segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Em Caracas, Chávez deve tomar posse de novo mandato
O regresso a Caracas confronta o presidente Hugo Chávez com sua posse para o terceiro mandato, que não pôde ser celebrada em 10 de janeiro passado perante a Assembleia Nacional devido à sua hospitalização em Cuba, e que deve se realizar em data ainda a ser definida pelos juízes do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).
Uma fonte do TSJ disse nesta segunda-feira à AFP que o tribunal "está pronto" para empossar Chávez "a qualquer momento" para o terceiro mandato de seis anos.
"Espera-se apenas a decisão do presidente e de sua equipe médica", que também determinarão se a cerimônia será pública ou privada e onde poderá ser realizada, ressaltou a fonte.
No dia 5 de janeiro, o governo anunciou que Chávez, reeleito em 7 de outubro, não poderia estar presente à posse cinco dias depois, como prevê a Constituição, e que o faria mais adiante quando estivesse em condições. A decisão foi aprovada pelo TSJ.
"Parece que está muito mais próximo o momento que ele tomará posse do cargo", declarou à AFP o cientista político Farith Fraija.
"Quando tiver condições médicas para tomar posse o fará, mas não está obrigado a fazê-lo imediatamente", acrescentou.
O cientista político John Madgaleno concordou ao afirmar que a posse "pode estar mais próxima com o seu regresso", porém adverte que a cerimônia não acabará com "o debate se estará em condições de assumir as funções de chefe de Estado". (AFP)


The Economist chama políticos brasileiros de 'zumbis'
No artigo, revista britânica cita como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros
A revista britânica The Economist classificou os políticos brasileiros, citando como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), de "zumbis". O artigo publicado no último sábado, 16, analisou a manutenção do poder político de figuras públicas envolvidas em casos de corrupção, em alguns casos já até condenadas.
"Apesar de sérias alegações de corrupção, a velha guarda continua voltando", escreveu o semanário no subtítulo do artigo.
A análise relembra a última eleição de Renan à presidência do Senado em 2007, quando foi obrigado a renunciar por ter sido acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de construtora. O texto enfatiza também o fato de a presidente Dilma Rousseff ter aceitado a candidatura de Renan depois de ter sido rígida na punição de ministros enredados em episódios de corrupção.
No artigo, Renan é também tido como um "novo exemplo bem estabelecido de fenômeno brasileiro": do político que não é atingido por denúncias. "O Senhor Calheiros é o mais novo exemplo de um bem estabelecido fenômeno brasileiro: o político que consegue sobreviver a qualquer número de pancadas aparentemente fatais", resume o semanário.
Outros casos são relembrados pela The Economist. Cita o julgamento do mensalão e também outros políticos condenados por corrupção como os deputado Paulo Maluf (PP) e José Genoino (PT), com críticas de que eles ainda assim continuam exercendo seus mandatos no Congresso.
"Um terço dos legisladores do Brasil ou foram condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos a roubo e exploração da escravidão", diz o texto.
Apesar disso, a revista mostra que a população se mobilizou em protesto contra mais um exemplo de manutenção de políticos acusados de corrupção no poder público. Uma petição foi aberta na internet pedindo o impeachment de Renan Calheiros, atingindo 1,36 milhão de assinaturas, o suficiente para levar a demanda ao Congresso.
"Brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos sejam postos para dormir", termina o texto. (Agência Estado)



Líderes afirmam que Orçamento não será votado amanhã
Os líderes do governo na Câmara e no Senado se reúnem hoje às 19 horas com o advogado-geral da União, Luís Adams, e com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para debater as consequências da possível votação do Orçamento de 2013 ainda nesta semana. O governo quer saber se a aprovação da proposta orçamentária antes de uma decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a análise dos 3.210 vetos presidenciais pendentes pode gerar insegurança jurídica.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), já anunciou que a votação do Orçamento não deverá ocorrer na sessão do Congresso convocada para esta terça-feira (19). O governo teme que a votação provoque uma “corrida ao Poder Judiciário”, e que a futura execução orçamentária seja questionada legalmente.
No fim do ano passado, uma liminar do ministro do STF Luiz Fux determinou que o Congresso analise os vetos em ordem cronológica. A decisão impediu que os vetos à lei que redistribuiu os royalties do petróleo (Lei 12.734/12) fossem votados antes dos demais. Ao mesmo tempo, permitiu a interpretação de que a não votação dos vetos trancaria a pauta do Congresso para qualquer outra deliberação, incluindo o Orçamento.
O ministro Luiz Fux chegou a esclarecer que sua decisão não atinge o Orçamento, apenas os vetos, mas o impasse político se manteve. A oposição defende a tese de que toda a pauta do Congresso está trancada até que os 3.210 vetos sejam votados individualmente, em ordem cronológica.
Para o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), a saída é aguardar o STF analisar o mérito da questão dos vetos para, só depois, votar o Orçamento. “A partir dessa decisão, vamos poder rediscutir a pauta e retomar de uma vez por todas o rumo das votações no Congresso”, disse Guimarães, criticando a “judicialização” da pauta do Legislativo.
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirma que votar o Orçamento sem a manifestação do STF “poderá resultar em grandes prejuízos para o funcionalismo público, afetando ainda repasses para estados e municípios e impactando a economia de forma geral”.(Agência Câmara de Notícias)

ATENÇÃO!



Osvaldo Aranha será bloqueada no 
cruzamento com Fernandes Vieira

Bloqueio começa às 9h de quarta-feira, 20, e tem previsão de duração de 20 dias

A partir das 9h de quarta-feira, 20, será bloqueado o cruzamento da avenida Osvaldo Aranha com a rua Fernandes Vieira, área central da Capital, para obra de BRT do corredor de ônibus da via. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 20 dias.

Durante as obras, os condutores que trafegam na Fernandes Vieira não poderão acessar a pista sentido Centro-bairro da Osvaldo Aranha. A principal alternativa para isso será a rua Santo Antônio. Para quem está na Fernandes Vieira, o desvio proposto pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é utilizar as ruas Vasco da Gama-Irmão José Otão e Santo Antônio. A linha C3 que trafega na Fernandes Vieira realizará este mesmo desvio.

Para quem quer efetuar o retorno na Osvaldo Aranha, a alternativa é acessar a Felipe Camarão, Vasco da Gama-Irmão José Otão e Santo Antônio. Os ônibus que circulam no corredor da Osvaldo Aranha, nos dois sentidos, atenderão os passageiros ao lado da via.

Serão instaladas placas indicativas nas vias que abrangem o desvio. Agentes da EPTC reforçarão o monitoramento na região.


Uzbesquistão
O Uzbequistão é um país na Ásia Central e uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética. 
É limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e peloTadjiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste peloTurcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Sua capital é a cidade deTashkent.
O clima do país é na maior parte altitude média deserto-continental. A diferença das temperaturas, conforme as épocas do ano, é significativa. A temperatura média em janeiro é abaixo de -6Cº. A média de ascensões de temperatura é maior de 32Cº em julho. A quantidade de chuva é pequena, fazendo com que a agricultura dependa na maior parte de irrigação.
Certamente vocês devem estar querendo saber os motivos que me levam a destacar o Uzbequistão aqui, não? É que, verificando o controle de acessos ao machadofilho.com, constatei que, neste momento, tenho um leitor lá. Fiquei curioso, fui buscar informações no Google e divido com vocês. Aproveito para agradecer ao leitor do Uzbequistão e peço a ele que, se possível, divulgue este espaço por lá. E que mande notícias, também. Grande abraço
Machado Filho


Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro




Mais exigentes, bancos freiam crédito e vendas a prazo caem
Montadoras fazem parceria com bancos privados visando facilitar a aprovação de financiamento. (O Sul)

Dois meses após cirurgia, Chávez volta á Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou na madrugada desta segunda-feira a Caracas, após dois meses de recuperação devido à quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica. (Folha de São Paulo)

Arcebispo de Milão seria candidato preferido de Bento XVI
Detalhes de um encontro entre o papa Bento XVI e cardeais italianos, divulgados ontem pela imprensa da Itália, levantaram especulações sobre as preferências do pontífice para a sua sucessão. (Estadão/SP)

Os próximos passos da guerra ao crime em SC
Após as primeiras prisões e transferências de líderes da facção PGC, governos federal e estadual planejam ações como pente-fino nas cadeias e combate à lavagem de dinheiro. (Zero Hora)

Em 20 dias, sobe para 111 o número de atentados em Santa Catarina
A escalada dos atentados em Santa Catarina continua. De acordo com a Polícia Militar (PM), foram registrados três novos ataques entre a noite do domingo e madrugada desta segunda-feira. Em 20 dias, sobe para 111 o número de ocorrências em 36 municípios catarinenses. (Diário Catarinense)

Serviços e alimentos pressionam inflação
Governo agiliza desonerações e reduções de impostos para evitar que o fantasma cresça a níveis indesejáveis. (Correio do Povo)

Yoani Sánchez é recebida em Salvador e Recife com protestos
Depois de mais de cinco anos e 20 tentativas frustradas de deixar Cuba, a blogueira e dissidente Yoani Sánchez conseguiu no domingo viajar ao exterior. Chegando ao Brasil na manhã desta segunda-feira, a cubana foi recebida por protestos de pró-castristas em Pernambuco e na Bahia. (O Globo/RJ)

Evento de dez anos do PT pode ser largada para campanha de Dilma
No jogo da corrida pelo Planalto, PT promoverá eventos com objetivo duplo: exaltar as realizações dos governos petistas e fazer com que a base aplauda as conquistas. Dessa forma, a presidente terá munição contra quem cogitar desembarcar do projeto da reeleição. (Correio Braziliense)

Ministros do PT unidos para garantir vaga ao PMDB mineiro no ministério
Pimentel e Mercadante estão empenhados em defender vaga para peemedebista do estado na Esplanada, enquanto lideranças do partido pedem à presidente que só anuncie mudanças após convenção, em março. (Estado de Minas/BH)

Governo discute opção ao fator previdenciário
Regra mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS para aposentadoria. (Jornal do Comércio)

 




Bom Dia!
Segunda-feira é díade recapitular os fatos importantes do final de semana e comentar aquilo que está nos noticiários da mídia. E como temos assuntos para tratar hoje.
Começo com a Petrobrás, considerada a mais importante empresa estatal brasileira e que vem encolhendo a cada dia. Gestões equivocadas, negócios e decisões erradas levaram a Petrobrás para o caminho do fundo do poço. Fruto, principalmente, da interferência política numa área que necessita, prioritariamente, de decisões técnicas. Por tudo isso, a Petrobrás hoje amarga um grande queda de lucros, um grande endividamento e uma extrema dificuldade de investir mais.
Nesta semana, a maioria das escolas retoma suas atividades. Em algumas, as aulas até já começaram. O que preocupa, no entanto, é o aumento no valor das mensalidades das escolas particulares e universidades. Aumentos acima da inflação esperam alunos e pais. Nos principais colégios particulares, o aumento é de 9,2%. Nas universidades, o preço aumento 7,62%.
Por falar em recomeço, o Congresso Nacional finalmente começa a trabalhar em 2013. Hoje serão abertos os trabalhos legislativos no Senado e na Câmara. Cômico, para não falar em trágico.
Falando em Senado, um movimento nas redes sociais conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas contra a eleição de Renan Calheiros para presidente da Casa. Preocupadíssimo com a situação, ele e e esposa passaram a semana de carnaval num SPA de Gramado, pagando quase R$ 20 mil reais. No meu tempo, se diria; ‘quem pode, pode’.
Finalmente, para encerrar o comentário com chave de ouro, falo na criação do partido de Marina Silva, o Rede. Em seu discurso, Marina disse que o partido “não é de esquerda, nem de direita, nem do governo e nem da oposição”. Faltou, na minha modesta opinião, Marina explicar realmente o que o Rede é, então. Mistério!!!!!
Para começar a semana de maneira nem tranqüila, fui buscar um vídeo com a Orquestra Românticos de Cuba que, sou obrigado a confessar, embalou a minha juventude  nas inesquecíveis reuniões dançantes. Vou deixá-los com o som desta orquestra fantástica e com os meus votos sinceros de um Bom Dia!



Fachada de hospital inaugurado por Ivete Sangalo desaba
Cantora recebeu cachê de R$ 650 mil por show de inauguração realizado há um mês
Uma forte chuva na tarde deste domingo, 17, em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, deixou um rastro de destruição. A fachada do recém-inaugurado Hospital Regional Norte desabou, ferindo um engenheiro da obra e um operário que estavam fazendo a manutenção da unidade hospitalar.
Os dois estavam fazendo uma vistoria na fachada, quando o acidente aconteceu, diz nota da Secretaria de Saúde do Estado. Isso porque, no sábado, dia 16, foi constatado que a fachada não estava firme. Ela media dez metros de comprimento por sete metros de largura. Quando eles tentavam fazer o ajuste, houve o desabamento.
Ambos receberam os primeiros socorros do Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu), no local do acidente, e foram levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde passaram por exames e receberam alta.
O Hospital Regional Norte foi inaugurado há um mês com um show da cantora baiana Ivete Sangalo, que recebeu R$ 650 mil como cachê do governo do Estado.
(Com Estadão – Foto: AE)

'Sumido', tesoureiro do PT é intimado à revelia
Há quase dois anos Justiça tenta intimar João Vaccari Neto em ação por formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro
Depois de quase dois anos de sucessivas e inúteis tentativas de intimar o bancário João Vaccari Neto, tesoureiro da campanha presidencial de Dilma Rousseff e secretário de Finanças do PT, a Justiça de São Paulo decidiu citá-lo por edital, publicado na quarta-feira no Diário da Justiça Eletrônico. A chamada pede que Vaccari se manifeste na ação em que é réu por formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro – crimes que teria praticado quando exerceu a presidência da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop).
A citação é subscrita pela juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone Costa, da 5ª Vara Criminal da Capital. A Justiça "faz saber a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, especialmente João Vaccari Neto, por infração aos artigos...", diz o texto que transcreve a denúncia do Ministério Público, de outubro de 2010.
Defesa – Além de Vaccari, outros quatro réus que "atualmente encontram-se em lugar incerto e não sabido", foram citados por edital para apresentação de defesa escrita no prazo de dez dias. Os acusados poderão "arguir preliminares e alegar tudo o que interesse às suas defesas, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas".
Os oficiais de Justiça foram a vários endereços em São Paulo e em Brasília, inclusive no PT, mas não encontraram Vaccari. O criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, que defende o secretário do PT, disse que ele não driblou a citação. "Não é que o oficial ficou dois anos atrás do Vaccari. A sede do partido fica em Brasília, o oficial foi lá e Vaccari estava fora. Foi citado por edital, algo absolutamente normal. Vamos apresentar resposta no prazo." 
(Com Estadão Conteúdo)