terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


IBGE: Renda do trabalhador doméstico é a que mais cresce
Profissionais têm conseguido trabalhos melhores e a demanda está maior que a oferta
O trabalho doméstico é o que teve o maior aumento na renda (6%) em relação a janeiro de 2012, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira (26). Ao mesmo tempo, a maior queda no nível de ocupação também ocorreu nessa atividade. O número de ocupados nos serviços domésticos teve variação negativa de 5,9% na comparação com dezembro e de 4,5% em relação a janeiro de 2012.
 “O trabalho doméstico vem demonstrando queda. É um serviço que está se tornando mais caro”, disse o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo. “Nenhum rendimento aumentou mais do que o do trabalho doméstico. Os trabalhadores domésticos estão conseguindo se inserir em trabalhos melhores e a demanda está maior que a oferta”, destacou o coordenador.
Segundo ele, trata-se de uma mudança estrutural. “[O trabalho doméstico] está se tornando cada vez mais um serviço de luxo”, acrescentou ele, ao ressaltar que o aumento da escolaridade nesse grupo de trabalhadores é um dos motivos para a queda da procura pela atividade.
O rendimento no emprego doméstico aumentou 7,8% em São Paulo e 6,6% no Rio em janeiro ante o mesmo mês do ano passado.
Nessa mesma comparação, entre os grupamentos de atividades, houve queda no rendimento médio em janeiro nos grupos de serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira (-3,1%) e de construção (-1,8%).
Outro destaque da pesquisa Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é o aumento de 4% do emprego com carteira assinada na comparação de janeiro deste ano com igual mês de 2012. Este resultado significa mais 459 mil pessoas trabalhando com carteira assinada em um universo de 11,597 milhões. Já o aumento de pessoas ocupadas chegou a 2,8% no acumulado de 12 meses, segundo Cimar Azeredo.
Belo Horizonte é destaque
O rendimento médio do trabalhador aumentou em quatro das seis regiões pesquisadas na comparação o mesmo período de 2012. As maiores altas foram registradas em Belo Horizonte (5,2%) e São Paulo (4,1%).
Em relação a dezembro de 2012, o rendimento aumentou em Porto Alegre (2%) e em São Paulo (0,5%), mas caiu em Salvador (-1,3%), no Rio de Janeiro (-0,8 %) e no Recife (-0,7%). Em Belo Horizonte, o valor médio se manteve em janeiro em relação ao mês anterior.


Congresso Nacional custa R$ 23 milhões por dia
Ao longo de 2013, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal custarão juntos, por dia, 23 milhões de reais aos cofres públicos - dinheiro que, vale lembrar, sai do bolso do contribuinte brasileiro. 
O valor total deve chegar a 8,4 bilhões – montante semelhante aos dispêndios integrais de seis ministérios: Cultura, Pesca, Esporte, Turismo, Meio Ambiente e Relações Exteriores. Também equivale a todo o orçamento autorizado para a cidade de Belo Horizonte (MG) no ano passado.
Segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas, nestes gastos estão incluídos os salários dos 15.647 servidores efetivos e comissionados da Câmara e dos 6.345 do Senado, além de aposentadorias, pensões, indenizações, compra de materiais de consumo, serviços de terceiros, entre outros itens. No ano passado, o Congresso foi mais comedido e gastou 10% a menos que o previsto para o exercício atual: 7,6 bilhões de reais. Desse total, 373 milhões (5%) foram destinados ao custeio de despesas pendentes em 2011. 
Os gastos com pagamento de pessoal lideram as despesas do Congresso. No ano passado, consumiram 40% do total gasto: o equivalente a 3 bilhões de reais. Além dos salários propriamente ditos, os vencimentos dos servidores incluem adicionais noturnos, incorporações, adicionais de periculosidade e insalubridade, férias, 13º salário, entre outros. Só em adicional noturno, por exemplo, Câmara e Senado pagaram 4,4 milhões de reais em 2012.
O pagamento de horas extras é outro gasto que soma uma quantia significativa nas despesas do Congresso. Foram pagos pelas duas casas 52 milhões de reais em horas adicionais aos servidores em 2012. A Câmara dos Deputados foi responsável por 44,4 milhões desse montante. O valor gasto pelo Senado só não foi maior, pois, de acordo com relatório divulgado no início do mês, a Casa economizou 35 milhões com despesas de horas extras no ano passado, após a criação do banco de horas.
Em segundo lugar na lista de despesas está o pagamento de aposentadorias. Ao todo, 1,7 bilhão de reais foi gasto com os 2.839 servidores aposentados do Senado e 2.563 da Câmara. Em seguida, estão os custos das pensões, que somaram 529 milhões. Os gastos ainda envolveram os desembolsos com sentenças judiciais, indenizações trabalhistas e restituições. As três rubricas custaram 205 milhões de reais ao Congresso – sendo 83% dos pagamentos feitos pela Câmara. (Com Veja/Conteúdo)



Câmara vota amanhã o fim d0 14º e 15º slários

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o Plenário deve votar amanhã a proposta que acaba com os 14º e 15º salários de deputados e senadores. Ele ressaltou que a inclusão do projeto na pauta foi apoiada por todos os líderes partidários. “É uma decisão para o bem desta Casa”, disse Alves.
Líderes de todos os partidos assinaram um requerimento de urgência para votação da proposta – o requerimento também deve ser votado amanhã, em Plenário. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a votação segue os anseios da sociedade. “Deve haver um tratamento equânime para todos os trabalhadores”, afirmou.
Segundo o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), não deverá haver nenhum tipo de compensação financeira aos deputados em razão da medida.(Agência Câmara de Notícias)


Vigilância alerta para os sintomas da dengue

A dengue é uma doença que causa febre alta e repentina provocada por um vírus que possui quatro sorotipos. 
Quando uma pessoa é infectada por um desses vírus ela só fica imunizada contra o tipo específico pelo qual foi contaminada. Por isso, uma mesma pessoa pode contrair a doença até quatro vezes se for picada por mosquitos que carregam diferentes tipos de vírus. O principal vetor da dengue é o Aedes aegypti, mosquito que se desenvolve em áreas quentes e chuvosas na maior parte do país. 
O vírus fica incubado no corpo humano de três a 15 dias. Só então os sintomas da dengue começam a ser percebidos. É importante que o cidadão, ao primeiro sinal da doença, vá até o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Por esse motivo, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para as pessoas não utilizarem medicamentos por conta própria, especialmente os que contêm ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS e Melhoral.  
Os casos suspeitos devem também ser comunicados pelos profissionais de saúde à Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), o que pode ser feito por meio do telefones (51) 3289 2471 e 2472 e no celular de plantão 24horas.
Para aliviar os sintomas da dengue, é importante fazer repouso e ingerir bastante líquido. A doença se apresenta de duas formas: clássica e hemorrágica. 
Na clássica, os sintomas são febre alta com duração de até sete dias, dor de cabeça, no corpo, nas articulações, por trás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. 
No caso de dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): a doença se manifesta de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos. Pode ocorrer, ainda, vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e hipotensão (queda de pressão arterial).



Um time de craques
O timaço da foto é o Penharol do Uruguai que jogou contra o Inter dia 13 de abril de 1969, no festival de inauguração do Beira-Rio: ao alto, da esquerda – Caetano, Mazurkiewicz, Matosas, Viera, Figueroa e Joya; agachados – Cortez, Pedro Rocha, Onega, Spencer e Pablo Forlan, lateral-direito posando de ponteiro-esquerdo e pai do atacante Diego Forlan, hoje no Inter.
Com todos os seus astros, o Penharol levou 4x0 do Inter, dois gols de Claudiomiro e um cada de Sérgio e Dorinho. (Cláudio Dienstman)


Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro




Homicídios crescem 17% no RS em 2012
Dados da Secretaria de Segurança apontam elevação também em crimes como roubos de veículos e tráfico de drogas. Governo promete avaliar números hoje. (Zero Hora)

REDE de Marina atrai nomes do PSOL envolvidos com Cachoeira
Novo partido excluiu de seus estatutos o veto à filiação de fichas sujas. (O Globo/RJ)

Cardeal escocês acusado de assédio por quatro padres renuncia
O chefe da Igreja Católica da Escócia, cardeal Keith O’Brien, pediu demissão ontem como arcebispo de St. Andrews e Edimburgo. (O Sul)

Conmebol recusa pedido do Corinthians e barra torcida no Pacaembu
Entidade mantém punição por morte de boliviano em Oruro e clube enfrenta Millonarios de portões fechados. (Estadão/SP)

Casos de dengue no país triplicam em 2013
Epidemia já atinge cinco estados. No Rio Grande do Sul, situação começa a ficar preocupante. (Correio do Povo)

Números mostram que cresce abuso contra menores em Camboriú

Só neste ano, 10 casos já foram registrados pelo Conselho Tutelar na cidade; em 2012 foram 28. (Diário Catarinense)


Governo prepara novas concessões e PPPs
Dilma Rousseff quer, até 2014, ter colocado na rua um volume de projetos capaz de zerar o déficit de infraestrutura no Brasil. (Gazeta do Povo/PR)

Prefeito vê falha no conduto da Bordini
Rua foi reaberta ontem para o trânsito de veículos leves. Fortunati acusa descompasso entre o projeto original e a execução das obras. (Jornal do Comércio)

Pacote de concessões que será apresentado hoje terá lucro de até 15%
As taxas foram elevadas depois de reclamações do setor privado, de que os lucros previstos nos planos do governo eram baixo demais para garantir os investimentos. (Folha de São Paulo)

Bolívia irá devolver veículos roubados no Brasil
Pelo menos 500 já estarão na fronteira na quarta-feira. (Rondônia Agora/RO)


Bom Dia!

A manchete principal do jornal Zero Hora de hoje alerta para um problema extremamente preocupante. Ela informa que homicídios no estado cresceram 17% em 2012. Em 2011 foram 1.654 casos contra 1.943 no ano passado, um aumento real de 17,47%. 
Ao analisar o gráfico publicado pelo jornal, descobrimos que furtos de veículos aumentaram 6,14%, roubos 1,37, latrocínio 6%, roubos de veículos 9,27%, delitos de corrupção 99%, delitos com armas e munições 9,81%, posse de entorpecente 15,65% e tráfico de entorpecente 7%. Já o número de furtos diminuiu 4,23%, de extorsão 8,9%, extorsão mediante seqüestro 50%. Resumindo, os números revelam um aumento no índice de crimes violentos.

Ao ler o gráfico publicado por ZH, volto a lembrar do anúncio de duas páginas, publicado na própria Zero Hora pelo governo do Estado. Nele, uma apologia a melhoria na segurança do RS. Fico imaginando, então, se o governo admitisse que a segurança havia piorado. Estaríamos, seguramente, diante do caos. Mas não está tudo perdido, já que o governo promete avaliar os números hoje. Então ta! Mas cuidado, a culpa poderá ser de todos nós.

Durante ato promovido pelo PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu as tintas de como será a campanha para presidente da República. FHC, que deseja ser o contraponto á participação de Lula na campanha de Dilma, disse que “Dilma cuspiu no prato que comeu”, referindo-se às declarações da presidente de que “o PT não herdou nada do governo Fernando Henrique”. Para o tucano "Eles (petistas) tinham duas grandes metas. Uma ligada ao socialismo e outra à ética. De socialismo nunca mais ninguém falou. E ética, meu Deus, não sou eu quem vai falar a respeito do que está acontecendo no Brasil", completou FHC.
Acho que começou a guerra. Os petistas, certamente, retrucarão durante o dia.

Não posso e não quero comentar a barbárie ocorrida no centro de Porto Alegre quando algumas pessoas (ou seriam bestas humanas?) agrediram um morador de rua até a morte. Uma estupidez que merece castigo exemplar.


Como o comentário não foi, digamos assim, feito de notícias das melhores, decidi buscar um samba para animar a terça-feira. Zeca Pagodinho cantando Verdade, com o que desejo a todos vocês um Bom Dia!




Dilma cospiu no prato em que comeu, diz FHC

Tucano reagiu às declarações da presidente de que governo petista 'não herdou nada' da gestão do PSDB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira, 25, que a presidente Dilma Rousseff é "ingrata" e que "cospe no prato em que comeu". Ele se referia às declarações de Dilma de que o governo petista, iniciado com Luiz Inácio Lula da Silva, "não herdou nada" da gestão tucana. "O que a gente pode fazer quando a pessoa é ingrata? Nada. Cospe no prato em que comeu", declarou, ao ser questionado sobre as declarações de Dilma em evento de comemoração de dez anos de gestão petista no governo federal.
O ex-presidente ainda afirmou que o PT "usurpou" o projeto tucano que começou a ser implantado em seus mandatos. "O que aconteceu no Brasil foi usurpação de projeto. Só que como ele é usurpado, não faz direito. Vai e vem, recua, não tem coragem de dizer que vai privatizar", disparou. "Eles (petistas) tinham duas grandes metas. Uma ligada ao socialismo e outra à ética. De socialismo nunca mais ninguém falou. E ética, meu Deus, não sou eu quem vai falar a respeito do que está acontecendo no Brasil", completou FHC.
O ex-presidente participou de evento promovido pelo PSDB mineiro em Belo Horizonte, intitulado "Minas Pensa o Brasil", considerado o lançamento da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência em 2014. Ao lado do parlamentar, FHC afirmou que "não é necessário" lançar a candidatura, mas adiantou que ela está sendo "construída". "Quanto ao que penso do senador Aécio, é conhecido", salientou o ex-presidente, que em dezembro já havia defendido o nome do mineiro para a corrida presidencial.(Agência Estado)