terça-feira, 23 de abril de 2013

ATENÇÃO


Incêndio no Big Cristal
Desde as 21h desta terça-feira, um incêndio considerado pelo Corpo de Bombeiros como de grandes proporções atinge o hipermercado Big localizado no BarraShoppingSul, no Cristal, em Porto Alegre.
Já foram deslocadas quatro unidades, além de uma de apoio, para o combate ao fogo.
Por enquanto, os bombeiros não têm informações sobre as causas do incêndio, nem sobre possíveis vítimas. O hipermercado foi evacuado.(clicRBS)
Foto: Caroline Torma/Ag.RBS
Brasileiro acha fácil desobedecer leis no País
“É fácil desobedecer as leis no Brasil”. Essa foi a resposta dada por 82% dos entrevistados do Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (IPCLBrasil), estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Direito GV e apresentado nesta terça-feira (23/4), em São Paulo.
Em segundo lugar a pesquisa revelou que 79% dos entrevistados concordam com a afirmação de que o cidadão brasileiro, sempre que possível, opta pelo “jeitinho” em vez de obedecer à lei.
Ainda de acordo com o estudo, é senso comum afirmar que o brasileiro não respeita as leis, ou que no Brasil muitas leis são criadas e pouco as obedece. É fácil constatar esse dado já que o País produz muitas leis. Para se ter uma ideia, no período de dez anos, de 2000 a 2010, 75.517 novas leis estaduais e federais foram aprovadas.
“O objetivo dessa pesquisa é medir de forma sistemática a percepção do cumprimento da lei, a sensação das autoridades que representam a lei. É uma simplificação da realidade”, explicou Luciana Gross, Coordenadora do IPCLBrasil.
Entrevistados
A população-alvo da pesquisa foi composta de habitantes com 18 anos ou mais, de oito unidades federativas (UF) brasileiras: Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, que juntos constituem aproximadamente 55% da população do país com 18 anos ou mais, segundo dados do Censo 2010.
Essa população foi estratificada por UF e a amostra foi alocada de forma a ter um mínimo de 300 entrevistas por UF, procurando-se ao mesmo tempo manter minimamente a proporcionalidade com relação ao número de habitantes dentro desta faixa etária.
Mais desobedientes
Entre os entrevistados que mais concordam com a afirmação de que “é fácil desobedecer às leis no Brasil”, estão os que residem em São Paulo e no Rio Grande do Sul, são os mais jovens, e os entrevistados com renda alta e escolaridade média.
“A população tende a se comportar frente à lei, mas tem sensação do descumprimento dela”, afirmou Luciana.
Leis cumpridas
No que diz respeito à idade, nota-se que quanto mais velhos são os entrevistados, maior é o índice de percepção do cumprimento da lei. Os entrevistados com mais de 60 anos apresentaram o maior índice (7,6), enquanto os mais jovens, com idade entre 18 e 34 anos, apresentaram o menor índice (7,0).
Com relação ao grau de escolaridade, os entrevistados que possuem escolaridade média (ensino médio completo até universitário incompleto) apresentaram o menor índice de percepção do cumprimento da lei (7,0), em contraste aos entrevistados com baixa escolaridade.

Porto Alegre tem 153 casos de dengue confirmados
A Capital gaúcha está com 153 casos de dengue confirmados, dos quais 102 são autóctones (doença contraída na cidade) e 51 são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados. Os números atualizados foram divulgados nesta terça-feira, 23, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Municipal de Saúde. Entre o total de pacientes com a doença contraída na Capital, 49, residem no bairro Partenon, dez no Santo Antônio, sete no Santana, sete no São José, sete no Bom Jesus, cinco no Jardim Botânico, quatro no Navegantes, dois no Santa Maria Goretti, dois no Chácara das Pedras, dois no Cristal, dois no Humaitá, um no bairro Coronel Aparício Borges, um no Santa Cecília, um no Petrópolis, um no Cidade Baixa e um no Vila Jardim.
Até a décima sexta Semana Epidemiológica, que se encerrou em 20 de abril, foram investigados 969 casos suspeitos de dengue em Porto Alegre, sendo que 855 pacientes são moradores de Porto Alegre. Dos residentes na Capital, 557 casos foram descartados, 153 confirmados e 145 ainda aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Partidos contra projeto que impede novas legendas
A ex-ministra do Meio Ambiente e fundadora do partido Rede Sustentabilidade Marina Silva se reuniu com um grupo de parlamentares na tarde desta terça-feira (23) para pedir ajuda na derruba ou na alteração do projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos. 
"Estamos buscando unir todos aqueles contrários ao casuísmo para que, no Senado, possamos corrigir o erro cometido na Câmara dos Deputados. Vários senadores não estão em conformidade com esta proposta", afirmou Marina Silva. Ela tenta criar a nova sigla para viabilizar a sua candidatura à Presidência em 2014.
Entre os parlamentares contrários ao projeto, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-RJ) foi o primeiro a se comprometer com o grupo. Desde a semana passada, ele anunciou que, se não conseguisse mudar a proposta no Senado, iria recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). Rollemberg é do PSB, partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cotado para ser candidato a presidente em 2014.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato em 2014, também é contrário à proposta.
O projeto impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que trocam de partido durante a legislatura.
O texto-base da proposta foi aprovado no plenário da Câmara na semana passada e ainda hoje os deputados pretendem votar as cincos mendas (sugestões de mudança na última versão do projeto). Entre as emendas está uma que estabelece que as mudanças só entrarão em vigor em 2015, o que não prejudicaria nenhum dos novos partidos que pretendem disputar as urnas em 2014 com a presidente petista Dilma Rousseff.

Greve dos professores é sempre igual!
Em todas as greves de professores, a história é sempre a mesma. A Secretaria de Educação diz que 45% das escolas estão paradas, total ou parcialmente. Já o Cepers afirma que são 80% delas.
Quanto aos dias parados, a Seduc já informou que os servidores que não trabalharem, terão os dias descontados em folha. O secretário pede que os pais mandem os alunos para aula e o sindicato pede que não mandem.
Na quinta-feira, quando terminar a greve, teremos a Seduc afirmando que a paralisação foi um fracasso e o Cepers vibrando com o sucesso da mesma. Quanto aos dias não trabalhados, o governador mandará um projeto para a Assembleia Legislativa e os deputados permitirão que o ponto seja abonado
Quanto ao objeto da greve, ou seja, o pagamento do piso, os professores seguirão alegando que Tarso Genro não cumpre a lei e o governador gritando que não pode pagar um centavo a mais.
Hoje (23) no início da tarde, mais ou menos dois mil professores ligados ao Cepers/Sindicato caminharam pelas ruas centrais em direção ao Piratini. Na frente do Palácio, fizeram uma encenação da prisão do governador Tarso Genro pelo não pagamento do piso salarial
Até o final do ano, as escolas recuperarão os dias sem aula. Como se sabe que os professores não aumentarão sua carga horária, pobre dos alunos que terão que engolir a matéria de qualquer jeito.
Machado Filho



Escolas estaduais estão fechadas
Portões fechados, escolas sem alunos e professores, marcaram o primeiro dia de paralisação do magistério estadual. Professores e funcionários estão parados e deverão permanecer assim durante três dias em protesto contra o não pagamento do piso salarial.
No Colégio Júlio de Castilhos, um cartaz avisava sobre a paralisação, o que tornou o movimento muito pequeno em frente à escola. Já no Colégio Protásio Alves, na Avenida Ipiranga, nenhum movimento de alunos ou professores. O mesmo se repetiu nas Escolas Parobé e Instituto de Educação. Sem contabilizar o número de professores e funcionários parados, a Secretaria de Educação do Estado informou que as aulas serão recuperadas, para evitar prejuízos aos estudantes.
A greve, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ocorre em 22 estados e seguirá até quinta-feira.Estão agendados diversos protestos que visam o aumento dos investimentos na área da educação, como o repasse de 10% do PIB.
No RS, o objetivo do Cepers e mostrar á população que o governo não está cumprindo a lei, deixando de pagar o piso salarial. Rejane de Oliveira, presidente do Sindicato, considerou satisfatória a adesão ao movimento no primeiro dia.
Amanhã deverá ocorrer uma reunião de representantes do movimento com o Ministério da Cultura, em Brasília. Na quinta-feira, aqui em Porto Alegre, haverá uma reunião plenária da categoria para deliberar sobre os resultados do movimento e seus próximos passos.


Dos jornais de hoje




Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 23 de abril






Ministro promete fim de atraso por neblina
No dia em que falta de equipamento provocou 12 cancelamentos e 60 atrasos na Capital, novo titular da Aviação Civil define oitavo prazo final para instalar sistema mais eficiente. (Zero Hora)

UE deseja avançar acordo com Mercosul
Embaixada do bloco destaca vantagens em acerto antes dos Estados Unidos. (Jornal do Comércio)

CPERS anuncia paralisação de professores estaduais e funcionários de escolas
Professores e funcionários de escolas da rede estadual do RS paralisarão as atividades durante os próximos três dias. (O Sul)

Pena de morte ameaça suspeito de atentado
O jovem foi indiciado por usar armas de destruição em massa. (Correio do Povo)

Suspeito dos atentados confessa ter agido sozinho com o irmão
Dzhokhar Tsarnaev indicou que ele e o irmão mais velho foram movidos por motivos religiosos. (O Globo/RJ)

Doze condenados do mensalão poderão ter novo julgamento
STF deve rever condenações com 4 votos favoráveis em 12 casos, entre eles os de Dirceu e de Genoino. (Estadão/SP)

PF vai interrogar Valério para inquérito que investiga Lula
A Polícia Federal vai colher nos próximos dias um novo depoimento do publicitário Marcos Valério para o inquérito que investiga o elo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o esquema do mensalão. (Folha de São Paulo)

PRB quer Marco Feliciano e aposta em efeito “Tiririca” em 2014
O PRB, que tem ligações com a Igreja Universal e tenta seduzir o deputado, integrante da Assembleia de Deus. (Diário de Pernambuco)

Governo estuda baixar PIS/Cofins de tarifas de ônibus
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, confirmou na noite desta segunda-feira que o governo estuda a desoneração de PIS/Cofins sobre a tarifa das passagens de ônibus. (Valor Econômico)

Brasileiro acha fácil desobedecer leis
Levantamento mostra que 82% dos entrevistados consideram fácil desobedecer as leis vigentes no país. (Gazeta do Povo/PR)


Bom Dia!

Quem me acompanha aqui, sabe de alguns posicionamentos meus, perfeitamente definidos. Acho que, na minha idade, não tenho mais o direito de ficar enrolando para, de alguma maneira, dizer o que penso. Criei, nestes mais de 50 anos de jornalismo, uma independência profissional que me permite tomar posições. Muitas desagradam a muitos, outras agradam a muitos, também. Mas é assim mesmo. Nunca pretendi ser unanimidade.

Hoje, ao vir para o trabalho, escutei uma entrevista do secretário Urbano Schimit, da Gestão, e do presidente da Agapan, sobre as obras da avenida Edvaldo Pereira Paiva, interrompidas por determinação judicial. O impasse envolve a derrubada de árvores localizadas em frente à Usina do Gasômetro.

O secretário manifestou sua preocupação com o tempo previsto para o final da obra. Urbano disse que, se o problema se prolongar, a obra não será concluída e a prefeitura perderá muito dinheiro.Todos nós, contribuintes, perderemos, então.

O presidente da Agapan veio com aquela velha conversa que está preocupado com o meio ambiente e com o bem estar da população e que o plantio de 400 mudas não substitui a falta das 120 árvores que seriam derrubadas no Gasômetro. Disse, também, que poderíamos ter outras alternativas, abrindo outra avenida, criando viadutos ou túneis. Só que, tudo isso, é dito agora, quando a avenida está quase concluída. Daí, a posição deste momento me parece oportunista e com fins políticos. Se a Agapan era contra e se sabia que a obra atingiria as árvores do Gasômetro, por qual motivo esperou até que chegasse ali para embargá-la? Não seria mais honesto tentar impedir e apresentar suas justificativas antes do começo da obra?

Mas o que me preocupa, mesmo, é o futuro das obras da Edvaldo Pereira Paiva. Será que algumas pessoas, que só aparecem em momentos extremamente oportunos, para eles, é claro, conseguirão impor sua vontade contra a posição da grande maioria, contra os usuários que necessitam da avenida para deslocamento? Será que Porto Alegre ganha com a posição da Agapan, ou será que perde?

Como sou um sujeito de posições definidas, quero deixar aqui, claramente, minha opinião. A obra da avenida Beira Rio é fundamental para a mobilidade urbana. Ela não pode parar, sob pena de um retrocesso que somente prejudicará o futuro da Capital. E não me canso de lembrar que, se dependesse dos ambientalistas representados pela Agapan, certamente, hoje, o aterro do Guaíba não seria permitido. Daí, não teríamos o Parque Marinha, nem o Harmonia, nem o Mauricio Sirotski e, com eles, todas as suas árvores.



Moraes Moreira e seu filho Davi Moraes, estarão no Opinião nesta quinta-feira para o lançamento do disco Acabou Chorare. Com 40 anos de estrada, o baiano Moraes Moreira embalou grandes momentos da nosso história musical com sucessos que marcaram muito. Então, para recordar um tempo já quase passado da MPB, vou deixá-los com Sintonia, um sucesso dos anos 80, enquanto desejo a todos um Bom Dia!