sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Lula viaja ao exterior por 12 dias
Em meio às informações da Operação Porto Seguro, ex-presidente prefere ficar fora país.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz uma estratégica viagem ao exterior em meio a novos desdobramentos da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. A operação desbaratou uma quadrilha que fazia tráfico de influência e corrupção em órgãos públicos. Uma das peças-chave do esquema era a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo,
Ros emarya Nóvoa de Noronha,  nomeada por Lula durante seu governo. Até agora, o ex-presidente tem evitado a imprensa para não comentar os atos praticados por Rosemary. E com a viagem, mostra que pretende permancer assim.
Segundo sua assessoria de imprensa, Lula embarca dia 7 para Berlim, onde participará das celebrações do aniversário de uma confederação de sindicatos do setor metalúrgico da Alemanha. Nos dias 11 e 12, participa de um seminário em Paris, na França, sobre a crise econômica mundial – evento promovido pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès. No dia 13, Lula estará em Barcelona, na Espanha, para receber um prêmio pelo combate à pobreza e à desigualdade. O ex-presidente só retorna ao país em meados de dezembro.
A assessoria de Lula afirma que os compromissos já estavam agendados anteriormente, pois envolvem a presença de autoridades dos países em questão.
Não há como negar, no entanto, que a viagem não poderia acontecer em melhor hora para o ex-presidente, que ficará longe de perguntas sobre como Rosemary usava seu nome para conseguir indicações para cargos em órgãos e agências reguladoras do governo. Segundo relatório da PF, Rosemary teria tratado diretamente com Lula a nomeação dos irmãos Paulo e Rubens Vieira – que eram diretores da Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), respectivamente. Apontados como chefes da quadrilha pela PF e presos durante a operação, os irmãos Vieira foram afastados dos cargos. Rosemary foi exonerada pela presidente Dilma Rousseff, que também extinguiu o cargo que ela ocupava.(Com Veja online)

Justiça mantém ‘Deus seja louvado’ no real
Justiça Federal negou pedido de antecipação de tutela. 
A 7ª Vara de Justiça de São Paulo negou pedido de antecipação de tutela feito pelo Ministério Público Federal solicitando que a União e o Banco Central retirassem, no prazo de 120 dias, a expressão “Deus seja louvado” de todas as cédulas a serem impressas.
A juíza federal Diana Brunstein argumenta na decisão que “não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido. Entendo este fato relevante na medida em que a alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão ‘Deus’ no papel-moeda”.
A decisão é provisória e o processo segue agora os trâmites normais. Não há previsão de quando a ação será julgada. O que foi negado nesta quinta-feira foi o pedido de antecipação de tutela, pois a Justiça interpretou não se tratar de algo urgente.
Um dos principais argumentos apresentados pela Procuradoria da República no Estado de São Paulo pedindo a retirada da frase é que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa.
Uma das teses da ação é que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras. Como argumento, o texto cita princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias.
Para a juíza da 7ª Vara Federal, “a menção a expressão Deus nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença, assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades, exemplificativamente”.(Com G1)


Workshop de Seleções em São Paulo
O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, participa do Workshop de Seleções da Copa das Confederações da FIFA que se encerra nesta sexta-feira,30, em São Paulo. 
Participam técnicos do Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Taiti e Uruguai, faltando apenas a seleção africana, que será definida em fevereiro do ano que vem.
Durante o evento, que começou nesta quinta-feira, foram repassadas informações sobre a organização do torneio, sobre as sedes, locais de treinamento, acomodações, transporte, credenciamento, serviços médicos entre outros.
Bosco aproveitou a oportunidade para conversar com alguns técnicos, como Vicente Del Bosque, da Espanha (foto) na tentativa de atraí-los a Porto Alegre na Copa do Mundo FIFA 2014.
Sorteio Copa das Confederações:
Juntamente com o Prefeito José Fortunati, o secretário da Copa participará neste sábado, dia 1º, do sorteio das chaves da Copa das Confederações. O evento ocorrerá, às 11h20min,  no centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. 
A Copa das Confederações terá oito equipes participantes. Sete delas já foram definidas: Brasil (país anfitrião), Espanha (atual campeã do mundo e da Europa), Uruguai (vencedor sul-americano), Itália (vice-campeã europeia), México (campeão da América do Norte e Central) Japão (vencedor asiático) e Taiti (campeão da Oceania). O representante africano será definido na Copa Africana de Nações, a ser disputada em janeiro e fevereiro de 2013


Adão Oliveira
Tive a oportunidade de trabalhar com o Adão na TVE. Era o Diretor de Programação e foi quem me convidou para apresentar o programa Consumidor em Pauta, que foi ao ar graças ao poder do Adão de distinguir o que era bom, entre o que lhe era oferecido. O programa, nos quase oito anos em que esteve no ar, se tornou um dos de maior audiência da TVE.
O Adão escreve, diariamente, um comentário na coluna Conexão Política e coloca, em seu texto, toda a visão lúcida e inteligente das coisas do cotidiano político. Como na coluna de hoje (30) em que analisa a participação daquela que ele chama de “Super Rose” no escândalo chamado Operação Porto Seguro.
Imperdível!
Machado Filho

Nem sob tortura
Adão Oliveira*
Saltam aos olhos, nas páginas de jornais e revistas, maledicências sobre a vida da Super Rose, nascida Rosemary Nóvoa, a scort preferida de Luiz Inácio, nas suas viagens internacionais, quando o distinto cidadão exercia o mais alto cargo da República. Super Rose, se mexia com a maior desenvoltura entre as poltronas do “Air Force One”. Dizem até que, ao tempo de Lula, sua desenvoltura ia além das poltronas convencionais, inclusive:  chegava à cabine privada de Sua Excelência. Humm! 
Mas, a verdade é que ela - sorrateiramente - se fazia membro da comitiva presidencial, nas suas andanças pelo mundo, ainda que não fizesse parte da lista oficial de acompanhantes do chefe de Estado brasileiro. Esta lista criteriosa é montada pelo gabinete pessoal que planeja as viagens e visitas no País e no exterior e produz as informações que subsidiam as audiências, entrevistas e as agendas externas.
Em nenhuma destas listas aparecia o nome de Rosemary Nóvoa, mas ela estava em todas as viagens. Aí uma questão: quais as razões que levavam à inclusão da Super Rose nas viagens internacionais? Afinal, ela era, apenas, chefe de representação da Presidência da República em São Paulo. Ah! Por que em muitas destas viagens, ainda que estivesse no avião presidencial, Super Rose não circulava entre os membros da comitiva? 
Trata-se de um mistério: “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”, Willian Shakespeare. Mas, a verdade é que, embora não mandasse bulhufas no Palácio do Planalto, no escritório de São Paulo, ela dava as cartas. Mandava e desmandava. 
Dona Dilma, por imposição de Lula, teve que engolir a madame, não lhe mostrava os dentes, quando aparecia na sede presidencial da paulicéia. Rose dava de ombros. As relações da Super Rose eram com Lula, a quem ela chamava de Luiz Inácio e quando repreendida por chamá-lo assim, respondia  com o nariz empinado: “Eu tenho intimidade com ele.” Bah! E que intimidade! Esta intimidade pode trazer sério constrangimento ao ex-presidente. 
As oposições, no Congresso Nacional, querem saber os limites da influência da Super Rose no governo da República. Pelo visto, esta pergunta vai ficar sem resposta. Ninguém vai dizer, nem sob tortura. Nem mesmo - e principalmente - a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Ela - como costuma dizer seu marido - não sabia de nada.  Ué! Pode? 
*Jornalista – adãooliveira@hotmail.com


Azar dos usuários
Nada contra as reivindicações dos trabalhadores da Carris que, em principio, podem ser justas. Eles tem o direito de reivindicar tudo que julgam necessário para o bom cumprimento de suas atividades profissionais. O que se questiona, é o não cumprimento da lei de greves, exatamente por quem pede que a lei seja cumprida. Decidir uma paralisação em reunião realizada na noite anterior, parando o serviço poucas horas antes do inicio do transporte de pessoas que tem horário para chegar ao trabalho é, no mínimo, ignorar o direito dos outros e pensar apenas no seu. Que façam greve, que paralisem, mas dentro da lei. A população tem o direito de ser avisada para que possa se prevenir. Ou serão os responsáveis pela paralisação que vão abonar o ponto ou pagar as horas perdidas pelas pessoas que não conseguiram chegar ao trabalho? Direito se conquista com responsabilidade e não desrespeitando o direito dos outros. Tomara que os funcionários da Carris consigam o que reivindicam, mas tomara que a Carris, ao mesmo tempo, tome as providências para enquadrar, na forma da lei, quem descumpriu a lei.
Machado Filho


Funcionários da Carris param 90% da frota
Mobilização dos trabalhadores da companhia surpreendeu moradores de Porto Alegre..
Contrariando o que determina a Lei - greves nos serviços essenciais precisam ser informadas com 48 horas de antecedência, e pelo menos 30% dos trabalhadores têm que seguir atuando – os servidores da Carris decidiram, na noite passada, paralisar o serviço de transporte urbano realizado pela companhia. Dos 330 ônibus que deveriam estar circulando, apenas 29 estão operando. Isto significa que somente 10% dos funcionários estão em atividade.
A partir das 7 horas, o movimento começou a se refletir no transporte de passageiros. Usuários da Carris, pegos de surpresa, lotaram paradas aguardando o ônibus por mais de uma hora. A situação piorou durante a manhã, já que muitos trabalhadores se utilizam do transporte coletivo depois deste horário. Os veículos da Carris transportam, diariamente, cerca de 300 mil pessoas.
Os funcionários, entre outras reivindicações, reclamam do excesso dos cargos de confiança na empresa, sucateamento da frota, falta de segurança, uniformes de má qualidade e falta de condições para cumprimento de horários.
Sérgio Zimmerman, presidente da Carris, anunciou que ainda hoje haverá um encontro com o comitê gestor para ser tomada uma decisão de governo. “Os funcionários não concordam em voltar ao trabalho imediatamente”, salientou.
Sobre a reivindicação dos trabalhadores de pagamento imediato de um prêmio motivacional, Zimmermann explicou que a companhia precisa de uma avaliação jurídica antes de mandar pagar.
Foto: Vinicius Roratto/CP

Bom Dia!
Quem andou pelo Centro Histórico de Porto Alegre no final da tarde de ontem, foi surpreendido  por uma passeata comandada pela CUT, MST e outros movimentos bem conhecidos, Em Defesa da Palestina Livre. 
Reunidos no Largo Glenio Perez, os manifestantes saíram em caminhada pela Borges de Medeiros em direção ao Gasômetro. Carros de som, gente batendo lata, um grupo de bateria, muitas bandeiras da Palestina, faixas e carros de som de utilizados para amplificar as palavras de ordem por demais conhecidas.
Cheguei na Esquina Democrática pensando em atravessar a Borges para pegar o lotação. Nada feito. Fiquei ali, ao lado de muitas pessoas que, como eu, deixavam o trabalho e tentavam ir pra casa. Ficamos, seguramente, mais de uma hora. Nós e todo o trânsito que, naquele local, abriga os terminais de lotações para a Zona Sul.
Enquanto esperava,fui questionado por um cidadão que, como quase todos que ali estavam, não conseguia entender a presença de pessoas humildes, senhoras e senhores de chinelo, bandeirinha na mão, certamente sem saber o que estavam fazendo ali. Chegamos a comentar que, se questionados, muitos nem saberiam onde fica a Palestina. Mas estavam ali, massa de manobra de quem se aproveita de tudo para despejar o surrado discurso de defesa dos oprimidos e desamparados. Claro que, mesmo afirmando que o movimento n ao é político, muitos vereadores, principalmente do PT, se espalhavam entre os manifestantes.
Depois de muito tempo, quando a passeata passou, conseguimos atravessar a Borges de Medeiros e, depois de mais ou menos 45 minutos, consegui pegar o lotação. Mas a tranqueira na Borges continuava, até a Fernando Machado.
No caminho, olhando pela janela, fiquei pensando: será que aquelas pessoas que passaram pela avenida  tinham o direito de impedir que os trabalhadores, como eu, exercessem o direito de ir para casa na hora desejada? Outra coisa: quem estava pagando por tudo aquilo?
Há 11 anos morria um dos grandes músicos e poetas da música contemporânea. George Harrison, ex-Beatle, deixou um legado de músicas inesquecíveis. Para lembrar, George cantando If You Believe. Que todos tenham um Bom Dia!



Prefeitura no sorteio da Copa das Confederações

Porto Alegre vai estar representada no sorteio oficial de grupos da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2103 que será realizado na manhã de sábado, dia 1º. O prefeito José Fortunati e o secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, serão recepcionados pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, em São Paulo, para o encontro que terá representantes de todas as cidades-sede.


Cpers marca paralisação para dezembro
Professores realizaram assembleia geral em frente ao Palácio Piratini nesta quinta.
Cerca de mil professores realizaram assembleia geral em frente ao Pal´cio Piratini na tarde desta quinta feira (29).Ao final, o Cpers/Sindicato marcou uma paralisação para o dia 12 de dezembro. Os professores exigem um reajuste emergencial de 28,98% imediatamente. O governo promete pagar em três parcelas.
O Centro dos Professores quer pressionar o governo durante as interiorizações programadas pelo governo, para diversas regiões do Estado. Além disso,  buscarão o apoio dos deputados, já que o projeto de reajuste tramita na Assembleia Legislativa.
Representando o governo estadual, que afirma que o número de professores não passou de 600, o secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo, disse que não acredita na manutenção do estado de greve. Para Azevedo, os professores “não estão mais dispostos a uma mobilização de uma greve que não tem nenhuma possibilidade de êxito”.