quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fim da paralisação

Ônibus da Carris e Nortran voltam a circular


Funcionários da Carris e da Nortran aceitaram a proposta de acordo apresentada nesta tarde no Tribunal Regional do Trabalho e devem voltar ao trabalho. A assembleia dos trabalhadores terminou no final desta tarde e a situação das linhas paradas devem ser normalizadas em Porto Alegre nos próximos minutos. 

Diversas reivindicações da categoria foram contempladas
 no acordo proposto pela desembargadora que mediou a negociação. Entre elas, está o pagamento dos salários no dia 11 de julho, quando houve greve geral no País, e a realização de uma nova eleição para o Sindicato dos Rodoviários.(Com CP/conteúdo)

Confraternização

Câmara paga R$ 28 mil por jantar do PMDB

A presidência da Câmara dos Deputados desembolsou 28 400 reais para bancar um jantar de confraternização da bancada do PMDB, na noite desta terça-feira, na residência oficial do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A nota de empenho emitida pela Câmara especifica que o jantar seria servido para oitenta pessoas - exatamente o número de integrantes da bancada do PMDB -, o que corresponde a 355 reais por cabeça. A nota, obtida pela ONG Contas Abertas, mostra que o dinheiro foi gasto a título de "Suprimentos de Fundos", rubrica destinada a despesas urgentes, quando não há tempo hábil para efetuar concorrências públicas.

A responsável pela despesa foi Bernadette Maria França Amaral Soares, funcionária da presidência da Câmara e administradora da residência oficial de Alves. O salário dela é de cerca de 30 000 reais mensais. O registro do pagamento exibe a seguinte justificativa: "Concessão de suprimento de fundos para atender despesas relativas à contratação de serviços destinados à realização de jantar no dia 16.07.2013, na residência oficial da Câmara dos Deputados, para um público estimado de oitenta pessoas, a pedido do gabinete do presidente".

"Foi um jantar social de fim de semestre", disse o líder da bancada, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre o evento partidário - que poderia, nesse caso, ter sido custeado pelo partido.

O cardápio incluiu camarão e queijo brie ao molho de caramelo, além de champanhe. Segundo relatos de deputados que foram ao jantar, na confraternização de fim de semestre foram discutidos temas políticos, como a reforma política e a proposta do partido de redução no número de ministérios.

A assessoria do presidente da Câmara informou que ele dispõe de cozinheiros na residência oficial, mas que, em eventos maiores, a administração do local recorre ao serviço de terceiros. Ainda segundo a presidência da Casa, os 28 400 reais foram pagos a Bernadette como adiantamento para a funcionária bancar as despesas com o jantar.

A equipe do peemedebista disse ainda que o valor pago inclui decoração e o aluguel de mesas e cadeiras, e que fez uma cotação de preços antes de contratar a empresa que executou o serviço - cujo nome não foi divulgado. Segundo a assessoria, o jantar foi um evento para "avaliação" das atividades da bancada.(Com Veja/conteúdo)

Papa Francisco no Brasil

Manifestantes serão barrados no Campo da Fé, em Guaratiba
O Centro de Coordenação de Defesa Diária do Rio de Janeiro, que comandará a segurança em Guaratiba, na zona oeste, durante a Jornada Mundial da Juventude, informou na manhã desta quinta-feira, 18, que não será permitida a entrada de grupos de manifestantes no Campus Fidei (Campo da Fé), local da vigília e da missa de encerramento, com a presença do papa Francisco. O general do Exército José Alberto da Costa Abreu disse que as sucessivas manifestações no Rio não alteraram o planejamento das Forças Armadas na segurança do evento. "Não houve necessidade de reavaliação. Já estávamos trabalhando com a possibilidade de movimentos contestadores. Fomos surpreendidos pelos protestos durante a Copa das Confederações, ninguém esperava, mas manifestações intimidatórias e atos terroristas já estavam no nosso rol de preocupações", afirmou.

A segurança no entorno e no interior do Campus Fidei será feita por 7 mil militares do Exército e da Marinha. Barreiras serão feitas em um raio de quatro quilômetros. Segundo o oficial, apenas pessoas em atitudes suspeitas serão revistadas. No interior do terreno não serão usadas armas letais nem não letais. As armas serão usadas somente na parte externa.(Agência Estado)

Plenário lacrado

Invasores deixam a Câmara Municipal
Foto: Agência RBS
Logo após a saída dos invasores, representantes do grupo Movimento Passe Livre, que ocuparam a Câmara de Vereadores por oito dias, o presidente Thiago Duarte (PDT), acompanhado de um oficial de Justiça, pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Cristina Marquezan da Silva, e pela promotora Maria Cristina Lucca, mandou lacrar o plenário Otávio Rocha. Assim como ele, todos os setores do prédio serao vistoriados por técnicos que foram chamados para verificar se houve danos ao sistema de votações do parlamento.
Logo após a saída dos invasores, as vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (Psol), protocolaram os projetos que criam passe livre para estudantes e desempregados e determina a abertura das planilhas de contas das empresas de transporte coletivo.

Manchetes

Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais brasileiros  nesta quinta-feira, dia 18 de julho de 2013





Mais de 400 ônibus da Carris e Nortran deixam de circular
EPTC remaneja linhas de ônibus para atender a população. (Zero Hora)

FIFA está arrependida da escolha do Brasil
Protestos levaram presidente da entidade a dizer, na Áustria  que definição para país sede pode ter sido errada. (Correio do Povo)

Venda de material de construção cai 3,4% aponta Abramat
No primeiro semestre, vendas tiveram alta de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado. (Jornal do Comércio)

PMDB quer corte de 14 pastas e reforma ministerial já
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), recomenda à presidente Dilma Rousseff que faça já uma reforma ministerial e reduza de 39 para 25 o número de pastas.(Folha de São Paulo)

Cabral faz reunião de emergência depois de noite de vandalismo
A Polícia Militar informou nesta quinta-feira, durante reunião de emergência convocada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, que vai repensar as estratégias de atuação em manifestações depois do tumulto provocado por vândalos no protesto desta quarta-feira na Zona Sul.(O Globo/RJ)

Presidente do Supremo suspende criação de TRFs
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deferiu, na noite de ontem, ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que questiona a criação de quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs). (Correio Braziliense)

Paraná precisa aumentar em 50% oferta de radioterapia do SUS
A oferta de radioterapia no Paraná a partir do ano que vem já não será suficiente para atender o número de pacientes com câncer que necessitam de tratamento.(Gazeta do Povo/PR)

Copom mantém previsão de reajuste da gasolina e de recuo na energia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a projeção de reajuste de 5% no preço da gasolina, este ano. Também não houve alteração na estimativa de recuo de cerca de 15% na tarifa residencial de eletricidade. (Diário de Pernambuco)

Equipe de Dilma tenta despistar manifestantes no CE
Segurança presidencial deixou para última hora a definição do trajeto para escapar de manifestação de médicos em Fortaleza. (Estadão/SP)

Brasil é o sétimo colocado no mundo em casos de homicídios

A cada 100 mil habitantes, 27,4 são vítimas de crimes. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54,8. (Estado de Minas)

Bom Dia!

Desclassificados!
Tinha pensando em escrever alguma coisa sobre a série de movimentos que acontecem pelo Brasil afora. Protestos de todos os lados e que mostram a inconformidade de uma parcela consciente da população.
Mas hoje, ao abrir minhas páginas nas redes sociais, me deparei com a foto do grupo de “manifestantes” que invadiu, na quarta-feira da semana passada, o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre. Representantes do Movimento Passe Livre, muitos identificados como partidários do PSol e PSTU, acobertados por vereadores que se dizem defensores dos trabalhadores e que, de alguma forma, sustentam este tipo de gente, posando para uma foto feita diante da galeria de fotos de ex-presidentes da Câmara. Detalhe: COMPLETAMENTE NUS!
Não bastasse o desrespeito pelo que representa o Legislativo Municipal, os ditos ativistas pacíficos, que exigiram providências moralizadoras por parte dos vereadores, adjetivou vários ex-presidentes colocando legendas em suas fotos. Não contentes, depois de consumirem drogas, especialmente maconha, desrespeitaram uma imagem religiosa e acabaram, certamente para a glória dos que defendem este tipo de rebotalho humano, exibindo seus corpos totalmente despidos, numa foto que deverá ser exibida como troféu pelo ato que cometeram. Talvez existam, mas não foram divulgadas, fotos de cenas ocorridas durante as madrugadas em que os "ativistas" devem ter sido muito mais ativos.
O que mais me impressiona, é que a Justiça ainda se presta a mediar uma ação entre este tipo de gente e os vereadores que, queiram ou não,  foram eleitos democraticamente. Se bem que alguns deles, o  que não justifica o fato,  estiveram e estarão ao lado destes desclassificados. Afinal, os semelhantes se atraem.
Desculpem pela foto, mas é a única maneira de mostrar a todas as pessoas que ainda tem alguma dúvida sobre quem é quem neste tipo de movimento, quem são os que se dizem defensores de algum beneficio para a população. Confesso que, muito mais que enojado, me sinto envergonhado diante de tanta imundice.

Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Paralisação na Carris e Nortran

Manifestação de rodoviários dificulta o trânsito 
Foto: Vinicius Roratto/CP
Apenas cerca de 20 dos 118 ônibus da Carris circulam nesta manhã. Eles atendem as linhas T1, T3, T4 e C2. Na Nortran, praticamente todos os coletivos estão parados. Três veículos que saíram mais cedo, foram obrigados a retornar para a garagem da empresa.
A paralisação teria sido motivada por supostas agressões e ameaças sofridas por funcionários das duas empresas após audiência entre a direção do Sindicato dos Rodoviários e uma trabalhadora. Conforme o rodoviário Alceu Weber, o diretor do Sindicato, Julio Gamaliel, teria ameaçado os trabalhadores com uma arma de fogo, além de jogar seu carro contra um grupo de cobradores e motoristas que acompanhavam a audiência.

A direção da Carris diz que aguarda maiores informações para decidir se aplica alguma providência administrativa para o caso.

Artigo

ZH grátis - Construção do Estado do Bem Estar Social
José Fortunati*

O jornal ZH defende o passe livre para estudantes e desempregados afirmando que “especialistas” afirmam ser isto possível. A solução: cortar o lucro dos empresários.
Eu desejo entrar de cabeça neste debate levantado pela ZH e propor uma revisão geral dos lucros obtidos pelos empresários no Brasil. Este é um debate relevante para todos nós. Relembrei os meus bons tempos de política estudantil e recordei das boas e sólidas discussões que travávamos na busca de um Estado mais justo e igualitário onde a mais-valia deveria ser profundamente questionada.
Era a busca do Estado do Bem Estar Social onde os trabalhadores teriam acesso aos bens e serviços de forma absolutamente gratuita.
Sem dúvida alguma o Brasil tem avançado muito para construir este Estado de Bem Estar Social. Basta voltarmos um pouco no tempo e perceber os enormes avanços com a saúde pública com a criação do SUS, com a inclusão de milhares de crianças nas escolas públicas, com o atendimento na assistência social, com a criação do seguro-desemprego, do vale-transporte, do bolsa-família, etc., etc.
Reconheço que temos que avançar muito, mas muito mesmo, para que este denominado Estado de Bem Estar Social consiga atender com dignidade os milhões de trabalhadores do Brasil.
Mas, tenho a convicção de que se nos somarmos à iniciativa da ZH de um corte profundo no lucro dos empresários no Brasil estaremos começando a dar uma qualidade de vida melhor aos brasileiros. Basta começar pelo Sistema Financeiro Nacional. Nunca os banqueiros lucraram tanto em tão pouco tempo. Nunca os imóveis custaram tanto por apartamentos cada vez menores em nossas cidades. Nunca os medicamentos retiraram tanto da aposentadoria dos nossos idosos. Nunca as montadoras de automóveis que produzem no Brasil auferiram tanto lucro, conseguindo dar sobrevida às suas matrizes em crise no exterior.
É só entrarmos no supermercado e levamos um susto atrás do outro com a remarcação contínua dos preços das mercadorias. A grande diferença é que a velha maquininha que remarcava os preços dos produtos nas prateleiras ficou invisível substituída pelo código de barras. Mas, ao passar pelo caixa o cidadão percebe o rombo no seu orçamento.
Poderia dar outros milhares de exemplos. Mas, todos sabem o que encontramos no nosso cotidiano.
É claro que todos eles, sem exceção, irão dizer que a elevação dos preços ligada diretamente a carga tributária paga no Brasil. Mas, os balanços publicados mostram que os lucros são reais e os maiores da nossa história recente, depois de pagos os tributos que permitem que sejam feitos os investimentos para a construção do Estado do Bem Estar Social no Brasil. E isso é inquestionável.
Entendo que o acesso à leitura também deva ser um item básico da cesta do trabalhador. Leitura faz parte da formação cultural do cidadão. Perguntei aos “especialistas” se seria possível distribuir a ZH gratuitamente pelas ruas do nosso Estado. ´”É claro” me responderam os especialistas. “Basta cortar um pouco o lucros dos empresários”. Na antiga União Soviética o Pravda era distribuído gratuitamente aos trabalhadores. Aqui mesmo em Porto Alegre o jornal “Metro” é distribuído gratuitamente nos principais cruzamentos da cidade. Então resolvi propor, como forma de contribuir para que os trabalhadores tenham acesso à leitura, que a ZH seja distribuída gratuitamente. Logo um companheiro me alertou: “a classe operária não lê a ZH”. Está bem, concordo. Então vamos solicitar que a direção do Diário Gaúcho corte um pouco dos seus lucros e distribua gratuitamente o DG para que os desempregados tenham acesso aos classificados, para que as donas de casa tenham conhecimento do “Retratos da Fama”, para que os fanáticos torcedores da dupla Grenal saibam como anda o seu time, para que os trabalhadores fiquem bem informados.
Voltando ao transporte coletivo eu tenho a convicção de que com a realização das licitações para o transporte público no final do ano teremos condições plenas de rediscutir a planilha do preço da passagem colocando em pauta o lucro dos fornecedores de pneus, do óleo diesel, das carrocerias, dos implementos em geral e dos empresários do setor. Ao fim e ao cabo certamente teremos uma passagem mais barata para todos.
Mas, antes disso vou consultar “os especialistas da ZH” pois quem sabe eles não ofereçam a fórmula para podermos oferecer passagens grátis para todos?
*Prefeito de Porto Alegre