quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bom Dia!
Feriado é dia de acordar mais tarde, de curtir uma preguiça caseira, vestir uma roupa folgada, passar o dia de chinelos e tudo o que nos faça fugir da rotina diária.
Como quero curtir o feriado de maneira um pouco diferente, acordei mais cedo, tratei de atualizar o blog e já estou saindo para a praia. Vou dar uma olhada na casa e começar a prepará-la para a temporada que começa  logo depois do Natal. Minha mulher e minha filha vão junto, tanto que já separei um bom pedaço de picanha para colocar no fogo enquanto elas, se o tempo permitir, ficam tentando pegar um bronzeado.
Aliás, o sol é o maior motivo para queixas das mulheres na praia. Quando ele aparece, é uma festa. Quando some, parece que o mundo vem abaixo.
Por falar em Natal, que está logo ali, este ano vamos festejar de maneira bem diferente. Normalmente passamos o Natal na praia. Este ano, por decisão em comum acordo, vamos para São Paulo curtir com o Marcelo, meu filho, Helena, minha nora e com o Pedro, meu neto. No réveillon estaremos em Tramandai Sul para comemorar a chegada do Ano Novo com os amigos da praia.
Hoje decidi, por todos os motivos que um feriado determina, não falar em nada que possa interferir na curtição do descanso. Nada de papo político, nem problemas, nem tristezas. Feriado é para ser comemorado com alegria, que é o que espero aconteça com todos os meus queridos leitores.
Prá começar bem o dia e fazer o feriado mais feliz ainda, o novo sucesso do Roberto Carlos e que é tema da nova novela da Globo. O Rei cantando Esse Cara Sou Eu. Um grande abraço, excelente feriado e que todos tenham um Bom Dia!


Porto Alegre conquista prêmio internacional 
Porto Alegre é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa Smarter Cities Challenge da IBM. O prefeito José Fortunati recebe o prêmio nesta quinta-feira, 15, em evento que acontece em Nova York, às 18h40 pelo horário de Brasília.
Com a premiação, especialistas da IBM virão à Capital, no início do ano de 2013, para produzir, gratuitamente, um software de apoio ao projeto Cidade Cognitiva. A nova tecnologia terá como objetivo a criação de um sistema para auxiliar a tomada de decisões sobre obras do Orçamento Participativo.
Fortunati destaca a importância da escolha, ressaltando que Porto Alegre vem investindo na ideia de Cidade Inteligente, integrando serviços e tecnologias inovadoras em benefício da população. A participação no Smarter Cities, afirma o prefeito, soma-se às ações como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que oferece uma visão integrada das ocorrências e dos serviços na Capital, o Novo Data Center da Procempa e os investimentos em tecnologia para qualificação de prestação de serviço.
O Smarter Cities Challenge é uma ação de responsabilidade social da IBM – não envolve nenhum tipo de negócio com a empresa – na qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar melhor e mais eficiente a vida nas cidades.  Em 2010, a empresa anunciou a sua intenção de investir US$ 50 milhões, por meio de doações, em um período de três anos em desafios feitos a 100 cidades. "Parabéns à cidade de Porto Alegre por ganhar o Smarter Cities Challenge em 2013. Essa cidade se distinguiu ao demonstrar, de forma convincente, sua preparação e sua disposição para realizar os aperfeiçoamentos que poderão melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a uma cidade inteligente", afirma Alcely Barroso, diretora de Cidadania Corporativa da IBM do Brasil.
Nos dois primeiros anos do programa Smarter Cities Challenge, a IBM realizou o trabalho em 64 cidades de todo o mundo. A Prefeitura de Porto Alegre recebeu o convite para participar do programa em setembro deste ano. O convite foi apresentado pelo presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede Lima, ao prefeito José Fortunati, no Paço Municipal.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Fim do fator previdenciário pode ser votado
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que decisão na Câmara depende de acordo de deputados com o governo.
O projeto que extingue o fator previdenciário - que serve de parâmetro para o cálculo do valor das aposentadorias - é uma das matérias que podem entrar na pauta da Câmara na próxima semana, mas deputados ainda tentam acordo com o governo sobre o tema, afirmou nesta quarta-feira o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). 
De acordo com Maia, a definição concreta da pauta só será decidida no início da próxima semana, quando ele vai avaliar quais propostas têm acordo entre os líderes de bancada para votação. "O fator entra nesse quadro de propostas polêmicas para serem votadas na próxima semana. Nós estamos ainda tentando costurar um acordo para a votação do fator previdenciário com o próprio governo", disse Maia a jornalistas.
"Queremos votar o fator previdenciário num acordo com o governo - e que, a partir disso, se possibilite o não veto e a resolução definitiva desta matéria. Se for votar apenas por votar, eu prefiro não votar", afirmou o presidente da Câmara.
Atualmente, o fator previdenciário leva em conta a idade do trabalhador ao pedir a aposentadoria, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Quanto menor for a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o benefício recebido. "Há resistências em função do impacto que poderá ter na Previdência (com a aprovação do projeto) e, portanto, é matéria para a qual será preciso construir o entendimento, o acordo ainda para sua votação", disse o presidente.
Novembro Azul: a luta contra o câncer de próstata
Saúde do homem será abordada na Caminhada dos Vitoriosos domingo, 18, no Brique da Redenção.
Após o chamado Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama, o domingo, 18, será o momento de consagração do Novembro Azul, que marcará a luta contra o câncer de próstata em Porto Alegre.
A atividade acontecerá na manhã do próximo domingo das 9h às 12, no Brique da Redenção. O evento contará com a participação do secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto e da presidente do Instituto da Próstata Inprós, Enilda Ferreira.
Conforme levantamento do Ministério da Saúde, divulgado pelo Inprós, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Estado. "As mulheres têm sido fundamentais para convencer os seus maridos a realizarem os exames preventivos, ainda tão cheios de preconceitos", disse a presidenta do Inprós, Enilda Ferreira.