quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Semana Farroupilha

Desfiles hoje e amanhã

Foto: Luciano Lanes/PMPA
A avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) será palco de dois importantes eventos em comemoração à Semana Farroupilha. A partir das 21h desta quinta-feira, 19, terá início o Desfile Temático, que este ano vai abordar “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”. Já às 8h30 do dia 20 acontecerá o Desfile Cívico e Tradicionalista, com a revista das tropas pelo governador do Estado. Mais de 15 mil pessoas estão sendo esperadas em cada um dos eventos, que terá acesso gratuito à população.

O desfile temático deste ano presta homenagem ao escritor Simões Lopes Neto, que em suas obras resgatou lendas, contos, mitos e crendices presentes no imaginário do povo gaúcho. Cerca de 1,3 mil coreógrafos vão encenar o espetáculo noturno, divididos em nove carros, que pela primeira vez terão movimento, e vão contar, cada um deles, uma história do folclore gaúcho, conforme revela o diretor de Operações e Infra-estrutura do desfile, Josemar Basso.

Os carros, que vão representar, de maneira artística a riqueza cultural e folclórica do Rio Grande do Sul, foram desenvolvidos pelo artista plástico e carnavalesco Silvio Oliveira e executados por profissionais ligados ao Carnaval de Porto Alegre.

Os Carros – O primeiro carro que participa do desfile homenageia o escritor João Simões Lopes Neto, representante literário do imaginário cultural do Estado. A lenda da cobra de fogo, conhecida na obra do escritor como “M Boitatá”, é retratada no segundo carro. O terceiro carro apresenta a lenda do “Negrinho do Pastoreio”, genuinamente rio-grandense, nascida da escravidão e que reflete o meio pastorial, o poder e a religiosidade. Em seguida, o próximo carro retrata a lenda da “Salamanca do Jarau”, em que o sacristão dado às artes mágicas é envolvido pela tentação.

O “Mate do João Cardoso”, um dos mais populares contos, é o quinto carro, e representa a sensibilidade e um regionalismo espontâneo. O conto “Trezentas Onças” também está presente no desfile, mostrando as histórias de Blau Nunes, no sexto carro. O sétimo carro do desfile mostra dois mitos presentes no Rio Grande do Sul: o “lobisomem e a bruxa”, cujo fardo é do sétimo filho homem ou da sétima filha de uma família.

As crendices e superstições gaúchas estão retratadas no oitavo carro. Encerra o desfile o carro “Chasques do Imperador”, onde o personagem Blau Nunes narra os fatos do ponto de vista muito próximo ao soberano Dom Pedro II, pelos olhos daquele que se tornou seu ajudante, seu estafeta (Chasques), o qual não se achava apto a servir.
 
Tradicionalista – Já o desfile Cívico e Tradicionalista contará com a participação de cerca de 180 entidades tradicionalistas, cujos participantes devem estar vestidos a rigor. Será permitido apenas um veículo por entidade, sendo que o caminhão deverá representar o tema cultural que a entidade apresentou no seu Galpão.
A divulgação das cinco entidades premiadas no Desfile Tradicional, com a entrega dos troféus, acontecerá às 19h30 do dia 23 de outubro no Centro de Eventos do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 19 de setembro





Mensalão, o retorno
STF decide que recursos dos réus serão avaliados. (Zero Hora)

Nova chance para Dirceu e mais 11 mensaleiros
Julgamento terá outra fase com o resultado de 6 a 5 na votação concluída ontem no STF. (Correio do Povo)

Mensalão terá novo julgamento no STF
Por 6 votos a 5, Supremo aceita recursos e vai rever penas de 12 condenados. (Jornal do Comércio)

Manifestantes protestam em frente ao Supremo
O grupo, de aproximadamente 40 pessoas, passou por uma das cercas instaladas em torno do Supremo, mas foi contido por seguranças. (O Sul)

Procuradoria investiga pagamentos ao PDT
O Ministério Público Federal investigará a suspeita de que uma entidade financiada pelo Ministério do Trabalho pagava militantes do PDT de Santa Catarina por serviços prestados ao partido. (Folha de S. Paulo)

PF investiga fraude em fundos de pensões no DF e em nove Estados
Segundo a PF, organizações criminosas promoveram lavagem de dinheiro e má gestão de recursos de entidades previdenciárias públicas no DF e em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás. (Estadão)

Fux é escolhido relator dos embargos infringentes
A escolha foi feita de forma eletrônica, após decisão da Corte de aceitar a apresentação deste tipo de recurso. (O Globo)

Bancários entram em greve por tempo indeterminado
Bancários de todo o país ratificaram, em assembleias na noite de ontem, decisão tomada no último dia 12, de paralisação por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (19). (Estado de Minas)

Operação da PF e MP prende dois delegados, doleiro e agente
Em março deste ano, Paulo Barongeno, Sandra Silveira e o doleiro Fayed Traboulsi foram presos sob a suspeita de atrapalhar investigações conduzidas pela Polícia Civil. (Correio Braziliense)

Governo quer investigação sobre CRMs
Segundo a AGU, o pedido de investigação foi solicitado após os conselhos afirmarem que se recusariam a emitir o registro provisório aos estrangeiros que atuarão no Mais Médicos. (Gazeta do Povo/PR)

Bom Dia!

Impunidade! Até quando?
As redes sociais, a partir do voto do ministro Celso de Mello, despejaram mensagens e fotos lamentando o acolhimento dos embargos infringentes, decisão que pode levar mensaleiros condenados por formação de quadrilha para o regime semiaberto ou até mesmo a absolvição. Tudo se o julgamento não se prolongar, correndo o risco de prescrição das penas.
A verdade é que a decisão de ontem traz a uma grande parte dos brasileiros, uma sensação de desalento, uma tristeza e um sentimento de impunidade. A sociedade, em sua maioria, esperava que os envolvidos e condenados fossem para a cadeia, como corruptos e ladrões comuns. Não foram e, quem sabe, jamais irão, pelo menos neste processo. É tudo como se fosse um filme com um enredo que parecia diferente, desta vez, mas que acabou com um final bem previsível. Os peixes pequenos irão para a cadeia, já os grandões, os tubarões, estes estão rindo da ingenuidade de todos nós que, mais uma vez, acreditamos que a justiça seria superior aos interesses políticos e pessoais. Não foi.
Ao ler os jornais de hoje, me dou conta de que alguma coisa diferente foi plantada e está crescendo, assustadoramente, no Brasil. Tenho falado em ditadura silenciosa, mas já estou admitindo que ela é bem mais ruidosa do que parece. Já não há mais muito cuidado em esconder ou fantasiar aquilo que pretendem. Há uma nova lei, uma nova autoridade que, na realidade, estão muito acima da lei e de qualquer autoridade que não seja a dos detentores do poder. A Constituição existe apenas para atender aos interesses governamentais e políticos. O cidadão está submetido ao que for determinado por quem manda. Além dos chamados “projetos sociais”, mantidos com o dinheiro da gente e que garantem votos aos que precisam deles para seguir mandando, nada mais é feito no Brasil. Alguém pode mencionar uma grande obra, um grande projeto que beneficie aos brasileiros como um todo? Investimentos em estradas, em hospitais, em educação, em segurança, todos estão em segundo plano, ou terceiro, quem sabe. Enquanto isso, a propaganda oficial nos diz que o Brasil está maravilhoso, que tudo vai de vento em popa, que nunca foi tão bom como agora, que os médicos cubanos vieram para solucionar a questão da saúde e que as estradas, portos e aeroportos serão concedidos, uma forma nova de falar em privatização.
Quem se considerar prejudicado, que entre com embargos infringentes. Enquanto isso, vamos seguir convivendo, com sempre, com uma total impunidade.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!