quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013



13 milhões de reais

Delta ainda recebe do governo
A encrencada Delta segue faturando com o poder público. Na véspera do Carnaval, o governo do Rio de Janeiro liberou 13 milhões de reais para a empresa, que já teve vários contratos no estado nos últimos anos. Mais precisamente 13 111 84,42 reais.
Por Lauro Jardim/Radar/Veja


Dilma indica ex-advogada de Roseana Sarney para o TSE

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou a ex-advogada da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB),  para o cargo de juíza titular do Tribunal Superior Eleitoral, em substituição a Arnaldo Versiani, que é o relator do processo de cassação de Roseana por abuso de poder econômico e político.
A nomeação de Luciana Lóssio foi foi publicada no Diário Oficial da União. Nomeada como ministra substituta do Tribunal em outubro de 2011, Luciana Lóssio foi a primeira mulher a ocupar uma das vagas destinadas à advocacia. Antes de chegar ao Tribunal, tinha atuado na defesa dos então governadores José Roberto Arruda (DEM-DF) e Rogério Rosso (PMDB-DF), além de Roseana.
Segundo o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo presidente da República. Neste último caso, o chefe do Poder Executivo recebe, a cada vacância, a lista tríplice elaborada pela Suprema Corte, na qual estão os três nomes dos advogados. A ministra será empossada no próximo dia 26 de fevereiro.


Vinte e cinco cidades elegerão novo prefeito entre março e abril

Municípios de nove estados terão eleição em 3 de março ou em 7 de abril.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu datas nos meses de março e abril para novas eleições que escolherão prefeitos em 25 cidades de nove estados. Nesses municípios, haverá nova eleição porque o candidato mais votado em outubro do ano passado foi barrado por irregularidades.
Os 25 municípios são dos estados do Rio Grande do Sul (6), Santa Catarina (4), Minas Gerais (4), São Paulo (3), Mato Grosso do Sul (2), Bahia (2), Rio Grande do Norte (2), Paraná (1) e Amapá (1).
Como o candidato mais votado foi impedido de tomar posse, cada uma dessas cidades está sendo governada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei.
Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça em segunda instância ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores.
Veja abaixo os municípios do RS onde haverá nova eleição em março e abril.
3 de março
Erechim (RS)
Eugênio de Castro (RS)
Novo Hamburgo (RS)
7 de abril
Tucunduva (RS)
Vacaria (RS)
Sobradinho (RS)
(Com G1/TSE)



Dos jornais de hoje


Destaques de alguns dos principais jornais brasileiros nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro




José de Abreu diz que defenderá legalização da maconha e do aborto
Ator está prestes a se filiar ao PT e disse ainda estudar a candidatura de Deputado Federal. (O Globo/RJ)

Bento XVI diz que renunciou para o bem da Igreja
Na sua primeira aparição pública desde o anúncio que vai deixar o posto de líder da Igreja, o papa Bento 16 disse que renunciou pelo "bem da Igreja". (Folha de São Paulo)

Conmebol interdita Geral da Arena
O Conselho disciplinar da Conmebol decidiu aplicar uma multa de 35 mil dólares ao Grêmio. (Correio do Povo)

Preço do Diesel eleva custo do agronegócio
Lei do Caminhoneiro e alta demanda deixam fretes mais caros no Centro-Oeste. (Jornal do Comércio)

Coréia do Norte assusta o mundo com novo teste nuclear
A Coréia do Norte realizou na manhã de ontem seu terceiro teste nuclear, em um claro desafio à comunidade internacional e a seu principal aliado externo, a China. (O Sul)

Coréia do Sul anuncia que irá ampliar capacidade de sistemas de defesa
Desenvolvimento de mísseis de maior alcance balístico que podem cobrir toda a Coréia do Norte é resposta a teste nuclear de Pyongyang. (Estadão/SP)

Trânsito gaúcho matou 28 pessoas no feriadão
Aésar de um maior rigor da Lei Seca e da forte fiscalização, Estado teve o segundo Carnaval mais violento em avenidas e rodovias dos últimos 10 anos. (Zero Hora)

Criminosos atiram em direção ao helicóptero da PM, em Florianópolis
O helicóptero Águia da Polícia Militar teria sido alvo de criminosos, conforme informações preliminares do Copom. (Diário Catarinense)

Reações de Dilma à crise se aproximam das do ex-presidente Geisel
Entre as características comuns estão o intervencionismo estatal e a tolerância com a alta dos preços. (Correio Braziliense)

Renan Calheiros se hospeda em spa da Serra durante o carnaval
Presidente do Senado deverá permanecer no local até o próximo sábado. (Jornal de Gramado/RS)

Dengue: 32 casos já foram registrados no Ceará
Vírus dos tipos 1 e 4 ainda estão circulando no território cearense e atingem grande quantidade de pessoas. (Diário do Nordeste/CE)

Renan Calheiros curte spa de luxo em Gramado
Alheio a protestos, presidente do Senado passou Carnaval longe de Brasília
Alvo de protestos em todo o país desde que foi anunciada sua intenção de voltar ao comando do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) aproveitou a semana de Carnaval para descansar em um spa na serra gaúcha. 
Desde a última quinta-feira, ele está hospedado em Gramado, onde deve permanecer até o próximo sábado. No retorno a Brasília, ele deve enfrentar novos protestos.
Uma semana no spa em que o presidente do Senado descansa não sai por menos de R$ 16,5 mil para um casal. O local, frequentado por empresários, políticos e celebridades, oferece pacotes anti-estresse, de emagrecimento, de rejuvenescimento e antitabagismo, entre outros.
No último sábado, enquanto Calheiros aproveitava o atendimento vip do local, um grupo de manifestantes fechou parte da venida Paulista em São Paulo. A manifestação organizada pelas redes sociais pedia a cassação do senador alagoano. Aos gritos de "Fora Renan", os manifestantes pediam que o presidente do Senado sofra um processo de impeachment. Novo ato deve ocorrer no Museu de Arte de São Paulo no próximo dia 23.
Em 2007, Calheiros teve que deixar a presidência da Casa, sob suspeita de ter contas pessoais pagas por um lobista. Ele é acusado pela Procuradoria-geral da República de peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos. A denúncia foi encaminhada ao Supremo. Um abaixo-assinado pedindo o impeachmet de Calheiros que circula na Internet já obteve a adesão de mais de 1,3 milhão de pessoas. Embora não tenha valor legal, pode dar origem a um projeto de iniciativa popular. (Correio do Povo online)

Bom Dia!
Melhor, mesmo, seria desejar Feliz Ano Novo, ou não? Afinal, hoje é quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro e, finalmente, estamos iniciando o ano de 2013. Até aqui foi tudo mais ou menos. A maioria das pessoas em férias, as coisas funcionando pela metade e o Brasil aguardando o final do carnaval para engrenar. Pode ser que agora vá.
No recomeço, a trágica informação de que 33 pessoas morreram durante o feriadão  somente nas estradas do RS. É o número mais alto dos últimos 10 anos. E nunca se fez tanta campanha, nunca se multou tanto, as multas nunca foram tão altas e, mesmo assim, nada adianta. A irresponsabilidade segue livre e solta entre os motoristas brasileiros. Com raríssimas exceções, todos os acidentes acontecem por culpa da bebida, da alta velocidade e da imprudência. Uma estatística que não tem hora para acabar. Uma pena.
No final de semana, o mundo foi sacudido pela informação de que o Papa Bento XVI deverá renunciar no próximo dia 28. Algo que, certamente, nunca passou pela cabeça de alguém. Até aqui, a não ser há 400 anos, todos os Papas foram substituídos depois de mortos. Assim como ocorreu nos noticiários do final de semana, vamos ouvir falar muito no assunto pelos próximos dias.
Por falar em próximos dias, no sábado, dia 17, termina o horário de verão. Eu, particularmente, vou sentir muito, pois sou daqueles que gostam do horário de verão. Parece que temos mais tempo para curtir o dia. Mas, como o que é bom dura pouco. Vamos lá a nos adaptar ao novo fuso horário a partir de domingo.
Como terminou o carnaval, depois de assistir a muitas escolas desfilando pelo Brasil, constatei que já não se faz mais música de carnaval faz muito tempo. Fora o samba enredo das escolas, nada mais surge de novidade. Então, fui buscar uma das marchas mais representativas do carnaval brasileiro. Numa gravação de 1975, Elizeth Cardoso, acompanhada pela orquestra regida Por Radamés Gnatalli, canta de Noel Rosa e Braguinha, As Pastorinhas. Um clássico dos carnavais passados. Desejo, sinceramente, que todos tenham um Bom Dia!