sexta-feira, 26 de abril de 2013



Hipertensão: alerta para os fatores de risco
No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, especialistas alertam para os riscos da doença, que pode causar problemas cardíacos, renais e mesmo cerebrais. Todos os anos, cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças cardiovasculares resultantes da chamada pressão alta.

De acordo com o coordenador do Centro de Hipertensão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o cardiologista Lucimir Maia, o sedentarismo, o excesso de peso e o excesso de sal nos alimentos, além do estresse, do tabagismo e do alcoolismo, estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão.
Hábitos como dormir bem, praticar atividades físicas e se alimentar de maneira saudável, segundo ele, fazem parte do tratamento indicado para hipertensos e também como forma de prevenir o problema. Se não for controlada, a pressão alta pode provocar lesões nos rins, cegueira e até demência (perda de memória).
Para a professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), cardiologista Maria Cláudia Irigoyen, a hipertensão deve ser vista como uma doença traiçoeira por ser silenciosa, ou seja, por não apresentar sintomas específicos. “Uma eventual dor de cabeça, um sangramento no nariz ou uma tontura pode ser sinal de que a pessoa está com o problema”, alerta
Ela ressaltou que quem tem casos da doença na família pode apresentar o quadro de forma mais precoce. "Quem é filho de hipertenso tem de medir a sua pressão, porque é a única forma de saber se tem ou não [a pressão alta], mas não quer dizer que obrigatoriamente terá a doença".
“O índice 14 por 9 seria o limite daquilo que a gente pode aceitar como pressão normal. Embora a gente diga que a pressão ideal seja 12 por 8, se aceita até 14 por 9, pois ainda está dentro de uma faixa de normalidade. A partir daí sim, nós temos de tomar cuidado, tomar providências”, concluiu.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de um terço das pessoas no mundo tem pressão alta. Em 2008, 40% dos adultos com 25 anos ou mais sofriam de hipertensão. No mesmo ano, 17,3 milhões de pessoas morreram apenas em razão de doenças cardiovasculares. Cerca de 80% dos óbitos provocados por doenças não transmissíveis são registrados em países de baixa e média renda. (Agência Brasil)


Cervejas de todo o mundo no Mercado Público

Os fãs da cerveja terão neste sábado, 27, a oportunidade de degustar produtos artesanais e industrializados de todo o país e do exterior. A mostra reúne 50 expositores do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Polônia, das 9h às 18h30, no andar térreo do Mercado Público. 
Além de diversas variedades de cerveja, a mostra terá garrafas, copos, bolachas e suportes térmicos. Os preços variam de R$ 5 a R$ 50.



Câmara X STF
Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC

Relator do mandado de segurança que pede a suspensão de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) à avaliação do Congresso, o ministro Antônio Dias Toffoli concedeu nesta sexta-feira (26) prazo de 72 horas para que a Câmara dos Deputados se manifeste sobre a proposta do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Segundo a assessoria do STF, o prazo de 72 horas começará a contar no momento em que o tribunal for avisado de que a Câmara recebeu o despacho de Toffoli. Ainda segundo a assessoria, a contagem não pode começar em fim de semana ou feriado.
Toffoli pretende ouvir as partes envolvidas no processo antes de decidir sobre o pedido de liminar protocolado nesta quinta (25) pelo PSDB e pelo PPS. Os dois partidos alegam  que a proposta do parlamentar petista não poderia sequer estar tramitando no Congresso, por "ofender" o princípio da separação de poderes. Toffoli pediu explicações da Mesa Diretora da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Em seu despacho, o ministro também abre espaço para a Advocacia-Geral da União (AGU) se posicionar sobre o impasse.
“Ante a natureza excepcional do presente mandado de segurança e por ser o autor detentor de poder de representação coletiva, aplico, por analogia, o prazo de 72 (setenta e duas) horas do § 2º art. 22 da Lei nº 12.016/09 para abertura de prazo para manifestação nos presentes autos antes da apreciação do pedido de liminar”, escreveu Toffoli.


A agroecologia no Domingo no Campo

A próxima edição do Domingo no Campo, que será realizada no dia 28, levará os visitantes a um sítio que mostrará o manejo agroecológico em plantações. Também está incluído na programação o ecoturismo. O roteiro é uma boa oportunidade de conhecer as pequenas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na Zona Sul da Capital. 



O ônibus de turismo sairá às 10h da avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha (Redenção). A primeira visita acontecerá no  Sítio do Tio Juca, carismático morador da Zona Sul que recepciona o público com entusiasmo. O sítio tem como destaque a produção de hortaliças e o conhecimento de seu dono sobre as propriedades nutricionais das verduras e legumes e o manejo agroecológico. No local, os visitantes poderão colher bergamotas no pé e adquirir geleias orgânicas de acerola, pêssego e uva, pastas de cenoura e pimenta e molho de tomate.



O próximo destino será o Parque Eco Aventura Ronco do Bugio, no bairro Lami. A propriedade oferece aos visitantes atividades de ecoturismo e aventura, como: arvorismo, tirolesas, trilhas pela mata, pistas para mountain bike e corridas de aventura. É neste ambiente que será servido o almoço aos visitantes, de forma opcional.



Trilhas - À tarde, o grupo visitará para a terceira e última propriedade a ser visitada, a Reserva Particular do Patrimônio Natural de Porto Alegre (RPPN) Costa do Cerro, área de relevância ambiental certificada pelo Ibama, de beleza cênica ímpar em pleno Morro São Pedro. Os visitantes poderão realizar caminhadas por trilhas com até 45 minutos de duração (ida e volta ) e conhecer a hospedaria de cavalos crioulos treinados para prova de rédeas. Curiosos ou apaixonados por esportes equestres poderão cavalgar pela propriedade, que oferece aluguel de cavalos. Ao final das visitas, o ônibus retorna ao mesmo local do embarque, às 17h. Em caso de chuva forte, o roteiro é cancelado.



Reservas - Para fazer o passeio é necessário reserva junto às agências de turismo receptivo que oferecem o produto:



Rota Cultural (51 3348-1649 e 9985-8303 / e-mail: alo@rotacultural.com.br

Bonete Tur (51 3019-0689 e 8454-5321)

Pampas Viagens & Turismo (51 3251-5192 e 9186-7250 / e-mail: atendimento@pampasviagens.com.br

RMT Turismo (51 3062-1920 / e-mail: rmtturismo@rmtturismo.com.br




Horas extras para policiais
O governo do Estado anunciou que vai pagar as horas extras aos policiais civis. A decisão foi anunciada ontem pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Ele disse que havia um entendimento jurídico de que quem recebia subsídio não podia receber pagamento de extras “mas este entendimento mudou, então o governo vai pagar”, garantiu Pestana.

Casa do Artista
A Casa do Artista Riograndese, que fica na Rua Anchieta, 280, no Bairro Glória, retoma, às 16hs de amanhã, sua temporada de saraus beneficentes. Artistas que moram na casa mostrarão seu talento com espetáculos de canto, atuação e poesia. A doação de alimentos servirá de ingresso.

Cadeia para quem participar de racha
Foi aprovado pela Câmara Federal, projeto que  pune quem provocar dano corporal em um racha com pena de três a seis anos de reclusão. Em casos de morte, esta punição passa a ser de cinco a 10 anos de reclusão Para quem apenas participar de rachas, a punição passa para seis meses até três anos de detenção.

Júlio de Castilhos terá bloqueio parcial
Em função das obras da Copa do Mundo, a Avenida Júlio de Castilhos ficará parcialmente bloqueada a partir das 9h deste sábado, dia 27. O bloqueio ocorrerá entre as ruas Coronel Vicente e Conceição, nas duas faixas centrais. No local está sendo construído o viaduto que vai interligar a Júlio de Castilhos com a Avenida Castelo Branco. As linhas de ônibus que trafegam no local, não serão afetadas. A previsão de conclusão do trabalho é de 20 dias,

Ministro desiste de multa de 40% para patrões
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, recuou da proposta de aplicar a multa de 40% sobre o FGTS para os patrões que demitirem empregados domésticos sem justa causa. Ele definiu a proposta como “pessoal”. O relator da regulamentação da profissão de domésticos, Romero Jucá, defende a redução da multa para 10% ou 5%.

Estado tem mais casos de gripe A
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou mais três casos de gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. Um na cidade de Alvorada e dois em São Gabriel. Desde o início do ano são cinco ocorrências confirmadas. Além disso, foram confirmados cinco casos de pessoas com gripe A (H3N2) em Porto Alegre.

Coreia do Sul retirará trabalhadores que estão na Coréia do Norte
A Coreia do Sul afirmou nesta sexta-feira que retirará seus 175 trabalhadores que permanecem no complexo industrial conjunto de Kaesong, após a Coreia do Norte rejeitar uma oferta de diálogo de Seul. Na quinta-feira, Seul ofereceu a Pyongyang uma proposta de diálogo, a primeira de caráter oficial, para pôr fim à suspensão das atividades em Kaesong, projeto que permanece bloqueado desde que, em 5 de abril, o regime de Kim Jong-un retirou seus trabalhadores.

Estados Unidos suspendem teste de vacina contra HIV
O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira a suspensão dos testes clínicos de uma vacina experimental desenvolvida para combater o vírus HIV em pessoas infectadas. Essa decisão foi tomada após pesquisadores descobrirem que a vacina não é capaz de prevenir a infecção e nem de reduzir a quantidade do HIV no sangue de uma pessoa. O programa, iniciado em 2009, é o último de uma série de estudos malsucedidos de candidatas a vacinas destinadas a conter o vírus da Aids.


Ciclovia da José do patrocínio
Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) iniciaram a reparação do asfalto para a implantação da ciclovia da rua José do Patrocínio, entre as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires, área central da Capital. O espaço exclusivo para quem utiliza a bicicleta terá 880 metros de extensão e a pista será localizada no lado esquerdo da via, no sentido do tráfego.
Após os trabalhos no asfalto, equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizarão a pintura, instalarão tachões e segregadores de pista, além de reformular e instalar semáforos específicos nos cruzamentos. A previsão de conclusão da ciclovia é para o final do mês de maio.
O projeto da ciclovia da José do Patrocínio é da prefeitura e atende ao Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre. Até 2014, a prefeitura espera contar com 50 km de ciclovias na cidade.


Dos jornais de hoje




Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 26 de abril






Fechar presídio Central custaria R$ 15 milhões
Promessa do governador Tarso genro de acabar com a pior cadeia do país até 2014 exigirá a criação de 4,2 mil vagas para abrigar presos. (Zero Hora)

Em Brasília, poderes Judiciário e Legislativo em pé de guerra
Presidente do Senado acusa Supremo de invadir o legislativo. Ministro chama proposta que enfraquece o Supremo de inconstitucional. (O Sul)

Ata do Copom indica nova alta de juros
Para o BC, inflação dispersa e resistente enseja uma resposta da política monetária. (Jornal do Comércio)

PF faz 21 prisões por contrabando e corrupção
Policiais federais realizaram operação em dez cidades do RS, Santa Catarina e Paraná. (Correio do Povo)

PIB dos EUA se recupera, mas cresce menos que o esperado no 1º trimestre
A economia dos Estados Unidos acelerou o ritmo de expansão, com alta de 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre de 2013, segundo dados do Departamento de Comércio divulgados nesta sexta-feira. (Folha de São Paulo)

Joaquim Barbosa diz que emenda aprovada pela CCJ ‘fragilizará a democracia’
A proposta prevê que o Congresso Nacional referende as súmulas vinculantes, as ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e as ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) emitidas pelo Supremo. (O Globo/RJ)

Suspeito do atentado de Boston é transferido para a prisão
Dzhokhar Tsarnaev, foi transferido do hospital a um centro médico penitenciário em Massachusetts. (Diário de Pernambuco)

Meio campo do Vasco é seqüestrado e torturado por traficantes do Maré

Crime teria sido cometido por vingança, após o jogador se envolver com Daiane Rodrigues, que seria namorada do traficante 'Menor P' e também foi agredida. (Estadão/SP)


Planalto apóia internação á força de viciado
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que o governo quer dar uma resposta à sociedade quanto ao “grave problema” das drogas. (Gazeta do Povo/PR)

BC ‘corrige’ ata e dá sinais de mais aperto
Poucas horas após divulgar a ata da reunião do Comitê de Política Monetária indicando "cautela" no novo ciclo de alta dos juros, o Banco Central sinalizou que pode intensificar o aperto monetário. (Valor Econômico)

Cerca de 1,3 milhões de eleitores podem ter títulos cancelados
Números divulgados hoje pela Justiça Eleitoral indicam que 1,3 milhão de eleitores podem ter o título cancelado por não justificarem os votos nas últimas três eleições.(Jornal de Brasília)

NADA JUSTIFICA

Flor Edison da Silva Filho*

O tema é o terrorismo. Recentemente, na cidade de Boston, tivemos mais um caso de ataque do terror.  Morreram três pessoas e quase duas centenas ficaram feridas. Muitas pessoas tiveram membros amputados.   Em suma, o resultado do ataque do terror é sempre triste e comovente.
A polícia americana tratou de agir com a dedicação que a situação exigia e rapidamente chegou aos responsáveis pelos atos insanos.  Um foi abatido na perseguição e enfrentamento contra os policiais e o outro conseguiu escapar, mas logo foi preso.
Surpreendentemente, comentários já percorrem as redes sociais a reclamar da grande divulgação do fato ocorrido nos Estados Unidos, quando na África e no Oriente Médio têm se verificado situações bem mais graves que, dizem esses comentários, não têm merecido a mesma dedicação da imprensa, como se houvesse aí um “privilégio” em favor dos EUA.
Há também os que já aproveitam a situação para acusar os Estados Unidos de mortes de civis no Iraque e Afeganistão, como se fosse possível comparar os embates de guerra do exército americano com os ataques do terrorismo internacional.
São inegavelmente comentários equivocados.
Têm serventia de expressar, de todo modo, um antiamericanismo que se pode qualificar de inconsequente.
Forças militares em atos de guerra, não raro, provocam lamentáveis efeitos colaterais quando atingem civis inocentes. Claro que tais efeitos são condenáveis e igualmente tristes, e exatamente por isso são sempre investigados, com punições, quando cabíveis, na forma como a lei dos homens se aplica a tais situações.  Atos de guerra, sabidamente se originam num exército identificado, que tem por orientação evitar esses indesejados efeitos colaterais.  Pode-se afirmar, portanto, que a morte de civis nessas situações só ocorre como um resultado incontornável, em face da especificidade de determinado combate, ou como resultado de um erro de procedimento. E é dentro desse contexto que tais situações devem ser analisadas e criticadas.
Com os atos de terror é tudo bem diferente.   O terrorismo é o ataque direcionado deliberadamente a pessoas inocentes.  Quanto mais mal causar, quantos mais inocentes fulminar, quanto mais dolorosa ou terrível for a morte das vítimas, mais sucesso – se é que se pode falar assim de uma situação desse tipo – tem a empreitada.  É outra coisa, sem qualquer contato com a ação militar no campo de batalha, e não encontra nenhuma justificativa que lhe dê amparo, nem no plano moral, nem no plano filosófico.  Em suma, nada justifica!
Sendo assim, divulgar nas redes sociais comentários que, antes, criticam os americanos – vítimas, no caso – em razão de suas supostas culpas por enfrentamentos em guerra e na disputa entre nações, num momento em que a solidariedade se impõe, tem o sentido, ainda que velado, de justificativa, senão apoio, ao terrorismo mais execrável, repugnante e desumano.
O terrorismo é, em si mesmo, a negação da humanidade, por isso, nunca e sob nenhuma hipótese, deve ser justificado.
 
*Advogado – Especialista em Direito Imobiliário
                                                





Bom Dia!
Parece que não temos mais dúvidas quanto ao começo da campanha eleitoral visando á presidência da República. Desde ontem, quando foi ao ar o programa do PSB, acho que ficou bem claro que o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, é candidatíssimo, mesmo não afirmando que é.

Apresentando-se como aliado crítico e independente do atual governo, Campos  deixou claro que é uma opção para “dar um passo adiante”.
O governador pernambucano disse que “temos um Estado antigo, que ainda traz as marcas do atraso do elitismo”, alertando para a possibilidade de termos o Brasil retrocedendo caso não promova mudanças estruturais. “Ou avançamos agora, ou corremos o risco de regredir”, afirmou. Deixando claro que se mostra como alternativa para o próximo pleito, Eduardo Campos foi claro ao afirmar: “Para avançar, não temos outra escolha. É preciso contrariar os interesses da velha política que estão instalados na máquina pública. Cargo público tem que ser ocupado por quem tem capacidade, mérito, sobretudo espírito de liderança”.
Resta saber comoCampos, até aqui considerado aliado da presidente Dilma, será tratado a partir do programa apresentado nacionalmente na noite de ontem. Segue merecendo as atenções dedicadas aos aliados ou será olhado como perigo para os interesses futuros do PT? 

Está instalada, desde quarta-feira, uma disputa entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Os parlamentares querendo, desde a aprovação pela CCJ, de uma PEC que claramente interfere nas decisões do STF, assumir posições sobre casos que afetem assuntos considerados de exclusividade do legislativo. Por outro lado, os ministros reclamando da interferência da CCJ, com votos de parlamentares condenados no julgamento do mensalão, numa tentativa, segundo entendimento do STF, de amordaçar o judiciário. Como se trata de briga de cachorro grande, como se diz em São Gabriel, o melhor é olhar de longe e esperar pelo final.

Falei, ontem, que os ingressos para os shows de Caetano Veloso e Gilberto Gil, em Porto Alegre, estão esgotados. Ontem lembrei um sucesso de Caetano, hoje trago uma canção que consagrou Gilberto Gil: Domingo no Parque. Desejando a todos um final de semana excelente, espero que ele comece com um Bom Dia!