sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Notícias

Rapidinhas

MST ocupa mais uma fazenda no interior paulista
Poucas horas depois de deixarem, por ordem judicial, a fazenda da Cutrale ocupada em Borebi (SP), sem-terra ocuparam outra propriedade na mesma região. As cerca de 300 famílias, que ocuparam hoje (2) a Fazenda Dadu, são as mesmas que, na última quarta-feira (31), tinham ocupado a Fazenda Santo Henrique, da Cutrale.

Catamarã na Zona Sul
Com a construção do píer de 30 metros de extensão próximo ao BarraShoppingSul concluída, a empresa CatSul aguarda a liberação de diversos órgãos das três esferas de poder (Marinha, governo do Estado e prefeitura) para poder operar a linha do catamarã na zona Sul de Porto Alegre e à cidade de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão inicial era de que a operação na zona Sul da cidade começasse no mês de abril. O diretor de Operações da CatSul, Carlos Bernaud, acredita que o novo trecho deverá entrar em operação ainda este ano.

Sarney está consciente e respira sem aparelhos
O senador José Sarney (PMDB-AP) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. "O paciente está estável, consciente, lúcido e respirando sem ajuda de aparelhos", destaca o boletim.

Dólar cai e fecha em R$ 2,28
dólar comercial perdeu valor em relação ao real nesta sexta-feira (2), depois de cinco dias seguidos de alta. A moeda norte-americana recuou 0,61%, para R$ 2,288 na venda. Apesar da queda no dia, na semana o dólar acumulou valorização de 1,42%..

Artigo

Dilma reconheceu, a culpa de tudo é o Lula

Ignácio de Loyola Brandão (Estadão)*

Dilma disse que Lula nunca saiu.
Mas como? Todo mundo viu quando ele foi embora, chorando.
Quando terá voltado?
Terá sido na calada da noite, escondido?
Se ele nunca saiu, está governando.
Como se não votei nele, nem ninguém, porque não era candidato?
Se nunca saiu, está lá. Se está lá, não devia estar.
É um usurpador.
Se está lá, está ilegalmente, anticonstitucionalissimamente (ufa!).
Dilma disse: Lula e eu somos indissociáveis.
Serão um só?
Um dia aparece um, outro dia, o outro.
Lembram-se de Irma Vap? A peça teatral, megassucesso durante anos? Da rapidez com que os atores Nanini e Latorraca trocavam de roupa e surgiam como outro personagem? Se alternavam um na pele do outro?
Teremos na presidência Dilma Vap ?
Dilma sai da sala, volta Lula.
Lula sai, volta Dilma.
Será uma peça teatral de Ionesco? De Beckett, de Jorge Luis Borges? Ou uma chanchada da Atlântida?
Ou será filme do Woody Allen? Zelig, por exemplo, em que o personagem vai adquirindo outras personalidades automaticamente.
Lula será Dilma?
Ou Dilma será Lula?
Por isso que os ministros vivem tão atarantados?
Ou pela primeira vez na história temos uma dobradinha na presidência?
Novo tipo de governo? Dois presidentes por um? Como o antigo doce da Cica, quatro em um?
Lula liga: Dilma, hoje vai você, tenho uma palestra na Sorbonne, ou em Oxford, ou em Yale, ou Cambridge ou na Patrice Lumumba.
Dilma: Lula, hoje vai você, que tenho de fazer um discurso citando o FHC como o culpado de tudo.
(FHC perturba o sono de Dilma; está sempre presente; é um trauma, obsessão, alucinação, pesadelo. Ou será admiração?)
Então, está explicado.
Se o Lula nunca saiu, tudo o que está acontecendo, economia ruim, inflação, saúde péssima, educação aos pedaços, violência desenfreada, povo nas ruas, é culpa do Lula.
Volte a presidir, Dilma.

*Artigo publicado no jornal Estado de São Paulo (Estadão)  

Bom Dia!

Pacíficos e sem partido?
Foto: Agência RBS
Manifestantes voltaram às ruas no final da tarde de ontem, em Porto Alegre. Foram para frente da  prefeitura sob o pretexto de reivindicar passe livre no transporte coletivo. Depois, saíram pelas principais ruas do Centro, marchando em direção ao prédio onde reside o prefeito José Fortunati, na Praça da Matriz. Lá picharam e depredaram prédios antes de queimarem um boneco com o rosto do prefeito. Em volta da fogueira, um grupo de jovens manifestantes portando faixas e cartazes, pedindo a isenção da tarifa.
Um protesto que só se diferencia dos acontecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, pelo número de participantes. Enquanto lá são milhares, aqui não chegam a duzentos.
O que chama a atenção nestes protestos “pacíficos” é a fúria dos participantes contra determinadas autoridades e/ou partidos políticos. Em São Paulo, a manifestação em frente à prefeitura, foi tranquila, sem depredações e pichações. Bastou se dirigirem ao Palácio do Governo, para que o vandalismo começasse a imperar. Lembre-se que o prefeito, em São Paulo, é do PT e o governador do PSDB.
No Rio de Janeiro, toda a violência se concentra nas manifestações contra o governador Sérgio Cabral, do PMDB. Coincidentemente, com queima de bonecos, igual ao que foi feito aqui.
Ontem, em Porto Alegre, os manifestantes que só focam um determinado lado político partidário, portavam, entre faixas e cartazes, bandeiras vermelhas, um grande cartaz com a foto, ou desenho, do guerrilheiro comunista Carlos Marighela. Nas faixas, dizeres pedindo o passe livre e sugerindo que ele seja pago pelos ricos. Provavelmente também queiram que os ricos paguem a limpeza das pichações e recuperação do que foi depredado.
Depois que picharam boa parte da cidade, que quebraram bancos e lojas no centro e bairros, depois de ocuparem a Câmara Municipal, onde pousaram pelados para fotos de recordação, confesso que já não sei mais o que farão, daqui prá frente, os manifestantes pacíficos e sem partido. Mas acho que uma boa providência, seria assumirem o que estão fazendo, tirassem a máscara do rosto, direcionassem suas reivindicações apenas para o que realmente dizem que querem, e parassem com esta palhaçada de achar que a população já não entendeu exatamente o que querem e a quem representam.

Que Deus proteja a todos permitindo que tenhamos um Bom Dia!