sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012

IBOPE: Fortunati abre 17 pontos de vantagem
O candidato à reeleição para a prefeitura de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) abriu 17 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a comunista Manuela D’Ávila, segundo pesquisa do IBOPE encomendada pelo Grupo RBS, divulgada nesta sexta-feira.  Pela pesquisa, Fortunati cresceu 10 pontos em relação ao levantamento anterior (final de agosto) e agora aparece com 45% da preferência do eleitorado.
A comunista Manuela D’Ávila perdeu força e caiu de 37 para 28%. Já o petista Adão Villaverde, terceiro colocado, subiu de 5 para 10% em quanto Roberto Robaina (PSol) e Waimbert Di Lorenzo (PSDB) estão com 2%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Título: Eleitor tem até dia 27 para pedir 2ª via
Termina na próxima quinta-feira, 27, o prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor na cidade em que vota. Pelo calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o pedido pode ser feito até dez dias antes do 1º turno das eleições, em 7 de outubro. Para quem estava fora do domicílio eleitoral, o prazo acabou no dia 8 de agosto.
Para fazer o pedido, o eleitor precisa ir à zona eleitoral onde está inscrito e levar documento de identidade e comprovante de votação ou de justificativa.
Greve dos bancários fecha 40% das agências

Na quinta-feira, 8.527 agências estavam fechadas em todo o País; nesta sexta-feira, a categoria se reúne para discutir os rumos da mobilização.

O número de agências bancárias fechadas no País cresceu cerca de 66% desde o início da greve da categoria, na terça-feira. No final do primeiro dia, 5.132 agências ficaram paralisadas, de um total de 21.714. Na quinta-feira 8.527 unidades estavam com as portas fechadas, aproximadamente 40% do total. As informações foram coletadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
No terceiro dia de greve do ano passado, 7.672 agências fecharam as portas. Embora o número seja menor do que o deste ano, o crescimento do movimento foi superior no ano passado, na mesma base de comparação. Do primeiro dia de greve de 2011 (4.191 agências fechadas) para terceiro dia (7.672), o volume de agências fechadas cresceu 83% em 2011.
Segundo o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, a variação é natural e pode ter como causa o aumento do número de agências no País. “Essas variações são normais. No ano passado, tínhamos só cerca de 19 mil agências. Agora, já estamos na casa das 21 mil. A greve vai se consolidando e demora um pouco até atingir todos os locais”, afirmou. “Aliás, estamos vendo que a greve está ainda mais forte do que a do ano passado”, disse. Em 2011, a categoria ficou 21 dias parada.
Nesta sexta-feira o Comando Nacional dos Bancários se reúne à tarde para discutir os rumos da mobilização. “Nós mandamos uma carta à Fenaban dizendo que o comando vai estar reunido em São Paulo, pois eles podem aproveitar essa data para fazer alguma proposta, caso queiram”, disse Cordeiro.
A última proposta apresentada pelos banqueiros foi de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6%. Os trabalhadores pedem reajuste de 10,25%, sendo 5% de aumento real. Segundo informou Cordeiro, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não procurou os trabalhadores para nova negociação. A greve continua à espera de uma nova proposta dos banqueiros. Procurada, a Fenaban não quis comentar o movimento grevista. (Com informações do jornal "O Estado de S.Paulo".

Rua da República é patrimônio natural da cidade
Porto Alegre ganha mais um túnel verde. Nesta sexta-feira, 21, Dia da Árvore, a prefeitura formalizará o decreto que declara a Rua da República Área de Uso Especial, para integrar o Patrimônio Natural e Ecológico. Pelo decreto, a Smam fará o manejo permanente na vegetação, considerando as características originais. A cerimônia de entrega do Decreto ocorrerá  às 11h,  em frente ao Teatro de Câmara, Rua da República , 575, na Cidade Baixa.
Os Túneis Verdes são encontrados em ruas com vegetação preservada. Porto Alegre conta com os seguintes Túneis Verdes:
-Rua Gonçalo de Carvalho, bairro Floresta – Declarada Área de Uso Especial pelo Decreto  Municipal 15.196 de 02/06/2006. No local, existe a espécie vegetal tipuana. 
- Rua João Mendes Ouriques, bairro Ipanema – Declarada Área de Uso Especial  pelo Decreto 15.585 de   04/06/2007.  No local, existe a espécie vegetal tipuana. 
- Rua Marquês do Pombal, entre a Travessa Carmem e a Rua Coronel Bordini – Declarada Área de Uso Especial  pelo Decreto 15.666 de 25/09/2007. No local, existem 119 tipuanas, plantadas na década de 30.
- Trechos das ruas Dona Laura, Miguel Tostes, Dr. Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo e Luciana de Abreu – Declaradas Áreas de Uso Especial  pelo Decreto 15.989 de 27/06/2008. Nos locais, existe a espécie vegetal jacarandá. 
- Ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha e Dr. Timóteo (além da Praça Maurício Cardoso) – Declaradas Áreas de Uso Especial  pelo Decreto 15.923 de 17/04/2008. Nos locais, existem jacarandás e epífetas. 
Os Túneis Verdes cumprem importante papel para proteção da flora e sua manutenção permite recuperar, preservar e aumentar a qualidade ambiental de Porto Alegre. O manejo da arborização (podas, plantios e remoções) nas ruas consideradas Áreas de Uso Especial deve sempre considerar a manutenção das características arbóreas do local.
Foto: Samuel Maciel/PMPA 
Aluguel de bicicletas públicas começa sábado
Um passeio está programado para celebrar o inicio do serviço de bicicletas públicas de aluguel. Será neste sábado, 22, às 9h, saindo do Largo Glênio Peres (Mercado Público) em direção da Usina do Gasômetro, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e outras secretarias envolvidas no Dia Mundial Sem Carro.
Na quinta-feira, 20, primeiro dia de implantação do cadastro para o sistema BikePoa, aluguel de bicicletas públicas de Porto Alegre, foram realizados 300 cadastros pelo site www.movesamba.com/bikepoa ou pelos aplicativos de smartphone. O cadastro por celular convencional, via portal de voz, inicia no Dia Mundial Sem Carro, sábado, 22, mesma data que os usuários poderão utilizar as 50 bicicletas e as cinco primeiras estações do BikePoa (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores).
O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta.
“O ciclista que realizar trajetos mais longos deve integrar com outras estações, para manter a rotatividade do sistema e as estações sempre com bicicletas disponíveis para os demais usuários”, afirma Antônio Vigna, gerente de projetos especiais da EPTC.
O sistema BikePoa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, polos de atratividade, além de estações de transporte público. “Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013. O próximo passo será buscar uma integração com os cartões TRI e SIM”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O mesmo modelo de serviço de bicicletas públicas que será usado em Porto Alegre, conta com 25 mil cadastrados em São Paulo e um milhão de viagens realizadas no Rio de Janeiro, ambas capitais. “A ideia é mudar a cultura do trânsito. Transformar a bicicleta em uma alternativa real de transporte, criando um ambiente de convivência pacifica entre motoristas e ciclistas. O beneficio será para todos. As pessoas terão mais saúde, mais agilidade em seus deslocamentos curtos e a cidade ganhará um ar mais puro”, finaliza Cappellari.
Como funcionará
Habilitação - Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deverá informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (serviço em funcionamento a partir do dia 22), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa, estes em funcionamento a partir do dia 20.
Desbloqueio das bicicletas - O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).
Futebol na história

21.9 - (1916) - Primeiro jogo internacional do Inter, derrota de 4x0 para a seleção do Uruguai.
Pesquisa Cláudio Dienstmann
Bom dia!
Vamos combinar que hoje é uma sexta-feira um pouco diferente. Muita gente aproveitou que foi feriado ontem e emendou. Feliz de quem pode dar uma esticada assim. Mas, ao mesmo tempo, feliz de quem tem um emprego para estar hoje cumprindo com suas obrigações. A cidade amanheceu mais vazia do que de costume e o trânsito não está complicado. A chuva e o vento deram uma trégua e o frio anunciado quase não assustou. Temperatura agradável anunciando a chegada da Primavera. Que venham as cores e as flores da estação.
Deste final de semana até o dia 7 de outubro, dificilmente vamos viver ou respirar outra coisa que não seja o clima eleitoral. São 15 dias nos separando da escolha do prefeito e do vereador que queremos para os próximos quatro anos. Uma decisão que, se parece fácil, não é tanto assim. Afinal, estamos decidindo sobre quem queremos governando nosso município, no nosso caso, quem queremos gerindo os destinos da Capital do Estado. Mais do que nunca, por todos os fatos postados ultimamente, seria bom que todos estivessem atentos nos próximos dias e, se ainda não decidiram, o façam em nome do trabalho, do desenvolvimento, do futuro de nossos filhos e, principalmente, do que queremos para Porto Alegre e para cada uma de nossos municípios. Vale repetir o que ouça faz muitos anos: vote certo.
Como estamos em plena Semana Farroupilha, hoje vou repetir um vídeo com um dos maiores cantores do RS interpretando uma das milongas mais bonitas do compositor Mauro Moraes. O saudoso José Cláudio Machado cantando Milonga abaixo de mau tempo. Aproveite a sexta, curta a boa música do Sul e tenha um Bom Dia!