sábado, 22 de setembro de 2012

Aloizio Mercadante articula ida para a Casa Civil
Estratégia do petista é devolver Gleisi ao Senado com vistas às eleições de 2014 e abrir espaço para Gabriel Chalita no Ministério da Educação.
Embora diga que ocupa o "ministério dos sonhos", o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem esperanças de ser deslocado para a Casa Civil após a eleição. Para isso, conta com apoio de correligionários do Paraná, que tentam convencer a ministra Gleisi Hoffmann e a presidente Dilma Rousseff.
Petistas próximos de Mercadante avaliam que o ministro não está tão satisfeito quanto suas declarações públicas dão a entender. Na Casa Civil, dizem companheiros do ministro, a visibilidade é nacional. Antes de substituir Antonio Palocci, derrubado após denúncias de evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos, Gleisi era uma novata no Senado. Hoje, tornou-se conhecida nacionalmente e comanda os principais projetos de infraestrutura do país.
A ida de Mercadante para a Casa Civil abriria uma vaga na Educação que vem a calhar se o ex-titular da pasta Fernando Haddad passar para o segundo turno da eleição paulistana. O deputado peemedebista Gabriel Chalita (SP) poderia ser indicado para o ministério como recompensa por um eventual apoio ao candidato petista. Em quarto lugar na disputa, com 8% da preferência dos eleitores, segundo pesquisa do Datafolha, Chalita já trocou acusações com o tucano José Serra e na quinta-feira, em debate da Arquidiocese de São Paulo, criticou o líder das pesquisas, Celso Russomanno (PRB).
Ligados no blog

Neste momento, de acordo com as estatísticas de acesso ao machadofilho.com, 845 pessoas estão online com o blog. No Brasil são 668; nos Estados Unidos, 99; na Alemanha, 59; na Suiça, 10; em Portugal, 6; no Reino Unido,2 e na França, 1. Obrigado, amigos.
Bicicletas de aluguel já circulam na Capital
Iniciou neste sábado, 22, data alusiva ao Dia Mundial Sem Carro, o sistema de bicicletas públicas de aluguel de Porto Alegre, o Bike Poa. Um passeio ciclístico, do Largo Glenio Peres até o Gasômetro, agitou o Centro Histórico e celebrou o começo do serviço.
A primeira usuária foi Suzana Franco, funcionária pública federal, que retirou sua bicicleta na estação Mercado Público. “Eu pegava dois ônibus na área central, agora vou utilizar as bicicletas e poupar as passagens”, afirmou. Suzana não teve dificuldade para liberar as bicicletas. “Me cadastrei e comprei o passe mensal. Estava curiosa para conhecer as bicicletas e as estações. Achei o sistema muito simples e fácil”, disse. 
Em um primeiro momento, são cinco estações do BikePoa (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores) e 50 bicicletas disponíveis. Mais de mil pessoas já se cadastraram no site www.movesamba.com/bikepoa, mostrando interesse em utilizar as bicicletas públicas.  
Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063.7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta, o objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.  
O sistema BikePoa terá, ao todo, 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, polos de atratividade, além de estações de transporte público. “Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013. A ideia é mudar a cultura do trânsito. Transformar a bicicleta em uma alternativa real de transporte, criando um ambiente de convivência pacifica entre motoristas e ciclistas. O beneficio será para todos. As pessoas terão mais saúde, mais agilidade em seus deslocamentos curtos e a cidade ganhará um ar mais puro”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O mesmo modelo de serviço de bicicletas públicas que está sendo usado em Porto Alegre conta com 25 mil cadastrados em São Paulo e um milhão de viagens realizadas no Rio de Janeiro, ambas capitais. 
Foto: Rodrigo Prado/PMPA
Comitê Rio 2016 demite dez por roubo
Brasileiros baixaram documentos sem autorização durante "programa de transferência de conhecimento" na última edição dos Jogos.
O Comitê Rio 2016 demitiu dez funcionários que roubaram arquivos de computadores da organização das Olimpíadas de Londres . Os brasileiros baixaram documentos sem autorização durante a última edição dos Jogos, quando trabalhavam com os britânicos como parte de um "programa de transferência de conhecimento" entre as cidades-sede.
"Posso confirmar que houve um incidente envolvendo os membros da equipe do Rio que acessaram arquivos e os removeram sem permissão", disse Jackie Brock-Doyle, porta-voz do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres. "Nós informamos a ocorrência aos organizadores do Rio. Eles agiram rapidamente para resolver o problema e devolveram os arquivos", completou.
Blog Espírito Olímpico: Um vexame difícil de ser superado
De acordo com o Comitê Rio 2016, os funcionários envolvidos no escândalo foram retirados do programa. Todos os arquivos foram recuperados e devolvidos. A natureza e o conteúdo dos documentos não foram imediatamente conhecidos, mas autoridades britânicas disseram que provavelmente teriam sido fornecidos à equipe de Rio se tivessem sido solicitados. (Agência Reuters)

Eleições 2012

Mais números do IBOPE
Além de mostrar uma diferença de 17 pontos percentuais em favor de José Fortunati (PDT) sobre Manuela D’Ávila (PC do B), o IBOPE encomendado pela RBS, apresentou números sobre a rejeição e uma simulação de possível segundo turno. Confira:

Pesquisa anterior
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 1 de setembro e registrou os seguintes resultados: Manuela D’Ávila, com 37%; José Fortunati (35%); Adão Villaverde (5%); Roberto Robaina (1%). Wambert di Lorenzo, Érico Corrêa e Jocelin Azambuja não tinham pontuado.

Rejeição
O Ibope também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Veja os números de rejeição para cada candidato: Manuela D’Ávila (PCdoB), 20%; Adão Villaverde (PT), 19%; José Fortunati (PDT), 10%; Wambert di Lorenzo (PSDB), 10%; Jocelin Azambuha (PSL), 10%; Érico Corrêa (PSTU), 10%; Roberto Robaina (PSOL), 9%; poderia votar em todos, 16%; não sabe/não respondeu, 16%.

Segundo turno
O Ibope pesquisou um cenário para o segundo turno. Confira os números.
José Fortunati 53% x 31% Manuela D´Ávila.

Bom Dia!
Toda a manhã, quando abro a janela do meu escritório, a primeira imagem que vejo são os galhos de uma primavera coberta por suas flores de uma cor inigualável. É quase como um bom dia especial que recebo todas as manhãs. Hoje, não foi diferente. E com a manhã bonita de sol brilhante, a árvore parecia mais feliz, o que me fez pensar no quanto esquecemos do cuidado que devemos ter com as plantas. Afinal, elas também são seres vivos que compartilham o mundo com a gente.
Daí lembrei que hoje estamos na mais linda estação do ano: a Primavera. Confesso que tenho uma atração toda especial pela chamada “estação das flores”. E nem deveria, pois, nesta época, sofro um pouco com um probleminha que tenho faz muito tempo. É que o pólen que fica no ar durante a Primavera, ataca minhas vias respiratórias e sou obrigado a usar um medicamento específico. Felizmente nada que me atrapalhe de curtir o colorido e a alegria que a época do ano nos oferece com seus dias lindos, seus jardins coloridos e sol brilhante.
Desde ontem, quem está mais ligado na política, convive com mais uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Porto Alegre. Pelo IBOPE, o candidato José Fortunati abriu uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre a comunista Manuela D’Ávila. Desde cedo, os adeptos da candidatura do prefeito estão nas ruas, entusiasmados e confiantes que a eleição possa se definir já no primeiro turno. Como diria meu avô, cautela e canja de galinha não fazem mal à ninguém.
Para saudar a estação das flores, selecionei um vídeo onde elas são mostradas emolduradas pela fantástica Valsa das Flores de Tchaikovski, um trecho do ballet El Calcanueces.  Desfrute da música, das flores e tenha um Bom Dia!


Passeio ciclístico

Neste sábado, 22, celebra-se o Dia Mundial Sem Carro, data que serve como reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.  Na programação, desenvolvida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além de ações educativas para uma circulação mais segura e consciente, está previsto um passeio de bicicleta, às 9h, com saída do Largo Glênio Peres, indo até a Usina do Gasômetro.