sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Reunião entre governo e Cpers termina sem acordo

Depois de quase três horas de reunião entre professores e representantes do governo do Estado, na sede da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) na manhã desta sexta-feira, a direção do Cpers/Sindicato anunciou que pretende radicalizar a mobilização com relação as negociações salariais com o governo do Estado. No final do encontro, a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira, disse que a paralisação dos professores estaduais vai continuar e pode ainda ser radicalizada. “Vamos definir uma agenda de ações, porque o governo Tarso não nos deu outra opção a não ser manter a greve. O governo mostrou que não quer negociar”, destacou.

Trabalhador poderá pagar cursos de artes com vale-cultura
Os trabalhadores que receberem de suas empresas o vale-cultura poderão usar o benefício de R$ 50 mensais para pagar cursos de artes, dança, audiovisual, circo, fotografia, música, teatro e literatura. A instrução normativa está no Diário Oficial da União.

Quatro protestos programados para amanhã em Porto Alegre
Além do tradicional Grito dos Excluídos – manifestação que há 19 anos ocorre em paralelo ao Desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre, há pelo menos outros três protestos programados para ocorrer na Capital neste sábado, feriado em que se comemora o Dia da Independência do Brasil. O Bloco de Lutas pelo Transporte Público faz ato pelo passe livre; o Black Blocs reivindica a desmilitarização da polícia e o grupo de ativismo hacker Anonymous tem pautas como a prisão imediata dos mensaleiros, o fim do voto obrigatório e a reforma tributária.

Exército e PM reduzem efetivo para desfile no Rio
Os protestos marcados na internet para 7 de setembro levaram as Forças Armadas e a Polícia Militar a reduzir seus efetivos na participação do tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência no Rio de Janeiro. O Exército, que coordena o evento na cidade, confirmou a redução de 40% no efetivo – considerando também Aeronáutica e Marinha – em razão de ameaças de ataques durante o evento.

Receita disponibiliza 4º lote de restituições na segunda-feira
A Secretaria da Receita Federal informou que serão abertas, na próxima segunda-feira (9), a partir das 9h, as consultas ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012, além de lotes de anos anteriores. As restituições serão depositadas em 16 de setembro.

Desfile de 7 de setembro

EPTC monta esquema especial para o trânsito
Em razão de desfile militar comemorativo ao Dia da Independência, realizado neste sábado, 7, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que serão bloqueadas algumas vias da área central, das 6h às 14h.
Para organizar e monitorar o trânsito, a EPTC disponibilizou 300 agentes de trânsito. O desfile inicia às 10h, sob a coordenação da 6ª Divisão de Exército do Comando Militar do Sul, e terá o seguinte itinerário:

• Av. Mauá (entre a rua Cassiano do Nascimento e a av. Presidente João Goulart)
• Av. Presidente João Goulart (entre a av. Pe. Thomé e a av. Edvaldo Pereira Paiva)
• Av. Loureiro da Silva (entre a Av. Edvaldo Pereira Paiva e a rua Eng. Luiz Englert).

As ruas Luis Englert, Paulo Gama e Setembrina ficam bloqueadas para a dispersão do desfile.

Outras ruas que serão bloqueadas:

• Rua Siqueira Campos, entre a av. Presidente João Goulart e a rua Bento Martins
• Rua João Pessoa (sentido Centro-bairro), na pista lateral, entre a rua André da Rocha e a rua Venâncio Aires com limpeza de área da av. Loureiro da Silva até a av. Venâncio Aires, circulando neste sentido apenas o corredor de ônibus.
• Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Av. Ipiranga e a av. Presidente João Goulart;
• Av. Augusto de Carvalho /Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, entre a rua Washington Luiz e a Av. Borges de Medeiros (permitindo acesso ao Fórum, Justiça Federal e Deca);
• Rua Antônio Klinger Filho, entre a av. Borges de Medeiros e av. Loureiro da Silva, e demais alças e acessos do Viaduto Açorianos;
• Rua João Alfredo e Rua Décio Martins Costa, entre a rua da República e a av. Loureiro da Silva;
• Travessa do Carmo, via de acesso às autoridades;
• Rua José do Patrocínio, entre a rua Sarmento Leite e rua Cel. Genuíno;
• Rua Gen. Lima e Silva, entre a rua Sarmento Leite e a rua André da Rocha;
• Rua Sarmento Leite, entre a av. Osvaldo Aranha e a rua José do Patrocínio; 
• Rua Setembrina, entre a rua Eng. Luiz Englert e av. Osvaldo Aranha;
•Rua Avaí, entre a av. João Pessoa e a av. Loureiro da Silva;
•Rua 24 de Maio, entre a rua Avaí e a rua André da Rocha.
•Rua Tuiuti, entre a rua Avaí e a rua André da Rocha.

A sinalização de trânsito será reforçada no entorno das vias bloqueadas. As linhas de transporte público que trafegam nessas vias serão desviadas. O fluxo da avenida Castelo Branco, em direção a av. Mauá, será canalizado para a rua da Conceição.

Depósitos judiciais

OAB discorda de Tarso
Depois que o governador Tarso Genro decidiu convocar o Conselhão para avaliar a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) contra a utilização dos depósitos judiciais, a entidade que reúne os advogados se mostrou contrariada, principalmente com a insinuação de que a ação tem conotações políticas.
Conforme o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, “a entidade não se move por interesses políticos”. Ele explicou que a ação contra o saque dos depósitos judiciais foi aprovada pelos 114 conselheiros da Ordem.
Outro que não gostou das insinuações do governador, foi o ex-presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia.  Ele disse que a entidade está agindo simplesmente em defesa dos advogados e do cidadão. Lamáchia disse que muitos profissionais temem que seus clientes ganhem uma causa e não recebam o dinheiro depositado em juízo.
Sobre não ter contestado a lei, aprovada no governo de Germano Rigotto, Lamáchia lembrou que, na época, não era presidente da entidade.

Prêmio Press

Votação começa nesta segunda
Começa nesta 2ª feira, dia 09 de setembro, mais uma edição do PRÊMIO PRESS, o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro, com o início das etapas de Voto Popular e Voto Profissional.
As indicações dos profissionais de imprensa que concorrerão aos troféus de melhores do ano, em 16 categorias, podem ser feitas no site www.revistapress.com.br e se estendem até 31 de outubro, quando será divulgada a relação de finalistas, que irão ser avaliados e votados por um júri formado por lideranças políticas, empresariais e institucionais do RS.
No ano passado, foram registradas mais de 657 mil indicações, e a expectativa para esta 14ª edição é que o Prêmio Press bata na casa de um milhão de indicações, feitas pelo público ouvinte, telespectador e leitor e pelos profissionais de imprensa de nosso estado.
No Voto Popular qualquer pessoa pode dar um voto por dia, em cada uma das 16 categorias de premiação, já no Voto Profissional, somente jornalistas e radialistas profissionais podem participar uma única vez durante todo o período de votação.

A partir deste ano, o Prêmio Press passa a contar com dois novos apoiadores: SINDUSCON (Troféu Jornalista do Ano) e STICC (Troféu Repórter de Rádio do Ano). Além deles, o evento tem o tradicional apoio de: SISTEMA FIERGS, SICREDI, FECOMÉRCIO, CIEE-RS, SINDIRÁDIOS, KRIM BUREAU E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques de jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 6 de setembro





Ataque à Síria cria divisão no G-20
Aliados esboçam apoio à intervenção dos EUA, mas outros países temem ação militar de conseqüências imprevisíveis. (Zero Hora)

Clima pesado: Dilma não sorria para Obama. Ele não olhava para Dilma
Foi a primeira vez que os dois dirigentes se encontraram após a revelação de que o governo dos EUA espionava Dilma. (O Sul)

EUA confirma conversa privada entre Obama e Dilma
O serviço de imprensa da Casa Branca confirmou que o presidente dos EUA teve uma conversa privada com a presidente Dilma no fim da tarde de ontem. (Correio do Povo)

BC prevê menor pressão fiscal sobre a inflação
Ata do Copom surpreende especialistas e indica ciclo curto para alta de juros. (Jornal do Comércio)

Dilma recorrerá à ONU por medidas contra invasão de privacidade

Depois de encontro com Obama na Rússia, presidente afirma que vai propor 'nova governança' em razão das denúncias de espionagem; governo dos EUA prometeu explicações até a próxima semana. (Estadão)


Obama prometeu dar explicações sobre espionagem até quarta-feira
No encontro entre Dilma e Obama ontem, na Rússia, o americano teria assumido ‘responsabilidade direta e pessoal’ na investigação das denúncias, segundo a presidente. (O Globo)

Gleen Greenwald afirma que mais dados de Dilma serão divulgados
Jornalista falou que, após vazamentos, vive clima de pressão e ameaças, mas, com certeza, está muito contente com tudo. (Correio Braziliense)

Inflação volta a subir com fim da queda de alimentos
Em meio à disparada do dólar e de possíveis pressões inflacionárias que isso possa causar, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a acelerar e registrou alta de 0,24% em agosto. (Folha de S. Paulo)

149 cidades programam protestos para amanhã
Quase 400 mil pessoas confirmam presença em manifestações via internet. Atos vão ocorrer em todos os estados. (Gazeta do Povo/PR)

Amistoso pode ser o último jogo da Seleção no Brasil
É praticamente certo que o jogo contra a Austrália, amanhã, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, marque a despedida da seleção do torcedor brasileiro.(Diário do Nordeste)

Erro ortográfico vai tirar nota máxima da redação do Enem
O edital da redação deste ano prevê que "desvios gramaticais serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência". (Estado de Minas)

Bom Dia!

Depois que postei no Facebook, ontem, um comentário sobre o pedido de aposentadoria, por invalidez, do mensaleiro condenado, José Genoíno, recebi vários pedidos, por e-mail e por telefone, para que reproduzisse aqui minha opinião sobre o assunto. Então, como gosto muito de atender aos que me honram com a leitura diária deste espaço, uso meu comentário de todos os dias para mostrar o que escrevi no FB.

Um exemplo de honestidade e dignidade!

Difícil não ouvir algum partidário, ou alguem menos avisado, defendendo José Genoíno, homem digno, pobre, trabalhador honesto, incapaz de se aproveitar de cargos ou de ações partidárias para se locupletar. Uma vítima, segundo muitos, da Veja e do STF ao ser condenado como mensaleiro. Logo ele, um cidadão que luta para sobreviver, um exemplo para todos os políticos.
Pois bem, ontem o advogado do deputado pelo Partido dos Trabalhadores, encaminhou pedido de aposentadoria, por invalidez, de Genoíno, funcionário da Câmara Federal. Se concedida (alguém duvida?) a aposentadoria será de R$ 26,7 mil por mês, mais o pagamento do plano de saúde que dá, inclusive, direito à atendimento particular no Hospital Sírio Libanês, um dos mais caros do Brasil. 
Quanto cidadão realmente honesto, trabalhador, chefe de família, que trabalhou no pesado durante mais de 35 anos, vai se aposentar com o teto do benefício do INSS, ou seja, um pouco mais de R$ 3 mil por mês? Poucos, certamente. Para se aposentar por invalidez, terá que passar por uma série de perícias durante anos, até comprovar que realmente não tem condições de trabalhar. 
Genoíno, ao contrário, brevemente estará aposentado e passará a viver (se é que já não vive) sem qualquer preocupação. Nem mesmo com a possibilidade de cumprir, na cadeia, a pena a que foi condenado como um dos integrantes da quadrilha do mensalão. Seu advogado já anunciou que, caso a pena seja confirmada, pedirá para que seu cliente a cumpra em prisão domiciliar.
Se isso é exemplo de honestidade e dignidade não sei, então, o que é safadeza e desonestidade!
E segue o baile....

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!