sexta-feira, 1 de março de 2013



Nome de Odilo Scherer ganha força entre cardeais

Cardeais americanos e parte dos prelados da Europa e de países em desenvolvimento começam a promover manobras para dar força a uma candidatura do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, na sucessão de Bento XVI.
O Estado apurou que, embora não se apresente como um concorrente ao cargo, o brasileiro é citado em conversas que vêm ocorrendo em restaurantes discretos em Roma, casas e encontros informais entre cardeais. Um dos grupos que apoiariam d. Odilo seria o dos Estados Unidos, que há anos vem destacando a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.
O problema, no caso das eleições que devem começar na semana que vem, é que escândalos de abusos sexuais praticamente frearam qualquer chance de que um dos cardeais dos EUA ganhe um amplo número de votos. A escolha de vários deles, portanto, seria d. Odilo Scherer.
Em Roma, esse grupo já começou a buscar apoio de outros cardeais para que, na primeira votação no conclave, Scherer apareça com um número significativo de votos. "Isso será fundamental na primeira rodada. Depois, só Deus saberá o que vai ocorrer", disse uma fonte próxima aos cardeais americanos.
A estratégia é encontrar apoio na Europa, o que ajudaria a romper uma eventual coalizão no Velho Continente em torno de um nome local.
Perfil adequado. O brasileiro é visto como tendo vários dos elementos do perfil que a Igreja busca no futuro papa. Com 63 anos, é um dos mais jovens do grupo - e, apesar de jovem, é considerado como alguém de grande confiança pela cúpula do clero em Roma. Prova disso é que foi reconduzido ao cargo de inspetor das contas do Instituto de Obras Religiosas, o Banco do Vaticano. Isso em meio a uma profunda crise na instituição.
Scherer também serviria como um "relações públicas" para a Igreja, que mostraria que está disposta a ter um papa de fora da Europa, como críticos vêm pedindo. Outra vantagem seria o alinhamento do brasileiro ao pensamento teológico da cúpula e o fato de que uma eventual eleição não representaria uma "revolução".
O grupo de apoio a d. Odilo Scherer também espera que o brasileiro tenha chances graças à divisão cada vez mais profunda entre os cardeais italianos. Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, um lobby pró-italiano tem feito parte das especulações sobre o novo papa. Para muitos no Vaticano, o país precisaria recuperar o trono de Pedro, depois de mais de 30 anos de ausência.
Mas, à medida que o conclave se aproxima, os 23 cardeais italianos com poder de voto não conseguem chegar a um acordo para o lançamento de um nome único. Angelo Scola, de Milão, é o favorito de Bento XVI. Mas sofre a resistência de parte do clero italiano, que preferiria alguém com um perfil menos conservador.
Outra prova de que Scherer sabe que está sendo citado amplamente como um dos favoritos é o fato de ter evitado dar entrevistas, algo visto dentro do clero como autopromoção.
Na semana passada, em conversa rápida com a reportagem do Estado enquanto entrava apressado em sua residência, afirmou que a decisão de Bento XVI de renunciar ao cargo mostrava "uma grandeza de alma" e uma enorme "honestidade" com relação à Igreja.
De acordo com dom Odilo, Bento XVI demonstrou ter a consciência de que já é um homem idoso, sem condições de levar adiante a difícil missão de liderar a Igreja. "É um gesto que nos surpreende e, ao mesmo tempo, um gesto de grandeza” (Agência Estado)



Cardeais começam a se reunir na 2ª para debater conclave

Os cardeais da Igreja Católica começarão a se reunir na segunda-feira para debater a data do início do conclave, anunciou nesta sexta-feira o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. A convocação foi realizada por meio de uma correspondência enviada pelo cardeal decano Angelo Sodano.
A primeira reunião da Congregação Geral do Colégio Cardinalício acontecerá às 9h30 (5h30 de Brasília) nas dependências do Vaticano. Haverá também uma segunda reunião às 12h30. No entanto, Lombardi advertiu que a decisão sobre a data do início do conclave não acontecerá na segunda-feira, então não se deve esperar qualquer anúncio nesse sentido já no primeiro dia das congregações. “Vamos esperar um dia ou dois para ouvir essa decisão com mais certeza”, afirmou o porta-voz.
A correspondência enviada por Sodano também informava os cardeais que começou, a partir das 20h de quinta-feira, o período de Sé Vacante. “Estamos hoje em Sé Vacante, vimos com grande emoção na tarde de ontem e participamos momento a momento deste episódio inédito e envolvente da saída do papa do Vaticano para o Castel Gandolfo”, disse Lombardi.



Padre Cacique terá faixa de lazer aos domingos e feriados

Faixa entre Diário de Notícias e Iberê Camargo ficará fechada entre 8h e 18h
A partir deste domingo, 03, a Avenida Padre Cacique ganhará uma faixa de trânsito isolada para lazer entre a av. Diário de Notícias e o Museu Iberê Camargo, das 8h às 18h. O espaço será separado por cones e contará com a presença de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para monitorar a via. A medida se dá até que seja implantada a ciclovia da Padre Cacique e será repetida em todos os domingos e feriados. O objetivo é ampliar o espaço destinado ao lazer na orla, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Foto: Carlos Pires/ PMPA


Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira, dia 1º de março




PIB cresce só 0,9% em 2012, o pior desempenho desde 2009
No último trimestre, a economia esboçou uma reação e avançou 0,6% em relação ao terceiro trimestre e 1,4% maior que mesmo período de 2011. (Folha de São Paulo)

Maior fraude no ICMS em 20 anos é revelada
Operação Crédito Fantasma, do Ministério Público e Receita Federal, descobriu grupo suspeito de falsificar documentos e sonegar cerca de R$ 150 milhões. (Zero Hora)

Penas do mensalão serão executadas até 1º de julho, diz Joaquim Barbosa
Em entrevista à imprensa estrangeira, presidente do STF considera que são 'baixíssimas' as penas impostas aos réus. (O Globo/RJ)

Bento XVI agradece amor dos fiéis e diz que agora é apenas um peregrino
A renúncia começou a valer oficialmente às 20h de ontem no Vaticano. (Correio do Povo)

Após assalto, caminhão é incendiado na SC-108, em Forquilhinha
Motorista estava abastecendo o veículo quando foi abordado por dosi homens em uma moto. (Diário Catarinense)

Para desviar o foco do PIB, governo autoriza mais álcool na gasolina
A partir da 0h desta sexta-feira as bombas de combustíveis serão abastecidas com 25% de álcool anidro, por cada litro de gasolina. (Correio Braziliense)

Ligação de fixo para celular vai ficar mais barata
Anatel reduz em 8,8% custo de ligação de telefone fixo para celular. (O Sul)

Declarações já podem ser entregues a partir de hoje
Contribuinte que teve renda acima de R$ 24.556,65 em 2012 deve declarar Imposto de Renda a partir de hoje. (Estado de Minas)

Congresso decide veto dos royalties no dia 5
Bancada do Rio fará obstrução, e estados produtores acenam com recurso no STF. (Jornal do Comércio)

Começam reuniões prévias para escolher sucessor de Bento XVI
A primeira reunião de cardeais preparatória do conclave, que vai eleger o sucessor do papa, está marcada para segunda-feira. (Jornal do Estado/PR)



Prefeitura reajusta salário de servidores que ganham menos

Servidores públicos dos padrões 2 e 3 – os níveis salariais mais baixos da prefeitura – são os beneficiados com decisão aprovada nesta quinta-feira, 28, em reunião do Comitê Gestor de Segunda Instância da administração municipal. 
A decisão assegura o pagamento até o próximo dia 15 de março, em folha suplementar, do reajuste de 5,11% sobre os vencimentos de janeiro e fevereiro. Os servidores também receberão em quatro parcelas consecutivas a partir de março de 2013 os valores do reajuste relativos aos meses de maio a dezembro de 2012.
O aumento havia sido acertado com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) em acordo coletivo no ano passado, mas sem possibilidade de concessão naquela época em razão de restrições determinadas pela legislação eleitoral. O secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, um dos integrantes do Comitê Gestor, salienta que o pagamento retroativo nos prazos anunciados foi uma vitória do diálogo estabelecido entre prefeitura e Simpa e trata com dignidade os servidores de menor remuneração da prefeitura.


Bom Dia!

Não tenho nenhuma dúvida que o Brasil, aos poucos, está se transformando na Casa da Mãe Joana. 
Mesmo sob um manto de austeridade, progresso e fim da miséria, o que estamos vendo é uma desfaçatez total encoberta, agora, por medidas ilusórias de que tudo está sendo feito em benefício da população. A energia, por exemplo, teve o preço reduzido, em compensação, a gasolina subiu. Alguém tem dúvidas de que o preço da gasolina se reflete em tudo? Quem não tem carro, diz que agora, com o preço mais baixo da luz, ficou melhor. Mas não comenta que a cesta básica, o transporte, os serviços, tudo subiu de preço. Duvida? Dá uma chegadinha no supermercado.

No Congresso, os deputados acabaram com o 14º e o 15º salários dos colegas e dos senadores. Não quero ser o soldadinho do passo certo, mas acho que logo os parlamentares terão algum tipo de compensação. Ou alguém acredita que vai ficar assim?

Aqui, o Ministério Público Estadual começa a preparar a aprovação de um projeto na Assembléia Legislativa criando penduricalhos ao salário de promotores e procuradores. Se aprovado, o projeto permitirá que estes profissionais recebam auxilio alimentação, auxilio moradia e auxilio creche, em valores não revelados, já que o projeto não especifica custos nem quem será beneficiado. Na verdade, o que o MP do Estado quer, é que a Assembléia lhe dê um cheque em branco que será preenchido por medida administrativa. Resumindo; se não dá para aumentar salário, vamos criar penduricalhos. Como sempre.

Enquanto isso, a Operação Crédito Fantasma, do MP e Receita Federal, desarticulou uma quadrilha suspeita de falsificar documentos, sonegando cerca de R$ 150 milhões. Neste caso, o mentor da fraude é o advogado Luis Adriano Vargas Buchor, que foi preso ontem. Cerca de 30 empresas de Porto Alegre, Canoas e algumas da Serra, teriam sido beneficiadas pelo esquema. Investigado desde 2012, Buchor é proprietário de cinco veículos, incluindo dois Porsche, um Masserati e uma Mercedes. Também é proprietário de uma lancha avaliada em R$ 5 milhões, que estava em uma marina de Jurerê. E tem mais: três apartamentos de alto padrão, incluindo uma cobertura em Jurerê, um imóvel no Moinhos de Vento, um sítio e três salas comerciais avaliadas em R$ 10 milhões.

O Brasil está ou não se transformando na Casa da Mãe Joana?

Bem, tem um samba que fala bem de tudo isso. Joyce canta Isto aqui o que é? Precisamos, sinceramente, de um Bom Dia!