domingo, 2 de setembro de 2012

Brazuca será o nome da bola da Copa
Nome da redonda foi escolhido depois de votação organizada pela TV Globo
Com uma larga vantagem sobre as concorrentes, Brazuca venceu eleição e foi o nome escolhido da bola da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil depois de 64 anos. Brazuca substituirá a famosa Jabulani, batizada assim no Mundial realizado há dois anos, na África do Sul.
Pela primeira vez na história, a definição do nome da bola se deu por meio de uma votação popular. 1.119.539 brasileiros deram seus pitacos e optaram pela Brazuca com 77,8% dos votos. As outras candidatas ficaram bem atrás - Bossa Nova ficou em segundo, com 14,6%, enquanto Carnavalesca só ganhou 7,6% da preferência.
Resta saber agora qual será o desenho e as características da bola, que é fabricada pela Adidas. A Jabulani, que gerou grande repercussão entre os amantes do futebol, recebeu críticas dos goleiros à época por ser leve e mudar de trajetória várias vezes num mesmo chute.
A estreia da Brazuca será no dia 12 de junho de 2014, quando a seleção brasileira jogará no Estádio do Corinthians, que ainda está sendo construído.
Oposição lidera em oito capitais
Em 2008, nas eleições municipais realizadas quando Lula era presidente, partidos contrários ao governo saíram vitoriosos em cinco
As rodadas de pesquisas eleitorais de agosto mostram que os partidos de oposição à presidente Dilma Rousseff (PT) lideram disputas em oito capitais, três delas em importantes polos regionais do Norte e do Nordeste: Manaus, Salvador e Fortaleza.
Em 2008, quando Luiz Inácio Lula da Silva era o presidente, prefeitos de oposição foram eleitos em apenas cinco capitais - mas uma delas era São Paulo, a maior do País, que ficou nas mãos de Gilberto Kassab (PDB, aliado do tucano José Serra, então principal adversário do PT no âmbito nacional.
É o DEM, partido que foi praticamente dizimado ao perder parlamentares nas eleições de 2010 e com a criação do PSD de Gilberto Kassab , em 2011, quem está à frente em duas capitais importantes, Salvador e Fortaleza.
Na capital baiana, ACM Neto lidera com larga vantagem (veja quadro abaixo) sobre o principal adversário, o petista Nelson Pelegrino, que conta com o apoio do governador Jaques Wagner, também do PT.
Opositor. ACM Neto, que se notabilizou como um dos parlamentares mais atuantes em Brasília durante o escândalo do mensalão em 2005, se fortaleceu ao mesmo tempo que Jaques Wagner se desgastou com as greves da Polícia Militar e dos professores da rede estadual baiana, ocorridas neste ano, que tumultuaram o cotidiano da população.
Pelegrino, candidato à prefeitura pela quarta vez - derrotado em 1996, 2000 e 2004 - baseia sua campanha na ideia de que as boas relações com outras esferas de poder são necessárias para se obter recursos para obras. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é figura constante nos programas eleitorais do petista. Já apareceu até prometendo que Pelegrino vai concluir as obras do metrô da cidade, que se arrastam há 12 anos.
Em Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), ex-deputado federal, se propõe a acabar com os oito anos de domínio do PT na prefeitura. Mas ele é ameaçado principalmente por Roberto Cláudio (PSB), candidato apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB), e Elmano de Freitas (PT), apadrinhado pela atual prefeita, Luizianne Lins (PT).
Assim como Torgan, Roberto Cláudio tem atacado Luizianne na campanha, enquanto Elmano se atrela diariamente ao ex-presidente Lula no horário de propaganda eleitoral.
 Derrotado ao tentar se reeleger senador em 2010, quando teve o poderio eleitoral de Lula como obstáculo, o tucano Arthur Virgílio aparece bem posicionado na disputa pela prefeitura de Manaus. 
Mas sua principal adversária é Vanessa Grazziotin (PC do B) - justamente quem o tirou do Senado há dois anos.
No campo governista, o PSB dá sinais de avanço e disputa espaço com o PT em diversas cidades. Além de Fortaleza, o partido pode acabar desalojando os petistas da prefeitura de Recife - o candidato do governador Eduardo Campos (PSB), Geraldo Júlio, deu um salto nas pesquisas e empatou com Humberto Costa (PT), tido como favorito até então.
Outros Estados. Fora do Nordeste, o partido de Campos - que busca viabilizar uma candidatura presidencial em 2014 ou 2018 - também pode reeleger os prefeitos de Curitiba e Belo Horizonte, além de conquistar Cuiabá, em Mato Grosso.
A dispersão partidária no Brasil fica evidente no quadro de pesquisas. Representantes de nada menos que 12 partidos aparecem como favoritos nas capitais onde há levantamentos recentes dos maiores institutos - Ibope, Datafolha e Vox Populi.
Nanicos. Há até quatro representantes de partidos "nanicos" bem colocados. Em Belém, o ex-petista Edmílson Rodrigues pode ser o primeiro prefeito eleito pelo PSOL em todo o País.
Em Curitiba, Ratinho Jr., do PSC, está empatado na liderança. O PV pode emplacar Marcelo Lélis em Palmas, e o PRB, de Celso Russomanno, está na frente na principal disputa do País: a capital paulista. (Estadão)



Bom dia
Estou saindo bem cedo de casa. Convidei minha mulher, minha filha e minha sogra para dar uma chegada em Três Coroas. Vamos, entre outras coisas, visitar o Templo Budista, que elas não conhecem. Aliás, é um passeio que recomendo, principalmente pela beleza do lugar que oferece uma vista deslumbrante e faz com que a gente, no momento em que entramos naquele mundo diferente, desfrute de uma paz que, aos poucos, vai invadindo a todos. É um lugar realmente místico e cheio de uma energia extremamente positiva.
Fora isso, o passeio por Três Coroas e região, é a oportunidade de conviver com a diferença, não só de paisagem, mas de estilo de vida, de costumes e de pratos. É o caminho da Serra com seus hábitos bem diferentes.
Como vamos passar o dia fora, quero deixar aqui os meus votos de um domingo pleno de felicidades, de paz, de amor e de muita luz a todos vocês. Aliás, amanhã pretendo escrever um agradecimento especial a todos que estão transformando este blog em um dos mais acessados. É realmente impressionante o número de acessos que o machadofilho.com tem recebido. Mas esta é uma outra conversa.
Hoje quero brindar a todos com um vídeo verdadeiramente especial. Na voz lindíssima de Sissel, uma música para fazer com que a gente sinta a paz daqueles que sabem buscar a felicidade Going Home, ou Voltando prá Casa. É a maneira que encontrei para desejar a todos um Bom Dia!