quinta-feira, 11 de abril de 2013


Governo estuda recurso para barrar desaposentadoria’
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta quinta-feira que o governo acompanhará "de forma mais atenta" a proposta que permite ao aposentado elevar o valor da aposentadoria, caso tenha tempo adicional de trabalho. Ideli indicou que o governo pode mobilizar senadores da base aliada para entrar com recurso para que o projeto que cria a chamada "desaposentadoria", aprovado nesta quarta-feira (10) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado, seja apreciado no plenário da Casa em vez de seguir diretamente para a Câmara.
"Esta aprovação ainda poderá ter recurso ao plenário, nós estamos ainda dentro do prazo para que isto aconteça. Todo o debate vai ser feito durante a tramitação porque obviamente este procedimento terá impacto e não será um impacto pequeno em termos de gastos, de despesas da Previdência", afirmou Ideli, na saída da Convenção Nacional do PP, realizada no Senado.
A ministra disse não dispor de dados de quanto seria o impacto para os cofres públicos da aprovação da matéria. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, já estimou o impacto da eventual mudança em R$ 70 bilhões para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Nós vamos fazer o debate porque obviamente quando aprova obrigatoriamente tem que saber de onde vai sair o recurso e qual será o impacto", afirmou a ministra, ao lembrar que o Congresso não pode criar novas despesas sem que sejam indicadas as respectivas receitas.(Agencia Estado)

Barbosa nega novo recurso de José Dirceu
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou novo recurso apresentado pela defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, relativo à Ação Penal 470, o processo do mensalão. Condenado a mais de dez anos de prisão, Dirceu queria a suspensão da publicação do acórdão até que o pedido de acesso prévio aos votos escritos fosse analisado pelo plenário da Corte.
Para Barbosa, a defesa do político pretende a “manipulação de prazo processual legalmente previsto”. O acórdão reúne as principais resoluções do julgamento e votos dos ministros. As defesas podem recorrer dentro de cinco dias após a publicação do documento – no caso do mensalão, a publicação está prevista para esta semana.
Para a defesa de Dirceu, a complexidade e extensão do julgamento da Ação Penal 470 justificam a vista dos votos escritos antes da publicação do acórdão. “Não se dê causa, por ato unilateral, a prejuízo processual irreparável’, argumentam os advogados, pedindo que a questão seja levada com urgência ao plenário.
Na decisão desta semana, Barbosa volta a argumentar que o julgamento foi público e televisionado, e que os advogados poderiam iniciar a defesa desde o final do ano passado, quando as discussões terminaram. Segundo o relator da ação, os advogados também erraram ao acrescentar novo pedido no recurso ao plenário que não foi submetido à sua análise individual. O ministro relata que, além da divulgação antecipada dos votos, os advogados solicitaram que isso ocorra com “antecedência razoável” para viabilizar a defesa.(Agência Brasil)

Aluno de escola pública fara vestibular de graça nas federais
Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.
Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.
A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.

Uso racional de medicamentos
Portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (11) no Diário Oficial da União, institui um grupo de trabalho com o objetivo de estimular o uso racional de medicamentos por meio do foco na exigência de prescrição médica no ato da venda.
O grupo será formado por 30 membros, entre representantes da indústria farmacêutica, do mercado varejista de medicamentos, dos conselhos profissionais, das associações médicas, dos sindicatos e de universidades, entre outros.
Por meio de nota, a Anvisa destacou que, no Brasil, a venda de medicamentos sem apresentação de receita é um problema grave de saúde pública. “A cultura da automedicação e a falta de controle sobre a dispensação desses produtos em farmácias e drogarias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre a produção e utilização de medicamentos no país.”

Impacto da desaposentadoria preocupa governo
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (11) que o governo vai acompanhar com atenção o projeto de lei que prevê a desaposentadoria. O texto – aprovado ontem (10) pelo Senado - permite aos contribuintes do Regime Geral de Previdência Social que se aposentaram por tempo de contribuição ou pelo critério da proporcionalidade requerer novo cálculo do benefício e optar pelo mais vantajoso, caso permaneçam na ativa.
Pela legislação atual, a Previdência Social não reconhece a renúncia de aposentadoria a esses beneficiários e mantém a contribuição ao INSS sem qualquer contrapartida.
Como foi aprovado de forma terminativa na Comissão de Assuntos Sociais, a proposta poderia seguir direto para a Câmara dos Deputados, sem necessidade dos senadores levarem a plenário. Porém, cabe recurso para que essa fase não seja dispensada e a ministra adiantou que isso será feito.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), rechaçou as reclamações do impacto financeiro que a medida terá no orçamento da Previdência se aprovada.
“Eu não tenho esses cálculos, mas eu não acho que a questão dos aposentados é o que quebra a Previdência, mas sim o mau uso do dinheiro público, no que tange aposentadorias precoces”.

Código Nacional de Segurança Conra Incêndio

O representante da Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência, Saúde Suplementar e Capitalização, Paulo Marraccini, espera que o Congresso crie um Código Nacional de Segurança contra Incêndio e Pânico.
Ele participou de audiência pública da comissão externa da Câmara sobre a tragédia da cidade gaúcha de Santa Maria, que deixou 241 mortos. Segundo Marraccini, o objetivo é obrigar estados e municípios a cumprirem normas de prevenção de catástrofes, como foi o caso do incêndio na boate Kiss.
Já o presidente do Sindicato gaúcho dos Corretores de Seguros, Celso Marini, defendeu a vinculação da obrigatoriedade de seguro à permissão de eventos em casas de espetáculos.
"Uma seguradora qualquer vai fazer um seguro somente se tiver em condições plenas de segurança, senão não aceita esse risco, então desta forma obriga-se a fazer aquele que está preparado", explicou Marini.

Domingo no Campo tem cerveja artesanal
A próxima edição do Domingo no Campo, que ocorrerá dia 14, tem como destaque a produção artesanal de cerveja. Também estão incluídas na programação visitas a uma granja e a um sítio. O roteiro é uma boa oportunidade de conhecer as pequenas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na zona Sul da Capital. 

O passeio terá saída às 10h, na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Bom Fim, no Parque Farroupilha. A primeira parada será no bairro Lami, onde os participantes irão conhecer o mestre cervejeiro do Sítio Capororoca. O grupo poderá acompanhar detalhes da produção artesanal de cerveja. Haverá degustação e vendas no local. A propriedade, de dois hectares, destaca-se também pela produção de plantas alimentícias não-convencionais. Por meio do manejo agroecológico, muitas delas são transformadas em produtos caseiros como pães de urtiga e capuchinha, pastas e geleias sem adição de conservantes químicos.

O roteiro seguirá rumo à Granja Lia, que possui 51 hectares e oferece, além da produção rural, açudes, pomares, pensionato para cavalos e galpão crioulo cercado de área verde com frondosa figueira centenária. É neste ambiente que será servido o almoço aos visitantes, por adesão. 

À tarde, será a vez de ir a Floricultura Rossatto Garden Center. A propriedade um belíssimo espaço que cultiva e vende variedades de plantas exóticas e ornamentais, é insumos, equipamentos, adornos e produtos paisagísticos destinados à decoração de interiores. No local, os visitantes, além de conhecer essa diversidade, aprendem a cultivar flores e plantas ornamentais. Ao final das visitas, o ônibus retorna ao mesmo local do embarque, às 17h. Em caso de chuva forte, o roteiro é cancelado. Às 17h o ônibus retornará ao mesmo local de embarque. Em caso de chuva forte o roteiro é cancelado. 

Reservas - Para fazer o passeio é necessário reserva junto às agências de turismo receptivo que oferecem o produto:

Rota Cultural (51 3348-1649 e 9985-8303 / e-mail: alo@rotacultural.com.br
Bonete Tur (51 3019-0689 e 8454-5321)
Pampas Viagens & Turismo (51 3251-5192 e 9186-7250 / e-mail: atendimento@pampasviagens.com.br
RMT Turismo (51 3062-1920 / e-mail: rmtturismo@rmtturismo.com.br




Dos jornais de hoje




Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quinta-feira, dia 11 de abril.






Mulheres bebem cada vez mais e com maior frequência
Pesquisa revela que, enquanto para os homens o consumo exagerado de álcool diminuiu, entre o público feminino o hábito cresceu. No sul do Brasil, o número de mulheres que bebem pelo menos uma vez por semana aumentou 52% em seis anos. (Zero Hora)

Grêmio e Fluminense ficam no 0 X 0 na Arena.
Com o resultado, a decisão de quem avança para as oitavas de final ficou para a última rodada. (O Sul)

Comissão do Senado aprova projeto para desaposentadoria
Se for aprovado na Câmara, o aposentado por tempo de contribuição, idade ou aposentadoria especial poderá renunciar ao benefício e voltar à atividade. (Correio do Povo)

IPCA de março rompe teto da meta e assusta
Acumulado do ano vai a 6,59%; governo reitera a promessa de controle da inflação. (Jornal do Comércio)

Ato contra licitação do Maracanã para trânsito em Laranjeiras
Um protesto contra a privatização do Estádio do Maracanã bloqueia o trânsito na Rua Pinheiro Machado, na altura do Palácio Guanabara, na manhã desta quinta-feira. (O Globo/RJ)

Dilma já admite que BC pode aumentar juros neste mês
O Planalto já trabalha com a possibilidade de o Banco Central elevar os juros na próxima semana, apesar de fazer uma avaliação positiva da inflação oficial de março.(Folha de São Paulo)

Vendas no varejo caem 0,4% em fevereiro ante janeiro
No acumulado do ano, o varejo restrito cresceu 2,9%, ao passo que em 12 meses encerrados em fevereiro o setor teve alta de 7,4%. (Valor Econômico)

Inflação do aluguel sobre para 0,42% na primeira prévia de abril
A primeira prévia de abril do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M),  usado no reajuste de contratos de aluguel, aponta uma alta da inflação no mês. (Jornal de Brasília)

Eleição venezuelana testa legado socialista de Chávez
A revolução socialista autoproclamada por Hugo Chávez na Venezuela será posta à prova na eleição presidencial de domingo, em que seu herdeiro político enfrenta um rival mais jovem, que promete mudanças numa nação polarizada. (Estadão/SP)


Bom Dia!
Provavelmente seja a minha dificuldade de entender determinadas coisas que me faça confessar meu espanto diante de acontecimentos totalmente contraditórios. Estou me referindo ao constante crescimento dos índices inflacionários (6,59%) confrontados com os índices de aprovação e popularidade do governo. Será que estou certo?
Nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado no sistema de metas da inflação, alcançou 6,59%, a maior taxa desde novembro de 2011. Nos últimos 12 meses, os alimentos foram os grandes responsáveis pelo estouro do teto da meta que era de 6,50%. Eles responderam por cerca de 50% da inflação.
Apenas para se ter uma idéia, considerando produtos quase que indispensáveis na mesa das famílias mais pobres, temos os seguintes índices de aumentos nos preços: carne, 15,5% - Alho, 53,1% - Cebola, 76,5% - Batata-inglesa, 97,3% - Tomate, 122,1% e Farinha de mandioca, 151,4%.
Mas o que realmente impressiona, é saber que exatamente entre a população mais pobre, ou seja, entre os que são mais afetados pela inflação, estão os maiores índices de aprovação e de satisfação com o governo. São os que estão sofrendo com o preço absurdo de produtos indispensáveis à alimentação, que se consideram satisfeitos e felizes com o governo. Se bem que é possível que o maior número de entrevistados esteja entre os agraciados com o Bolsa Família. Ou, quem sabe, entre os que recebem R$ 70,00 por mês do governo e que, segundo a presidente Dilma, com este auxilio, saíram da faixa de miséria absoluta. E tem, também, a desoneração dos produtos da cesta básica que, pelo menos até agora, não adiantou nada, muito pelo contrário.
Mas, como na próxima semana teremos mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), vamos ficar na expectativa para saber se a taxa Selic, atualmente em 7,25% ao ano, aumentará ou não, já que o ministro Mantega anunciou que o governo não poupará medidas para conter a inflação. Posso dar um palpite? Teremos alta dos juros a partir da semana que vem.

Não sou daqueles mais ligados em novelas, mas gosto de algumas músicas das trilhas. Ontem, enquanto cuidava de algumas coisas no meu escritório, ouvi o som que vinha da TV onde minha mulher e minha filha assistiam a novela. Fui saber quem era e a Gabriela me disse: “É a Dionne Warwick cantando I’ll Never Love This”. Fiquei sabendo, também, que se trata de um sucesso antigo. Mesmo assim, coloco aqui enquanto desejo a todos um Bom Dia!




Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões no sábado
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.484 da Mega-Sena, que foram sorteadas nesta quarta-feira (10) em São Paulo. Com isso, o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (13), pode pagar até R$ 30 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas, segundo a Caixa Econômica Federal.
Os números sorteados nesta quarta-feira foram: 17 - 20 - 24 - 29 - 49 - 53. 
No total, 85 apostadores acertaram a quina e levam R$ 25.680,65 cada. Outros 7.114 apostadores acertaram quatro dezenas e ganham R$ 438,34.