terça-feira, 6 de agosto de 2013

Joaquim Barbosa

“Não tenho contas a prestar a politiqueiros”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou que não tem "contas a prestar a politiqueiros" que questionam a compra de um apartamento em Miami, nos Estados Unidos. Também disse que é um "cidadão correto".

"Eu comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a esses politiqueiros", afirmou após sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro disse que os críticos deveriam se preocupar com o desvio de recursos públicos e não com seus investimentos.

"Aqueles que estão preocupados com as minhas opções de investimento feitas com os meus vencimentos, com os meus ganhos legais e regulares, deveriam estar preocupados com questões muito mais graves que ocorrem no País, especialmente com os assaltos ao patrimônio público", disse. "Essa deveria ser a preocupação principal, e não tentar atacar aqueles que agem corretamente, que nada devem, enfim, um cidadão correto", acrescentou. (Agência Estado)

Rede TV

Governo recebe pedido de cassação
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou que recebeu nesta segunda-feira (5) uma carta encaminhada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo pedindo a cassação da concessão da "RedeTV!".
O ministro afirmou, no entanto, que ainda não teve tempo de analisar o documento.
Na carta, a entidade afirma que a empresa comete várias ilegalidades trabalhistas, como não repassar ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) as contribuições previdenciárias recolhidas nem fazer contribuição ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Segundo o sindicato, eles foram informados pelo governo que o Ministério das Comunicações tomaria as providências cabíveis.
Em nota, a 'RedeTV!' diz que está "absolutamente em dia" com suas obrigações trabalhistas. (Com Agência Folha/Conteúdo)


Mais Médicos

Só 47 profissionais para o Estado

Depois de pedir 1.323 médicos, o Rio Grande do Sul vai receber só 47 por meio da primeira etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. A quantia equivale a 3,5% da demanda. O anúncio detalhado por região foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, em Brasília. Na Bahia, que havia pedido número semelhante ao Rio Grande do Sul – 1.382 médicos – serão 85 contratados profissionais.

O número de inscrições preliminares chegou a 16.530, mas centenas delas continham irregularidades e, em outros casos, o médico e o Ministério não chegaram a um acordo sobre o local a ser atendido. Os 938 selecionados equivalem, em nível nacional, a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos.

Na semana passada, o Ministério previa contratar pelo menos 1.753 médicos para 626 municípios. A estimativa era enviar 107 deles só para o Rio Grande do Sul, em 35 cidades. Ao todo, 346 municípios gaúchos pediram médicos. "Mas eles não estão dispostos a atender a população nas periferias e nas regiões mais carentes", disse o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que preside a Frente Nacional de Prefeitos. Para ele, houve “fraude” nas inscrições. “Mais de 14 mil médicos fraudaram a inscrição”, disse. “O que imperou foi o sentido corporativista das entidades.”

Mais de 6 mil inscritos deixaram o número do registro profissional em branco. Outros 171 colocaram traços ou zeros nos espaços e muitos colocaram números inconsistentes.

Quase 50% dos médicos inscritos concluíram a graduação entre 2011 e 2013. Mais de 70% dos profissionais se formaram nos últimos dez anos. Os profissionais começam a trabalhar em setembro. Ao todo, 51% dos profissionais vão atender em periferias de capitais e de regiões metropolitanas. Os demais vão atuar em municípios do interior de alta vulnerabilidade social.

Pouco mais de 47% dos profissionais têm entre 23 e 30 anos, 25,48% estão na faixa de 31 a 40 anos. Médicos com mais de 41 anos somam 27,24% dos inscritos. Os homens somam pouco mais de 58% dos médicos inscritos.

Na segunda etapa do programa, a partir desta terça-feira, os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. Na sexta, o Ministério da Saúde publica a lista das localidades que receberão médicos estrangeiros.


Confira a lista das cidades gaúchas e número de médicos:
Aceguá - 1
Arroio do Sal - 1
Bagé - 2
Bento Gonçalves - 2
Canoas - 3
Capão da Canoa 1
Capão do Leão - 2
Dois Irmãos - 2
Garruchos - 1
Itaqui - 1
Ivoti -1
Jaguarão - 1
Pelotas - 7
Porto Alegre - 11
Redentora - 1
Rio Grande - 2
Santana do Livramento - 1
São Borja - 1
Tiradentes do Sul - 1
Torres - 1
Uruguaiana - 3
Viamão -1 
(Com Agência Brasil/Conteúdo)

Notícias

Diário Oficial publica liquidação extrajudicial do Banco Rural
O Banco Central informa que a decisão foi tomada “considerando o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, a existência de graves violações às normas legais e estatutárias que disciplinam sua atividade e a ocorrência de sucessivos prejuízos.

Vendas de veículos aumentam 7,4% de junho para julho
Foram comercia- lizadas 342.306 unidades contra 318.619 em junho, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com julho do ano passado, houve queda de 6%. No acumulado do ano, foi registrada elevação de 2,9%

Inflação deve ser menor no 2º semestre, diz presidente do BC
A inflação começa a convergir para o centro da meta de 4,5%, pelo IPCA, neste segundo semestre, afirmou nesta terça-feira (6) o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, dizendo ainda que a política monetária limita a transmissão da desvalorização do câmbio para os preços em horizontes relevantes. A avaliação do presidente do BC foi feita em encontro com 100 executivos de grandes companhias, em evento realizado em São Paulo.

TST manda Bradesco readmitir funcionário portador do vírus HIV
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que o banco Bradesco reintegre um gerente que foi demitido no mesmo dia em que recebeu o diagnóstico de portador do vírus HIV, causador da Aids.
Para a Sexta Turma do TST, o banco não conseguiu comprovar que a demissão não foi discriminatória. Ao retornar ao trabalho, o gerente terá direito a todas as vantagens e adicionais conferidos por lei ou norma contratual durante o período de afastamento, além de benefícios e indenização por danos morais no valor de 20 salários.

Inscrições no Sisutec começam hoje

Começam nesta terça-feira e vão até o próximo dia 12 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado nessa segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. São oferecidas 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos.

Esportiva

Definidas as finais da Copa do Brasil



Um sorteio realizado no começo da tarde, no Rio de Janeiro, determinou a ordem dos jogos nas oitavas de final da Copa do Brasil. Falta definir o mando de campo, o que deverá ocorrer ainda hoje.
Nas quartas de finais, a disputa será entre os vencedores dos jogos, por lados. 




Lado A
Jogo 1: Corinthians x Luverdense
Jogo 2: Grêmio x Santos
Jogo 3: Inter x Salgueiro
Jogo 4: Palmeiras x Atlético-PR

Lado B
Jogo 1: Fluminense x Goiás
Jogo 2: Vasco x Nacional-AM
Jogo 3: Atlético-MG x Botafogo
Jogo 4: Flamengo x Cruzeiro

Quartas de finais
1 - Vencedor A1 X Vencedor A2
2 - Vencedor A3 X Vencedor A4
3 - Vencedor B1 X Vencedor B2
4 - Vencedor B3 X Vencedor B4

Semi finais
5 – Vencedor de 1 X Vencedor de 2
6 – Vencedor de 3 X Vencedor de 4

Final
Vencedor de 5 X Vencedor de 6

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 6 de agosto





Meia entrada para jovem valerá em todo o país
Sancionada por Dilma, lei atingirá 51 milhões de jovens com reserva de 40% dos ingressos para eventos culturais e esportivos. (Zero Hora)

Renda per capitã sobre 3% ao ano na década
De 200 a 2011, valor foi de R% 591,00 para R$ 783,00; classe média teve alta de 50%. (Jornal do Comércio)

Meia entrada é limitada a 40% dos ingressos
Benefício é válido para jovens entre 15 e 29 anos. Dilma vetou meia passagem para alunos em transporte interestadual. (Correio do Povo)

MP investiga se cartel resultou em enriquecimento de agentes públicos
Dez promotores vão conduzir 45 inquéritos sobre a atuação do cartel dos trens em licitações do governo de São Paulo. (Estadão/SP)

Governo quer reaver dinheiro de passagens aéreas superfaturadas
A oposição ao governo Dilma Rousseff cobrou o cancelamento imediato de todos os contratos com agências para a compra de bilhetes e pediu o ressarcimento dos valores pagos na aquisição de viagens com tarifas irregulares. (Diário de Pernambuco)

Câmara deve evitar votações polêmicas da minirreforma
A maioria dos partidos na Câmara defende mudanças no processo eleitoral para o próximo ano que protejam candidatos e legendas das regulamentações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o receio de desgaste na imagem dos políticos com a aprovação de questões polêmicas dificulta a votação da chamada minirreforma eleitoral. (O Globo/RJ)

MP reabre inquéritos sobre Metrô de SP
O Ministério Público de São Paulo formou uma força-tarefa para analisar 45 inquéritos que envolvem empresas suspeitas de fraudes em licitações de trens da CPTM e do Metrô. (Folha de São Paulo)

Projeto prevê recompensa em dinheiro a quem denunciar corruptos
No que depender da Câmara Legislativa, o Distrito Federal voltará à época do Velho Oeste americano. (Correio Braziliense)

BNDES e Correios serão sócios do trem-bala
Banco financiará obras e estatal da correspondência quer utilizar o trem de alta velocidade para otimizar serviços de entrega entre Rio e São Paulo. (Valor Econômico)

Só 23% dos projetos aprovados pelos vereadores têm relevância
Das 68 aprovações do primeiro semestre de 2013, 52 buscam nomear lugares, bens públicos e cidadãos honorários. Dos projetos relevantes, 12 vieram do Poder Executivo e 4 do Legislativo. (Gazeta do Povo/PR)

Bom Dia!

Estourou a tampa do bueiro!
Leio e ouço que o prefeito de Igrejinha (RS) decidiu cortar o próprio salário, o do vice, o dos secretários, diminui o valor pago aos CCs e eliminou alguns, e acabou com gratificações na prefeitura da cidade. Tudo para poder enfrentar a crise financeira que atinge o município.
Sei, e certamente muitos sabem também, que o caso de Igrejinha não é único. Muitas prefeituras estão cortando gastos com a finalidade de suportar a crise que se estabeleceu e que cresce todos os dias. Não há dinheiro para nada, a arrecadação diminuiu e os repasses federais obrigatórios parece que não são tão obrigatórios assim.
Não sou economista, não tenho especialidade em finanças públicas, mas vou ao supermercado todas as semanas e sei muito bem o que custa o dia-a-dia dos brasileiros. E não é pouco.
Diante de notícias como a que veio de Igrejinha, fico pensando que coisas como essa provam que, de alguma forma, a conta começa a ser paga. Não é possível que tudo tenha mudado, em 10 ou 12 anos, por decreto. A miséria acabou, a classe D acabou, a taxa zero foi institucionalizada em muitos casos, impostos desapareceram em outros, bilhões são gastos com bolsa isso, bolsa aquilo, a corrupção está presente em quase todos os setores governamentais e os discursos afirmam que tudo está maravilhoso, que o Brasil e o brasileiro nunca estiveram tão bem. Somos a sexta economia do mundo, vivemos num paraíso e nada nos preocupa.
Enquanto isso, os juros que o governo cobra sobre a dívida pública, por exemplo, inviabilizam qualquer administração estadual ou municipal. Taxa zero, IPI reduzido e juros astronômicos. E os bancos, a cada semestre, com lucros bilionários, e aumentando. Alguém acredita que o projeto econômico do governo é uma coisa séria? Eu particularmente não acredito.
Ao ver a penúria dos estados e dos municípios, ao ver que todo mundo tem que apertar o cinto e que o governo, para manter a ilusão que criou, trabalha com 39 ministérios, cria bolsas de auxilio quase todas as semanas, promete bilhões para atender a base aliada, diz que combate a corrupção, sou obrigado a me preocupar com o futuro bem próximo. E não tenho dúvidas que a crise está inundando tudo e que a tampa do bueiro estourou. Ou vai estourar logo ali adiante.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!