sábado, 8 de junho de 2013

Datafolha: Cai avaliação positiva de Dilma
A avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff caiu oito pontos percentuais desde março, indica pesquisa elaborada pelo instituto Datafolha. É a primeira vez que o instituto detecta uma queda na popularidade da petista desde o início do seu governo, em 2011. Nos últimos meses, pesquisas do Ibope e do Vox Populi já haviam apontado uma queda semelhante.
Segundos os dados do Datafolha, em março, 65% dos entrevistados avaliaram a administração de Dilma como boa ou ótima. Agora, esse percentual caiu para 57%. 
A pesquisa conclui que os números apontam para uma deterioração da imagem da presidente por causa do aumento do pessimismo entre os brasileiros com a situação econômica. A pesquisa também mostra que a população está mostrando uma preocupação maior com a inflação e o desemprego.
Ainda segundo o Datafolha, essa deterioração da imagem de Dilma ocorreu entre homens e mulheres, em todas as regiões do país, em todas as faixas de renda e em todas as faixas etárias.
A pesquisa também mostra que diminuiu a intenção de voto para a presidente nas eleições de 2014. Em março, em um cenário que incluía uma disputa com a ex-senadora Marina Silva, o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma levaria 58% dos votos segundo a pesquisa.
Agora, esse percentual caiu para 51% — uma número ainda suficiente para garantir sua reeleição, mas que aponta a influência crescente da situação econômica nas intenções de voto.

Já o pré-candidato Aécio Neves cresceu em relação ao levantamento de março. Antes com 10% das intenções de voto, ele agora 14%. A pesquisa foi realizada entre 6 e 7 de junho. Foram realizadas 3.758 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.(VEJA online)
Justiça pede para Dirceu e mais 20 
devolverem dinheiro do mensalão

A Justiça Federal em Brasília abriu o primeiro processo de improbidade contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para cobrar a devolução dos valores que teriam sido desviados, sob seu comando, para o esquema do mensalão.

Também respondem ao processo o deputado federal José Genoino (PT-SP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e outras 18 pessoas, informou reportagem do jornal Folha de S. Paulo

O Ministério Público deu início à ação em 2007, mas só agora a Justiça a aceitou. A decisão foi tomada no início do mês passado, dias depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) publicar o acórdão com a sentença do julgamento do mensalão, que condenou Dirceu a 10 anos e dez meses de prisão. 

A ação de improbidade, segundo a Folha, pede a devolução do dinheiro que o STF concluiu ter sido distribuído a parlamentares de cinco partidos — PMDB, PT, PL (atual PR), PTB e PP — para garantir apoio do Congresso ao governo do ex-presidente Lula. 

Dirceu chegou a ser acusado em 2007 em uma ação de improbidade, mas foi excluído ainda na fase anterior ao processo. Na ocasião o juiz entendeu que a ação não poderia ser aplicada a um ministro de Estado. 

A lei da improbidade prevê a devolução do dinheiro desviado e o aplicação de multa equivalente a três vezes o valor, corrigido a partir da época dos repasses. Há ainda, segundo a reportagem, outras quatro ações de improbidade contra os condenados do mensalão, mas elas ainda não foram aceitas pela Justiça. 

Ao todo, o STF condenou 25 réus. O valor aproximado dos repasses aos partidos alcança R$ 23,2 milhões, segundo o Ministério Público, o que, com a multa, elevaria a R$ 100 milhões o total do eventual ressarcimento. 

A defesa de José Dirceu afirmou que o Ministério Público cometeu erro na ação e diz que ele voltará a ser excluído do processo como ocorreu na fase preliminar da outra ação de improbidade na qual ele era acusado. 

O advogado de Delúbio, Sérgio Renault, afirmou que ele não cometeu nenhuma ilegalidade em suas funções partidárias e não obteve nenhuma vantagem no cargo. Procurado por meio da assessoria de seu gabinete na Câmara, Genoino não comentou.
Bom Dia!
A forte neblina que tomo conta de Porto Alegre, inclusive fechando o aeroporto Salgado Filho, deve estar anunciando que teremos um dia de sol. É o que esperamos para poder começar o final de semana que , vamos combinar, teve uma final de sexta-feira terrível em termos de trânsito na Capital.

Quando subi a Borges de Medeiros para voltar prá casa, por volta de 18 horas de ontem, tive a sensação de que algo anormal estava acontecendo. As filas nos terminais de lotação eram enormes. E nenhum carro chegava pela Salgado Filho. Decidi voltar e tentar um taxi nas proximidades do Mercado Público. Não consegui. Segui caminhando e, depois de andar pela Siqueira Campos até a Caldas Júnior, resolvi tentar a Rua da Praia. Nas calçadas, muitas pessoas tentando o mesmo que eu, ou seja, pegar um taxi. Entrei na Andradas e somente nas imediações da Casa de Cultura Mário Quintana, consegui. Pedi que o motorista fizesse o trajeto pelo Gasômetro, na esperança de pegar um trânsito menos congestionado. Que nada.

Mais tarde, olhando o noticiário de televisão e vendo os portais de informações na internet, fiquei sabendo que o caos no trânsito se instalara a partir do bloqueio do entorno do Estádio Olímpico e do Beira-Rio, onde treinavam as seleções brasileira e francesa.  Foram muitas horas de congestionamento total que prejudicou, principalmente, quem trabalhou o dia inteiro e queria apenas voltar prá casa.

Fico imaginando como será quando tivermos, aqui, os jogos pela Copa do Mundo. Sei que a prefeitura, o Estado , a BM e a EPTC estão tratando de encontrar a melhor solução. Não sei se conseguirão. Porto Alegre, por mais que se tente mudar, é uma cidade com muitos e antigos problemas de circulação de veículos.

Quando passamos pelo Gasômetro, comentei com o motorista o quanto será importante a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva e, ao mesmo tempo, quanto tem sido prejudicial a intolerância de algumas pessoas que se fantasiam de defensores da natureza e tentam impedir a obra. O motorista, calejado por anos de direção, foi taxativo: - É que os protestos são muito mais políticos do que qualquer outra coisa.


Esperando que o sol chegue depois da serração, desejo que fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!