sexta-feira, 10 de maio de 2013



Dias das Mães terá festa na Redenção
Atividades culturais, esportivas e recreativas que valorizam a criatividade e o lúdico, proporcionando momentos de diversão e informação em família. Será assim o tradicional evento comemorativo ao Dia das Mães realizado pela prefeitura neste domingo, 12, no Parque Farroupilha (Redenção). Coordenadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), as atividades são gratuitas e estarão disponíveis à comunidade porto-alegrense entre 10h e 13h, junto ao estacionamento na rótula da avenida Setembrina.
Estre as atrações estão o Ônibus Brincalhão, atrações de palco, atividades de integração, oficina de cartões e de saúde, desafios esportivos de futebol e de basquete e parede de escalada. Cama elástica, jogos de mesa, infláveis, xadrez, futebol de mesa com o Bazar Mimo, empréstimo de brinquedos, recanto dos pequenos, pintura de rosto, manicure artística e pingue-pongue também estão previstos na programação. E mais: corte de cabelo com o Luky Hair, apresentação do Teatro de Bonecos do Departamento Municipal de Água e Escotos (Dmae), apresentação musical e sorteio de vários brindes.
Foto: Ricardo Stricher


Obras no Arroio Cavalhada beneficiarão 100 mil pessoas
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está executando a obra de canalização do Arroio Cavalhada, trecho entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias. A obra tem investimento da prefeitura de R$ 13,23 milhões e integra o conjunto de obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Serão beneficiados, aproximadamente, 100 mil moradores dos 12 bairros abrangidos pela bacia hidrográfica do Arroio Cavalhada e as populações ribeirinhas.



Em dias de fortes chuvas, as águas do Arroio Cavalhada transbordam e invadem as casas das populações ribeirinhas, provocando transtornos e prejuízos. A obra pretende minimizar os extravasamentos do Arroio e evitar alagamentos no entorno. 



Será canalizada (canalização aberta) uma extensão de 620 metros do Arroio
Cavalhada, no trecho entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias. Atualmente o DEP está executando a construção de 1.240 metros (620 metros de cada lado do arroio) de extensão de muros em concreto, com 2 metros de altura nas margens córrego. No leito do Arroio, o DEP está executando um fundo em colchão Reno - revestimento com pedras, tela e concreto - que tem a finalidade de dar estabilidade e proteção às margens do riacho. Também serão construídos 1.240 metros (620 metros de cada lado) de diques de proteção que terão a função de reduzir os transbordamentos do Arroio.



Esta obra também trará o benefício de aumentar o leito do Arroio Cavalhada em 4 metros, o que aumentará sua capacidade de vazão e escoamento das águas em direção ao Lago Guaíba, diminuindo as possibilidades de transbordamento. Atualmente, o leito do Cavalhada tem 12 metros de largura e, após a canalização, ficará com 16 metros. Serão executadas galerias pluviais nas travessias das avenidas Diário de Notícias e Icaraí.
Foto: Paula Fiori



Quatro serão indiciados por pichação na prefeitura

O inquérito instaurado pela 17ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre para investigar a manifestação do dia 27 de março contra o aumento das passagens de ônibus deve apontar quatro indiciamentos. Na ocasião, o prédio que abriga a prefeitura teve vidros quebrados e as paredes foram pichadas com os dizeres "R$ 3,05 é roubo". Imagens de câmeras de segurança e dezenas de depoimentos auxiliaram a polícia na identificação das pessoas que devem ser responsabilizadas.


Envolvidos na fraude do leite ficam calados em depoimento

Seis suspeitos presos compareceram ao Ministério Público deTapera, no Noroeste do Rio Grandedo Sul, na manhã desta sexta-feira (10) para prestar esclarecimentos dentro da Operação Leite Compensado, que investiga adição de produtos como água e ureia no leite. Segundo o promotor Mauro Rochenback, cinco deles preferiram não falar. A entrega da denúncia a Justiça foi adiada para a próxima semana.


Ustra diz que Dilma integrou grupo terrorista

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, nesta sexta-feira, o ex-coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que foi chefe do DOI-Codi durante o regime militar, afirmou que a presidente Dilma Rousseff participou de organização terrorista para implantar o comunismo. Segundo a GloboNews, Ustra disse que se os militares não tivessem lutado, o Brasil estaria sob a ditadura do proletariado.


Superbactéria circula em mais de um hospital de Porto Alegre

A Vigilância Sanitária de Porto Alegre informou que uma das bactérias multirresistentes que provocaram a interdição de 15 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Conceição está presente em outros estabelecimentos da rede pública e também particular da cidade. Segundo o órgão, no último semestre, a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) teria infectado mais de 200 pessoas em UTIs e emergências da capital gaúcha. Os nomes ainda não foram divulgados.

Porém, a nova bactéria New Delhi metallo-beta-lactamase (NDM-1), identificada no Hospital Conceição, não foi encontrada em outros hospitais. A Vigilância orienta que as pessoas adotem cuidados extras para evitar a contaminação, principalmente higienizar as mãos e seguir as recomendações de cada hospital.


PF prende sobrinho do governador do Acre

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (10), em Rio Branco, a Operação G-7, depois de investigar a participação do secretário de Obras do Acre, Wolvenar Camargo, do secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana de Rio Branco, Fernando de Mello Franco, e outros servidores em desvio de recursos públicos.

Entre os mandados de prisão expedidos está o do diretor de Análise Clínica da Secretaria Estadual de Saúde, Tiago Paiva, sobrinho do governador Tião Viana. Ao todo, 150 policiais de diversas localidades do país estão dando cumprimento a 34 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos nos municípios depois de mais de dois anos de investigações.

Os policiais investigam o envolvimento de autoridades e servidores públicos com fraudes em licitações no estado.


IGP que regula aluguéis, cai para 0.03%

A primeira prévia de maio do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou uma inflação de 0,03%. O resultado aponta para uma queda em relação ao mês de abril, que registrou taxa de 0,42% na primeira prévia. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 6,24%.


Deputado pede cassação do mandato de Afif

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) protocolou na quinta-feira, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um pedido de cassação do mandato do vice-governador Guilherme Afif Domingos.

Giannazi alega que Afif não pode ocupar simultaneamente o cargo de vice no governo paulista e de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo federal, onde tomou posse na quinta.


Cidade em transformação
Urbano Schimitt*

Porto Alegre se prepara para o futuro com 14 grandes obras de mobilidade. O canteiro de obras em que se transformou a cidade, com intervenções em vias públicas, altera a rotina da população, gerando um transtorno passageiro, que será compensado por benefícios permanentes. Melhora a mobilidade urbana, modifica-se a paisagem da cidade, tornando-a mais moderna e os bairros atingidos ganham um novo impulso econômico.
 
Só para lembrar, a Prefeitura executa as obras dos corredores para o sistema de ônibus rápido, os BRTs, nas avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Padre Cacique, e duplica as avenidas Voluntários da Pátria, Tronco e Edvaldo Pereira Paiva, em que foi construída uma nova ponte sobre o Arroio Dilúvio e está em construção o viaduto estaiado sobre a Pinheiro Borda. Também está em obras o complexo da Rodoviária, com o viaduto sobre a Julio de Castilhos, e as passagens de nível e os viadutos na Terceira Perimetral. 
São intervenções realizadas no horizonte da Copa do Mundo, mas as obras ficam para a cidade como legado, garantindo benefícios de longo prazo. Devemos encarar, da mesma forma, outros investimentos que não fazem parte da Matriz de Responsabilidade da Copa, mas integram os compromissos da administração municipal em relação a melhorias para os visitantes e à população, como a reforma e ampliação do Pronto Socorro, a conclusão do Programa Socioambiental (Pisa) - que vai contribuir para o resgate do Lago Guaíba -, a ampliação da rede de ciclovias para 24 quilômetros, os projetos da Orla e de revitalização do Cais Mauá, a serem iniciados ainda este ano.
 
A cidade não recebia tantos investimentos simultâneos havia vários anos e isso tem um preço, que vai além dos recursos aplicados em cada projeto. Temos consciência de que toda a proposta de mudança gera debates e, em alguns casos, contestações na primeira hora mas, a maioria, passa a apoiar as iniciativas, a partir do momento em que se apropria das informações corretas e compreende os benefícios para a cidade. É com transparência nas ações e muito diálogo com as comunidades e nas instâncias do OP, dos conselhos municipais e da Câmara de Vereadores que se reafirma a disposição da municipalidade para resolver impasses, construir soluções de consenso e buscar o bem comum. Temos clareza de que, quando falta diálogo, os embaraços tendem a ser maiores. Porém, não é com propostas mirabolantes, mais onerosas aos cofres públicos e a toda população que partem daqueles que não têm quaisquer responsabilidades sobre as finanças da cidade, que vamos fazer a Porto Alegre do futuro, com mais qualidade de vida para todos. 
A transparência é um valor do qual não abrimos mão no processo da Copa, uma vez que Porto Alegre é referência nacional nessa questão. No caso das obras para 2014, implantamos o portal Transparência na Copa, em que o cidadão pode acompanhar em tempo real a execução de todas as intervenções urbanas que estão transformando a cidade. 
*Secretário de Gestão


Nos jornais de hoje




Destaques dos jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 10 de maio




MP vai responsabilizar indústrias de leite por falhas na fiscalização
Depois de prender transportadores que entregavam produto com água, uréia e formol, promotores preparam punição para empresas por negligência no controle de qualidade. (Zero Hora)

Dilma tenta salvar a concessão dos portos
Votação da MP na Câmara, na noite de quarta-feira, foi interrompida por bate-boca (Jornal do Comércio)

Governo retira mais três marcas de leite do mercado
Novos lotes serão recolhidos para preservar a saúde do consumidor. (O Sul)

Mais três marcas de leite são suspensas
Envasados pela Latvida, leites da Goolac, Só Milk e Hollmann são retirados do mercado por decisão da Secretaria de Agricultura. (Correio do Povo)

Sobrinho do governador do Acre e secretário são presos
Segundo a Polícia Federal, houve desvio de R$ 4 milhões em contratos que somam R$ 40 milhões. (Valor Econômico)

Governo pode fazer reforma dos portos por decreto
A dificuldade encontrada para aprovar a reforma dos portos no Congresso faz o governo trabalhar num plano alternativo, com mudanças em decretos e portarias para criar novas regras do setor. (Folha de São Paulo)

Emprego na indústria sobre 0,2% apura IBGE

Em 12 meses, porém, o emprego industrial acumulou queda de 1,4%; no acumulado de 2013, há queda de 1%. (Estadão/SP)


Regulamentação lenta aumenta demissões de domésticas
Mais uma vez, a apresentação dos projetos de regulamentação da Emenda Constitucional 72, que garante novos direitos às empregadas domésticas foi adiada. (O Globo/RJ)

MEC dará bolsas para estudantes de baixa renda, indígenas e quilombolas.
A bolsa será R$ 400 mensais. Para estudantes indígenas e quilombolas, o valor será superior, R$ 900.(Jornal de Brasília)

PF retoma concurso com 600 vagas para perito, escrivão e delegado
Os certames para os cargos de escrivão (350), perito criminal (100) e delegado (150) foram republicados nesta sexta-feira (10). (Diário de Pernambuco)

Investimento em ciência aumenta 82% no Paraná
Crescimento na arrecadação possibilitou retomada científica no estado. Desafio agora é transformar estudos em benefícios para a sociedade. (Gazeta do Povo/PR)




Bom Dia!

Na madrugada, mais um taxista foi morto em Porto Alegre. Provavelmente vitima de um assalto, um profissional de 30 anos foi atingido por 3 disparos; nas costas, no braço e no peito. Como estava trabalhando desde as 17 horas, seus colegas calculam que tivesse cerca de R$ 200 no bolso. O dinheiro foi levado pelos assassinos. O taxista deixa mulher, e dois filhos.


Não tenho o costume de comentar aqui, casos de polícia. Mas não posso ficar calado ante mais um caso de violência envolvendo estes profissionais que, normalmente, andam com pouco dinheiro no bolso, ou seja, morrem por quase nada. No caso de ontem, o cálculo é de que carregasse cerca de R$ 200 nos bolsos. É isso que me faz pensar muito sobre mais este crime e, principalmente, sobre a insegurança que tomou conta de nossas vidas. Já não dá para sair de casa e, quando estamos com nossa família, temos que ter o cuidado de trancar portas e janelas, pedindo às crianças que não atendam e, muito menos, abram a porta para desconhecidos. Vivemos presos, mesmo não sendo condenados.


O que mais me preocupa em tudo isso, é seguir lendo, ouvindo e assistindo a propaganda governamental que afirma, peremptoriamente, que nunca se investiu tanto em segurança no RS. Admitindo-se que fosse verdade, não seria possível entender que taxistas seguem morrendo, que carros sejam roubados de hora em hora, que bancos sejam assaltados e pessoas feitas reféns ou mortas, quase todos os dias, no interior do Estado. Ninguém tem dúvida de que a violência aumentou. Só falta agora a propaganda governamental dizer que a culpa é do cidadão que, descuidado, vira vítima de criminosos. Acho, sinceramente, que tudo só terá solução, ou quase, quando os governantes tiverem um pouco mais de vergonha na cara e tratem casos como a violência urbana, com mais seriedade.


Aproveito este espaço para me desculpar com meus queridos e importantíssimos leitores. O dia de ontem foi especialmente complicado e repleto de compromissos, o que me impediu de tratar deste blog com a atenção que todos merecem. Prometo que hoje tudo volta ao normal.


Tem show de gente daqui no Meme Santo de Casa Estação Cultural, hoje, com a cantora Adriana Deffenti. Ela tem acompanhamento do pianista Michel Dorfman e participação especial de Nei Lisboa. O Meme fica na Lopo Gonçalves, 176, na Cidade baixa, e o show começa às 21 horas. Curtam a bela voz da Adriana Tem Tainha, do Raul Elwanger.  Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!
Obs.: A foto da coluna foi publicada no clicRBS.