para discutir se mantém o processo de ajuste da política monetária, iniciado em abril, quando a taxa Selic estava em 7,25% ao ano – o nível mais baixo desde que o colegiado foi criado, em junho de 1996.

Gasolina pode subir este ano
O preço da gasolina pode subir este ano, mas não há uma data definida, disse nesta terça-feira (8) a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, após evento em São Paulo.
"A gasolina pode subir esse ano. Não tem data. Como aconteceu todos os anos, a gente tem aumento de preço. E quem sabe, pode acontecer algum movimento abrupto inesperado. O [petróleo] Brent cai, o câmbio desce e aí tem redução no preço da gasolina. Ou seja, a previsão de aumento é possível, é previsível, mas não tem data", disse a executiva a jornalistas, ao final de um encontro do setor de siderurgia.

STF deve discutir prisões no mensalão este mês
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou nesta terça-feira (8) que o julgamento dos segundos embargos de declaração no processo do mensalão, no qual o tribunal decidirá sobre o início do cumprimento das penas de prisão dos condenados, deve ocorrer ainda no mês de outubro.

Revista Press Advertising

A força do interior gaúcho
A mais antiga agência de publicidade gaúcha em atividade está sediada no interior do Estado, o jornal diário e a emissora de rádio também. A comunicação feita fora de Porto Alegre atinge a maioria da população. Esta realidade é a principal pauta, tanto na parte de jornalismo quanto na de propaganda, da edição 148 da revista Press Advertising.
Pela Press, o entrevistado é o Ary dos Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado (SindiRádios). Além de defender a ideia que rádio deve servir à comunidade, ele fala sobre o programa Voz do Brasil, critica as emissoras comunitárias ilegais e conta algumas histórias da radiodifusão do RS.
A edição tem ainda depoimentos do presidente da Federação Nacional de Jornais e Revistas, André Jungblut, que é diretor do Grupo Gazeta do Sul, e do presidente da Agert (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret.
O entrevistado da Advertising é Pedro Schneider, que há 50 anos fundou a News PS, agência de publicidade mais antiga do Rio Grande do Sul em atividade, que já teve grandes marcas no portfólio, como Piá e Santa Clara, e hoje, como muitas agências, optou por uma estrutura mais enxuta. Ele surpreende, e diz que o CENP é totalmente ineficiente.
A edição mostra que a maioria dos jornais e rádios do interior optou por fazer jornalismo local, o grupo Sinos, de Novo Hamburgo é case nacional de assinaturas, e as agências de publicidade seguem receita semelhante, mas não exatamente. Isto é, ir além da região, colocar sucursal em Porto Alegre e fora do Estado, não só está nos planos como já é realidade para algumas.

Previsão do tempo

Metroclima prevê dias ensolarados na Capital
A tendência para esta terça-feira, 8, e os próximos dias em Porto Alegre é do predomínio do sol. Confira a previsão do Sistema Metroclima:

Terça-feira - Dia ensolarado em Porto Alegre com amplos períodos de céu claro. Será um dia agradável, porém com maior aquecimento à tarde. Mínimas entre 10ºC e 12ºC. Máximas na maioria dos bairros de 23ºC a 25ºC, mas pode fazer até 26ºC em alguns pontos.


Quarta-feira - Segue o tempo ensolarado em Porto Alegre com céu claro em significativa parte do dia. Chance de nevoeiro isolado na região ao amanhecer. Mínimas entre 12ºC e 14ºC. Máximas na maior parte dos bairros de 25ºC a 27ºC, mas pode fazer até 28ºC em alguns pontos.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 8 de outubro





Fala o chefão da Copa
“Houve um compromisso do presidente Lula de que a Copa fosse jogada em 12 estádios. Isso significa multiplicar por 12 o número de problemas potenciais”. (Zero Hora)

Presidenta da Argentina passará por cirurgia na cabeça hoje
Cristina Kirchner vai ser operada hoje de um hematoma subdural (acumulo de sangue na cabeça). (O Sul)

Brasil tem o celular mais caro do mundo
Informação é da União Internacional de Comunicações no informe anual do setor. (Correio do Povo)

Brasil resistirá à fuga de capitais, diz FMI
Reversão de fluxos pode ocorrer com mudança da política monetária dos EUA. (Jornal do Comércio)

Em 2014, Brasil terá o menor desenvolvimento entre países emergentes
Segundo relatório do FMI, projeção para o País recuou de 3,2% para 2,5%; para 2013, previsão foi mantida. (Estadão)

Brasil vai crescer menos da metade dos emergentes, diz FMI
Pela segunda vez neste ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a sua previsão de crescimento para o PIB brasileiro em 2014 e agora prevê que a economia nacional vai crescer menos da metade da média dos países emergentes.(Folha de S.Paulo)

Vandalismo deixa rastro de destruição na Cinelândia
Prédio da Câmara dos Vereadores foi pichado e pelo menos nove agências bancárias foram depredadas no Centro da cidade. (O Globo)

Receita libera consulta ao 5º lote de restituições
O dinheiro estará disponível no banco no próximo dia 15. (Correio Braziliense)

Vacina contra malária chegará ao mercado em 2015
Em testes, nova imunização conseguiu reduzir pela metade os casos de malária em crianças entre 5 e 17 meses após receber a primeira imunização. (Gazeta do Povo/PR)

Julgamento de recursos do mensalão vai ocorrer antes da eleição, diz Fux
O relator disse que pretende colocar em julgamento os recursos sem embaraços ou questões de ordem. (Diário de Pernambuco)

Bom Dia!

Visita de Monitoramento
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Começou na manhã de hoje, mais uma Visita de Monitoramento da FIFA ao Estádio Beira Rio. Cedo da manhã cheguei ao estádio para cuidar do credenciamento da imprensa e receber o pessoal da FIFA. São reuniões de trabalho, onde não é permitido o acesso ou cobertura da imprensa.
No começo da manhã, aí sim, com cobertura jornalística, o Secretário Extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, deu as boas vindas aos técnicos visitantes e, a seguir, foram apresentados trabalhos de atualização de dados pela prefeitura,EPTC e Internacional.
Na visita ao gramado do Beira Rio, mais uma vez a constatação de que o palco para a Copa do Mundo de 2014 está dentro do organograma, o que foi salientado na manhã de ontem (7) pelo Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke.
Estive por um bom tempo no centro do gramado , lembrando de minha participação na cobertura da inauguração do Beira Rio, como repórter da TV Gaúcha. Aquele estádio moderno inaugurado em 1969, está dando lugar a um quase todo novo, com acomodações modernas e dotado de toda a infraestrutura para sediar a Copa do Mundo. Não tenho nenhuma dúvida que o Gigante, depois de pronto, vai surpreender, principalmente, aos que não acreditam que ele ficará pronto até o começo da Copa.
A ausência na atualização deste blogue, fica por conta das funções exigidas para o acompanhamento do pessoal da FIFA em mais uma visita de monitoramento.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!