quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Eu apoio

Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney reúnem-se na semana que vem no Palácio da Alvorada com Dilma Rousseff. Vão reafirmar o apoio do partido à sua reeleição em 2014.
Por Lauro Jardim/Radar-Veja

Me tira o tubo...
Ao ler esta notícia, fiquei pensando naquele personagem da TV, vivido pelo Jô Soares, que sempre que ouvia alguma coisa espantosa sobre o Brasil, gritava: “me tira o tubo”
Sou do tempo em que os muros de Porto Alegre viviam pichados com “Fora Sarney” e que os discursos da oposição, na época, eram sempre voltados a acabar com os que eram considerados “inimigos”. Dentre eles, destaque para Collor, Calheiros e Sarney, entre outros. Pois agora, Michel Temer é vice-presidente, Calheiros e Sarney são apoiadores fieis do governo de Dilma Roussef. E começaram com o governo Lula. Alguma coisa mudou, e muito.
Machado Filho
240 semáforos regressivos para pedestres
Tempo disponível auxilia travessia de pedestres.
Ampliar a segurança dos pedestres é uma das prioridades de quem planeja a mobilidade urbana de uma grande cidade. E uma das aliadas para contribuir para um trânsito mais seguro são as sinaleiras com contagem regressiva para pedestres. Até o momento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já instalou 240 equipamentos em diversos vias e cruzamento de Porto Alegre, como no Centro Histórico e imediações de hospitais.
O objetivo é que, durante o ano de 2013, todos os 1.026 conjuntos semafóricos da Capital tenham regressivos voltados para quem anda a pé. “Quando está verde para o pedestre, aparece o tempo disponível para travessia. Com isso, a pessoa consegue planejar seu próprio tempo, com mais segurança. Para idosos e pessoas com problemas de deslocamentos também ajuda muito”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
Regressivo para veículos – A EPTC estuda também a possibilidade de implantar semáforos com contagem regressiva para veículos. Entretanto, esse tipo de equipamento necessita ser homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que está analisando a validade do equipamento.
Foto: Lucas Barroso/ PMPA


Novas regras para banda larga

Internet rápida terá que entregar, ao menos, 20% da velocidade contratada.
Regras da Anatel foram divulgadas em resolução de 2011
.

A partir desta quinta-feira (1º), as empresas que prestam serviço de banda larga fixa passam a ter que seguir as regras determinada pela Anatel em resolução divulgada no "Diário Oficial" em outubro de 2011. Na prática, isso quer dizer que a banda larga disponibilizada ao consumidor terá que ter velocidade instantânea de ao menos 20% da velocidade contratada. A velocidade média tem que ser de pelo menos 60% da velocidade contratada.
Essas metas serão ampliadas ano a ano. A partir de novembro de 2013, por exemplo, a velocidade mínima deverá subir para 30% da contratada --no ano seguinte, o valor sobe para 40%. Já as velocidades médias devem subir para 70% (a partir de novembro de 2013) e 80% (a partir de novembro de 2014).
Quem quiser medir a velocidade de sua banda larga pode usar o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, que é usado pelo Inmetro para avaliar a conexão. O serviço está disponível para ser usado em computadores, tablets e smartphones . Há também um site disponibilizado pela própria Anatel para fazer a medição.
O usuário que descobrir que seu prestador não está cumprindo as metas deve, inicialmente, procurar a empresa que fornece o serviço, recomenda a Anatel. Se não houver mudanças, ele pode reclamar com a própria Anatel ou procurar outros órgãos de defesa.
A Anatel afirma que irá espalhar equipamentos para medir a qualidade da banda larga. Ao encontrar o descumprimento das metas de qualidade, a agência conta que abrirá um processo administrativo, que pode gerar advertências e multas de até R$ 50 milhões.(Agência Estado)
Bom Dia!
Fiquei sabendo, o que me deixou muito feliz, que o show em benefício do Plauto Cruz foi muito mais que um sucesso. Compromissos profissionais me impediram de comparecer ao show que reuniu cerca de 50 artistas de Porto Alegre e cuja renda (couvert) foi todo direcionado a ajudar a família do músico que completa 83 anos este mês e que está impossibilitado de trabalhar por motivos de saúde. Parabéns a todos os participantes, aos organizadores e ao Paulo Pruss, do Porto Alegre Personagens, que iniciou a campanha.
Não posso fugir ao assunto já que ele tomou conta dos noticiários esportivos, e até outros, de todo o Brasil. Estou falando na ação do Palmeiras junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a anulação do jogo que perdeu para o Internacional (2 X 1) pelo gol feito com a mão pelo atacante Barcos e que foi anulado pelo árbitro da partida. Os palmeirenses querem que seja julgada a interferência de terceiros na decisão do juiz da partida.
Não quero nem me meter no que está em julgamento, mas preciso falar o que penso a respeito do assunto. E começo com a frase de um leitor que disse que, com o que está sendo colocado, “está se querendo julgar quem denunciou o crime e não quem cometeu”. Se houve uma ação comprovadamente irregular cometida pelo jogador do Palmeiras, parece que para o time de São Paulo, isso não interessa. E o próprio presidente do STJD, Flávio Zveiter, por sinal filho do ex-presidente Luiz Zveiter, que em 2005 esteve envolvido em ação que, claramente, prejudicou o Internacional, já declarou que o fato de Barcos ter admitido que fez o gol com a mão, “isso não está em discussão. Nós, no pleno do STJD, vamos discutir a interferência, e não o gol ilegal”.
É com uma imensa tristeza que vejo as coisas no Brasil acontecendo como sempre aconteceram. Cada um busca o melhor para si e para o que lhe convém. Não importa se existe lei, se existe moral ou ética. Algumas pessoas tentam usufruir tudo, mesmo que prejudicando outras. É assim em tudo, infelizmente.
Foi pensando nisso que busquei uma música que define muito do que está ocorrendo e que, lamentavelmente, sempre ocorreu. O tango Cambalache, na voz inconfundível de Carlos Gardel, retrata o que muitos entendem ser “direito”. Mesmo assim, espero que todos tenham um Bom Dia!






Presidente do PT: nunca houve mensalão
Em entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros em São Paulo, o presidente do PT, Rui Falcão, negou nesta quarta-feira que tenha havido compra de votos de parlamentares no caso do mensalão. "Continuamos negando e vamos mostrar que nunca houve compra de votos", disse Falcão.
O dirigente político declarou que não há "demonstração material" da compra de votos e acrescentou que o partido mostrará sua postura oficial sobre o processo judicial quando este estiver concluído, mas antecipou que a avaliação é "crítica". Falcão disse ainda que houve uma "tentativa" de processar a legenda por completo, quando na realidade se trata de um processo contra réus específicos.
Falcão analisou o resultado das eleições municipais, que tiveram saldo positivo para os candidatos a prefeito do PT. O partido venceu em 635 municípios, 14% a mais que no pleito de 2008. Ele disse que os resultados eleitorais, especialmente em São Paulo, onde o candidato Fernando Haddad venceu, mostram que "a população separou a questão do julgamento" das propostas que solucionam os problemas enfrentados por eles.
Câmara autoriza isenção de ISS para FIFA
Medida vale para empresas contratadas para a organização da Copa das Confederações e do Mundo.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que autoriza os municípios e o Distrito Federal a conceder isenção do Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza, o ISS, para a Fifa e empresas contratadas por ela para a organização das Copas da Confederações de 2013 e do Mundo de 2014. O projeto segue para o Senado Federal.
O texto aprovado prevê que para conceder a isenção será necessária uma lei municipal ou distrital específica. O projeto determina que seja publicada na internet toda informação relacionada ao benefício, como o serviço, o valor e a renúncia fiscal.
Relator do projeto, o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) afirmou que a isenção faz parte das garantias dadas pelo governo brasileiro à entidade para sediar os eventos. “A isenção não é total, só vale para ações específicas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo”, ressaltou.
O PSOL e o PPS foram os únicos partido a se posicionar contra a proposta. O presidente do PSOL, Ivan Valente (SP), sustentou que os recursos de isenção fiscal seriam melhor utilizados se aplicados em outras áreas, como educação, e afirmou que a Fifa terá um “lucro astronômico” com a realização do mundial de futebol no Brasil. O projeto, porém, foi aprovado com 304 votos a favor, 13 contrários e duas abstenções.