terça-feira, 16 de abril de 2013



Deixem o Kiko promover Porto Alegre*

O fenômeno é típico da era das redes sociais. Algo é anunciado, um critica e muitos replicam a crítica sem sequer refletir sobre o que esta sendo criticado. Qual o problema do ator Carlos Villagrán (o Kiko, do seriado Chaves) divulgar Porto Alegre? Seu personagem é simpático e esteve nas casas da maioria das famílias de toda a América Latina. E o melhor: Porto Alegre não gasta um único centavo para pagar cachê ao ator.  Villagrán merece respeito por aceitar dedicar seu tempo para promover Porto Alegre no México e nos países de língua espanhola. O autor da primeira crítica poderia usar a frase de Chaves e dizer que "foi sem querer querendo". Se não tiver coragem, ao menos peça desculpa.
*André Machado – Blog Esquina Democrática



Justiça autoriza continuidade da duplicação da Beira Rio

A juíza Nadja Mara Zanella, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Regional da Tristeza, indeferiu parcialmente o pedido liminar encaminhado pelo Ministério Público estadual e autorizou a prefeitura a remover as árvores que se encontram sobre o traçado da avenida Edvaldo Pereira Paiva e a dar continuidade às obras de duplicação da via. A juíza decidiu que poderão ser removidas as árvores que se encontram no trecho compreendido entre a futura rótula da Edvaldo Pereira Paiva e a rótula das Cuias.

De acordo com a decisão, o trecho está fora dos limites sugeridos na ação civil pública movida pelo MP para a instalação do Corredor Parque do Gasômetro. “Como a área mínima do referido parque não alcança a avenida Loureiro da Silva e o parque Maurício Sirotsky Sobrinho na parte em que está previsto corte de vegetais, não se justifica a suspensão do corte e das intervenções planejadas para estas áreas específicas”, alegou a magistrada.

Ainda de acordo com a decisão judicial, fica suspenso - por cautela - até o recebimento de mais informações, apenas o corte das árvores localizadas na avenida Presidente João Goulart, entre a rua General Portinho (que delimita a Praça Brigadeiro Sampaio) e a futura rótula da avenida Edvaldo Pereira Paiva, num total de oito unidades.
Foto: Ivo Gonçalves


Porto Alegre tem 143 casos de dengue confirmados

Entre o total de pacientes com a doença, 46 residem no bairro Partenon
A capital gaúcha está com 143 casos de dengue confirmados, dos quais 96 são autóctones (doença contraída na cidade) e 47 são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados. Os números atualizados foram divulgados nesta terça-feira, 16, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Municipal de Saúde. Entre o total de pacientes com a doença contraída na Capital, 46 residem no bairro Partenon, dez no Santo Antônio, sete no Santana, sete no São José, seis no Bom Jesus, cinco no Jardim Botânico, três no Navegantes, dois no Santa Maria Goretti, dois no Chácara das Pedras, dois no Cristal, dois no Humaitá, um no bairro Coronel Aparício Borges, um no Santa Cecília, um no Petrópolis e um no Cidade Baixa.
Até a décima quinta Semana Epidemiológica, que se encerrou em 13 de abril, foram investigados 897 casos suspeitos de dengue em Porto Alegre, sendo que 796 pacientes são moradores de Porto Alegre. Dos residentes na Capital, 480 casos foram descartados, 143 confirmados e 173 ainda aguardam o resultado do exame, feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).


Baianos pagarão menos pela energia;

sergipanos, potiguares e gauchos pagarão mais

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou hoje (16) os índices de revisão tarifária de quatro concessionárias. Os novos valores passam a valer na próxima semana. Os índices devem incidir sobre as tarifas reduzidas em janeiro.
Os consumidores residenciais e de baixa renda atendidos pela Companhia de Eletricidade da Bahia serão beneficiados com redução de 10,53% na conta de energia. Para as indústrias, a queda é 4,03%. A empresa abastece 5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos.
Para Rio Grande do Norte, a atualização das tarifas resultou em aumento de 3,42% para as residências e 7,33% para as indústrias. O reajuste atinge 1,2 milhão consumidores em 167 municípios.
O índice da AES Sul, que atende 1,2 milhão de consumidores em 118 municípios gaúchos, ficou em 3,6% para residências e 3,91% para indústrias.
Os consumidores residenciais atendidos pela Energisa Sergipe sofrerão aumento de 6,12%. As indústrias, redução de 0,07% na tarifa de energia. A distribuidora presta serviço para 638 mil unidades consumidoras em 63 municípios.
A revisão tarifária periódica é feita em média a cada quatro anos e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.(Agência Brasil)





Coréia do Norte faz nova ameaça após protesto no Sul
A Coreia do Norte fez novas ameaças contra a Coréia do Sul nesta terça-feira, prometendo "marretadas" de retaliação se os sul-coreanos não pedirem desculpas pelos protestos contra Pyongyang realizados no dia anterior, quando o Norte estava comemorando o nascimento de seu fundador.
No entanto, para um oficial militar americano, o regime norte-coreano está apenas procurando uma maneira de arrefecer sua retórica belicosa após semanas de avisos de guerra. Na segunda-feira, o Norte retraiu suas estridentes ameaças contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul ao comemorar o aniversário de 101 anos de nascimento de seu primeiro líder, Kim Il-sung, aumentando as esperanças de um abrandamento das tensões em uma região que por semanas parecia à beira de um conflito.

Pastor Malafaia organiza marcha contra casamento gay
O pastor Silas Malafaia organiza, com outros líderes evangélicos, uma grande manifestação em defesa “da família tradicional, da vida, da liberdade de expressão e religiosa”. O evento está programado para o dia 5 de junho, em Brasília, com parada estratégica em frente ao Congresso Nacional. Malafaia assegura que levará mais de 30.000 fieis ao protesto, para marcar posição contra o casamento gay, o aborto e o Projeto de Lei 122, que criminaliza a homofobia. Deputado pelo PSC e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano ocupará posição de destaque no evento. “Já que estão forçando a barra sobre o casamento gay, vamos a Brasília para dizer que estamos do outro lado.

Dois passageiros são retirados de vôo em aeroporto de Boston
O clima nos Estados Unidos é tenso nesta terça-feira (16), um dia após o atentado ocorrido ontem durante a Maratona de Boston que matou pelo menos três pessoas e deixou 176 feridos.
Pela manhã, um dos terminais do aeroporto La Guardia, em Nova York, foi evacuado por causa da presença de um pacote suspeito. O local só foi liberado após 45 minutos e ninguém foi detido.
Mais tarde, dois passageiros e suas malas foram retirados de um voo da United Airlines antes da decolagem no aeroporto Logan, em Boston, informou uma fonte com conhecimento direto da ação à agência de notícia Reuters.
Ainda não se sabe se a remoção dos passageiros tem ligação com a investigação sobre as explosões. As identidades dos dois passageiros não foram divulgadas.

Alckmin quer internação de até 8 anos para jovem infrator
O projeto que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), entrega nesta terça-feira ao Congresso defendendo penas mais rígidas para menores infratores amplia para até oito anos a punição para jovens que cometerem delitos graves.
O projeto cria o chamado Regime Especial de Atendimento. A internação de até oito anos será determinada por um juiz, após avaliação técnica multiprofissional, observado o contraditório e a ampla defesa.
São exigidos três critérios para a aplicação dessa pena ao menor: se o ato infracional for equivalente aos crimes hediondos; se o jovem iniciar o cumprimento da medida de internação com mais de 18 anos, ou completar essa idade durante o seu cumprimento.
Também fica previsto que poderá ser inserido em Regime Especial de Atendimento o maior de 18 anos que participar de motins ou rebeliões em estabelecimento educacional com destruição do patrimônio público ou manutenção em cárcere privado de servidores ou colaboradores da unidade, se não for submetido à prisão provisória.

Gurgel diz que adiar publicação do acórdão do mensalão é ‘maluquice’
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta terça-feira (16) que adiar a publicação do acórdão do julgamento do processo do mensalão é "maluquice". Advogados dos réus fizeram pedidos para o plenário analisar a possibilidade de adiar o documento para que as defesas tivessem mais tempo para preparar recursos.
O acórdão detalha as decisões tomadas durante o julgamento, que condenou 25 e absolveu 12 no segundo semestre do ano passado. O documento trará o tempo de pena, regime de cumprimento, além dos votos escritos dos 11 ministros que participaram do julgamento. Após a publicação, advogados terão cinco dias para apresentar recursos.
"Suspender a publicação do acórdão é maluquice, isso é maluquice", declarou o procurador antes de sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desta terça.


Coréia do Norte faz ultimato à Coréia do Sul
A Coreia do Norte fez hoje (16) um ultimato à Coreia do Sul, ameaçando atacar a capital do país vizinho, Seul, se não acabarem as manifestações hostis ao seu regime. A mensagem foi enviada por meio de comunicado, assinado pelo Comando Supremo da Coreia do Norte, e publicado na agência oficial de notícias do país. Segundo o texto, as reações norte-coreanas começarão sem aviso.
“A nossa ação de represálias vai começar sem qualquer aviso, a partir de agora, enquanto os atos criminosos que ferem a dignidade do Comando Supremo da Coreia do Norte continuarem em Seul”, diz o texto. A manifestação coincide com as celebrações na Coreia do Norte do 101º aniversário do nascimento de Kim Il-sung – fundador do país.
O clima de tensão na Península Coreana se intensificou, nos últimos dias, depois que a Coreia do Norte indicou que pode deflagrar uma guerra nuclear na região. Os armamentos, segundo os norte-coreanos, têm como alvos a Coreia do Sul, o Japão e territórios dos Estados Unidos (Havaí).
Ontem (15) o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao visitar Tóquio (Japão), disse que norte-americanos “continuam abertos a negociações honestas sobre a desnuclearização”. Segundo ele, a “bola está do lado de Pyongyang [em referência à Coreia do Norte]”. Kerry concluiu no Japão a terceira e última etapa da sua viagem à Ásia.(Agência Lusa/Agência Brasil)



Denúncias de fraude no programa Minha Casa Minha Vida
O Ministério das Cidades e a Controladoria-Geral da União (CGU) formaram uma comissão de sindicância para apurar denúncias de que ex-funcionários do Ministério das Cidades estariam envolvidos em fraudes no Programa Minha Casa Minha Vida, em municípios com até 50 mil habitantes. A comissão terá prazo de 30 dias para apresentar o relatório final da investigação.
Segundo denúncias publicadas pelo jornal O Globo, os ex-funcionários estariam usando a empresa RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços para fraudar contratos para a construção de casas populares. Entre os sócios da empresa estão um ex-diretor de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, filiado ao PCdoB, e um ex-garçom do mesmo ministério. Eles teriam cometido “possíveis irregularidades entre os correspondentes bancários contratados pelas instituições financeiras privadas vencedoras da oferta pública para o Programa Minha Casa, Minha Vida”.
Além disso, a RCA, diz a matéria, estaria, ao mesmo tempo, sendo representante do agente financeiro, responsável por controlar as construções, bem como por medi-las e fiscalizá-las. Uma das empresas beneficiadas pelo esquema, a JB Lar - habilitada para a construção de 95 casas no Espírito Santo – tem, segundo a denúncia, o mesmo endereço da RCA: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 4.553, em São Paulo.(Agência Brasil)


Dos jornais de hoje




Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 16 de abril






Explosões, morte e pânico em maratona nos Estados Unidos
As explosões ocorreram no exato momento em que milhares de corredores terminavam a 117 edição da maratona de Boston. (Correio do Povo)

Marin pagou R$ 70 milhões por sede da CBF; imóvel poderia ter custado R$ 39 milhões
O presidente da CBF, José Maria Marin, assinou um negócio superfaturado na compra da futura sede da entidade no Rio, apontam documentos obtidos pela Folha. (Folha de São Paulo)

Capital rejeita metrô de R$ 9,5 bilhões
Modelo entregue pela Oldebrecht foi considerado o desejado, mas triplicaria o custo da obra. (Jornal do Comércio)

Jovem saudita é detido como suspeito
Jovem da Arábia Saudita está sob custódia por suspeita de envolvimento com as explosões que deixaram três mortos e ao menos 144 pessoas feridas. (O Globo/RJ)

Situação fica tensa na Venezuela após vitória apertada do candidato de Chávez
Henrique Capriles exigiu ontem que o presidente Nicolas maduro suspendesse sua proclamação. (O Sul)

Terremoto no Irã mata ao menos 40 pessoas
Tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 7h44 (Brasília), a 15 km de profundidade, diz Serviço Geológico dos EUA. (Estadão/SP)

Terror revivido
Quase 12 anos depois do 11 de setembro, explosões matam três e ferem mais de cem na maratona de Boston. (Zero Hora)

Senado vota hoje o Estatuto da Juventude
A proposta, que trata dos direitos de pessoas entre 15 e 29 anos, reúne alguns pontos considerados polêmicos, como o desconto de 50% para estudantes no valor da entrada de todos os eventos culturais e esportivos. (Jornal de Brasília)

Ex-ministros defendem descriminalização do porte de droga para consumo próprio
Sete ex-ministros da Justiça dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva decidiram apoiar campanha a favor da descriminalização do porte de droga para consumo próprio. (Diário de Pernambuco)

Internet viabiliza escalada do movimento neonazista
Com a facilidade de propagação de informações via internet, páginas, sites e fóruns relacionados ao neonazismo passam de 2 milhões no país. Donwloads crescem 400%. (Estado de Minas)


Bom Dia!
Todos os jornais, todos os portais de noticias, todos os telejornais, desde o meio da tarde de ontem, falam quase que exclusivamente do atentado ocorrido durante a maratona de Boston. Até agora são três mortos e mais de cem feridos. Para o FBI, foi um ataque terrorista e o presidente Obama diz que “vamos descobrir quem fez isso”.
Diante das imagens que mostram o pânico e o desespero das pessoas procurando ajudar aos feridos, fico imaginando o que pode levar alguém a, traiçoeiramente, detonar bombas no meio de milhares de pessoas que, despreocupadamente, assistiam a um evento esportivo. As pessoas que morreram e as que ficaram feridas, certamente não têm nenhuma culpa e nenhum envolvimento com os motivos que levaram os autores do ataque a colocar as bombas nas ruas de Boston. Na minha opinião, quem determinou e quem colocou as bombas, além de merecer o repúdio de todos, não merece ser classificado de ser humano. Na verdade, são irracionais da pior espécie.

O governo anunciou que o salário mínimo será de R$ 719,48 no ano que vem. Um aumento de 6,12% em relação aos R$ 678 de hoje, o que me leva a comentar o seguinte.
Se a inflação vem subindo e já passa dos 5%, será que até o momento em que o novo mínimo passe a vigorar, não terá ultrapassado os 6,12% ou estar muito próxima disso?  E aproveito para alertar aos aposentados. Como o aumento dos benefícios sempre fica abaixo do reajuste do salário mínimo, podem começar a fazer contas das perdas que, mais uma vez, terão. Aliás, por falar em aposentados, com o apoio de Renan Calheiros (PMDB), o governo começa a enterrar a proposta de desaposentadoria antes que ela chegue na Câmara. Lá, segundo avaliação do Planalto, as chances de aprovação são grandes.

Já falei que não sou noveleiro, mas gosto de ouvir algumas músicas de suas trilhas sonoras. Fico no escritório e acabo escutando o som da TV que vem do quarto. Da novela Salve Jorge, gosto de algumas músicas e aproveito este espaço, hoje, para colocar uma versão diferente de Mashala Mashala, que vem fazendo sucesso entre os telespectadores. Fiquem com o clip de Mashala Full Song e tenham um Bom Dia!